Lição 6 – A Bíblia Como Um Guia Para a Vida | Subsídio

Nesta Aula 6 – A Bíblia Como Um Guia Para a Vida, estudaremos sobre a bíblia como alicerce para nossa vida e também entenderemos o que é a sabedoria e também a prudência na bíblia.

Ficha Técnica:

Revista – A Supremacia das Escrituras – A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus
Aula 6 – A Bíblia Como Um Guia Para a Vida (Subsídio, Lição dos Adultos)
Subsídio da EBD: Moisés Figueiredo (Estudo de Deus)
Categorias: A Supremacia das Escrituras
Lembrando
que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 6: A Bíblia Como Um Guia Para a Vida | Lição dos Adultos.

1 – A BÍBLIA É UM ALICERCE PARA A VIDA

1.1 – A Palavra de Deus é Alicerce

A palavra de Deus é o alicerce para todos que desejam uma vida espiritual.

O próprio Jesus diz que quem pratica e ouve a palavra de Deus é comparado com uma pessoa prudente cuja a casa é alicerçada sobre a rocha – Mt 7.24, veja o versículo:

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.” – Mateus 7:24-25

Mas aqui entra um grande porém, o que devemos guardar?
A bíblia  menciona que existe pelo menos quatro coisas: mandamentos,
leis, estatutos e preceitos, vamos ver o versículo:

Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis – Gênesis 26:5

A palavra de Deus é o alicerce, isso já sabemos – mas será mesmo que tudo isso devemos guardar?
Vamos entender as diferenças entre mandamentos, preceitos, estatutos e leis a partir de agora.

MANDAMENTOS

São requisitos de Deus para nós, cada mandamento tem seu significado profundo. Na bíblia é ensinado sobre os 10 mandamentos, são regras criadas por Deus para uma boa conduta humana.

LEIS

As leis são um conjunto de regras criadas por Deus para convívio humano, as leis abrangem vários aspectos da vida humana – desde seu relacionamento com seu próximo até mesmo como tratar os estrangeiros, etc. A palavra lei em hebraico passa a ideia de “instrução, ensinamento”, a função dela é exatamente esta.

As leis na bíblia, basicamente encontram-se em 4 categorias:

– Leis civis;
– Leis cerimoniais;
– Leis de saúde;
– Leis moral

PRECEITOS

Preceito é um substantivo masculino que significa “ordem, regra, norma, ou condição“.
Preceito também pode significar ‘respeito a uma doutrina ou mandamento”.

Podemos dizer que os preceitos bíblicos é a forma que nos comportamos diante a palavra de Deus, em resumo é a nossa conduta.

Por exemplo – Não tem uma LEI ou MANDAMENTO dizendo que não podemos brigar na internet, mas de forma geral o “preceito” de não fazer isso é válido, preceito são as coisas que mesmo não temos escrito ainda fazemos – por preceitos.

Do PRECEITO de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção. Jó 23:12

Quase que me têm consumido sobre a terra, mas eu não deixei os teus preceitos. Salmos 119:87

Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça. Salmos 119:40

Com base nestes versículos e outros, podemos dizer que o preceito é a forma que “caminhamos e agimos” – perante o que já sabemos de
Deus e da sua palavra.

Só para não confundirmos, o preceito e o mandamentos são coisas diferentes, olha este versículo:

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. Salmo 19:8

ESTATUTOS

Estes termos descrevem as distinções na forma de como as instruções de Deus são vistas, em vez de sua validade ou importância

A palavra “estatutos” refere-se a um tipo específico de leis. Como a tradução portuguesa das palavras hebraicas choq ou chuqqah, a palavra “estatuto” se refere a uma promulgação, decreto ou portaria autorizada.

Os estatutos bíblicos podem definir tempos determinados, como festivais sagrados, costumes importantes e até mesmo estabelecer o modo ou procedimento pelo qual certas questões vitais devem ser tratadas.

Existe muitas dúvidas e confusão sobre a diferença de leis e estatutos, porém há uma diferença, tem coisas que são leis e outras que são statutos, vamos ver um exemplo, Ex 21.

1 Estes são os estatutos que lhes proporás: 2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça.
3 Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sairá sua mulher com ele…”

Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos
estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. Deuteronômio 4:6.

1.2 – A Palavra de Deus é Luz

A palavra de Deus é “lâmpadas para os pés” e “luz para o caminho” – Sl 119.105.

Aqui neste versículo temos 2 pontos importantes, vamos dividir em duas partes e falar individualmente de cada um

LÂMPADAS PARA OS PÉS

Esta expressão pode significar muitas coisas, mas focaremos em uma das principais.

Quando o Salmista disse isso – ele se referia não apenas que a palavra de Deus é a luz para iluminar o caminho dele, mas também no sentido de “onde ele pisar a planta do pé, ali terá luz

A bíblia nos ensina andar em lugares iluminados, é muito importante saber onde PISAMOS a ponta do nosso pé.

Isso é tão verdade, que o sacerdotes antes quando ia ser ungido, ele era colocado sentado numa cadeira, aí a pessoa que fosse ungir – ela colocava no sacerdote que ia ser ungido – óleo na cabeça, na orelha direita, no polegar da mão direita e no pé direito também, isso você encontra em Lv 8 e também Ex 29, vamos ver apenas um versículo para exemplificar:

E imolarás o carneiro e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre as pontas das orelhas direitas de seus filhos, como também sobre os dedos polegares das suas mãos direitas, e sobre os dedos polegares dos seus pés direitos; e o restante do sangue espalharás sobre o altar ao redor – Êxodo 29:20

Mas, qual é a importância disso? Qual a ligação com lâmpadas para os pés?

O Sacerdote tinha seus pés UNGIDOS também, porque onde o sacerdote anda (caminha) é muito importante, o Salmista diz em Salmos 1 – 

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores – Salmos 1:1

LUZ PARA O CAMINHO

luz é para iluminar o caminho, este caminho pode ser literal ou também no sentido figurado (sentido de uma direção de vida).

A palavra “caminho” na bíblia é citado centenas de vezes e cada vez com um sentido diferente, vamos analisar alguns casos.

Caminho = No sentido de lugar > literalmente no sentido de local;
Caminho = No sentido figurado > “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” – Pv 14:12;
Caminho = No sentido de pessoa > Êxodo 33:13 “Agora pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me faças saber o teu caminho…” – Segundo alguns rabinos, o “caminho” dessa passagem trata-se exatamente de uma pessoa;

Caminho = No sentido de JEITO, MANEIRA > É sobre esse caminho que vamos focar nosso estudo agora.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

INTERPRETANDO JOÃO 14:6 

Ali a palavra usada para CAMINHO É “˂ ֶדֶּרֶךְ – Dérech” que SIGNIFICA “MANEIRA, JEITO e também CAMINHO”. Jesus estava ensinando os
seus discípulos que ele é a MANEIRA CORRETA, o JEITO CERTO
DE VIVER e de andar.

1.3 – A Palavra de Deus é imutável

Que a palavra de Deus é imutável, disso já sabemos, mas a grande pergunta que fica é: Se ela é imutável, porque não seguimos?
Muitas passagens bíblicas atribuímos que é para os Judeus, e o que convém pegamos para nós Cristãos.

Por exemplo, dízimos e ofertas eram para os judeus, mas ainda assim pegamos esses ensinamentos, já as festas bíblicas que eram para os judeus – estas muitos cristãos não pegaram – não celebram as festas bíblicas.

Até que ponto estamos seguindo a palavra de Deus? Esta é apena uma reflexão, outro ponto importante é: Se aparecesse hoje alguém dizendo que recebeu uma inspiração divina e quisesse acrescentar estas informações na bíblia, poderia?

A resposta é NÃO, rs – O Cânon bíblico já foi fechado, e outra característica importante é: Aos Judeus foram confiados os oráculos de DeusRomanos 3.2, em palavras mais simples, isso significa que a bíblia só poderia vir de Israel – dos Judeus.

2 – A BÍBLIA NOS TORNA PESSOAS SÁBIAS

2.1 – O Conceito de Sabedoria

A palavra para sábio em hebraico é חָכָם (Chacham).

Segundo o dicionário James Strong, ref (2449, 2450) – A palavra sábio pode ser traduzidas como:

– tomar decisões inteligentes, agir de forma diferenciada.

Mas, o que é ser sábio a luz da bíblia? – Vamos analisar um pouco sobre isso também.

– Não ser preguiçoso – Pv 6.6
– Ouvir as instruções dos mais sábios – Pv 8.33
– Não andar com os ímpios (começões e beberrões de vinho) – Pv 23.19-21
– os que ganham almas – Pv 11.30

A palavra sábio em hebraico também era usado como adjetivo para descrever algumas pessoas como:

– homens que eram habilidosos como construtores – Ex 31.6, 36.1,2
– artesãos de toda espécie – 1 Cr 22.15
– mulheres que confeccionavam tecidos – Ex 35.25
– líderes da época – Jr 51.57
– os que podiam interpretar sonhos – Gn 41.8, Ex 7.11
– os que tinham habilidades para governar – Dt 1.13,15
– os que conheciam a lei – Et 1.13
– os conselheiros – Et 6.13, Jr 18.18
– aquele que aprende – Pv 1.5, 9.9
– aquele que atende à repreensão – Pv 9.8, 15.2, 16.23

2.2 – Deus é a Fonte de Sabedoria

Deus tem vários atributos, entre eles:

– Bondade; – Misericórdia; – Sabedoria; – Justiça; – Paz e Liberdade.

A sabedoria é um dos atributos divinos (Dn 2.20; Rm 16.27). Portanto, Deus é a sua fonte (Pv 2.6; Ef 1.16,17). A sabedoria divina é incompreensível – (Rm 11.33) – Toda a sabedoria dos santos provém da parte de Deus (Ef 1.8,9). 

Em resumo, visto que Deus é a verdadeira sabedoria, as suas palavras e seus atos são igualmente sábios (Sl 19.7; Pv 3.19). 

Nesse sentido, todos que vivem de acordo com os preceitos da
Palavra de Deus são considerados pessoas sábias (l Co 2.6,7).

2.3 – O Temor é o Princípio da Sabedoria

A Bíblia registra que “O temor do Senhor é o princípio do saber” (Pv 1.7 – NAA).

A frase “temor do Senhor” não significa ter medo de Deus, mas expressa reverência e adoração (Dt 10.12). Essa atitude é o preceito pelo qual se inicia a sabedoria. 

O temor a Deus produz entendimento (Rm 12.1,2). E, por meio da obediência às Escrituras, os cristãos passam a viver como pessoas sábias (Ef 5.15). Em contraste, os que rejeitam ao Senhor e à sua Palavra permanecem na ignorância (Sl 14..1).

2.4 – Os Benefícios da Sabedoria

O salmista declara que o ato de meditar na Palavra de Deus, o tornou mais sábio do que todos à sua volta (Sl 119.98-100).

Essa afirmação significa que ele adquiriu sabedoria ao aplicar os preceitos do Senhor na sua vida. Salomão assegura que a pessoa sábia tem muitos benefícios (Pv 9.12). Dentre eles, 

– acumula conhecimento (Pv 10.14);
– ganhar almas (Pv 11.30);
– torna-se próspero (Pv 19.8);
– e exerce domínio próprio (Pv 29.11). 

Em vista disso, somos advertidos a empregar esforços na busca da sabedoria (Pv 4.7).

3 – A BÍBLIA E A PRUDÊNCIA PARA A VIDA

3.1 – O Conceito de Prudência

Uma das palavras em hebraico para prudência é זְהִירוּת (zehirut) – A raiz desta palavra é a זהר – Ela pode significar muitas coisas, segundo o Dicionário James Strong – Ref 2095, veja:

– guardar-se;
– atentar;
– ser cauteloso;
– resplendor.

A gente observa que uma pessoa prudente em geral, elas se guardam e são cauteloso.

O Dicionário Wycliffe esclarece que o termo hebraico arum é usado no sentido positivo para identificar uma pessoa sensata (Pv 14.8,15,18; 15.5), e que o adjetivo grego synetos enfatiza uma decisão inteligente (Pv 16.21). 

O Dicionário Vine destaca que o substantivo grego phronesis e suas declinações denotam sabedoria prática (Lc 1.17; Ef 1.8), e que synes/s sugere avaliação que precede a ação (l Co 1.19). 

Em termos gerais, a prudência é a virtude que evita ações temerárias. 

Nesse aspecto, com cautela e bom senso, uma pessoa prudente é capaz de discernir e fazer a escolha correta (Dt 30.19; Lc 10.42).

3.2 – A Prudência dos Justo

A pregação de João Batista tinha como finalidade converter “os rebeldes à prudência dos justos” (Lc 1.17). Nesse sentido, a mensagem da salvação em Cristo não apenas restaura o pecador, mas também o faz andar por veredas de retidão (Pv 4.18; 2 Co 5.17). 

Paulo declara que a graça de Deus nos traz sabedoria e prudência (Ef 1.8). A sabedoria para compreender a verdade, e a prudência para agir corretamente, segundo a vontade de Deus (Ef 1.9). 

Essas dádivas são aperfeiçoadas pela oração, leitura das Escrituras e comunhão com o Espírito Santo (l Ts 5.17; 2 Tm 3 -1 4 ,15; Ef 5.18).

3.3 – Os Benefícios da Prudência

O livro de Provérbios descreve os benefícios da prudência (Pv 1.1-6 ). Veja:

– o autocontrole para não revidar ofensas (Pv 12.16);
– a humildade para não exibir conhecimento (Pv 12.23);
– a correta tomada de decisões (Pv 13.16);
– o pensar antes de agir para não ser influenciado (Pv 14 15);
– o alcance de boa reputação e alta posição (Pv 1 4 -35);
– a sujeição ao aprendizado e a correção (Pv 15.5);
– e o desviar-se do perigo por meio de soluções antecipadas (Pv 22.3).

Nos Evangelhos, Cristo enfatizou que a pessoa prudente tem a Palavra de Deus como regra de vida (Mt 7-2 4 ); procedem com retidão e cumpre seus deveres com fidelidade (Mt 2 4 -4 5 ); por fim , cuida com esmero da sua vida espiritual e mantém acesa a chama do Espírito (Mt 25.4). Em vista disso, a Bíblia nos exorta a viver prudentemente, e não como néscios (Ef 5.15).

Post – Lição 6 – A Bíblia Como Um Guia Para a Vida | Subsídio
Tags – lição 6 – a bíblia como um guia para a vida, a supremacia das escrituras, escola bíblica dominical
Post Relacionado:

A Autenticidade da Bíblia | Evidências Que a Bíblia é Verdadeira

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.