O que era o Bálsamo de Gileade – Estudo Sobre Gileade na Bíblia

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Nesse estudo veremos sobre o que é o Bálsamo de Gileade | ou o que era o bálsamo de Gileade e também sobre Gileade na Bíblia e várias outras curiosidades sobre o assunto, muitas pessoas fazem uma confusão com bálsamo de Gileade – confundem o nome com a localização, nesse estudo veremos tudo sobre o assunto.

INTRODUÇÃO – O QUE ERA O BÁLSAMO DE GILEADE E GILEADE

Existem várias curiosidades sobre Gileade, nesse estudo veremos os principais acontecimento envolvendo essa palavra na bíblia, a palavra Gileade na bíblia vai aparecer algumas vezes se referindo a uma pessoa e outras como uma localização, a seguir veremos os dois.

Vamos conhecer os personagens bíblicos com nome de Gileade e também a localização de Gileade e por último estudaremos o tão famoso bálsamo em Gileade.

O QUE SIGNIFICA O NOME GILEADE EM HEBRAICO

O nome Gileade em hebraico é – גִּלְעָד (GILËÅD) – Que significa “monumento em memória à, lápide em memória, memorial”.
Fazendo uma exegese mais ampla do nome, a raiz primitiva da palavra é “גּלע” – podemos traduzir como: obstinado, envolver-se, entremeter-se, segundo dicionário James Strong, ref – 1566. Como veremos a seguir, Gileade também pode se um lugar ou pessoa.

O QUE É GILEADE NA BÍBLIA? É UM NOME OU LUGAR?

A bíblia menciona a palavra GILEADE em duas situações: Primeiro para descrever uma pessoa (nome de uma pessoa mesmo) e segundo para descrever LOCAL.

O lugar Gileade ficava na região da Transjordânia. Algumas vezes Gileade vai ser usado no sentido mais amplo, para se referir a toda Transjordânia Israelita, incluindo a própria Gileade.

Em alguns casos, vai ser bem específico a utilização da palavra Gileade, vai ser se referindo a região montanhosas coberta de bosques a leste do Rio Jordão. A terra de Gileade é cortada pelo Ribeiro de Jaboque (Josué 12:2).

QUAL A LOCALIZAÇÃO DE GILEADE NA BÍBLIA

A Gileade bíblica fica numa altitude média de aproximadamente mil metros acima do nível do mar. Essa região é delimitada por Basã, ao norte; pelo deserto da Arábia, a leste; e por Moabe e Amom, ao sul (cf. Deuteronômio 3:12-17). Na Bíblia essa região é chamada de “terra de Gileade”, “monte de Gileade” e simplesmente “Gileade” (Gênesis 37:25; Josué 22:15,32; Salmo 60:7).

As tribos de Rubens, Gade e Manassés foram as ocupantes de Gileade. Rubens ocupou o extremo sul dessa terra, até o limite com Moabe. Gade ocupou a parte central e o sul de Gileade.

Já Manassés ficou com a parte norte da terra. Os descendentes das tribos de Rubens e Gade aproveitaram bem os recursos daquela região que favoreciam a criação de gado (Números 32:1-5). As características geográficas e climáticas do local realmente se harmonizam com as informações bíblicas de que aquela área era apropriada para o rebanho (cf. Cantares de Salomão 4:1).

QUEM FOI GILEADE NA BÍBLIA?

Pelo menos três personagens bíblicos são chamados de Gileade. O primeiro deles foi o filho de Maquir, filho de Manassés. Ele foi o fundador do clã de Gileade, ou seja, o progenitor da família tribal dos gileaditas. A maioria dos gileaditas pertenciam à tribo de Manassés, filho de José, governador do Egito. Ai vou deixar algumas passagens bíblicas para vocês conhecerem os outros “Gileade” – (Números 26:29,30; 27:1; 36:1; Josué 17:13; 1 Crônicas 2:21,23; 7:14-17).

Vou mostrar os dois que tiveram mais importância para história para vocês conhecerem, observe:

1 – Primeiro foi Filho de Maquir

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Os filhos de Manassés foram; de Maquir, a família dos maquiritas; e Maquir gerou a Gileade; de Gileade, a família dos gileaditas. Números 26:29

Inclusive, foi este Gileade, filho de Maquir que é um dos criadores da tribo de Gileade, acompanhe a leitura: Josué 17:1, Números 26:30.

2 – Segundo não teve um papel tão importante quanto o primeiro

Estes foram os filhos de Abiail filho de Huri, filho de Jaroa, filho de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai, filho de Jado, filho de Buz; 1 Crônicas 5:14

O primeiro que teve mais relevância na história, os outros dois não muito, mas é bom saber que existiu.
Com base em tudo isso que já estudamos, daqui a pouco veremos sobre o que é o bálsamo de Gileade, vai ficar mais claro esta informação.

O QUE ACONTECEU EM GILEADE – ALGUNS ACONTECIMENTOS

Muitas coisas já aconteceram no vale de Gileade, vou citar alguns desses acontecimentos:

– Jacó foge do seu sogro Labão para as montanhas de Gileade – Gn 31:21
– Se deu a diminuição dos números dos soldados de Gideão – Juízes 7:3

A cidade de Gileade também ficou conhecida como “cidade de refugio“.

– O Rei Davi procurou se refugiar de seu filho Absalão no tempo da rebelião – 2 Samuel 17:26
– Possivelmente Absalão também morreu neste local – 2 Samuel 18:9

QUEM OCUPAVA A TERRA DE GILEADE

Já falamos um pouco sobre isso, mas vamos resumir em tópico para facilitar o entendimento
A terra de Gileade era povoada por três tribos, são elas: Rubens, Manassés e Gade.

Essa região nos tempos bíblicos era excelente para morar, pois a terra era muito fértil e o ambiente era muito bom para criação de gado (Números 32).
A terra era favorável para criação de gado e plantações, inclusive Salomão menciona isso em Cantares 4.

O QUE ERA O BÁLSAMO DE GILEADE | OU O QUE É

Na cidade de Gileade existia uma planta, esta planta era a famosa “balsamo”, por ser de Gileade, ficou conhecido como “balsamo de Gileade“.

Geralmente essa planta era encontrada nas montanhas, ela servia como fins medicinais.

As Escrituras também falam do bálsamo de Gileade de forma proverbial (Jeremias 8:22; 46:11; cf. Gênesis 37:25). A terra de Gileade era conhecida por seus produtos medicinais.

Os bosques característicos daquela região montanhosa são citados como símbolo de preciosidade e fertilidade juntamente com o Líbano e o Carmelo (Jeremias 22:6; 50:19; Zacarias 10:10).

O grego bálsamon derivou no latim balsămum, que rapidamente chegou à nossa língua pelo nome de bálsamo.
Em geral, um bálsamo é composto por resina, éter, álcool e ácido. Dependendo da substância predominante na sua composição, do seu nível de viscosidade e da sua cor. O seu uso mais habitual é na qualidade de aromatizante, embora também seja usado em certos rituais.

No Antigo Egito, por exemplo, era habitual que embalsamar múmias no âmbito do desenvolvimento da mumificação. Por isso, o processo também é conhecido como embalsamamento.

MUITAS PESSOAS confundem o bálsamo com algo “sólido” – outros ainda creditam que é o próprio remédio, mas como já falamos, na verdade é uma planta. Espero que agora o conceito sobre “o que era bálsamo de Gileade” tenha ficado mais claro.

Lá em Gileade além de ter bastante balsamo, tinha também bastante mirra que era usado no tabernáculo.
O bálsamo de Gileade era um remédio muito conhecido nos tempos bíblicos, em diversas vezes a bíblia menciona o bálsamo de Gileade como sinônimo de cura.

O bálsamo era uma solução medicinal e cosmética usada pelo homem desde os tempos mais antigos.
Outra curiosidade bem legal é que era bem comum eles oferecerem para outras pessoas – Gn 43:11.

QUAL É A ÁRVORE QUE DÁ O BÁLSAMO DE GILEADE

Alguns estudos apontam que o bálsamo de gileade é produzido na Palestina e na região do Egito.

Por exemplo: a Balanites Aegyptiaca; a Pistachia Lentiscus; ou até a Commiphora Opobalsamum, uma árvore nativa do sul da Arábia. Inclusive, ainda hoje é produzida em Jericó uma substância do fruto da Balanites Aegyptiaca que é comercializada como sendo o “bálsamo de Gileade”.

Também não se sabe exatamente se o bálsamo de Gileade era um tipo de loção ou goma, já que a palavra usada originalmente para se referir a ela não é tão clara nesse sentido. A única coisa que sabemos com certeza é que o bálsamo de Gileade era algo muito valoroso, tanto por suas qualidades curativas quanto por suas aplicações como cosmético.

CONTEXTO DA PASSAGEM DE JEREMIAS SOBRE O BÁLSAMO DE GILEADE

Nesse versículo Jeremias fala sobre o castigo de seu povo por causa do pecado. Ele lamentava profundamente a situação vivida pelos seus compatriotas, mas reconhecia que não havia qualquer remédio que pudesse aliviar a dor da destruição sobre Judá. Nenhum médico e nem mesmo o bálsamo de Gileade poderia curar aquela destruição.

O povo havia procurado a cura para o seu mal em falsos médicos e remédios errados, que com seu engano, curavam superficialmente a ferida (Jeremias 8:11). Mas somente em Deus havia o verdadeiro bálsamo que poderia restaurar aquele povo de sua ruína.

O mesmo profeta, ao registrar a palavra de juízo do Senhor contra o Egito, também usa a figura do bálsamo de Gileade. Ele escreve: “Sobe a Gileade e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios, pois não há remédio para curar-te” (Jeremias 46:11). Algo semelhante também é dito sobre o juízo de Deus contra a Babilônia (Jeremias 51:8). – Fonte: Estilo Adoração

CONCLUSÃO

Espero que este estudo tenha te aberto a mente sobre o que era o bálsamo de Gileade e também sobre a região de Gileade. Podemos resumir que embora haja remédios para curar nosso corpo físico, apenas um remédio pode curar nossas dores espirituais, que é o bálsamo que vem de Deus.

Post – O que é o Bálsamo de Gileade – Estudo Sobre Gileade na Bíblia
Tags – o que era o bálsamo de gileade, quem foi gileade na bíblia, o que significa gileade em hebraico, região de gileade na bíblia, o que era o bálsamo de gileade
Post Relacionado – Como montar uma pregação de Alto Impacto [Tudo Revelado]

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 5 / 5. Contagem de Votos 3

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *