Lição 1 – A Autoridade da Bíblia | Subsídio Completo Com PDF
Nesta Aula 1 – A Autoridade da Bíblia, estudaremos sobre a autenticidade da bíblia e também sua autoridade sobre nossa vida, esta talvez seja uma das aulas mais importantes deste trimestre.
Ficha Técnica:
Revista – A Supremacia das Escrituras – A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus
Aula 1 – A Autoridade da Bíblia
Subsídio da EBD: Moisés Figueiredo (Estudo de Deus)
Categorias: A Supremacia das Escrituras
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 1: A Autoridade da Bíblia | Lição dos Adultos.
INTRODUÇÃO | A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS
Neste trimestre estudaremos sobre a autenticidade da bíblia e também sobre sua autoridade.
Veremos vários aspectos da bíblia, como: quem inspirou, quem foram os autores, sua autenticidade, sua autoridade e vários outros assuntos relacionados a ela.
Todos que tem uma religião, independente se é católico, evangélico, espírita, testemunha de Jeová ou qualquer outra, precisa conhecer
mais sobre a bíblia e estes temas que estudaremos.
Nós que seguimos a Cristo, precisamos aprender a defender a nossa fé e compreender melhor sobre a bíblia sagrada, este sem dúvidas
será um trimestre de muito aprendizado para todos nós!
1 – A ORIGEM DA BÍBLIA E A REVELAÇÃO DIVINA
1.1 – A ORIGEM DA BÍBLIA
Aqui temos dois pontos de atenção e falaremos individualmente de cada um.
1 – A bíblia foi escrita por homens, porém inspirada por Deus;
2 – A origem da bíblia como papel que conhecemos
PRIMEIRO PONTO: A PALAVRA REVELADA E INSPIRADA
A bíblia foi escrita por homens, porém com inspiração do Espírito Santo, tanto o Apóstolo Paulo como Pedro afirmam isso, vamos analisar.
APÓSTOLO PEDRO
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20,21
Fica claro que bíblia foi inspirada pelo Espírito Santo a ser escrita e quem escreveu, obviamente foram os homens (humanos).
APÓSTOLO PAULO
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
O Primeiro ponto e mais importante é este: Toda bíblia foi escrita por homens através de uma inspiração divina, por isso cremos que Deus é o autor principal.
SEGUNDO PONTO: A ORIGEM DA BÍBLIA FÍSICA
Tem a versão longa da história e a resumida, a longa vou deixar aqui para vocês verem a longa – Curiosidades da Bíblia e sua Origem
E a resumida, iremos conversar a partir de agora.
A bíblia foi originalmente escrita em papiros, o papiro é o precursor do papel.
Esta planta, da família das cyperaceae, é muito comum nas margens de rios da África. As folhas são longas e fibrosas, um pouco semelhantes às folhas de cana-de-açúcar. No Egito Antigo, o papiro era encontrado nas margens do rio Nilo. Vamos ver agora a origem da palavra BÍBLIA!
O nome “bíblos” é o nome grego dado ao caule do papiro (e com caule que fazem os papiros). Tinha uma cidade fenícia chamada “bíblos” que era exportadora de papiros, logo “bíblos” significa papiros ou livros em grego
tanto é que os acervos de livros são chamados de ‘bibliotecas’.
Biblo é o livro, biblio é livrinho em grego, o grego e diferente do português, não usam o S para plural, já o grego usa a letra A para
plural sendo assim, o plural de bíblo, é bíblia – coleção de pequenos livros.
1.2 – A REVELAÇÃO GERAL DA BÍBLIA
Chama-se revelação geral aquela em que Deus se fez conhecer em toda a parte por meio da História, do Universo e da Natureza Humana.
a) Na História = Deus se revela pela sua soberania. Ele controla o curso dos acontecimentos, remove e estabelece governos e nada acontece fora de sua vontade (Dn 4.25);
Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer – Daniel 4:25
b) No Universo = Deus se manifesta pelo seu poder nas coisas criadas, o Céu, a Terra, o mar, e tudo quanto há neles (Sl 19.1-4; At 14.15; Rm 1.18-21);
Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos – Salmos 19:1, 4. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. Nos céus ele armou uma tenda para o sol
E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles – Atos 14:15.
c) No Ser Humano = Criado à imagem e semelhança divina (Gn 1.26,27). A natureza moral da humanidade, embora de maneira inadequada por causa do pecado, revela o caráter moral de Deus (Ef 4.24; Cl 3.10).
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade – Efésios 4:24
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou – Colossenses 3:10
Deus se revela de grande maneira através de sua principal criação – o Homem.
1.3 – REVELAÇÃO ESPECIAL DA BÍBLIA
Existem os acontecimentos históricos que lemos na bíblia e tem os acontecimentos revelados, como profecias ou alguma revelação sobre algum assunto – isso são as revelações especiais, vejamos algumas por exemplo
1 – Revelações Escatológicas – Apocalipse 22:12
“Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez
2 – Revelação de Deus – Êxodo 3.14
Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”
3 – Revelação de Jesus – João 8:12
Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo.
Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
2 – EVIDÊNCIAS DA AUTENTICIDADE DA BÍBLIA
2.1 – EVIDÊNCIAS INTERNAS DA BÍBLIA
A palavra “autenticidade” tem origem no grego “authentês” como significado daquilo que é ” verdadeiro”.
Quando aplicado às Escrituras, o termo indica a autoridade da Bíblia. Nesse sentido, a Bíblia autentica a si mesma (2 Tm 3.16).
Dentre as evidências internas, destacam -se:
a) Unidade e consistência:
No período aproximado de600 anos, a Bíblia foi escrita em dois idiomas principais e um dialeto, por cerca de quarenta pessoas de diferentes classes sociais, em lugares e circunstâncias distintas que abordaram centenas de tem as. Apesar de todas essas implicações, o conteúdo bíblico é consistente e os seus escritos se harmonizam formando um todo sem qualquer contradição (Sl 18.30; 33 -4 )
b) Ação do Espírito Santo:
Por meio da leitura da Bíblia é possível ouvir a voz de Deus agindo como um a espada que “penetra até à divisão da alma e do espírito” (Hb 4.12).
Como os discípulos no caminho de Emaús, aquele que aceita a mensagem da Palavra experimenta a chama do Espírito arder no coração e passa a compreender o plano da salvação (Lc 24.31,32).
c) Profecias de Eventos:
A exatidão no cumprimento das profecias comprova a veracidade das Escrituras.
As suas profecias foram anunciadas muito séculos antes dos eventos acontecerem com clareza e precisão. Entre tantos eventos, citamos o:
- nascimento virginal de Cristo (Is 7.14; Mt 1.23);
- sua morte na cruz (Sl 22.16; Jo 1936);
- o local da sua sepultura (Is 53.9; Mt 27.57-60);
- e sua ressurreição (Sl 16.10; Mt 28.6).
2.2 – EVIDÊNCIAS EXTERNAS DA BÍBLIA (COMPROVANDO A VERACIDADE EXTERNA DA BÍBLIA)
As evidências externas são aquelas que comprovam as narrativas as bíblicas.
Hoje a bíblia é uma das fontes mais confiáveis para tratar de vários assuntos acadêmicos, como estudos do Oriente Médio, História dos povos antigos, a bíblia é usado como base e sem contar que a arqueologia bíblica comprova muitos dos acontecimentos.
Vamos ver alguns pontos que comprovam a veracidade da bíblia – claro, tudo com base nos achados arqueológicos.
A pedra de Pôncio Pilatos
Enquanto escavavam, em 1961, um teatro construído por Herodes, o Grandes, em Cesareia, em Israel, uma equipe de arqueólogos descobriu uma pedra.
Ela possuía uma inscrição na lateral com os dizeres: “Pôncio Pilatos, prefeito da Judeia, a dedica”.
Essa foi a primeira evidência física da existência do personagem bíblico.
O Reservatório de Siloé
No livro de João na Bíblia, após curar um cego de nascença, Jesus lava os olhos deste com as águas do Reservatório de Siloé.
No entanto, em 2005, um grupo de encanadores encontrou a reserva de água na Cidade Velha de Jerusalém.
“Encontramos o Reservatório de Siloé exatamente onde João disse que ele estava”, afirma James Charlesworth, especialista no Novo Testamento.
Cidadela da Primavera
Após 20 anos escavando a Cidade de Davi, principal sítio arqueológico de Jerusalém, foi descoberta a fortaleza “Cidadela da Primavera”.
“A cidadela foi construída para salvar e proteger a água da Fonte do Giom dos inimigos que queriam conquistar as cidades, bem como proteger as pessoas que queriam beber água e voltar para a cidade”,
Afirma Oriya Dasberg, diretor de desenvolvimento da Cidade de Davi.
Os arqueólogos acreditam que essa é a mesma estrutura conquistada pelo rei Davi em passagem de Samuel e o mesmo local onde Salomão foi ungido rei.
Cavernas de Qumran no Mar Morto
Os Manuscritos do Mar Morto são uma coleção de centenas de textos e fragmentos de texto encontrados em cavernas de Qumran, no Mar Morto, no fim da década de 1940 e durante a década de 1950.
Os Manuscritos do Mar Morto são de longe a versão mais antiga do texto bíblico, datando de mil anos antes do que o texto original da Bíblia Hebraica, usado pelos judeus atualmente
A autoria dos documentos é até hoje desconhecida. Com base em referências cruzadas com outros documentos históricos, ela é atribuída
aos essênios, uma seita judaica que viveu na região da descoberta e guarda semelhanças com as práticas identificadas nos textos encontradas.
3. – E MENSAGEM DA BÍBLIA
3.1 – A SUPREMACIA DA BÍBLIA
Agora veremos um pouco sobre o que é a supremacia bíblica.
A palavra supremacia no dicionário significa: Poder, autoridade suprema e até mesmo uma relação com algo ou alguém da mesma espécie.
Quando falamos da supremacia bíblica, isso abrange várias áreas da igreja, desde o membro ao corpo eclesiástico.
Supremacia dos Governantes
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há
autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram
por ele estabelecidas. – Romanos 13.1
Supremacia dos Líderes
Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé – Hebreus 13:7
Supremacia dos Presbíteros | Pregadores e Ensinadores
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino – 1 Timóteo 5:17
Supremacia dos Crentes
Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. – Lucas 10:19
Supremacia de Jesus
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra…” – Mateus 28.18-20
3.2 – O PODER DA PALAVRA DE DEUS
A palavra de Deus tem poder sobre vários aspectos de nossa vida, ela pode influenciar em várias áreas, como:
Ela Nos Santifica
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade – João 17.17
Ela Nos Liberta
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará – João 8.32
Vida Financeira
Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!
As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu – Provérbios 23:4-5
Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm
o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros alívio receberá – Provérbios 11:24-25
Nosso Caminho
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho – Salmos 119:105
Casamento
O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros – Hebreus 13:4
Trabalho
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens – Colossenses 3:23
Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre – Efésios 6:7-8
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos – Provérbios 16:3
Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém – 1 Tessalonicenses 4:11-12
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza – Provérbios 14:23
3.3 – O PROPÓSITO DA BÍBLIA
O propósito da palavra de Deus em nossas vidas são vários, veremos 2:
Orientação Para Entrarmos No Céu
Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne – Romanos 13:13,14
Instrução da Justiça
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra – 2 Timóteo 3:16,17
Post – Lição 1 – A Autoridade da Bíblia | Subsídio Completo Com PDF
Post Relacionado – A Supremacia das Escrituras – Todos Subsídios da EBD LIberados
Tags – a autoridade da bíblia, escola bíblica dominical, lição 1 subsídio ebd, ebd, a supremacia das escrituras
0 Comentários