O que era o espinho na carne do Apóstolo Paulo | Tudo Revelado

Neste estudo veremos o que é o espinho na carne do apóstolo Paulo, este sem dúvidas é um dos assuntos mais complexos e especulado dentro da bíblia e hoje eu quero deixar este assunto um pouco mais “fácil” a compreensão.

INTRODUÇÃO | O QUE ERA O ESPINHO NA CARNE DO APÓSTOLO PAULO?

A intenção deste estudo é dar algumas bases bíblicas para chegarmos a uma conclusão, existem inúmeras interpretações bíblicas e filosóficas sobre este tema, é praticamente impossível afirmar o que a bíblia não afirma, porém depois deste estudo você terá uma boa base para compreender este tema.

VERSÍCULO BÍBLICO SOBRE O ESPINHO NA CARNE DO APÓSTOLO PAULO

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exalta – 2 Coríntios 12:7

PROBLEMA DE INTERPRETAÇÃO | PASSAGEM DIFÍCIL DE INTERPRETAR

Existe um problema muito grande para interpretar o que Paulo realmente quis dizer, pois a palavra “carne” no texto grego, ela pode indicar muitas coisas, desde problemas físicos até mesmo problemas interno do ser humano (conflitos relacionados ao homem).

Já a palavra “espinho” no contexto do novo testamento e grego também é bem complexo, ela passa a ideia de “estaca com espinhos – farpas – algo indesejado”.

O QUE O ESPINHO NA CARNE CAUSAVA PARA PAULO?

A palavra “espinho” em grego é bem complexa, ele passa a ideia de “espinhos – farpas”.
Os romanos usavam essas estacas para matar as pessoas e causar morte de forma lenta e dolorida.

Esse espinho na vida de Paulo não causava apenas o incomodo, mas também muita dor, seja física ou mental.

Outro ponto importante sobre este espinho, ele veio exatamente para HUMILHAR o apóstolo Paulo, a palavra “esbofetear” neste contexto é quando alguém dava um tapa na cara de alguém com a COSTA da palma da mão, no sentido de desprezo.

Temos então essas duas informações importantes sobre o espinho:

1 – ele era dolorido, seja na forma literal ou figurado (em sentidos);
2 – ele humilhava Paulo, era um problema que gerava desprezo para ele.
3 – este espinho fazia com que Paulo se mantinha humilde e na dependência de Deus.

POSSIBILIDADES SOBRE O QUE SERIA O ESPINHO NA CARNE DE PAULO

Temos várias teorias e mais teorias sobre o que realmente seria o espinho na carne do apóstolo Paulo, a partir de agora veremos as quatro principais, peço que dobre sua atenção a partir de agora.

1 – OS OPONENTES NA VIDA DELE

A primeira linha de pensamento sobre o espinho na carne trata-se exatamente de seus OPOSITORES, as pessoas que iam contra seu ministério.

Esta teoria foi iniciada pelos filósofos medievais e nela eles acreditavam que os opositores de Paulo eram este espinho na carne que ele diz.

Um dos defensores desta ideia é o próprio João Crisóstomo (Ele foi um arcebispo de Constantinopla e um dos mais importantes patronos do cristianismo primitivo).

João escreveu que um dos opositores era Himeneu e Fileto.

“[…] entre eles estão Himeneu e Fileto.”

Estes filósofos que acreditavam nesta ideia tinham pelo menos 2 versículos bíblicos para “fundamentar” o argumento, são eles:

Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardes – Números 33:55

E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem espinho que cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor DEUS – Ezequiel 28:24

Embora pareça fazer muito sentido este argumento, ele não se sustenta, vamos ver os motivos.

1 – A palavra em grego deste versículo (2 Co 12.7) Paulo menciona ESPINHO no singular e não no plural, se dissermos que era os opositores, teríamos que dizer que era “apenas um opositor”, e não faz sentido isso;

2 – Paulo teve vários outros opositores, inclusive os Romanos – porém ele nunca chamou ele de espinhos;

3 – Paulo orou 3 vezes para Deus retirar este espinho, se estes espinhos fossem “pessoas – opositores”, Deus teria retirado facilmente, pois a obra de Deus precisava caminhar.

4 – Paulo diz que este espinho foi dado para ele não se gloriar – em que ter opositores é glorioso? Não faz sentido.

Assim, descartamos esta primeira ideia que o espinho na carne de Paulo eram os “opositores”, pelo menos eu vejo desta forma.

2 – CONFLITOS MORAIS E PESSOAIS

A segunda teoria sobre o espinho na carne de Paulo que seriam problemas morais e pessoais, no sentido de conflitos internos.
Esta ideia veio dos reformadores, a base do argumento é porque um dos textos em latim diz:

“[…] stimulus carnis”

Este “termo” em latim diz respeito a pecados de natureza sexual, inclusive um dos defensores desta teoria é João Calvino.
Embora também faça um pouco de sentido isso, nós descartamos pelos simples motivos:

1 – O espinho na carne era para manter Paulo “humilde”, porque Jesus deixaria um pecado que escandalizasse a obra Dele em Paulo?

2 – Paulo diz que era imitador de Cristo e Cristo não teve problemas desta natureza.

3 – Paulo era solteiro, se ele tivesse problemas desta natureza, uma forma de “amenizar” seria se casando.

3 – DOENÇA ESPECÍFICA

A terceira teoria sobre o que seria o espinho na carne de Paulo é que ele tinha uma doença específica.
É uma ideia um pouco mais nova, ela se baseia no texto de Gálatas 6.11.
Os autores desta teoria falam que o apóstolo Paulo era meio “cego” – (enxergava pouco), veja:

Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão – Gálatas 6:11

Aqui neste texto, muitos interpretam como literal mesmo, Paulo escreveu a carta com letras maiores justamente porque ele não enxergava muito bem.

Este pensamento não é difícil de “engolir”, porém ainda assim deixa muita brecha, como:

1 – Não podemos afirmar algo com base em apenas um versículo;

2 – Ele  poderia ter escrito algo com letra maior pare destacar um assunto, não necessariamente porque não estava enxergando;

3 – Ele diz que o espinho era para ele não se gloriar, então ele estava se gloriando de enxergar bem? Ai foi posto um espinho nele? – Isto é, uma visão ruim, rs – não faz muito sentido.

4 – DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Esta é a mais nova interpretação sobre o assunto, adivinhem quem elaborou esta ideia? Os psicólogos e psiquiatras modernos.
Mas, teologicamente, este argumento não se sustenta.

O QUE REALMENTE ERA O ESPINHO NA CARNE DO APÓSTOLO PAULO

Como já estudamos, não é possível afirmar o que era, talvez você entrou aqui buscando uma resposta concreta, infelizmente eu não posso te dar – mas posso te garantir uma coisa, este espinho nos ensina muitas coisas.

O mais legal deste espinho que ele não é falado, isso nos deixa com muitas interpretações – este espinho serve para todo tipo de problema, ele se encaixa perfeita em SEU ESPINHO – no meu…

O espinho servia para Paulo não se exaltar e todos nós temos um espinho na carne, se a bíblia mencionasse que é, automaticamente o versículo serviria apenas para “um grupo  específico de pessoas” e não para todos.

Por exemplo – se fosse uma cegueira, este versículo serviria apenas para os “cegos”, excluindo o restante dos grupos, porém ele não relata que é – isso nos deixa com este conforto da parte de Deus – independente de qual seja nosso problema, a graça de Deus nos basta.

Post – O que era o espinho na carne do Apóstolo Paulo | Tudo Revelado
Tags – espinho na carne do apóstolo Paulo, estudos bíblicos, apóstolo Paulo, espinho na carne
Estudo Relacionado

Quem Foi o Apóstolo Paulo | Paulo de Tarso – A Verdadeira História

:

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.