O que é a adoração e Entenda seu real significado em Hebraico

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Heey, você sabe O que é a adoração? Como era a adoração no antigo tetamento e como era a adoração no novo testamento?
Várias perguntas sobre adoração será respondidas neste artigo, fique comigo até o fim.

O QUE É A ADORAÇÃO

Primeiro, vamos analisar o que é a adoração em latim que é Adorationem que tem o sentido de “culto ou veneração que se presta a uma
divindade”.

O QUE É A ADORAÇÃO EM HEBRAICO – O QUE SIGNIFICA ADORAÇÃO EM HEBRAICO

– A palavra adoração em hebraico é עֲבוֹדָה (AVODAH). Aqui fica uma observação MUITO LEGAL, a raiz da palavra “avodah” é AVOD, que significa “servir, serviço, trabalhar“. A mesma palavra pra “adorar a Deus é a mesma para Trabalho”.

O que quer dizer então adoração: A adoração é SERVIÇO A DEUS, trabalhar para Deus. Quando você está fazendo algum serviço para Deus, então logo você está adorando Ele.

Observe essa imagem a cima, a palavra “avod” como já mencionei, ela significa “servir” mas também significa “Adorar a Deus“.
Agora ficou mais claro o que é adoração em hebraico e o que significa adoração em hebraico.

RESUMINDO ADORAÇÃO EM POUCAS PALAVRAS: A adoração é todo serviço que você faz para Ele – os serviços que você faz por você também pode ser considerado adoração, se for para Glorificar a Deus. Quando você cuida do seus filhos, cuida do seu trabalho, tudo isso é adoração – pois glorifica a Deus.

O QUE NÃO É ADORAÇÃO

Entendendo agora outro conceito muito importante, o que NÃO É ADORAÇÃO.

Muitas pessoas acham que “adoração” é quando você vai no culto e esta tocando o “Louvor” e você faz aquela sua entrega a Deus, fica ali sentindo Deus, louvando, esse MOMENTO não é necessariamente adoração, dentro do conceito bíblico, chamamos esse momento de “FINALIZAÇÃO DO LOUVOR“, esta é a parte FINAL da adoração, em hebraico isso é chamado de “ishtachavê”.

COMO ERA A ADORAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO

A adoração no antigo testamento ou velho testamento era bem diferente dos tempos de hoje. Na maioria das vezes a adoração era por meio de serviços, como no tabernáculo e templo.

Algumas formas que eles executavam a adoração era:

  • sacrifícios de gratidão (Gn 4.1-6; 8.20);
  • sacrifícios de expiação de pecados ( Jó 1.5).

A intenção deste tópico é te mostrar que a adoração no antigo testamento estava fortemente ligado a trabalho – a serviço a Deus. Em outro post falaremos de como era executado todas as adorações no antigo testamento.

COMO ERA A ADORAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

O Novo Testamento registra o verbo grego proskuneo 59 vezes. Ela significa “prostrar-se” ou “adorar” ou “prestar homenagem a alguém” ou “venerar” ou “ser reverente” ou “beijar a mão”.

Há também o verbo (prosekúnesa), que passou a significar “prostrar-se como sinal de reverência”, “prestar homenagem”. Nesse sentido, a narrativa da adoração dos magos a Jesus fundamenta a perspectiva de adoração da Nova Aliança (Mt 2.2,11). A adoração no novo testamento é igual nos dias de hoje.

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Se por um lado a adoração no antigo testamento era com base nos sacrifícios, já no novo é com base na devoção de coração e serviço a Deus. Hoje adoramos a Deus com nossas obras e com amor no coração.

OUTRAS PALAVRAS PARA ADORAÇÃO (RELATIVAS)

No Novo Testamento, a palavra grega latreía emprega o sentido de “serviço” de adoração no culto (Êx 12.25,26; Hb 8.5; 9.9; 13.10). Dessa palavra vem o termo idolatria, ou adoração a ídolos, prática condenada por Deus. Há também a palavra leitourgia, ou liturgia, que significava serviço prestado em favor do povo.

Atualmente, a palavra liturgia refere-se à forma de organização do culto e seu desenvolvimento. Cada denominação cristã
tem uma “liturgia” em que a adoração a Deus se destaca como a essência do culto.

CONCLUSÃO

Esse foi um pequeno estudo sobre o que é a adoração e qual era a diferença entre adoração no antigo testamento e no novo. Vimos que adoração nos dias atuais não é só a “entrega nos cultos” mas também o nosso serviço a Deus. Adoração esta fortemente relacionado a serviço a Deus.

Post – O que é a adoração e como era adoração no novo e velho testamento
Tags – o que é adoração, como era adoração no velho testamento, adoração no novo testamento, o que é adoração em hebraico
Post Relacionado: O que é a mordomia Cristã

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *