Qual a diferença entre Hebreus, Judeus e Israelitas?

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Você sabe qual a diferença entre Hebreus, Judeus e Israelitas? Continue conosco até o fim e descubra como cada um destes termos surgiram ao decorrer dos tempos.

INTRODUÇÃO – QUAL A DIFERENÇA ENTRE HEBREUS, JUDEUS E ISRAELITAS?

Essa é uma questão que muitas já se pegaram pensando alguma vez: Qual a diferença de Hebreus, Israelitas e Judeus? Estes termos não fazem referência ao mesmo povo? Como diferenciar estas palavras e saber a que povo se refere cada uma delas?

Vamos discorrer sobre a história a fim de compreender melhor como se originaram este povos e como fazer a distinção entre cada um deles.

QUEM ERAM OS HEBREUS?

Basicamente, podemos considerar que os Hebreus são uma ramificação dos descendentes de Sem, ou seja, são um povo semita. Eles são o grupo maior que contém os Israelitas e os Judeus também.

Acredita-se que o termo ‘Hebreu‘ se originou do nome Eber, conforme o versículo abaixo:

A Sem, que foi o pai de todos os filhos de Eber e irmão mais velho de Jafé, a ele também nasceram filhos.
Gênesis 10.21

Diferente dos demais povos como Judeus e Israelitas, os Hebreus não possuem um limite exato sobre quem pode ou não ser chamado de hebreu, pois de Sem foram gerados outros povos com uma cultura e costumes diferentes do que conhecemos. Ainda é válido destacar que, este termo começou a ser utilizado depois que o povo já estava formado o que dificulta ainda mais limitar estes termos.

O que podemos considerar é que, todos os Judeus e Israelitas, bem como todos os seus ascendentes, são categoricamente Hebreus também.

Mais tarde, depois do pacto com Abraão, todos os Hebreus passaram a ser circuncidados ao oitavo dia de nascimento e esta também passou a ser uma característica deste povo.

De acordo com a história, os Hebreus formavam um povo que tinha por características as migrações e a crença em um só Deus. Essa fé monoteísta é muito peculiar do povo Hebreu, uma vez que a maioria de todos os outros povos do início das civilizações eram politeístas.

QUEM ERAM OS ISRAELITAS?

Os Israelitas são uma parte do povo Hebreu. Eles são os descendentes de Israel, que anteriormente era chamado de Jacó.

Eles são um povo que permite sabermos com mais assertividade quem é considerado Israelita ou não, pois baseia-se na filiação de Israel. A partir de Jacó, todos os seus descendentes são Israelitas, sendo, cada um dos seus filhos o representante de sua própria tribo, dando origem, portanto, às doze tribos de Israel.

Caso queira saber mais sobre como se originou o termo ‘Israelitas’ e quem foi este povo, vou deixar um outro artigo que faz essa apresentação mais detalhada ao final deste post. Confira o post ‘Qual a diferença entre Israelitas e Israelenses?‘.

QUEM ERAM OS JUDEUS?

Os Judeus formam uma parte menor do povo hebreu e que também pertencem ao povo Israelita.
Mas afinal, quem são os judeus? Em suma, os judeus são os descendentes de Judá.

Na Bíblia, é mais fácil delimitar os integrantes deste povo, se comparados aos hebreus, pois eles são somente aqueles que descendem de Judá.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

JUDAÍSMO – JUDEUS DE ACORDO COM A FÉ

Todavia, com o decorrer dos tempos, o termo ‘judeu’ passou a ser atribuído também a todos os que são adeptos e professam a fé judaica, uma vez que, o Judaísmo é assim chamado, por ser a fé do povo judeu.

Por isso, além dos Judeus por nascimento, temos, hoje, os que se consideram judeus por afinidade religiosa.

DIVISÃO DOS REINOS – JUDEUS POR ASSOCIAÇÃO À TRIBO DE JUDÁ

Outrossim importante a se destacar é que, após a divisão dos reinos norte e sul de Israel: O Reino Norte ficou conhecido como Reino de Israel e o Reino Sul como Reino de Judá. Este reino era composto pela tribo de Judá, Benjamim e, posteriormente, Levi (II Crônicas 11.12-15)

No decorrer dos anos, o único povo que se manteve íntegro e permaneceu nos mandamentos entregues a Moisés, foi o Reino de Judá. Este povo sofreu dois momentos tristes de dispersão, chamados de Diáspora Judaica.

Por este motivo, o termo ‘Judeu’ também passou a referenciar os que pertenciam ao Reino de Judá, sendo eles, conforme já citado, os pertencentes à tribo de: Judá, Benjamim e Levi.

QUEM ERAM OS JUDEUS PERSEGUIDOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Desta forma, os Judeus perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial englobavam todos os descendentes que estavam associados ao Reino de Judá após a divisão de Israel, incluindo portanto benjamitas e levitas. A perseguição do governo Nazista, não era sobre o credo judaico, mas sim sobre judeus que tinham ascendência judaica.

Por esta razão, não era possível que os judeus perseguidos se escondessem ou disfarçassem suas raízes, uma vez que não bastava negar a fé, pois eles sofriam com tortura e até mesmo a morte por uma condição de nascimento (genealógica).

Os que não faziam parte do povo judeu, não podiam socorrê-los, pois os judeus eram marcados com uma estrela amarela, e os que os socorriam eram condenados por sua misericórdia, caso se compadecessem deles.

Esta foi uma época muito triste para os judeus e vergonhosa para os opressores. Registra-se que cerca de 6 milhões de Judeus foram mortos neste período.

PERGUNTAS E RESPOSTA SOBRE OS HEBREUS, JUDEUS E ISRAELITAS

Vamos a um jogo rápido – Diga a que povo pertencia os personagens a seguir:

Os levitas? Hebreu e Israelita

Ismael? Hebreu

Moisés? Hebreu e  Israelita

Davi? Hebreu e Judeu

Jafé? Não pertencia a nenhum destes povos específicos

José? Hebreu

Jesus? Hebreu, Israelita e Judeu

DIAGRAMA SOBRE OS HEBREUS, JUDEUS E ISRAELITAS

Análise o diagrama a seguir:

Judeus Israelitas Hebreus

No universo matemático, este tipo de gráfico é chamado de Diagrama de Venn e serve para identificar conjuntos e como um está em relação ao outro.

Observe:

  • Os Judeus formam o grupo menor e está contido dentro do grupo de israelitas;
  • Os Israelitas contém o grupo de Judeus e está contido no grupo de hebreus;
  • Os Hebreus formam o grupo maior que contém o grupo de Judeus e Israelitas

Portanto, observe as conclusões a seguir:

  1. Todo israelita é também hebreu;
  2. Todo judeu é também israelita e hebreu.

Coloquei no diagrama alguns nomes de pessoas que pertenciam a cada um destes povos para facilitar a compreensão sobre a diferença entre eles.

Caso tenha dúvidas ou algum conteúdo complementar, deixe nos comentários pra que a gente compartilhe conhecimento!

 

Título: Qual a diferença entre Hebreus, Judeus e Israelitas?
Tags: Hebreus, Judeus, Israelitas, Quem eram os Hebreus, Quem eram os Judeus, Quem eram os Israelitas, Qual a diferença entre Hebreus, Judeus e Israelitas
Post Relacionado: Qual a diferença entre Israelitas e Israelenses? | O que foi a Diáspora Judaica e o que Significa Diáspora | Tudo sobre a Divisão de Reino – Reino Sul e Reino Norte

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 4.2 / 5. Contagem de Votos 23

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio

Aline Favali, co-produtora do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formada em Ciência da Computação e em Licenciatura em Matemática, pós graduada em Gestão de Projetos e amante da Bíblia Sagrada e do hebraico bíblico.

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *