Quem era o jovem rico e a sua verdadeira história [Revelado]

Paz, tudo bem?

– Um dos assuntos que gera mais polêmica e diversas interpretações é sobre o “jovem rico“, nesse pequeno post quero falar um pouco sobre esse assunto – LEMBRANDO que vou expor uma interpretação um pouco diferente, existem varias maneiras de interpretar, a que vou usar é uma que eu particularmente acredito. FIQUE COMIGO ATÉ O FIM DESSE ESTUDO!

QUEM ERA O JOVEM RICO

Muitos interpretam essa passagem como parábola, mas é um erro exegético muito grande, a bíblia não chega mencionar o nome desse jovem rico nem sua origem, mas deixa uma boa descrição sobre quem era o jovem rico, com base nos textos a seguir, poderemos traçar seu perfil.

Jesus em sua última viagem para Jerusalém, Ele encontrou esse personagem, que é bem interessante.

Lucas diz que ele era um príncipe (Lc 18.18). A palavra príncipe no grego é “arcwn (archon)“, que significa literalmente – governador, comandante, chefe, líder, isso revela que ele não era um simples homem, mas sim alguém que tinha uma certa importância dentro da sociedade judaica e a bíblia também menciona o fato dele ser muito rico – “muitas propriedades…”

O PEDIDO DE JESUS PARA O JOVEM RICO

Jesus fez um pedido meio que “insano” ao jovem, Ele pediu para o jovem vender tudo que ele tinha e dar aos pobres para ser perfeito, conforme o versículo:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. – Mt 19.21

Esse pedido que Jesus fez para o jovem, olhando com um “olhar” mais pro texto, fica difícil interpretar, algumas perguntas que devemos fazer:

  • será mesmo que Jesus estava querendo dizer isso?;
  • Será que conseguimos conquistar o reino de Deus apenas comprando?;
  • Seria possível alcançar a perfeição apenas vendendo tudo e dando aos pobres?

Olhando apenas o texto, fica bem difícil entender que estava acontecendo ali, o pedido de Jesus não estava relacionado a bens materiaisVamos analisar mais a fundo essas questões nos próximos tópicos – FIQUE COMIGO ATÉ O FIM!

SALVAÇÃO NÃO PODE SER COMPRADA COM DINHEIRO

No tópico anterior vimos que Jesus fez uma proposta para o jovem – “vende tudo que tem e da aos pobres“, depois disso ele herdaria o reino de Deus – MAS ESTARIA JESUS FALANDO DE BENS MATERIAIS? – Seguindo essa lógica, o reino de Deus então é comprado e não dado pela graça de Jesus. Dinheiro nenhum pode comprar a salvação.

Muitas pessoas pegam esse ‘pedacinho isolado‘ e montam estudos dizendo que é dando dinheiro que entramos no reino de Deus, porem – não é disso que esse texto trata.

Vamos ver um pouco agora sobre a salvação, se ela é comprada com dinheiro ou foi conquistada na cruz com sangue de Jesus, me acompanhe nessa leitura de alguns versículos.

A salvação não se compra com dinheiro, pois ela já foi comprada por Jesus no Calvário com sangue – 1 Co 6.20

“20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” – 1 Co 6.20

A salvação não pode ser comprada, senão as pessoas se “gloriariam nelas mesmo“, a salvação é um dom gratuito de Deus, mediante a graça – Ef 2.8,9.

“(…) Porque pela graça sois salvo, isso não vem de vós é dom de Deus […]” – Ef 2.

Vamos analisar também o SALMO 49 – Observe o texto:

6 – Aqueles que confiam na sua fazenda, e se gloriam na multidão das suas riquezas,

7 – Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele.

8 – (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),

Nesse Salmo fica evidente que a salvação não pode ser comprada com dinheiro ou esforço próprio. O versículo 7 diz com clareza – o homem não pode dar a Deus o resgate da salvação.

Vamos ler mais um versículo para concluirmos esse assunto – lembrando é apenas uma “pequena parte, o assunto é muito mais amplo”, só existe uma pessoa que pode nos ligar a Deus novamente e intermediar Deus e nós, que é Jesus Cristo – sendo assim, não há salvação sem Jesus.

1 Timóteo 2,5 – há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Depois de todos os textos que lemos, fica muito claro que Jesus não estava querendo comprar a salvação do jovem rico com dinheiro, fica mais claro ainda que “os bens” desse jovem não era só dinheiro, mas tinha algo a mais ali – O que Jesus estava realmente pedindo não era o “dinheiro” do jovem rico, mas algo totalmente diferente, vamos ler o próximo tópico.

O QUE REALMENTE JESUS PEDIU PARA O JOVEM RICO

A grande pergunta é – O que Jesus realmente pediu para aquele jovem? – SERIA REALMENTE DINHEIRO? – Vamos analisar um pouco o ocorrido.

O jovem já guardava todos os mandamentos e já conhecia praticamente toda a palavra de Deus da época, mas mesmo assim, esse conhecimento não era suficiente para o jovem ser perfeito e herdar o reino de Deus.

Jesus pediu para o jovem “vender tudo” que tinha e dar aos pobres, esse foi o pedido de Jesus – Mas, se eu dissesse que esses “bens materiais” na verdade não eram riquezas físicas, mas sim de “conhecimento”.

O pedido de Jesus para o jovem rico estava relacionado a “vende todo seu conhecimento” e da aos pobres. Esse texto trata-se de riqueza no sentido de conhecimento, não de riqueza no sentido físico. VAMOS INTERPRETAR JUNTOS ESSA PASSAGEMME ACOMPANHE NO PRÓXIMO TÓPICO!

INTERPRETANDO A PASSAGEM DO JOVEM RICO

Sem muitas enrolações, vamos interpretar juntos essa passagem bíblica, o que realmente Jesus pediu para o jovem rico?

A palavra “vender” não significa diretamente – vendas de algo, produto físico ou serviço, mas a palavra vender em qualquer dicionário é – “trocar aquilo que você tem, por algo” – isto é – A venda de uma ideia, pode ser considerado uma venda.

Vender é literalmente – trocar o que você tem, por outra coisa – vender nessa passagem bíblica é – “vende a ideia do evangelho para os pobres“.

Jesus estava dizendo para aquele jovem – “Vende a ideia do evangelho para os pobres, isto é – “aqueles que não tem”, já que você tem o conhecimento e segue desde criança – vende a ideia do evangelho, isto é – dê tudo que você tem (conhecimento) para os pobres (aqueles que não tem) e então será perfeito.

Jesus estava fazendo um apelo para aquele jovem – vender tudo que ele tinha de conhecimento – isto é – levar os ensinamentos que ele tinha, para os pobres (aqueles que não tinha conhecimento).

É exatamente disso que se trata esse texto, não podemos interpretar essa passagem bíblica como “bens materiais“, pois machucaria a exegese bíblica.

Em resumo – Jesus estava chamando aquele jovem para ser um “evangelista“, alguém que levaria seu conhecimento para aqueles que necessitam – os pobres. O texto se refere a um chamado que foi rejeitado – Há muitas pessoas como esse jovem rico, tem muito conhecimento, mas insiste em guardar para si mesmo!

CONCLUSÃO

Com base nas interpretações bíblicas – tanto histórica quanto cultural, ficou evidente que Jesus não estava chamando o jovem para vender seus bens materiais, mas sim ‘seu maior bem – que era o conhecimento’, essa passagem trata-se de conhecimento e não de bens materiais. Assim como o jovem rico que não quis compartilhar seus conhecimentos, existem muitas pessoas que também não gostam de compartilhar seus conhecimentos – Você tem compartilhado seus conhecimentos do reino de Deus para outras pessoas? – Gostaria de concluir com esse questionamento!

Post – Quem era o jovem rico e a sua verdadeira história [Revelado]
Tags – quem era o jovem rico, o pedido de Jesus para o jovem rico, salvação não pode ser comprada com dinheiro, jesus pediu dinheiro para o jovem rico, a historia do jovem rico, a verdadeira história do jovem rico, interpretação da história do jovem rico.

CURSO COMPLETO – FORMAÇÃO EM TEOLOGIA

Para você que chegou até aqui, uma pergunta – Você já possui algum CURSO EM FORMAÇÃO EM TEOLOGIA? – Essa é a oportunidade PERFEITA PARA você. Nosso CURSO DE FORMAÇÃO EM TEOLOGIA ESTÁ NA PROMOÇÃO essa semana, você comprando o curso GANHARÁ VÁRIOS BÔNUS E ACESSO AO NOSSO GRUPO DE ESTUDOS.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

17 comments

  1. Pois eu concordo com irmão que diz que o texto traz a palavra propriedades, portanto não se tratava de conhecimento, e não se trata do valor da propriedade, pois para Deus uma bicicleta e um avião valem a mesma coisa, pode se tratar de um coração que confiava nas riquezas.

    1. Como eu disse, são várias interpretações, eu mostrei um lado. Lembrando que os “bens – propriedades” podem ser considerados como conhecimento. Seu conhecimento é uma propriedade. Mas eu entendi que o irmão disse, mas lembrando, eu só expus um lado da interpretação.
      Fica na Paz…

  2. a paz pra todos , se fomos presta a atenção, o texto também não fala diretamente em Riquesa materiais.mais sim conhecimentos, porque Deus pergunta se ele conhece os mandamentos e ele diz que sim,então Deus manda ele passa pra os demais que ainda não conhece.eu concordo com a interpretação do irmão,fiquem todos na paz.

    1. A paz do Senhor, a Bíblia é bem clara quando nos relata em lc 18 vs 22 – ( Vende tudo e de o * DINHEIRO * Aos Pobres, como Jesus pode não está falando de bens materiais ?!

        1. Mas Jesus não disse que ele compraria a entrada dele no reino de Deus, mas sim que seria perfeito e teria um tesouro nos céus. A vida eterna (entrada no reino) o jovem já tinha pois como foi colocado por Jesus ele já obedecia os mandamentos. Para mim viajar tanto na interpretação to texto comparando os bens no contexto da passagem com conhecimento é um tanto danoso, pois tira o peso da mensagem e não toca no assunto que muitos tentam fugir que é o amor ao dinheiro e o que isso implica. Tem que forçar muito a passagem e o texto para afirmar a interpretação do estudo em questão.

  3. Esse dinheiro não compraria o céu mas atrapalhava de alguma forma o jovem de confiar plenamente em Deus. Continue lendo o texto e verá que Jesus continua que dificilmente pode entrar um Rico no Reino. Isso fala de dinheiro e os que confiam nele. Fiquei bem triste com essa forma de ver a passagem. O dienhiro tem muita influência sim. Jesus chega a chamar de senhor Mamom.

    1. Como eu falei bem no começo do texto – eu trouxe uma forma diferente para para interpretar esse texto, com uma visão cultural, social e principalmente LINGUÍSTICA.

      Se Jesus estava falando de dinheiro, isso abre uma breja muito grande para pessoas “venderem pedaço” do céu.
      Fica na paz meu irmão.

  4. Ententi sim por que como ele era muito rico tinha que ter conhecimento sem conhecimento vc nao se torna rico nessa passagem jesus quer nos mostrar que a maior riqueza e a palavra de Deus e que nao temos que focar nas coisas materias e sim nas espirituais por que a palavra de Deus e o maior tesouro pra nossas vidas

  5. Concordo com sua interpletaçao por que Jesus cristo nao estava falando de riqueza fisica e sim da maior riqueza que e a palavra de Deus por que mesmo se o jovem rico vendesse tudo oque tinha e desse aos pobres… Como ficariam os pobres… Eles iam morrer sem ter o conhecimento da palavra de Deus e Jesus veio pra nos Salvar nao pra salvar uma pessoa especifica irmao concordo plena mente com sua interpletaçao por que A interpletaçao e espiritual nao carnal

    1. Amém benção, que Deus te abençoe e faça você sentir mais vontade ainda de buscar conhecimento da palavra de Deus.

  6. Adevanio Carlos da Silva disse:

    Não consigo entender como as pessoas querem tentar mudar o que esta escrito na Bíblia
    Algumas coisas até da para ter outras interpretações mas nessa passagem não
    Está totalmente relacionado aos bens materiais ao dinheiro a todo luxúria que o jovem tinha seu coração estava preso nessas coisas e Cristo queria ele com o coração desprendido dos bens materiais e voltado para ajudar ao próximo
    Devemos ter cuidado como interpretamos os textos bíblicos senao não conseguiremos passar a mensagem correta que o mestre ensinou

    1. Eu não consigo entender como as pessoas tem uma visão tão “simples” da bíblia, rsrs. Ela é um oceano sem fim meu irmão – se você soubesse cada coisa linda que da para extrair dela, não falaria isso e nem pensaria assim também.

      Vamos supor que essa passagem esteja relacionada a dinheiro, então você quer dizer – que podemos comprar o reino de DEUS? – Para sermos perfeito temos que dar todo nossos bens, é isso? – Porque é EXATAMENTE ISSO QUE O TEXTO FALA.

      Poderia me explicar isso de forma racional e objetiva esse texto?

  7. Com todo meu respeito rui não concordo com a sua *visão desse texto, até pq não se trata de comprar o reino de Deus com dinheiro se trata de largar tudo e seguir a Jesus, em Lucas 18;22 Jesus diz; falta mais uma coisa :– venda tudo que vc tem e dê aos pobres … Depois venha e *siga-me
    LOGO-> vender tudo o que ele tinha e dar dinheiro aos pobres é só uma condição do que Jesus realmente exigiu dele!
    O que Jesus realmente pede é que ele o siga!
    *Aquele que quer vir após mim, tome sua cruz (condição) e siga-me !
    Que Deus nos ajude !!!!!

    1. Como eu comentei, é uma visão, um meio de interpretar essa passagem, mas que você comentou faz muito sentido. Só mostramos um outro lado de interpretação dessa mesma passagem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *