O destino final dos mortos – Para onde os mortos vão quando morrem
Esse assunto é maravilhoso – Qual é o destino final dos mortos? E para onde os mortos vão quando morrem? Há muitas controvérsias sobre o assunto, neste post eu quero te apresentar algumas ideias sobre o assunto.
INTRODUÇÃO – O DESTINO FINAL DOS MORTOS
No post de hoje vamos ver o destino final dos mortos, aqueles que morreram em Jesus e os que morreram sem a Salvação.
No post de hoje pretendo mostrar algumas verdades bíblicas, pois há muitas duvidas sobre esse assunto, como:
- O inferno já foi inaugurado;
- O Hades é a mesma coisa que o inferno;
- O que é o lago de fogo e enxofre.
Essas são apenas algumas duvidas que pretendo esclarecer nesse post.
1 – O ESTADO INTERMEDIÁRIO [PARA ONDE OS MORTOS VÃO QUANDO MORREM]
Vamos dividir esse tópico em três:
- O que é
- Sheol e o Paraíso
- O lugar dos mortos
1 – O que é estado intermediário
É o estado entre a morte física e a ressurreição, tanto dos salvos como dos ímpios.
O “estado intermediário” é um conceito teológico que ‘especula‘ a respeito do corpo. Por exemplo, os crentes esperam no céu enquanto esperam para os seus corpos físicos sejam ressuscitados. A bíblia é muito clara quando diz que os crentes mortos – falecidos, estão com Senhor – 2 Co 5.6-8, Fp 1.23. – Os mortos estão com o Senhor e Consciente.
A bíblia também deixa claro que a ressurreição dos crentes ainda não aconteceu, isto significa que os corpos dos crentes estão na sepultura ainda – 1 Co 15.50-54, I Ts 4.13-17. Uma das coisas que é estudada no “estado intermediário” é – se os crentes que estão no céu estão com um corpo ‘espiritual’ ou um corpo físico ‘temporário’, enquanto o deles ainda não foram ressuscitados.
Em resumo – O estado intermediário e um ‘espaço de tempo‘, uma pessoa morre hoje, por exemplo, enquanto ela espera a ressurreição, ela esta nesse período de ‘estado intermediário‘.
Lembrando, estado intermediário é um ‘espaço de tempo‘, agora onde as almas estão durante esse período, é um assunto que vamos conversar nesse post.
A Palavra de Deus afirma que não existe purgatório e que também não há o “sono da alma“, nem tampouco a reencarnação como creem alguns.
2 – O Sheol e o Paraíso
Sheol é um termo hebraico que pode significar sepultura ou “lugar ou estado dos mortos“. No novo testamento Sheol é traduzido por Hades. Hades é colocado como um lugar onde os ímpios ficam quando morrem – “Deus livra o justo do Sheol ou da sepultura…” – Sl 49.15.
Nas línguas originais da bíblia, o inferno é chamado de Geena – GEHENNA, tem outras palavras que descrevem também o inferno, como ‘hades e sheol‘, que é algo errado, pois são coisas diferentes, o Geena é diferente do hades, muitos pensam que é a mesma coisa. Infelizmente em nossa tradução é usado a palavra hades e geena para inferno, sendo que são duas coisas bem diferente.
Hades é diferente de inferno (ou Geena). O inferno é o lugar onde será lançados os ímpios e a trindade satânica após o Juízo Final do grande Trono Branco.
Deus não preparou o Geena – inferno, para o homem, mas, sim para os anjos caídos e o Diabo. Deus não destinou o homem para a perdição, porem, quando ele se recusou a obedecer a Deus e negar a fé vindoura de Cristo, ele ganhou um passaporte para esse lugar – Geena – > O inferno.
O inferno já foi inaugurado ?
A resposta é não. Hoje uma pessoa quando morre, ela fica num lugar de atormento, que é o Hades | Sheol – Lc 16.24.
Em resumo, o Hades| Sheol é um LUGAR onde os mortos ímpios ficam no seu estado intermediário, sendo torturado aguardando a ressurreição para seu juízo diante do Grande Trono Branco, logo após esse juízo o HADES será lançado no Geena, isto é, o lugar de atormento que é o hades, será lançado para dentro do inferno que é o Geena.
Olha a divergência na tradução – “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” Apocalipse 20:14.
A tradução ficaria assim – “E a morte e o HADES foram lançados no INFERNO…”. Este é um dos pontos interpretativo, segundo alguns teólogos.
Você tem dúvidas sobre a tradução original, aconselho que adquira esse curso completo de Hebraico e Grego, pois, nada melhor que entender a palavra de Deus no seu sentido original.
E o Paraíso
O vocábulo “paraíso” é de origem persa e significa um ‘um parque‘ ou ‘jardim de paz e harmonia‘. Foi usado pelos tradutores da Septuaginta para significar o ‘Jardim do Éden‘ – Gn 2.8. Aparece apenas três vezes no Novo Testamento – Lc 23.43, 2 Co 12.4, Ap 2.7.
Muitos pensam que uma pessoa que morre em Jesus fica no ‘Seio de Abraão‘ ainda, porem, é uma interpretação errada da bíblia, pois, Jesus disse ao ladrão que ainda hoje estaria com ele no Paraíso – Lugar de harmonia.
3 – O lugar dos mortos
Vou transcrever que está na revista.
Os Teólogos entendem que “o lugar dos mortos“, o Hades, estava dividido em duas partes. Estes tomam como base o texto de Lucas 16.19-31, no texto que se refere a Lázaro e ao rico. O primeiro fiel a Deus, foi levado para o ‘Seio de Abraão‘, ou ao Paraíso, estando em repouso e felicidade. O rico, orgulhoso e incrédulo foi para o Hades – que é um lugar de atormento, onde experimenta angústia e sofrimento.
Myer Pearlman diz que Cristo desceu ao Sheol – Sl 16.10; 49.15, “ao mundo inferior dos espíritos ” – Mt 12.40; Lc 23.42,43 e libertou os santos do Antigo Testamento levando-os consigo para o paraíso celestial – Ef 4.8-10. O lugar ocupado pelos justos que aguardam a ressurreição foi transladado para as regiões celestiais – Ef 4.8; 2 Co 12.2. Desde então, os espíritos dos ímpios descem para a condenação – Ap 20.13,14. Segundo os textos bíblicos o Paraíso estaria em cima – Pv 15.24a e o Hades em baixo – Pv 15.24b.
2 – A SITUAÇÃO DOS MORTOS [ONDE OS MORTOS ESTÃO AGORA]
Aqueles que já morreram, qual é a situação deles, seja ímpio ou crente – O texto de Lucas 16 nos mostra a diferença entre o ímpio e o justo.
Vamos dividir esse tópico em três:
- O estado intermediário dos salvos
- Os justos são recebidos pelo Senhor
- O estado intermediário dos ímpios
1 – O estado intermediário dos salvos
Na história do rico e Lázaro – Lc 16, vemos o estado intermediário dos salvos.
O justo ao morrer é conduzido pelos anjos até o Paraíso (v.22). Os mortos estão consciente, ao contrário do que muitos pensam, o ladrão da cruz logo após a morte, já esteve com Jesus.
Não faria sentido algum Jesus dizer – “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso“, se o ladrão da cruz não fosse ficar consciente lá com ele.
Paulo diz em Coríntios 5:8 – “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor”.
No monte da transfiguração em Marcos 9, Elias e Moisés aparecem para Jesus, logo, estavam conscientes. Elias foi transladado, não faria sentido ele ser levado para o céu e ficar ‘dormindo’ sem consciência lá em cima, o mesmo se aplica a Enoque.
Sendo assim, uma pessoa quando morre, ela já vai ao encontro de Jesus e fica consciente lá no céu, aguardando a ressurreição.
2 – O justos são recebidos pelo Senhor
É o próprio Senhor Jesus quem recebe o espírito dos justos após a morte. Tomemos como exemplo o caso de Estevão que está narrado em Atos 7.59. Para espanto dos ímpios, eles verão Jesus recepcionar gloriosamente os que o aceitaram como Salvador.
Uma coisa interessante sobre isso é – Os que morreram em Cristo e os que morreram sem Ele, manterão suas identidades pessoal, personalidade e consciência depois da morte. Moisés, tendo sido sepultado por Deus, aparece falando com Jesus no monte da transfiguração – Mt 17.3; Lc 9.30-32, ao lado de Elias, que foi arrebatado. Repare que são os mesmo nomes, Elias e Moisés.
3 – O estado intermediário dos ímpios
Eles vão para o Sheol ou Hades, ou seja, um lugar de atormento, que ainda não é o inferno final, mas, sim um lugar de atormento.
A palavra inferno é usado para descrever um lugar ruim para onde as pessoas vão depois que morrem, porem, a tradução mais ampla disso não é isso, pois, quando uma pessoa morre, ela vai para o Hades | Sheol e não para o inferno. A palavra inferno é usada para descrever sepultura, coisas ruim, sofrimento, porem, quero deixar CLARO que isso são palavras que descrevem o inferno, porem, não é o inferno final como muitos pensam.
O INFERNO literal, o verdadeiro inferno é o lago de fogo e enxofre, o famoso ‘Geena‘, hoje os ímpios que morrem, ficam no hades aguardando o juízo final para serem jogados dentro do inferno que é o lago de fogo e enxofre – Geena.
E nesse lugar onde os ímpios mortos estão agora que é o Hades, eles estão conscientes. O rico ímpio estava em ‘tormentos’ em Lucas 16 e clamava pedindo misericórdia. Esses ímpios que morreram sem Jesus estão em prisão – 1 Pe 3.19 e ali eles vão se lembrar dos que ficaram na Terra (Lucas 16:28). “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá…” – (v.26) – Esse versículo quebra toda teoria que os mortos falam com os vivos e os vivos falam com os mortos.
3 – O DESTINO FINAL DOS MORTOS
Após passarem pelo “estado intermediário“, os mortos ressuscitarão. Os ímpios “para o desprezo eterno” – Jo 5.28,29 e os salvos para a “vida eterna” .
Vou dividir esse tópico em dois:
- O estado final dos salvos
- O estado final dos ímpios
1 – O estado final dos salvos
Após a primeira ressurreição – Rm 8.11, os salvos vão para as Bodas do Cordeiro, passarão pelo Tribunal de Cristo e viverão com Deus por toda eternidade. Este é o destino final dos salvos em Jesus. Os corpos ressuscitarão e se tornarão incorruptíveis – 1 Co 15.42-44. O mesmo corpo que morreu será transformado por Deus e ressuscitado em ‘glória…’, semelhante ao corpo de Jesus ao ressuscitar – Fp 3.21.
2 – O estado final dos ímpios
Os ímpios ressuscitarão para o “vergonha e desprezo eterno” – Dn 12.2. onde “haverá pranto e ranger de dentes…” – Mt 22.13. Ali no inferno – geena, os ímpios estarão acompanhados do Diabo, do Anticristo e do falso profeta, a chamada trindade satânica – Ap 20.10; 21.8. Atualmente, muitos cometem o mal e ficam “impunes“, porem, naquele dia, ninguém escapará das mãos de Deus, receberão o castigo eterno – 2 Ts 1.9.
Irmãos, espero que tenham entendido e qualquer duvida, estou a disposição nos comentários ou no facebook
Post – O destino final dos mortos – Pra onde eles vão quando morrem
Tags – estado intermediário, o destino final dos mortos, escola bíblica dominical, trindade satânica, paraíso, hades, sheol, geena.
[…] Tem um estudo completo sobre o assunto neste link: https://estudodedeus.com.br/o-destino-final-dos-mortos/ […]
[…] Adendo: Quando a bíblia se refere ao inferno, pode ser a dois tipos de inferno: Hades (Sheol) ou Geena. Isto vai depender do contexto em que o termo está inserido. Não vamos nos aprofundar nisto por ora, mas se você tiver mais interesse em saber sobre o assunto de forma mais detalhada, acesse o artigo O destino final dos mortos – Para onde os mortos vão quando morrem. […]
Ô irmão não entendo tanto .
Mas as suas interpretação quanto aos que morreram em Cristo tá equivocada (quando Paulo fala de deixar esse corpo para estar com Cristo não é imediato a própria bíblia diz isso .
Em Atos 2. Não deixará minha alma no Hades. Mas a alma dele foi para o Hades nas o senhor não deixará lá
O Hades é o estado inconsciente dos mortos é também chamado de (inferno) ao contrário de que todo mundo pensa que é pessoas sofrendo e não é isso . porque no final até o inferno vai para o lago de fogo junto com a morte
Muito bom o estudo, só achei contraditório quando diz que os mortos não podem se comunicar com os vivos, mais ao mesmo tempo diz que Elias é Moisés falaram com Jesus, ou essa questão é só entre os que morreram sem Cristo, me ajuda aí.
vou montar um estudo sobre isso – mais especifico ainda, ai eu te mando!
Joacir, é importante lembrar que esses 2 personagens têm algo em comum.
Moisés, embora o texto relata que ele morreu, também diz que ninguém viu ele morto, não viram o corpo, ele apenas sumiu. E Elias foi levado vivo em um redemoinho. Moisés representando a lei, e Elias representando os profetas.
Boa Noite, gostei das explicações, Moises morreu mas não ressuscitou, e apareceu para Jesus com Elias, isto significa que o espirito de Moises apareceu para Jesus por ele ser o filho de Deus, porque Samuel morreu mas não era o espirito dele que falava com a feiticeira, diferente de Moises que morreu, e os discípulos viram os dois por uma visão, e perguntaram: Mestre quem são estes, e Jesus respondeu: Moises e Elias.