O que é o Sono da Alma? Existe a Mortalidade da Alma? [ Tricotomia ]

Você já ouviu falar em Sono da Alma? Sabe o que significa a mortalidade da alma e se ela é real? Qual o destino das almas? Neste artigo você vai descobrir tudo o que a bíblia diz sobre o Sono da Alma. Fique conosco até o fim, e bons estudos!

O QUE É A ALMA? [INTRODUÇÃO]

A alma pode ser entendida como aquilo que somos “por dentro”, é o lado humano imaterial e impalpável. É na alma que encontram-se todas as faculdades humanas como intelecto, emoções e vontades.

Uma referência bíblica para fundamentar que é na alma que concentram-se todo os nossos sentimentos é:

E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. Marcos 14:34

Observe que este trecho bíblico fundamenta a ideia de que a alma é o centro de nossas emoções, pois Jesus diz que a sua ALMA estava entristecida.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO? O QUE É O ESPÍRITO?

Embora a alma e o espírito estejam intimamente interligados, com base na análise de textos bíblicos é possível afirmar que há sim diferenças entre alma e espírito. O espírito geralmente está associado à área espiritual da nossa vida que estabelece a ponte entre a alma e Deus. Já a alma está relacionada a emoções,  intelecto, vontade e personalidade do ser humano.

Note que, no texto abaixo temos um exemplo de como o nosso espírito está interligado à parte espiritual em si, uma vez que é através dele que o Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus:

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

Humanamente analisando, não é possível delimitar com exatidão onde termina a alma e onde se inicia o espírito, uma vez que ambos compõem a parte imaterial do homem, mas sabemos que há diferença entre eles, conforme citado anteriormente. Vamos analisar o texto bíblico a seguir:

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Com base neste versículo, é possível afirmar que alma e espírito são coisas distintas. Além disso, é possível ver que a Palavra de Deus é capaz de fazer a separação entre estas duas partes intangíveis do ser humano.

DICOTOMIA OU TRICOTOMIA: O SER HUMANO É COMPOSTO DE QUANTAS PARTES?

Corpo, Alma e EspíritoConsiderando que espírito e alma são distintos entre si, e estas são as partes intangíveis do ser humano, e, além destas existe a parte tangível que é o corpo, é possível considerar que o homem é composto, portanto, por três partes: espírito, alma e corpo.

Contudo, alguns estudiosos defendem a Dicotomia da natureza humana, ou seja, para eles o homem é composto apenas de uma parte material, sendo esta o corpo, e outra parte imaterial, sendo esta a alma ou o espírito, considerando, portanto, estes termos sinônimos.

Já outra linha de estudos defende a Tricotomia da natureza humana: corpo, alma e espírito. Esta é para mim a vertente que melhor se alinha à luz da bíblia. Além do texto de Hebreus 4.12 já citado, existem outros trechos bíblicos que apontam alma e espírito em suas diferentes atribuições. Um exemplo é o texto abaixo:

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. I Tessalonicenses 5:23

Ao analisar este texto, é possível notar que há um destaque para tricotomia da natureza humana, pois cita o espírito, a alma e o corpo como se fossem distintos entre si.

EXISTE SONO DA ALMA? A MORTALIDADE DA ALMA

Algumas vertentes do cristianismo defendem que, após a morte, a alma também expira, e fica dormindo até o dia da ressurreição, sendo isto considerado como o sono da alma ou mortalidade da alma. Uma das passagens que sustentam essa vertente encontra-se em Eclesiastes:

Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9:4-6

Contudo, ao analisar o contexto deste texto, é possível verificar que Salomão se referia ao fato de aproveitar as oportunidades enquanto há vida, pois após a morte já não há mais o que se fazer.

A ALMA DOS QUE MORREM NÃO SE COMUNICA COM OS VIVOS

Embora a alma permaneça viva após a morte, ela não tem conexão com este plano terrestre que vivemos, o sábio rei indica que após a morte já não é mais possível acessar às habilidades que estavam disponíveis somente aos vivos.

Destaca-se que, não é possível conversar com a alma dos que já partiram, elas subsistem após a morte, mas já tiveram seu destino traçado. Então só para reforçar que, ainda que as almas sobrevivam após a morte física, elas não olham por nós e não entram em contato com os vivos. Este já é um outro assunto amplo e que será debatido num estudo futuro.

Mas que fique claro, a alma sobrevive, mas não fica vagando, aparecendo em sonhos, intercedendo pelos vivos ou entrando em contato. As almas ficam em uma outra dimensão espiritual que não se interliga com este plano.

NÃO EXISTE SONO DA ALMA – A IMORTALIDADE DA ALMA

Contudo, a ideia de sono da alma pode ser refutada ao fazer uma análise dos textos abaixo:

Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. 2 Coríntios 5:8

De acordo com o trecho bíblico acima, Paulo enfatiza que desejamos deixar este corpo para estar com o Senhor. Desta forma, é possível concluir que há vida para alma que estará com o Senhor mesmo após a morte do corpo.

O LADRÃO DA CRUZ – REFUTANDO O SONO DA ALMA APÓS A MORTE

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43

Ao analisar a passagem do ladrão da cruz, podemos concluir que, mesmo após a morte, o ladrão estaria com Cristo no paraíso. Ou seja, após a morte física do ladrão, haveria para ele um destino de paz com Cristo, pois rogou-lhe misericórdia.

Desta forma, este texto reforça a ideia de que há vida mesmo após a morte do corpo. Pode-se defender, portanto, a imortalidade alma, seja para salvação ou para condenação.

ALMAS EM APOCALIPSE

Há outros versículos que corroboram para refutar a ideia de mortalidade da alma, eles estão abaixo listados e registrados no livro de Apocalipse:

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. Apocalipse 6:9

(..) E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4

Em ambos os casos é possível analisar que as almas citadas são de pessoas que morreram por amor de Cristo, ou seja, o corpo já tinha expirado, o espírito já tinha retornado a Deus, mas as almas permaneceram vivas, mesmo após a morte física.

PARA ONDE VAI O ESPÍRITO? QUAL O DESTINO DAS ALMAS?

Uma vez que entendemos que não existe ‘Sono da alma‘, para onde o espírito e a alma vão após a morte?

Segundo o livro de Eclesiastes, encontramos:

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7

Portanto, é possível concluir que o espírito volta a Deus, tão certo quanto o pó volta à terra. O destino do espírito de todos os homens já está traçado para retornar a Deus, independente da salvação, obras ou profissão de fé.

Neste texto, há uma lacuna para alma. Uma vez que o pó volta à terra, e o espírito volta a Deus, para onde vai a alma?

Desta forma, alma é a parte da natureza humana que sobrevive após a morte física e tem seu destino traçado para salvação ou perdição eterna.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28

Jesus enfatiza neste versículo que a alma é a parte do ser humano que pode perecer no inferno, ou seja, há um destino para alma fora do corpo.

Adendo: Quando a bíblia se refere ao inferno, pode ser a dois tipos de inferno: Hades (Sheol) ou Geena. Isto vai depender do contexto em que o termo está inserido. Não vamos nos aprofundar nisto por ora, mas se você tiver mais interesse em saber sobre o assunto de forma mais detalhada, acesse o artigo O destino final dos mortos – Para onde os mortos vão quando morrem.

O RICO E LÁZARO

O TRECHO DO RICO E LÁZARO NÃO É UMA PARÁBOLA

O primeiro ponto a abordar sobre a passagem bíblica do Rico e Lázaro é que não se trata de uma parábola, como alguns defendem. Jesus, em suas parábolas não cita nomes dos personagens, apenas os descreve. Neste caso, Jesus cita o nome de Lázaro, ou seja, dá-se a entender que o personagem desta história é real.

Ademais, na maioria de suas parábolas, há um texto introdutório que indica que Jesus estava lhes propondo uma parábola, o que não acontece neste trecho do Rico e Lázaro.

Pode ser que você encontre epígrafes que mencionam este texto como parábola, por isso, é válido relembrar que os títulos (epígrafes) não são fazem parte da bíblia, são inseridos pelas editoras para auxiliar numa busca rápida dos textos. Então, caso encontre um subtítulo assim, pode desconsiderá-lo uma vez que não faz parte do cânon bíblico.

QUAL O DESTINO DAS ALMAS APÓS A MORTE?

Posto isto, vamos analisar como este trecho bíblico pode nos auxiliar a entender o destino das almas após a morte:

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. Lucas 16:25

No caso do Rico e Lázaro, mais uma vez, o sono da alma é refutado, pois pode-se analisar que ambos estavam conscientes, e a alma do Rico estava no lugar de tormento e a alma de Lázaro estava no lugar de paz, sobre o seio de Abraão.

Observe que após a morte do corpo, a alma teve seu destino selado: a do rico no lugar de tormento e a de lázaro no lugar de paz. Outro destaque é que não é possível se comunicar com os vivos, pois assim queria fazer o rico para avisar sua família do sofrimento vindouro caso não se arrependessem, e não foi permitido fazê-lo.

Mesmo que o viés adotado por alguns seja de uma parábola, a lição aprendida deste ensino se mantém, sendo, por tanto que há dois caminhos para a alma após a morte: tormento ou paz. Por conseguinte, o texto reforça que a alma permanece consciente mesmo após a morte do corpo.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27

Numa análise conjunta entre o trecho do Rico e Lázaro com o versículo acima, conclui-se que após a morte logo vem o juízo e, deste resultado, a alma pode ir para o inferno (Hades) ou para o Paraíso aguardar a segunda ressurreição.

APÊNDICE

Título: A Mortalidade da Alma | A alma morre? Qual o destino das almas?
Tags: Mortalidade da Alma, Imortalidade da Alma, Sono da Alma, Tricotomia, Alma, Espírito
Artigos Relacionados: O destino final dos mortos – Para onde os mortos vão quando morremO que é o Tribunal de Cristo e como será – BÔNUS [ O que é o Galardão ]O que vai acontecer no Juízo Final e qual será a sentença do juízo final?

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.