A salvação pela graça: Um presente de Deus para nós

Shalom meus irmãos, quero deixar uma pequena contribuição com um esboços para pregação sobre a salvação pela graça: Um presente de Deus para nós. Lembrando que esse não é bem um estudo e sim um esboço para pregação.

TEXTO BÍBLICO

Leia com atenção e medite sobre o texto base para o estudo de hoje:

A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
[Colossenses 1:21,22]

INTRODUÇÃO

A salvação é o maior presente que recebemos do Salvador e sobrepuja quaisquer outras bênçãos que possamos receber toda a nossa vida: Estávamos distantes, andando como ovelhas desgarradas, mas fomos alcançados por Deus que enviou seu Filho unigênito ao mundo para que TODOS os que nele cressem tivessem a vida Eterna.

Pela salvação, temos a certeza de, mesmo que vivamos uma leve e momentânea tribulação durante a vida na terra, na eternidade estaremos guardados para sempre com o Pai, sem choro, sem lágrimas, somente com alegria e paz eterna.

Quando reconhecemos Cristo como nosso único e suficiente Salvador, dizemos sim a um relacionamento de grandes conquistas e certezas ao lado o nosso Remidor. Este, por sua vez, espera que tenhamos atitudes de gratidão e reciprocidade pelo seu amor.

No estudo de hoje, vamos conhecer duas características importantes que precisamos saber sobre o nosso relacionamento com Cristo: A Salvação pela Graça e a Expectativa do Remidor.

A SALVAÇÃO PELA GRAÇA

Conforme o texto base, versículo 21: “Éramos estranhos e inimigos de Deus. Havia um grande abismo que nos separava de Deus e não tínhamos acesso direto ao Pai. Desde a queda do homem, não existia mais Éden, não existia mais encontros diários com o Senhor, existia apenas um cenário de tristeza e divisão entre o homem e Deus como consequência do pecado.

Para que homem pudesse se reaproximar de Deus, na antiga aliança, foram instituídos rituais e cerimônias de purificação com cordeiros imaculados que apenas cobriam pecados e possibilitavam contatos esporádicos com o Eterno. Era necessário que um cordeiro imaculado fosse morto para que os pecados fossem cobertos, uma vez que, sem sangue não há remissão (Hebreus 9.22).

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
[Efésios 2:4]

E, para que o Sangue de um Cordeiro imaculado fosse derramado a fim de purificar toda a humanidade, Deus enviou seu Filho ao mundo para que uma só vez fosse apresentado um sacrifício PERFEITO capaz de cumprir conforme anunciado por João Batista:

“Eis o Cordeiro de Deus, que TIRA o pecado do mundo” (João 1.29).

Agora, os pecados não estão mais cobertos como quem esconde sujeira debaixo do tapete, mas estamos libertos de todo pecado pelo amor de Cristo ao se entregar na cruz e derramar seu sangue carmesim.

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
[Colossenses 1:13,14]

NOSSOS PECADOS FORAM PERDOADOS

Os nossos pecados foram perdoados através deste ato de amor do Pai ao enviar seu Filho! Este é o milagre da Salvação, caminhávamos rumo à perdição e distantes do Pai, mas o amor nos alcançou e, mesmo sem merecer, de graça, alcançamos a justificação dos pecados e reconciliação com o Eterno.

Ninguém poderia nos salvar da condenação, ninguém, mesmo que farto de riquezas, seria capaz de nos resgatar, pois o preço por uma alma é muito alto.

Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele.
(Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),
[Salmos 49:7,8]

O resgate por nossas almas não poderia ser pago nem com todas as riquezas deste mundo, pois traça e ferrugem consomem e nada são se comparadas ao preço da salvação.

Mas, Cristo, o Cordeiro Imaculado pagou o alto preço por nós! O seu amor nos alcançou e nos trouxe salvação e paz.

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
[Colossenses 2:14,15]

Jesus, ao se entregar na cruz, pagou uma dívida que estava contra nós e que, o adversário de nossas almas poderia usar para apontar nossos erros e pecados. É como se existisse uma lista que contabilizava nossos erros que servia para nos acusar e não tivéssemos dinheiro para pagá-la, porque o valor já estava muito aquém das nossas condições espirituais.

E, então, mesmo sem pedir, mesmo sem merecermos, vem um Salvador e paga esta dívida com sangue e, quando suas mãos foram transpassadas pelos cravos na cruz, seu Sangue riscou a lista e assinou: “ESTÁ PAGO!“. De acordo com o texto bíblico citado acima, ao morrer por nós, Cristo despojou os principados e potestades, ou seja, tirou deles tudo o que poderia ser usado contra nós, pois, mesmo que, se cairmos e errarmos, temos em Cristo perdão para os pecados se nos arrependermos.

Tudo o que tínhamos contra nós, foi abolido na cruz e:

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
[Romanos 8:1]

Fomos limpos dos pecados, reconciliados com Deus e o preço desta Salvação já foi pago por Cristo na cruz!

A Salvação pela graça é uma característica do Relacionamento Cristão, pois foi Cristo quem deu o primeiro passo para estabelecer uma nova conexão de amor, comunhão e paz com o Pai. O Salvador caminhou ao nosso encontro e, como uma ponte sobre o abismo, abriu o caminho para que o homem pudesse se aproximar de Deus e iniciar um relacionamento.

Quando reconhecemos Cristo como único e suficiente Salvador, estabelecemos uma aliança que será vivida na terra e concretizada na eternidade.

EXPECTATIVA DO REMIDOR

Após dar o primeiro passo em nossa direção para estabelecer um relacionamento, e reconhecermos Cristo como remidor, Ele tem uma expectativa e espera que esta seja atendida com fidelidade e reciprocidade.

Através do alto preço pago por Cristo, obtivemos TODAS as condições para nos apresentarmos a Ele como noiva linda e purificada e, por isso, o Noivo espera que assim o façamos.

(…) Como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
[Efésios 5:25-27]

Como metáfora, é possível imaginar que: Para o casamento, um noivo pague um dia de SPA, massagem, compre um vestido de noiva e joias para sua amada a fim de proporcionar-lhe um dia de princesa e deixá-la ainda mais linda. Com o preço pago, à noiva resta aproveitar e se produzir para encontrar o noivo.

Em torno disso, no noivo foi gerada uma grande expectativa para o encontro matrimonial. Caso chegue o dia do casamento e a noiva se apresente de forma inadequada, triste, sem joias, com roupas sujas e velhas… O noivo, que fez de tudo para que a noiva estivesse feliz e adornada, ficaria decepcionado.

De forma ainda mais intensa, acontece nosso relacionamento com Cristo que, ao se entregar por nós e pagar a dívida, espera que nossas vestes estejam alvas e andemos em santificação nos apresentando a Ele como igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível, pois do contrário, o Noivo ficaria frustrado.

Ainda no texto bíblico base (Colossenses 2:21,22) é declarado o propósito da reconciliação: Para apresentar-vos perante Ele SANTOS, INCULPÁVEIS E IRREPREENSÍVEIS. Fomos retirados do lamaçal de pecados e, por isso, nossas vestes devem se manter alvas, pois o Sangue de Cristo nos purifica. Não há desculpas para manter-se com vestes manchadas, umas vez que o arrependimento nos leva a pedir perdão a Jesus pelos pecados e obter purificação do nosso coração e alma.

De forma figurada, Cristo já pagou seu dia de SPA e te deu novas vestes, portanto delicie-se nesta graça e busque atender às expectativas do remidor com pureza e santificação, pois, embora o amor com que nos amou seja incondicional, o Noivo espera que haja reciprocidade e correspondamos a este amor com gratidão e atitudes de fé.

Esta característica do relacionamento é muito importante, pois trata-se do que Cristo espera que devolvamos a Ele após quitar a nossa dívida. Não há como pagar a dívida, mas uma vida em santificação purificada pela água do Espírito e pela Palavra de Deus é o que o Noivo espera de retorno, pois demonstra amor recíproco e coração grato.

CONCLUSÃO

O Eterno nos agraciou com um grande privilégio: A SALVAÇÃO PELA GRAÇA! Todas as pessoas que creem em Deus podem usufruir deste prazer em servi-lo. Portanto, use e abuse deste lindo presente concedido por Deus para nós.

Lembre-se: Embora foi-nos dada gratuitamente por Deus, a Salvação gerou uma expectativa no Salvador que espera um retorno da nossa parte a fim de retribui-lo segundo as nossa capacidades com uma vida de fidelidade a Cristo e santificação constante.

Somos salvos mediante a graça e, por isso, devemos nos apresentar com um coração grato ao Senhor por todos os benefícios e pela dádiva de nos ter feito Filhos através do seu grande amor.

Que nossas vestes estejam alvas para nos apresentarmos ao Noivo como noiva adornada e ataviada e, caso surjam manchas, lembre-se que o Sangue do Cordeiro é capaz de nos purificar novamente.

Para saber mais sobre como agradar o Senhor, acesse o artigo Como se aproximar de Deus? [ Estreitando os laços com o Salvador ] e descubra 4 dicas valiosas à luz da Bíblia que, se bem aplicadas, te aproximarão do Eterno.

Tags: | |

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.