Por Onde Deus Se Revela? As Revelações de Deus Na Bíblia

Neste estudo veremos sobre as revelações de Deus, por onde Deus se revela? Quais são as revelações de Deus na bíblia? Enfim – falaremos de vários assuntos relacionados a isso a partir de agora.

INTRODUÇÃO AS REVELAÇÕES DE DEUS

A intenção deste estudo é mostrar que Deus se revela desde os princípios dos tempos, seja na natureza, no ser humano e no próprio Universo.

Temos basicamente dois tipos de revelações na bíblia – as revelações gerais e as revelações especiais e hoje veremos esses dois tipos de revelações – estudaremos de forma individual cada uma delas.

A REVELAÇÃO GERAL DA BÍBLIA | ONDE DEUS SE REVELA NA BÍBLIA

Chama-se revelação geral aquela em que Deus se fez conhecer em toda a parte por meio da História, do Universo e da Natureza Humana.

a) Na História = Deus se revela pela sua soberania. Ele controla o curso dos acontecimentos, remove e estabelece governos e nada acontece fora de sua vontade (Dn 4.25);

Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer – Daniel 4:25

A bíblia mostra Deus intervindo desde o começo na história da raça humana, desde o primeiro momento onde criou Adão (O Primeiro Homem) até nos dias de hoje.

b) No Universo = Deus se manifesta pelo seu poder nas coisas criadas, o Céu, a Terra, o mar, e tudo quanto há neles (Sl 19.1-4; At 14.15; Rm 1.18-21);

Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos – Salmos 19:1, 4. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol 

E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles – Atos 14:15.

Não tem como negar que Deus também se revelou através do universo, de todas as galáxias, planetas – Deus escolheu a terra para sua habitação. A maior prova que Deus realmente existe é o próprio universo – toda simetria só pode ter sido criado por um Ser Perfeito.

c) No Ser Humano = Criado à imagem e semelhança divina (Gn 1.26,27). A natureza moral da humanidade, embora de maneira inadequada por causa do pecado, revela o caráter moral de Deus (Ef 4.24; Cl 3.10).

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade – Efésios 4:24

E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou Colossenses 3:10

Deus se revela de grande maneira através de sua principal criação – o Homem.

REVELAÇÃO ESPECIAL DA BÍBLIA | DEUS 

Existem os acontecimentos históricos que lemos na bíblia e tem os acontecimentos revelados, como profecias ou alguma revelação sobre algum assunto – isso são as revelações especiais, vejamos algumas por exemplo

1 – Revelações Escatológicas –  Apocalipse 22:12
“Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez

2 – Revelação de Deus –  Êxodo 3.14
Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”

3 – Revelação de Jesus – João 8:12
Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo.
Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

Estas revelações especiais abrangem basicamente todas as áreas do conhecimento bíblico, desde a teologia mais básica até as mais avançadas.

CONCLUSÃO

Neste estudo vimos que as revelações de Deus podem ser internas – dentro da própria palavra de Deus e também profecias externas que relatam algo sobre o fim do mundo, Jesus e outros assuntos.
Espero mesmo que este conteúdo te ajude e não esqueça de deixar seu comentário aqui! 😉

Post – Por Onde Deus Se Revela? As Revelações de Deus Na Bíblia
Post Relacionado – Lição 1 – A Autoridade da Bíblia | Subsídio Completo Com PDF
Tags – Onde Deus se revela?, as revelações de Deus na bíblia, os tipos de revelações na bíblia, supremacia das escrituras

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.