O que é a Mordomia Cristã e como eram os Mordomos na Bíblia

O que é a Mordomia Cristã e como eram os Mordomos nos tempos bíblicos

Shalom meus irmãos.

Neste post vamos estudar sobre o que é a mordomia Cristã e como eram os mordomos nos tempos bíblicos.
Lembrando que neste estudo é um subsídio da aula da escola dominical. Este subsídio vai te ajudar entender melhor a aula da lição 1 – O que é a mordomia Cristã.

INTRODUÇÃO

Um dos assuntos mais importantes que devemos conhecer é sobre as mordomias cristãs, ao contrário do que muitos pensam, mordomia não é algo “fazer as coisas relaxadas” – mas é algo que fazemos para Deus, no próximo tópico vamos entender melhor sobre os mordomos nos tempos bíblicos e também sobre a mordomia cristã. Fique comigo até o fim.

A FUNÇÃO DOS MORDOMOS NOS TEMPOS BÍBLICOS (MORDOMO NA BÍBLIA)

Os mordomos eram personagens importantes nos tempos bíblicos. Vamos ver como eram os Mordomos  e qual era a função dos mordomos na bíblia.
Embora o nome tenha um tom mais “humilde” a função era muito importante.

Desde o princípio a gente já é mordomo de Deus – Gn 2:15-17;

“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor lhe deu esta ordem: De toda esta ordem: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”

Existe uma discussão sobre ESCRAVO VS MORDOMO – A verdade bíblica é que é a mesma coisa. Tanto mordomo quanto escravo são iguais – a questão não é a palavra, mas sim o serviço. Ambos têm a função de servir, ajudar – A questão é: Servir.

Como sabemos – em hebraico não tem vogais – uma palavra pode significar várias “coisas”. Vamos analisar o que é o escravo em Hebraico.

A palavra em hebraico para escravo é: עֶבֶד que é “Eved”;
Já a palavra servir a Deus, adoração é: עָבֹד que é “Avod”.

As duas palavras têm a mesma raiz e são escritas com as mesmas letras (o que muda é os sinais massoréticos).
Que isso quer dizer? A mesma palavra para “escravo” também é para “adorar a Deus, servir a Deus”.

UMA CURIOSIDADE: Quando você está trabalhando, você está adorando a Deus.
Você honra o criador através do seu trabalho – “O trabalho dignifica o homem”.

A FUNÇÃO DOS MORDOMOS NOS TEMPOS BÍBLICOS (FUNÇÃO DOS ESCRAVOS)

Função dos escravos | mordomos nos tempos bíblicos, segue:

– Cuidar dos bens da casa;
– Cuidar do dinheiro do seu dono.

Eles eram figuras muito importantes nos tempos bíblicos, vamos analisar dois casos agora.
Um exemplo claro da importância é o próprio Eliézer (servo de Abraão), ele teve a responsabilidade de ajudar escolher uma esposa para o filho do seu patrão (Isaque no caso).

José, ele administrava a casa de Potifar (Gn 39:1,2). Com tempo, ele passou a ter seu próprio mordomo que ficou encarregado “sobre a casa de José“. Esse mordomo providenciou hospitalidade para os dez irmãos de José.

Se somos escravos | mordomos de Deus, Ele como Senhor espera de nós algumas coisas, como:

 – Boas obras;
– Amor ao próximo;
– Frutos do Espírito;
– Zelo pela sua Obra (Sua casa);

Somos responsáveis pelos segredos de Deus – (1 Cor. 4:1).

Para fechar o assunto, observe este versículo: Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixnado-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1 Pe 2:21).

Já conhece o guia definitivo do hebraico bíblico e da cultura judaica?
Clique aqui para conhecer melhor – método único de interpretação bíblica.

O QUE E MORDOMIA CRISTÃ | ENTENDENDO A MORDOMIA

A palavra mordomia significa “cargo ou ofício do mordomo” – Vem do grego oikonomia.

Definição de mordomia segundo comentarista –  Na Bíblia, mordomia diz respeito a todo serviço que o crente realiza para Deus e o seu comportamento diante do Pai e dos homens.

A mordomia cristã está ligado diretamente a parte física, espiritual e emocional.
Mordomia Cristã não é no sentido de “agora posso relaxar, coisas folgadas” – mas sim no sentido de compromisso, é o sentido contrário do que muitas pessoas acham.

Aqui o sentido é – SERVO QUE ADMINISTRA as coisas do seu Senhor. A mordomia tem um grande apelo a duas características: Responsabilidade e Senso do Sagrado.

A MORDOMIA DO AMOR CRISTÃO (A BASE DO TÓPICO É MT 22)

Já neste tópico, o autor destaca o amor ao próximo e a Deus. Basicamente estudaremos quatro tópicos.

 – Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração = Amar a Deus de todo coração é “se sentir bem”, fazer a vontade Dele, guardar sua Palavra e ter comunhão com Seu Espírito;

De toda a tua alma e de todo o seu pensamento = Alma em hebraico é NEFESH (נֶפֶשׁ ), a raiz da palavra para alma é a mesma para “descanso – repouso” que é NAFASH (נָפַשׁ ), quem ama Deus tem o coração e o pensamento “em repouso”.

Amarás o teu próximo como a ti mesmo = Amor ao próximo não é um sentimento, é um estilo de vida. Versículos para leitura (Tiago 2:8,1 João 4:7-8, 1 Coríntios 16:14);

Quem é o próximo? = Todos que necessitam da gente (Leia Lucas 14). A família de Jesus eram os discípulos (pois eles necessitavam mais).

A MORDOMIA CRISTÃ E A FÉ – O QUE É A FÉ – EMUNAH

A palavra fé em hebraico é אֱמוּנָה  (Emunah) – Emunah pode significar fé, constância, lealdade e honestidade.

Emunah é uma convicção inata, uma percepção da verdade que transcende. Emunah não é baseada em razão. Uma definição do Rabino Tzvi Freeman, observe:

Porém a maior vitamina que você pode proporcionar à emuná é o simples exercício. De fato, um artesão é chamado em hebraico de “uman” – porque praticou sua arte repetidamente até se tornar natural para ele. Assim também, a emuná fica mais alta e mais profunda à medida que você se acostuma a ver todos os fenômenos da vida como manifestações da presença e glória do Criador

Uma definição do autor da carta aos Hebreus – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11.1).

CONCLUSÃO

Somos mordomos dos bens espirituais e materiais concedidos por Deus à sua Igreja. Se realizarmos nossa mordomia para a glória de Deus, com gratidão pelos bens adquiridos, seremos recompensados pelo Senhor. Usemos os recursos que Deus nos concedeu como verdadeiros mordomos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo o que temos vem do Senhor!

O GUIA DEFINITIVO DO HEBRAICO BÍBLICO E DA CULTURA JUDAICA

O ebook mais completo de hebraico bíblico e cultura judaica que você vai ver hoje. Tudo que não te contaram sobre o hebraico bíblico e a cultura judaica reunido em um único material.

Clique aqui pra conhecer o ebook que está mudando a forma de interpretar a bíblia.

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nova Venda
Baixou Ebook