Quem Foi Lilith na Bíblia – Lilith Foi a Primeira Esposa de Adão?

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Nesse estudo veremos um pouco sobre quem Foi Lilith – A primeira Mulher de Adão, lembrando que existem várias teorias sobre o assunto e nesse estudo veremos algumas.

INTRODUÇÃO – QUEM FOI LILITH | A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO

Esse sem dúvida é um dos assuntos mais controversos de todos, será mesmo que existiu uma mulher chamada Lilith? E realmente ela foi a primeira esposa de Adão? Quem seria Lilith na história? Ela era um personagem bíblico?

Realmente, são muitas perguntas relacionadas ao tema e nesse estudo veremos tudo sobre o assunto, lembrando que a INTENÇÃO DESTE ESTUDO não é TE PROVAR NADA, apenas passar as informações para você. O SABER NUNCA É DEMAIS.

PEÇO QUE ABRA SUA MENTE hoje para realizar a leitura do estudo sem “pré conceitos”, te desejo uma boa leitura e não esqueça de deixar seu comentário.

DE ONDE VEIO A HISTÓRIA DE LILITH (A ORIGEM DE LILITH)

Antes da gente começar estudar quem foi Lilith, é muito importante a gente entender a origem, como começou essa história toda da “primeira esposa de Adão“. Existem vários documentos e lendas sobre o assunto, iremos ver algumas delas nesse estudo.

As lendas hebraicas, babilônicas e outras dizem que Lilith foi a primeira mulher de Adão, porém removeram essa parte da bíblia no concílio de trento, pois a igreja na época era muito “machista” e a Lilith desafiava Adão com constância, isso poderia prejudicar a imagem dos homens, segundo alguns comentários, por este motivo a igreja católica nesse concílio resolveu remover “lilith” da bíblia.

Vamos analisar um pouco mais da origem agora

Existe um documento produzido entre os séculos 18-10 depois de Cristo e nele tem o alfabeto em hebraico, que é 22 letras, e para cada letra existe uma história, a Lilith aparece exatamente nesta obra, no capítulo 5.

Na história da QUINTA letra aparece a famosa Lilith, nesse capítulo conta que esta personagem teria o direito de atormentar e aterrorizar as futuras gerações.

Este documento que conta a história de Lilith é um livro chamado ALPHABET DES BEN SIRA.

O registro mais antigo dessa figura está nas gravuras dos amuletos de Arslan Tash, relíquias que datam do século 7 a.C. Alguns historiadores argumentam ainda que Lilith é mencionada ainda antes, na demonologia suméria do terceiro milênio a.C. Na Épica de Gilgamesh, poema mesopotâmio de 2100 a.C., há uma possível menção a Lilith como “demônio”. Ou seja,Lilith já era conhecida antes de compilarem o Gênesis, o que reforça a teoria de que foi “apagada da história”, isso afirma alguns teólogos.

QUEM FOI LILITH – A PRIMEIRA ESPOSA DE ADÃO

Bom, já conhecemos a fonte da história de Lilith, vamos entender agora o que esses documentos dizem sobre ela.

Na descrição do documento diz que ela é: forte, bonita e pode voar. E neste documento diz que ela era a primeira esposa de Adão antes de Eva que corajosamente abandou o éden por que não aceitou ser tratada como inferior ao homem. Já vou adiantando, a Lilith não foi a primeira esposa de Adão – no ponto de vista bíblico, a seguir veremos um pouco mais da história de Lilith.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

A HISTÓRIA DE LILITH – QUEM SERIA LILITH NA HISTÓRIA?

O nome Lilith era conhecida como “lilituh” pelos sumérios por volta do ano 3000 a.C, ela era a representação de demônios e espírito de ventos.

Já pela lenda hebraica, essa mulher teria sido formada no jardim do éden a partir do barro, e NÃO PELA COSTELA, como Eva. E a primeira vez que aparece ela, como já mencionamos foi no livro ALPHABET DES BEN SIRA.

Nesta versão diz que ela foi criada do barro, como Adão e no momento da relação sexual, ela se recusava a se deitar embaixo do homem (Adão), pois ela também foi feita do barro como ele, e ela não queria ser inferior a Adão.

E depois deles sempre brigarem por este motivo, ela sai voando pelo universo, ela acabou saindo do Éden e indo morar no MAR VERMELHO, e ali ela teve relações sexuais com diversos demônios, inclusive com Samael, conhecido como ANJO DA MORTE ou SATAN.

CONTINUANDO A HISTÓRIA

Adão se sentiu muito sozinho depois que ela foi embora, e Adão pediu para Deus buscar ela de volta, ai Deus resolve mandar 3 anjos (Gabriel – Sanvi | Rafael – Sansavi  | Miguel  – Samangelaf) buscar ela, porém ela se recusou a voltar.

Mesmo os 3 anjos ameaçando arrogar ela, ela ainda continuava a resistir – ela não voltou com os anjos. Foi exatamente nesse período que surge Eva, pois a Lilith não quis voltar para Adão.

A história diz que Lilith era assassina de toda criança nascida homem, e outros tratados como Zohar (Cabala), ela se juntou aos anjos caídos e se casou com Samael (Satanás) e com satanás ela teve o verdadeiro prazer e tiveram vários filhos, que são os demônios.

Além das origens babilônicas sobre Lilith, também tem algumas versões “Assírias” e depois passou a fazer parte da lei oral dos judeus, na cabala Lilith teria sido criada por pó negros e fezes – outras versões diz pó negro e lodo.

A mitologia ainda diz que foi Lilith que enganou Eva lá no Éden, justamente para dar o troco em Adão, ela era a própria cobra.

TEM LILITH NA BÍBLIA? O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE LILITH?
EXPLICAÇÃO DE ISAÍAS 34:14

Temos referencias a Lilith na bíblia? A resposta é SIM E NÃO. O nome Lilith aparece na bíblia, porém não se referindo a uma pessoa, mas sim a outra coisa, como veremos a seguir.

Vou deixar aqui para vocês o texto em hebraico para vocês conhecerem, peço que preste muita atenção, observe:

Ali em Isaías 34:14 encontramos a palavra “LYLYT” – em inglês a gente transliteraria como “Lilith”. Segundo especialistas em hebraico, a palavra ali pode ser traduzida como: individuo ou classe de criatura horripilante.

Se você reparar, a raiz da palavra “LYLYT” é pode significar LAIR | LIEL e várias outras palavras e todas elas estão relacionadas a ALGO NOTURNO – OU ESCURO. Inclusive quando você diz LAILA TOV – É “Boa NOITE” – Laila é Noite. A raiz hebraica de Lilith é exatamente algo relacionado a ALGO NOTURNO – OU ESCURO.

QUE EU ESTOU QUERENDO DIZER COM ISSO – Segundo especialistas do hebraico, não podemos ATRIBUIR o nome LILITH a uma pessoa – SENTIDO DE NOME DE ALGUÉM, mas sim a palavra deve ser traduzida sempre relacionado a algo NOTURNO ou algo ruim – no sentido de demônios, criaturas e nunca a pessoa.

Então respondendo a pergunta: Existe a Lilith na bíblia? A resposta é – Tem a palavra Lilith sim, mas não para descrever uma pessoa. Não existe uma personagem mulher na bíblia com este nome.

CONTINUANDO A EXPLICAÇÃO DE ISAÍAS 34:14

A única possível referência a Lilith é em Isaías 34:14. Nessa passagem, a palavra hebraica traduzida como “criaturas noturnas” é parecida com Lilith.

A criatura mencionada representa um monstro ou uma criatura da noite, que assombraria a terra de Edom depois de sua destruição. Todas as criaturas nessa passagem são símbolos da desolação de Edom, que seria castigado por seus pecados. Como o texto é simbólico, não podemos dizer com certeza se essa criatura existe mesmo ou se é só uma metáfora.

O mito de Lilith não acrescenta nada de útil à história da Bíblia nem tem nenhum ensinamento bíblico. Na verdade até contradiz a Bíblia. A Bíblia diz claramente que a serpente que enganou Eva era o diabo (Apocalipse 12:9). Não era Lilith.

9 – grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.

Fica muito claro que não há nenhuma relação da Palavra “Lilith” de Isaías com esta personagem das mitologias.

LILITH É UM DEMÔNIO OU UMA DEUSA?

Claro, estamos falando em mitologias e crenças populares, podemos dizer que Lilith tornou-se um demônio, e para algumas culturas, ela era uma deusa, inclusive a deusa da fertilidade.

Existem mitos que dizem que quando alguém está dormindo e sonha com uma mulher em algum momento de prazer, logo está possuído por Lilith, claro – isso não é verdade, mas vale a pena saber a informação. Podemos dizer que ela é os 2 – tanto um demônio, como uma deusa, depende da crença popular da mitologia.

COMO CADA CULTURA PENSA SOBRE A LILITH

Em cada cultura e história Lilith é tratada de uma forma, eu vou apresentar agora para vocês como a cultura judaica e a cultura grega encara esse personagem, claro – existem muitas informações sobre o assunto dentro das duas culturas, veremos as principais.

CULTURA JUDAICA

A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que vissem Lilith como um símbolo de algo negativo.

Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio.

Assim surgiu as lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia, succubus quando mulheres e íncubos quando homens, ou simplesmente lilims.

Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por uma succubus, dificilmente um homem saía com vida. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.

CULTURA GREGA

Lilith é associada com a Deusa grega Hécate, “A mulher escarlate”, uma Deusa que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero, reino de Hades. Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.

HÁ VÁRIAS POSSIBILIDADES QUANDO SE FALA EM LILITH

Vou fazer um pequeno resumo do estudo, deixando algumas possibilidades sobre quem foi Lilith, observe:

  • A primeira mulher de Adão;
  • A esposa do diabo;
  • Um espírito vingativo;
  • Uma mulher sedutora de cabelos longos;
  • Uma coruja que se escondia no oco de árvores durante a noite;
  • Um demônio noturno que sequestrava crianças;
  • Um espírito maléfico que seduzia homens durante a madrugada;
  • A serpente que incitou Eva a comer o fruto proibido.
  • Mas todas elas derivam de uma mitologia inicial que foi, pouco a pouco, incorporada por outras culturas e ganhando novas versões no imaginário popular.

Essas são algumas possibilidades de quem tenha sido Lilith – a luz da cultura judaica, babilônica, grega, e outras…
O próximo tópico é o mais importante, por favor leia.

VALE A PENA ACREDITAR NESSA HISTÓRIA?

Agora entra o grande porém: Vale a pena acreditar nessas fabulas? O que a bíblia diz sobre Lilith?
Respondendo a primeira pergunta – NÃO, Não vale a pena acreditar nessa história, o próprio Paulo diz que isso é doutrinas de demônios, e diz também para rejeitar as fábulas profanas. Observe os versículos a seguir.

“O Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência… Rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade… Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (1 Tm 4:1-2, 7; 2 Tm 4:3-4).

Paulo Continua a conversa com Tito dizendo:

Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Tito 1:14,15

Assim finalizamos esse estudo, realmente – este post foi mais informativo, embora isso não impacte diretamente em nossas vidas, é muito importante conhecer.

JOGO RÁPIDO AGORA – PERGUNTAS E REPOSTAS FÁCIL

Nesse tópico vamos para perguntas e respostas fácil e mais objetivas.

SERÁ MESMO QUE EXISTIU UMA MULHER CHAMADA LILITH?

Não existe nenhuma prova concreta que ela realmente existiu, biblicamente podemos afirmar que não, já com dados em arqueologia, podemos deduzir que sim – NADA AFIRMATIVO.

LILITH FOI A PRIMEIRA ESPOSA DE ADÃO?

Não, segundo a bíblia sagrada não, a primeira e única esposa de Adão foi Eva

QUEM ERA LILITH NA BÍBLIA?

Lilith na bíblia e exatamente algo relacionado a NOTURNO, noite e NUNCA a uma pessoa.

LILITH ERA UM PERSONAGEM BÍBLICO?

Não, Lilith era um nome utilizado para atribuir a algo noturno e não a uma pessoa.

QUEM FOI LILITH?

Segundo as mitologias judaicas, babilônicas foi primeira esposa de Adão.
Segundo a bíblia, ninguém, simplesmente não existe essa palavra para descrever uma pessoa.

Post – Quem Foi Lilith na Bíblia – Lilith Foi a Primeira Esposa de Adão?
Tags – Quem foi Lilith na Bíblia, Lilith foi a primeira esposa de Adão?, Lilith na bíblia, Isaías 34:14, Lilith, Estudos Bíblicos
Post Relacionados – Lição 1 – Adão, o Primeiro Homem | Quem Foi Adão e Como Foi a Criação

FONTES Livros Jardim do Éden Revisitado, de Roque de Barros Laraia,Lilith e o Arquétipo do Feminino Contemporâneo, de Cátia Cilene Lima Rodrigues, Como Ler o Gênesis, de Tremper Longman, The Epic of Gilgamesh: The Babylonian Epic Poem and Other Texts in Akkadian, de Andrew George, Tanach, Talmud e Épica de Gilgamesh, e sites Bible Getawaw, Sacred Tests, Biblioteca Pleyades e dss.collections.imj.org.il

TENHO UM RECADO IMPORTANTE PRA VOCÊ

Montar um estudo diferenciado para ministrar na escola bíblica dominical ou até mesmo para pregar a noite na igreja, NUNCA MAIS será uma dificuldade pra você!

Através da MAIOR BIBLIOTECA DE ESTUDOS BÍBLICOS do Brasil, você terá acesso a um grande acervo de Estudos Teológicos e principalmente acesso aos PDFs das aulas da EBD (Lição dos Adultos).

Você nunca mais vai precisar se preocupar com as aulas de domingo 😉

Você vai aprender como Interpretar a Bíblia de forma diferenciada seguindo nossa metodologia única que vai…

…te ajudar a ser um pregador \ professor \ estudante diferenciado, que consegue literalmente atrair atenção do seu público e um professor de sucesso que todos querem ouvir as aulas.

Clique Aqui Agora Para Reservar o Seu Acesso a MAIOR BIBLIOTECA TEOLÓGICA DO BRASIL
ESTE MATERIAL VAI LEVAR SEU CONHECIMENTO PARA OUTRO NÍVEL EM POUCO TEMPO!

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 4.8 / 5. Contagem de Votos 9

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *