Como será os Novos Céus e Nova Terra? A terra será destruída?

Como será os Novos Céus e Nova Terra? A terra será destruída?

INTRODUÇÃO

Novos Céus e Novas Terra é um tema muito polêmico, muitos interpretam esse acontecimento de maneira errônea, neste post vamos entender melhor como se dará esse evento. Vamos nos prender um pouco à apostila, pois, está bem detalhada sobre o tema, incluiremos outras referencias.

Devido ao pecado de Adão e de Eva, toda criação foi afetada com pecado, como consequência da Queda a terra recebeu uma sentença de juízo – Gn 3.17.
A natureza aguarda sua restauração que se dará nos fins dos tempos – 2 Pe 3.13, a aula de hoje vai tratar exatamente disso, dessa redenção de Jesus com a terra – essa completa restauração.

Nesse post vamos tratar de assuntos como:

  • A Nova Jerusalém
  • A Nova Terra
  • O Novo Céus
  • A Nova Terra
  • Jerusalém suspensa no ar

Esses são apenas alguns assuntos que vamos explorar.

TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS

Vamos dividir esse tópico em dois:

  1. Deus criou os céus
  2. A renovação divina dos céus

1 – Deus criou os céus

Sempre que se fala de céu causa uma polemica, pois, existem várias interpretações sobre o assunto, há muitas crenças e objetivos para o céu, como por exemplo:

  • Para os Cristãos o céu é o “destino final dos abençoados que morrem no Senhor…”;
  • Para os Judeus, é um lugar de tranquilidade, onde estaremos mais próximo de Deus, embora a Torá (os cinco primeiro livros da bíblia) fale muito pouco sobre isso;
  • Para os Hinduístas e budistas o céu é um lugar onde existe vários níveis espirituais, onde os ‘mortos’ ficam enquanto aguardam para nascer de novo na terra ou até eles atingirem um o ‘nirvana’, que é um estado superior no céu.

Como podemos ver, cada religião ou grupo tem sua interpretação sobre o assunto – Céu,  hoje vamos conhecer melhor a interpretação bíblica sobre o assunto.

Mas, o que a bíblia diz sobre os céus ?

Só no novo testamento a palavra céu foi mencionado 276 vezes, a palavra de Deus nos ensina que existem 3 céus.

  • Gn 1:20 Mostra que Deus criou aves que “voariam por cima da terra, pela vastidão dos céus”. Nesse caso, a palavra “céus” se refere à atmosfera da Terra, o céu visível.
  • Is 13:10 menciona “as estrelas dos céus e suas constelações”, isso refere-se ao que chamamos de espaço interestelar.
  • A Palavra de Deus fala da “morada [de Deus], os céus” e diz que existem “anjos . . . no céu“. (1 Reis 8:30; Mateus 18:10). As palavras “céu” e “céus” não é uma figura de linguagem, elas descrevem o lugar onde Deus mora.O Apóstolo Paulo “foi arrebatado até ao terceiro céu”, mas foi proibido de revelar o que lá presenciou (2 Coríntios 12:1-9).

Como podemos perceber, existem pelo menos três céus na bíblia, claro, alguns teólogos defendem que existem pelo menos 7 céus, numa outra oportunidade falaremos de cada um deles.

2 – A renovação divina dos céus

Vou transcrever partes da revista e acrescentar outras.

Deus rá restaurar todo o universo, retirando os efeitos da Queda, como pecado, ações do Diabo e seus anjos. A Terra passará por um processo de transformação e estará livre dos efeitos da ação maligna e do homem – Is 34.4; Ap 21.4. Na renovação divina, toda a Terra será transformada 2 Pe 3.7.

O Novo Céu

O céu na eternidade será diferente daquele onde Deus agora habita. Na consumação de todas as coisas, Deus renovará os céus e a terra, fundindo seu céu a um novo universo e formando uma habitação perfeita que será o nosso lar eterno. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e englobar todo o universo da criação.

Tudo será transformado em um lugar perfeito e magnifico, adequado à gloria do céu. O apóstolo Pedro descreveu isto como a esperança de todos os remidos – 2 Pe 3.13. Naturalmente, uma reforma cósmica radical sempre esteve nos planos de Deus. Esta foi também a graciosa promessa que, por meio dos profetas do AT, Deus deu a seu povo – Is 65.17-19.

Deus declara que transformará de tal forma o céu e a terra que hoje conhecemos, que corresponderá a uma nova criação. Observe que, em um novo universo, a Nova Jerusalém será o foco de toda as coisas. Os novos céus e a nova terra serão tão perfeita que deixarão os antigos insignificantes.

2 – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA

Vamos dividir esse tópico em dois:

  1. Em Cristo, céus e terra serão congregados
  2. Novos céus e nova terra

1 – Em Cristo, céus e terra serão congregados

Vou transcrever o conteúdo da revista.

O apóstolo Pedro afirma que aguardamos novos céus e nova terra2 Pedro 3.13. O texto da epístola de Pedro nos mostra que o propósito de Deus e uma nova criação Is 66.22. Os céus e a terra serão purificados e restaurados pelo fogo.

2 – Novos céus e nova terra

Nos novos céu e terra nada nos trará medo e também nos separará um dos outros. A única água descrita será ‘o rio puro da água da vida…‘ – Ap 22.1. Este rio claro como cristal desce pela rua principal do Céu – Ap 22.2.

Ap 21.3-7 traz uma descrição das características mais marcantes do novo céu e da nova terra. As escrituras aqui prometem que o céu será um Reino de perfeita bem-aventurança. Lá não terá lugar para lagrimas, tristeza, dor e pranto. Lá também não terá pecado.

No céu, a morte estará completamente aniquilada – 1 Co 15.26. Ali não terá doença, problemas, fome e tragédias. Terá apenas alegria e bençãos eternas.

Mas, e a eternidade ? – Passaremos na nessa nova terra ou no céu ?
Acreditem, na nova terra, isso é conversa de um próximo post, não irei aprofundar nisso, mas, com base bíblica é aqui na terra.

Mas, e essa terra, será destruída ?  – Outra pergunta muito comum, tem duas linhas de pensamento sobre isso, a primeira defende que a terra será destruída, e a outra, afirma que a terra não será destruída, Jesus irá renovar essa terra, fazendo ela uma nova terra. A cpad afirma que essa terra será renovada, fazendo-se nova, isto também e tema de outro post, vamos ficar com que a cpad diz.

3 – NOVA JERUSALÉM

Esse tópico inteiro, irei só transcrever que esta na revista, esta bem detalhado a lição, vamos dividir esse tópico em cinco:

  1. Foi preparado no céu
  2. Os muro e as doze portas
  3. Os doze fundamentos da cidade
  4. Ali não haverá mais tristeza
  5. Não haverá ecado nem dores

1 – Foi preparado no céu

Será um lugar santo de comunhão e relacionamento com DeusAp 21.3. Ali encontraremos uma linda praça, no meio da qual atravessa o “rio da vida“, com a “arvore da vida” em suas margens – Ap 22.2;21.6. Só os que têm o nome Escrito no Livro da Vida entrarão nessa linda cidade.

2 – Os muro e as doze portas

E tinha um grande e alto muro dom doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel…” – Ap 21.12,13. Cada porta é “uma pérola“; a praça é “de ouro puro, como vidro transparente…” – Ap 21.21; o muro é de jaspe, “a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro…” – Ap 21.18,21. Os nomes nas portas representam a fidelidade de Deus para com Abraão, Isaque e Jacó – cf Rm 9.27; 11.29. Nela não haverá templo, pois o “seu templo é o Senhor, Deus todo poderoso, e o CordeiroAp 21.22.

3 – Os doze fundamentos da cidade

E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro…” – Ap 21.14. Os nomes dos apóstolos nos fundamentos representam a igreja de Cristo como “coluna e firmeza da verdade…” – 1 Tm 3.15, através da “doutrina dos apóstolos…” – At 2.42, que representam a mensagem do evangelho de Cristo.

Seus fundamentos são gloriosos – Ap 21.19,20. A cidade tem formado cúbico – Ap 21.16,17.

4 – Ali não haverá mais tristeza

E Deus limpará de seus olhos toda lagrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem choro, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas…” – Ap 21.4; I Co 15.26. Um dos principais motivos para a tristeza é a morte. Na nova Jerusalém, a morte não mais existirá – Ap 20.14, 1 Co 15.26.

Ela descerá do céu – Ap 21.2 e servira de fonte permanente de luz para as nações – Ap 21.24,26. A Cidade não necessita de sol nem de lua, para nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado e o Cordeiro é a sua lâmpada – Ap 21.23.

5 – Não haverá pecado nem pecadores

E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da Vida do Cordeiro…”  – Ap 21.17. Ali não haverá maldição contra ninguémAp 22.3, pois os corruptos já estarão no lago de fogo e só os salvos viverão na Santa Cidade. Todos os ímpios que não se arrependerem ficarão de fora – Ap 22.15; 1 Co 6.10 e todos os que praticam atos indignos aos olhos de Deus não terão acesso à Nova Jerusalém, pois seu lugar e destino é o inferno – Sl 9.17.

Conclusão

Após o período milenial a igreja será levado ao grande Trono Branco para assistir o grande Juízo Final, logo quando acabar esse Juízo, Deus irá estabelecer um novo céu e uma nova terra, onde só entrarão aqueles que estiverem com seu nome escrito no livro da vida.

Post – Como será os Novos Céus e Nova Terra? A terra será destruída?
Tags – Nova Jerusalém, novo céu, nova terra, escola bíblica dominical, a terra será destruída ou refeita, haverá pecado no novo céu e na nova terra, nova terra.

CURSO COMPLETO DE ESCATOLOGIA – SUA OPORTUNIDADE DE APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS

Curso completo de escatologia – material mais completo do mercado. Acesse o link abaixo e aprenda mais sobre escatologia.

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

As you found this post useful...

Follow us on social media!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Venda
Baixou Ebook