Quem Foi o Profeta Ezequiel? A História do Profeta Ezequiel
Neste estudo veremos um pouco da história do profeta Ezequiel e conhecer algumas características do período que ele viveu também.
O profeta Ezequiel é considerado um dos profetas maiores, pois ele escreveu um dos maiores livros da bíblia, leia este estudo até o final para conhecer ainda mais sobre ele.
Fiz também um estudo falando sobre o que significa o nome do Ezequiel em hebraico < veja também.
INTRODUÇÃO | QUEM FOI O PROFETA EZEQUIEL?
Existem poucas informações sobre o profeta Ezequiel em si na bíblia, embora o livro seja bem grande – ele enfatiza mais sobre as profecias e não sobre o autor, porém todas as informações que temos a respeito dele, serão apresentadas para vocês aqui neste estudo.
A HISTÓRIA DO PROFETA EZEQUIEL | QUEM FOI EZEQUIEL NA BÍBLIA
Ezequiel foi um dos grande profetas de Israel, ele viveu durante um dos períodos mais difíceis da história judaica, o exílio babilônico.
Ele foi um dos três profetas escritores no período do exílio, juntamente com Jeremias e Daniel.
Jeremias ministrava em Judá para os que não haviam sido levados para o exílio, Daniel ministrava na corte real de Nabucodonosor – Aproximado no ano 605 a.c – Dn 1.1-7.
Ezequiel ministrava para os judeus que estavam no cativeiro babilônico – entregando mensagens de consolação, exortação e ensino.
Ele foi levado para a babilônia no segundo grupo de exilados durante o reinado do rei Joaquim – Ez 1.2; 33.21 – isso aconteceu durante o OITAVO ANO DE REINADO do rei Nabucodonosor – 2 Reis 24.10-16.
Como já conhecemos a história, Jerusalém foi toda queimada, as casas, o templo, etc – Ezequiel soube desta notícia quando ele já estava lá na babilônia – Ez 33.21-22, ele não presenciou este ato horrível.
No período do profeta Ezequiel havia uma certa quantidade de profeta – Jeremias, Daniel e Ele (em evidências, fora os não mencionados) – houve também outra época que tinha muitos profetas contemporâneos também – Isaías, Oséias, Amós e Miquéias, na metade do século 8º a.C. Dificilmente vai ter vários profeta na mesma geração, e em todas as épocas os profetas solidários um com os outros.
COMEÇO DO MINISTÉRIO DO PROFETA EZEQUIEL
No início do seu ministério, as suas mensagens não eram bem recebidas – Ez 3.25; 14.1-3, porém com passar do tempo as pessoas começaram dar mais atenção e o povo pegou grande estima por ele – Ez 8.1; 14.1
Ezequiel viu claramente que as condições que o povo estava (em relação ao pecado) traria juízo de Deus para o povo, e isso aconteceu na terceira deportação de Judá em 586 a.C.
Praticamente, o ministério do profeta Ezequiel se divide em períodos, alguns mais “relevantes” e outros nem tanto.
O primeiro momento importante é em 592-587 a.C – ele começou dar mensagens de advertências e fazia “atos simbólicos” com objetivo de levar os exilados ao arrependimento.
O segundo momento importante é no período de 586 a 570 a.C – depois da destruição de Jerusalém e do templo por Nabucodonosor, o profeta confortou os exilados e os encorajou a olhar para o futuro com esperança – Ez 33 – 48.
E foi neste contexto que entra a visão do vale de ossos secos – os ossos representavam Israel – Israel ia se restaurar como uma nação, como os ossos secos – Ez 37.
O MENINO QUE SE TORNARIA UM SACERDOTE | EZEQUIEL ERA SACERDOTE?
Ezequiel era de família sacerdotal, antes mesmo dele ser profeta – ele já tinha no sangue este chamado, ele era filho de Buzi, família de Zadoque – Ez 1.3.
Ele passou sua mocidade próximo a Jerusalém, desde cedo ele foi treinado e orientado que ele seria sacerdote um dia, porém não aconteceu desta forma, pois antes dele completar 30 anos – ele foi levado para o cativeiro babilônico.
IDADE DO PROFETA EZEQUIEL E INFORMAÇÕES SOBRE SEU MINISTÉRIO
Ezequiel foi levado para babilônia aos 25 anos de idade e cinco anos depois ele foi chamado para ser um profeta, aos 30 anos – Ez 1.1.
Algumas chegam a atribuir isso a uma “compensação de Deus” – pois ele não pode ser sacerdote na babilônia, mas Deus permitiu que ele fosse profeta.
Provavelmente ele deve ter nascido no ano 622 a.C e sua última profecia foi datada no ano de 570 a.C – no ano 27 do cativeiro de Joaquim – com base nisso estima-se que Ezequiel exerceu seu ofício profético durante 22 anos aproximados, tendo sua primeira profecia anunciada em 592 a.C.
Ele tinha 25 anos quando foi levado para babilônia e lá ficou por muito tempo, se ele tivesse em Jerusalém quando completasse 30 anos, ele seria um sacerdote, pois é a idade que eles começavam – Nm 4.3
Estima-se que ele começou seu ministério nesta idade – onde ele diz – “Tive visões de Deus” – Ez 1.1.
Após esta visão que ele teve em Ez 1.1, ele ficou tão chocado que ficou lá “por sete dias, consternado no meio deles” – Ez 3.15, invés de sacerdote, ele serviu o povo como profeta – principalmente falando para o povo judeu que estava na babilônia.
Enquanto Daniel profetizava na corte, Ezequiel profetizava para o povo.
Praticamente, ele profetizou durante 22 anos neste período de cativeiro.
O PROFETA EZEQUIEL NO MEIO DO POVO JUDEU DURANTE O CATIVEIRO BABILÔNICO
Jeremias escreveu aos exilados naquela época para que eles comprassem casas, casassem e tivessem filhos, pois o cativeiro não seria rápido, duraria pelo menos 70 anos – Jr 29.1-7.
Edificai casas e habitai-as; plantai jardins, e comei o seu fruto. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; também tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; assim multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz Jeremias 29:5-7
Os exilados no começo do cativeiro viviam muito ruim, uma boa parte era escravo e outros quando conseguiam emprego, eram os piores empregos da babilônia, mas isso começou a mudar com o tempo.
Conforme o povo judeu ia orando a Deus – Deus ia prosperando eles no cativeiro, logo muitos conseguiram construir suas casas, casarem e até mesmo criarem seus próprios negócios.
Muitos dos anciões naquela época ia se consultar com o profeta Ezequiel sobre vários assuntos – Ez 8.1; 14.1; 20.1, isso indica que Ezequiel era muito respeitado entre os judeus da babilônia.
A maioria dos judeus havia se estabelecido ao longo do rio Quebar, que era um braço do rio Eufrates, que fluía desde a babilônia por Nipur até Ereque.
Nessa região, tábuas de argila de Nipur, do século 5 a.C, mencionam os “filhos de Murashu” que eram mercadores que faziam negócios com os judeus durante a era persa, isso é fontes arqueológicas.
A MORTE DA ESPOSA DE EZEQUIEL
A esposa de Ezequiel morreu de forma repentina na babilônia no dia exato que o rei Nabucodonosor se aproximou de Jerusalém para tomar a cidade – Ez 24-12, Ezequiel já havia sido levado exilado com os primeiros grupos nesta época, porém não teve permissão de Deus para “ficar de luto em público“.
Deus disse para Ezequiel continuar sua vida cotidiana normal, como “se nada tivesse acontecido, sem nenhum sinal de luto” – Ez 24.16-18.
A morte de sua esposa serviu para comunicar uma advertência forte solene que aconteceria em Jerusalém – na terra dos cativos – Ez 24.15-27.
Em relação a sua morte, não sabemos “do que ela morreu“, apenas sabemos que era plano de Deus.
O PROFETA EZEQUIEL ERA FAMILIARIZADO COM ENSINO DO PROFETA JEREMIAS
Pelo jeito que o profeta Ezequiel escrevia, dar-se-á entender que ele era muito “amigo” ou talvez considerava muito Jeremias, eles tinham aproximadamente 28 anos de diferença de idade – Jeremias era mais velho que ele.
Possivelmente, Ezequiel tinha as cópias dos escritos de Jeremias – Ez 29.1; 36.22, pois ele menciona vários exemplos bem semelhantes, como:
- Panela de fogo – Jr – 1.13-15; Ez 11.2-11; 24.3-14;
- das duas irmãs – Jr 3.6-11; Ez 23.1-49;
- o perdão para os condenados que se arrependeram, seja em um coletivo nacional ou individual – Jr 18.5-12; Ez 18.21-32;
- os maus pastores – Jr 23.1-6; Ez 34.1-24;
- provérbio das uvas verdes – Jr 31.29-30; Ez 18.2-31;
- e a nova natureza espiritual – Jr 31.33-34; Ez 11.19-20;
- os desterrados e não judeus de Jerusalém que são as esperanças do futuro da nação de ISRAEL – Jr 24.1-10; Ez 11.15-21.
Claro, embora ele use os mesmo exemplos que o profeta Jeremias, Ezequiel colocava as suas revelações, às vezes o conteúdo era diferente, porém ele usava os mesmo exemplos – para falar coisas diferentes.
COMO O PROFETA EZEQUIEL MORREU
A bíblia não da “muitos fatos” sobre o assunto, mas segundo a tradição rabínica, ele morreu nas mãos de um príncipe Israelita, ele era muito idólatra e não aceitou ser repreendido pelo profeta – por volta de 570 a.C na babilônia, sendo assim – ele viveu aproximadamente 52 anos.
E o mais interessante é: Cerca depois de 40 anos que que ele morreu as suas profecias começaram acontecer, uma boa parte quando os judeus retornaram para Jerusalém sob o comando de Zorobabel.
O PROFETA EZEQUIEL ERA LOUCO? INSANIEDADE DO PROFETA
Alguns teólogos modernos chegam até dizer que o profeta Ezequiel era “louco“, pois ele tinha vários comportamentos diferentes, como por exemplo:
1 – fez uma réplica de barro do cerco de Jerusalém – Ez 4.1-3;
2 – Ficou deitado sobre o seu lado esquerdo durante 390 dias e virou-se sobre o lado direito por mais 40 dias – Ez 4.4-17;
3 – raspou o cabelo, queimou um terço dele, cortou um terço com uma espanada e espalhou o outro terço ao vento – Ez 5.1-4;
4 – a dieta dele era pão de cevado assado com esterco de vaca, entre tantas outras anormalidades que faziam parte da vida e das experiências de Ezequiel.
Às vezes fazia “teatro na rua” para transmitir alguma mensagem profética para aquela geração.
No final ele declarou “saberão que um profeta esteve no meio deles – Ez 33.27.
SEIS CURIOSIDADES SOBRE O PROFETA EZEQUIEL
1 – Deus chamava o profeta de Ezequiel de “filho do homem – Ben-Adam’, ele foi chamado assim por 87 vezes ao longo do livro;
2 – A expressão “filho do homem” é vista com maior frequência no livro de Ezequiel e apenas 2 no livro de Daniel – Dn 7.13; 8.17;
3 – Ezequiel era casado – Ez 24.18;
4 – Provavelmente viveu na Babilônia na aldeia de Tel-Abibe, perto do rio Quebar – Ez 3.15 em sua própria casa – Ez 3.24;
5 – Ele não é citado em nenhum livro da bíblia do antigo testamento;
6 – Por 13 anos na vida de Ezequiel, nenhuma profecia foi pronunciada, a saber: de (585 a.C) Ez 32 a (582 a.C) Ez 40.
Muito bom seus encinamentos seu jeito de compartilhar com as outras pessoas o que vc tem aprendido e sua boa vontade.
Pessoas como vc é raro encontrar!!!
Luciana!!!
Entendo, Jesus Cristo não é passaporte para vida eterna, porque o que o ter essa é a sua vida abundante aqui, kkkkk . Não é cristão!!!! Só sabe das coisas, e não as seguem.
Entendo, Jesus Cristo não é passaporte para vida eterna, porque o que o ter essa é a sua vida abundante aqui, kkkkk . Não é cristão!!!! Só sabe das coisas, e não as seguem, pelo visto é básico. E suficiente para vc.
Muito bom estou aprendendo muito Deus abençoe