É Pecado Chamar Alguém de Louco? Explicação Completa

Neste estudo eu vou te explicar porque é errado chamar alguém de louco, o que realmente a bíblia ensina sobre este tema, é pecado chamar alguém de louco ou não? Deixe nos comentários antes de prosseguir com a leitura.

INTRODUÇÃO | É PECADO CHAMAR ALGUÉM DE LOUCO?

Quem nunca chamou ou pensou em chamar alguém de louco? Quando alguém faz isso, é considerado pecado? Esta pessoa esta condenada ao inferno por isso? É isso que veremos a partir de agora, mas antes de continuarmos este estudo, já te adianto que tem muitas linhas de pensamentos sobre este tema, a que vou te passar aqui é a que eu mais confio e com fundamentos bíblicos.

CONTEXTUALIZANDO A PALAVRA LOUCO NA BÍBLIA

A palavra “louco” aparece tanto na antiga aliança como na nova, a palavra usada é “néscios”, “louco”, e geralmente esta palavra aparece se referindo a pessoas que desprezam a Deus, em sua maior parte no sentido religioso.

Vamos ver alguns versículos agora tanto na antiga aliança como na nova, observe

ANTIGA ALIANÇA

– Sl 14:1 – Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.

– Sl 53:1 – Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem.

NOVA ALIANÇA

– Mt 23:17 – Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o templo, que santifica o ouro?

– Mt 23:19 – Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar, que santifica a oferta?

– Lc 11:40 – Loucos! O que fez o exterior não fez também o interior?

– Lc 24:25 – E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

– Rm 1:21-22 – porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

Com base apenas nestes versículos, podemos notar algumas características, sempre a palavra “néscios”, “loucos” e “insensatos” esta ligado as pessoas que desprezam a Deus ou sua palavra.

ENTENDENDO O CONTEXTO DE MATEUS 5.21-22

Vamos entender o contexto de Mateus 5.21-22 agora, vamos ver o versículo:

“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.
Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal (sinédrio). E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno – Mateus 5:21,22, Versão NVI.

O contexto é o seguinte, Jesus estava ensinando sobre as leis para as pessoas, e neste versículo específico sobre o 6 mandamento – Não matarás.

ENTENDENDO O QUE SIGNIFICA CHAMAR O IRMÃO DE LOUCO

Segundo R.V.G. Tasker em seu comentário de Mateus, pg 54.55, ele diz:

A palavra grega usada por Jesus neste texto é “more – em grego” – esta palavra significa “insensatos”, esta é uma palavra que vem do hebraico “moreh” – מרה (não é מוֹרֶה – moreh de professor não) que significa “aquele que persiste na rebeldia contra Deus“, “apóstata”, “rebeldia” – esta mesma palavra é usado em Jeremias 5.3; Sl 78.8.

Neste sentido, o que Jesus estava dizendo é: Você não mata seu irmão APENAS na forma literal, mas quando chama ele de DESPREZÍVEL, louco – e louco neste contexto é “aquele que persiste em rebeldia contra Deus”.

Jesus estava ensinando que quando você diz que seu irmão é APÓSTATA, REBELDE, ALGUÉM QUE LUTA CONTRA DEUS – você já está condenando esta pessoa a tudo isso – e isso também é um assassinato.

Por isso ele diz – Se você falar isso para seu irmão (louco) – você será levado para o tribunal (sinédrio) – Pois não pode fazer uma afirmação tão pesada assim contra alguém – sem ser levado para julgamento no sinédrio.

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA RACA NA BÍBLIA?

Temos duas palavras neste versículo, a palavra RACÁ e a palavra LOUCO, a palavra louco já foi explicado o que significa na bíblia, agora vejamos o que significa a palavra racá na bíblia, mas antes vamos ver o versículo novamente em outra versão:

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno – Mateus 5:22

Segundo os escritores Fritz Rienecker e Cleon Rogers; Chave Linguística do Novo Testamento, pg 11, a palavra racá significa:

  • estulto;
  • tolo;
  • expressa desprezo pela cabeça do homem;
  • sentido de salafrário.

Uma definição do próprio dicionário:

Racá – ρακα de origem aramaica, cf 7386 ריק ;TDNT – 6:973,983.
1) vazio, i.e., sem sentido, pessoa que tem cabeça vazia, cabeça-oca
2) termo de repreensão usado entre os judeus no tempo de Cristo.

PORQUE QUEM CHAMAVA ALGUÉM DE LOUCO ERA LEVADO PARA O SINÉDRIO

Jesus disse que quem chamasse seu irmão de “racá e louco” seria levado ao sinédrio (tribunal), mas porque isso?
Como já vimos, chamar alguém de louco neste contexto era afirmar que esta pessoa era apóstata, desprezava as leis de Deus e também era herege.

Sendo assim, fazer uma afirmação desta contra  alguém nos tempos bíblicos, a pessoa era sim levado para julgamento para provar que isso é verdade, por isso Jesus diz isso.

É como nos dias de hoje, ninguém pode chamar alguém de golpista ou seja lá que for – SEM UMA PROVA, isso é calunia e difamação, da processo criminal dentro de nossas leis brasileira.

O mais interessante: se alguém chamar alguém de racá (inútil) + louco (desprezava a Deus) – esta pessoa além de matar a outra espiritualmente, ela poderia ser levada para o sinédrio e no lago de fogo e enxofre (geena).

Vamos entender um pouco agora o que era o sinédrio na bíblia, explicação rápida.

O QUE ERA O SINÉDRIO NA BÍBLIA

Bora entender o que era o sinédrio de uma forma simples e objetiva

Aqui temos o texto em grego onde menciona o sinédrio em Mateus 5.22

ἐγὼ δὲ λέγω ὑμῖν ὅτι πᾶς ὁ ὀργιζόμενος τῷ ἀδελφῷ ⸀αὐτοῦ ἔνοχος ἔσται τῇ κρίσει· ὃς δ’ ἂν εἴπῃ τῷ ἀδελφῷ αὐτοῦ· Ῥακά, ἔνοχος ἔσται τῷ συνεδρίῳ· ὃς δ’ ἂν εἴπῃ· Μωρέ, ἔνοχος ἔσται εἰς τὴν γέενναν τοῦ πυρός – Mateus 5:22

Você pode entrar aqui para conhecer a bíblia em grego

συνεδριον – sunedrion (sinédrio) – definição pelo dicionário grego:

Sunedrion – συνεδριον de um suposto derivado de um composto de 4862 e a raiz de 1476; TDNT – 7:860,1115; n n
– 1) assembleia (esp. de magis  trados, juízes, embaixadores), seja convergido a deliberar ou julgar;
– 2) qualquer sessão ou assembleia ou povo que delibera ou adjudica;
— 2a) Sinédrio, o grande concílio de Jerusalém, que consiste de setenta e um membros, a saber, escribas, anciãos, membros proeminentes das famílias dos sumo-sacerdotes, o presidente da assembleia. As mais importantes causas eram trazidas diante deste tribunal, uma vez que os governadores romanos da Judéia tinham entregue ao Sinédrio o poder de julgar tais causas, e de também pronunciar sentença de morte, com a limitação de que uma sentença capital anunciada pelo Sinédrio não era válida a menos que fosse confirmada pelo procurador romano.;
— 2b) tribunal ou concílio menor que cada cidade judaica tinha para a decisão de casos menos importantes.

CHAMAR ALGUÉM DE LOUCO É PECADO?

Bom, já vimos que chamar alguém de louco na bíblia tinha exatamente esta ideia – falar que a pessoa desprezava a Deus, que esta pessoa tinha o coração ruim, etc – é bem no sentido negativo mesmo.

Hoje, atualmente – dentro da nossa CULTURA, chamar alguém de louco não passa esta ideia, eu digo que não é pecado, porém não é correto – chamar alguém de louco.

Hoje a palavra “louco” dentro da nossa cultura representa outra coisa que é bem diferente do “louco” da bíblia, mesmo assim não é bom chamar alguém desta forma..

Post – É Pecado Chamar Alguém de Louco? Explicação Completa
Tags – é pecado chamar alguém de louco, o que significa racá na bíblia, estudos bíblicos
Estudo Relacionado

Aula 4 – Resguardando-se dos sentimentos ruins | Subsídio

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.