Os Sete Anjos Com As Sete Trombetas do Livro do Apocalipse

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Neste estudo veremos sobre os sete anjos e as sete trombetas que tocarão no apocalipse. Existem muitas interpretações sobre este tema e neste estudo \ vídeo veremos mais um pouco sobre o tema.

Ficha Técnica:
Tema: Estudo Sobre Os Sete Anjos Com As Sete Trombetas do Livro do Apocalipse
Categoria: Escatologia

QUANDO SURGE OS SETE ANJOS COM AS SETE TROMBETAS

No estudo anterior, estudamos sobre os sete selos do apocalipse, após abertura do sétimo selos é liberado sete anjos com as sete trombetas – ai o foco do nosso estudo hoje é exatamente este.
É muito importante que você leia o capítulo 8 inteiro para entender o início dos sete anjos com as sete trombetas.

PRIMEIRO ANJO | A PRIMEIRA TROMBETA

Vamos ver agora o que acontece quando o primeiro anjo toca a primeira trombeta, observe o versículo:

E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, houve saraiva e fogo misturado com sangue, é jogado para a Terra queimando um terço das árvores do planeta, e toda a erva verde foi queimada . (Apocalipse 8:7)

A primeira trombeta relata grandes saraiva e fogos misturado com fogo queimando as árvores e plantas.
Para algumas pessoas, esta descrição é simbólica para se referir aos diversos desastres que afligem a terra para castigar o pecado dos ímpios. Porém, muitos acreditam que sejam acontecimentos literais, como eu.

Esses desastres acontecem após o terceiro ano e meio depois que a igreja foi arrebatada. Note no versículo 7 a expressão “e foram lançadas à terra“, significando que essas calamidades são controladas do céu, e são utilizadas como instrumentos nas mãos do Senhor que governa.

SEGUNDO ANJO | A SEGUNDA TROMBETA

A seguir veremos o versículo que mostra sobre o segundo anjo tocando a segunda trombeta.

E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar (Apocalipse 8:8).

Quando a segunda trombeta é tocada, cai do céu um “meteórico” ardendo em fogo e cai no mar, logo em seguida o mar torna-se em sangue, isso faz com que a maior partes dos seres viventes do mar morram também.

Aqui fica uma observação, na primeira trombeta o juízo atinge a terra seca, já na segunda trombeta, o juízo de Deus atinge o mar.

Essa trombeta descreve todos os desastres que ocorrem no mar, e, esse julgamento, se mostra ainda mais severo que o primeiro, pois um terço do mar é duramente atingido, ocasionando a mortandade de um terço dos seres marinhos e a destruição de um terço das embarcações.

TERCEIRO ANJO | A TERCEIRA TROMBETA

Observe o versículo que fala sobre o terceiro anjo e a terceira trombeta.

E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas (Apocalipse 8:10).

A terceira trombeta mostra a contaminação da terça parte dos rios e fontes das águas.
O mais interessante que caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, isto vai ser devastador.

Terceira Trombeta (cap. 8 | vers. 10,11): nessa trombeta vemos que o Senhor utiliza as águas doces como instrumento contra o iníquo.
Na primeira trombeta a vegetação da terra seca é atingida, na segunda o mar é atingido, e agora na terceira trombeta é a vez das fontes de água potável.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

QUARTO ANJO | A QUARTA TROMBETA

Vamos analisar agora o versículo que fala sobre o quarto anjo com sua sete trombeta.

E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite (Apocalipse 8:12)

A quarta trombeta é terrível, ela acaba ferindo o sol, lua, estrelas e prejudica também parte do dia e da noite.

Quarta Trombeta (cap. 8 | vers. 12): nessa trombeta um terço do sol, da lua e das estrelas é atingido.
Aqui estão incluídos todos os males ocasionados pelo funcionamento anormal dos corpos celestes durante toda a presente era.
Da mesma forma como acontece com a vegetação, o mar e as águas doces, os astros também são instrumentos nas mãos de Deus e anunciam o Seu juízo.

A quarta trombeta atinge o sol, a lua e estrelas.

QUINTO ANJO | A QUINTA TROMBETA

O som da quinta trombeta é o “primeiro ai” de três.
Vamos analisar os versículos, observe:

E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo, e abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar, e da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra, e foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. Apocalipse 9:14.

A quinta trombeta mostra uma praga de criaturas semelhante ao gafanhoto que literalmente picará as pessoas durante cinco meses trazendo-lhes grande sofrimento.

SEXTO ANJO | A SEXTA TROMBETA

Vamos analisar agora o sexto anjo com a sexta trombeta.
O som da sexta trombeta é o “segundo ai“.

E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus,
a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates, e foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens, e o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles, e assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo, fumaça e enxofre. Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. – Apocalipse 8:14-18

O sexto anjo com a sexta trombeta mostra a soltura de anjos terríveis que estavam presos no rio Eufrates, a fim de matarem a terça parte dos homens.

Sexta Trombeta (cap. 9 | vers. 13-21): na sexta trombeta podemos ver claramente como as coisas vão se agravando ainda mais, no sentido em que o juízo de Deus avança para um desfecho final. Se a quinta trombeta traz grande aflição, a sexta trombeta trás morte.

SÉTIMO ANJO | A SÉTIMA TROMBETA

Vamos analisar agora o sétimo anjo com a sétima trombeta.
O som da sexta trombeta é o “terceiro ai“.

E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra – Apocalipse 11:15-18

Já a sétima trombeta abrange os julgamentos descritos nas sete taças, ou seja, os últimos eventos que se estendem até a volta de Cristo em glória para estabelecer Seu reino milenial na terra.

Sétima Trombeta (cap. 11 | vers. 15-19): a sétima trombeta introduz o juízo final, não se trata de uma descrição, mas de uma introdução. As próximas seções do livro do Apocalipse serão responsáveis por lançar mais luz sobre esse evento.

A DIVISÃO DAS SETE TROMBETAS

Um detalhe interessante é que as trombetas são divididas em dois grupos, onde, as quatro primeiras trombetas tratam de catástrofes naturais que atingem a terra, e as três últimas trombetas tratam de sofrimentos que atingem diretamente os homens, e também são chamadas de “ais” (Ap 8:13).

O fato das trombetas trazerem o juízo parcial demonstra que o objetivo principal dessa série de juízos é chamar o homem ao arrependimento, ou seja, é a ira misturada com a graça, porém, mais adiante no livro do Apocalipse, vemos que os ímpios, mesmo sendo assolados pelo sofrimento, não se arrependem (Ap 9:20).

AS SETE TROMBETAS E AS PRAGAS DO EGITO – FLAGELOS SEMELHANTES

1ª trombeta: Apc. 8:7 – 3ª parte da terra queimada – no Egito a saraiva queimou as plantações – Êxodo 9:22-25/cumprimento literal
2ª trombeta: Apc. 8:8-9 – 3ª parte do mar em sangue – no Egito águas do rio e das casas tornaram-se em sangue – Êxodo 7:19-21/cumprimento literal
3ª trombeta: Apc. 8:10-11 – 3ª parte da água doce envenenada/cumprimento literal
4ª trombeta: Apc. 8:12 – 3ª parte da terra em trevas – igual às trevas do Egito – Êxodo 10:21-27/cumprimento literal
5ª trombeta: Apc. 9:1-12 – Gafanhotos c/ poder de escorpiões atormentarão aos homens q/ não têm o sinal de Deus por 5 meses – no Egito, gafanhotos destruíram plantações/Êxodo 10:4-18/cumprimento literal
6ª trombeta: Apc. 9:13-18 – 3ª parte da humanidade morta c/ fogo, fumo e enxofre – no Egito morte de todos os primogênitos pelo exterminador – Êxodo 12:29-30/cumprimento literal
7ª trombeta: Apc. 11:15-19 – Apc. 10:7 – I Cor. 15:51-52 – Jo. 6:39 – Volta de Cristo p/ buscar todos os seus/cumprimento literal

Obs. Lembremos que na época do dilúvio ainda não havia chovido sobre a terra (um vapor porém subia da terra e a regava) e os homens não deram crédito a Noé.

Post – Os Sete Anjos Com As Sete Trombetas do Livro do Apocalipse
Tags – os sete anjos do apocalipse, estudo sobre os sete anjos, estudo sobre as sete trombetas
Post Relacionado – O que são os sete Selos do Apocalipse e o que representam?

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 5 / 5. Contagem de Votos 1

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *