Os tipos de ofertas na bíblia e como eram os sacrifícios nos tempos bíblicos

Hey, você conhece os tipos de ofertas na bíblia e como eram os sacrifícios nos tempos bíblicos? Essas perguntas e outras serão respondidas nesse estudo

INTRODUÇÃO – OS TIPOS DE OFERTAS NA BÍBLIA

Um dos assuntos mais complicado de entender da bíblia é sobre as ofertas e sacrifícios, nesse post você entendera os tipos de ofertas e sacrifícios a bíblia ensina, o povo de Israel por muito tempo, até 70 d.C ainda faziam sacrifícios, atualmente aqueles que servem a Jesus não precisam mais desse ritual. Vamos analisar os tipos de sacrifícios e ofertas.

O QUE ERA O HOLOCAUSTO (LEVITICO 1.3-7) – COMO ERAM OS SACRIFÍCIOS NOS TEMPOS BÍBLICOS (INTRODUÇÃO)

SACRIFÍCIO significa APROXIMAR-SE (Korban), essas ofertas são para se aproximar de Deus.

Antes de começar falar sobre as ofertas, vamos entender um pouco sobre o HOLOCAUSTO BÍBLICO. Uma pequena descrição do holocausto, segue abaixo.

O QUE ERA O HOLOCAUSTO NA BÍBLIA – O holocausto era o lugar onde ofereciam sacrifícios a Deus, exigia-se que o animal fosse doméstico, macho sem defeito (no lugar de um animal selvagem que custaria pouco ao ofertante).

Em geral, eles ofereciam carneiro, touros e bodes, mas aqueles que não tinham muito dinheiro na época, ofertavam pombos rolinhas (Veja Lucas 2:22-24; 2 Coríntios 8.9).

O legal que cada ofertante se identificava de certa forma com sua oferta, pois ela iria substitui-lo (Lv 1.4).
Uma característica muito importante é – o animal deveria ser queimado por inteiro pelo fogo, isso representava a santidade de Deus ao lidar com pecado.

Algumas perguntas relacionada ao holocausto

  • O que era o holocausto – lugar onde se oferecia sacrifícios a Deus;
  • Para que servia o holocausto – Oferecer sacrifícios a Deus, esses sacrifícios aproximava o povo de Deus;
  • Quem oferecia oferta no holocausto – Em geral era os sacerdotes e sumos sacerdotes.

Bom, agora que entendemos um pouco sobre o holocaustos, vamos ver alguns tipos de sacrifícios e ofertas, os mais conhecidos, fique bem atendo a leitura.

O QUE ERA A OFERTA QUEIMADA (OLAB)

Essa oferta parece ter sido um meio de consagração e dedicação do ofertante a Deus. Tal consagração não pode ter lugar sem um reconhecimento que o adorador é imperfeito para tal dedicação, isso demonstra humildade.

Portanto, deve ser feita confissão e removido o pecado pela imposição de mãos para identificar-se com o animal sacrificado. O sangue do animal era aspergido sobre o altar. Em termos humanos, Deus se agradava de tais atos de sacrifícios (Lv 1.3-17; 6.9-13). Essa era a oferta queimada na bíblia.

Perguntas relacionadas a oferta queimada:

  • O que era as ofertas queimadas – eram os animais queimados por completo;
  • Como eram as ofertas queimadas – geralmente, animais macho ou fêmea, sem manchas.

O QUE ERA A OFERTA DE MANJARES (MINBA) – OU CEREAIS (LV 2.1-16)

A oferta de manjares era oferecida a Deus como uma “refeição“. Uma parte de cada oferta pertencia aos sacerdotes, diferente néh?

Essa oferta tinha como simbolismo A GRATIDÃO a Deus, pois Ele sempre supria as necessidades e sustentava suas vidas.
Uma das característica desse tipo de oferta, é que o ofertante oferecia a Deus sua vida e seus dons. Outra pergunta que se faz, como eram as ofertas manjares – Vários ingredientes eram usados, em baixo eu listo alguns.

Alguns ingredientes eram usados para montar essa oferta, são eles:

  • Flor da farinha – que representava perfeição;
  • incenso aromático – que representava a fragrância da vida;
  • A ausência do fermento, simbolizava o pecado (Mt 16.6-23);
  • Sal – representava o poder para preservar e purificar.

O QUE ERA O SACRIFÍCIO PACÍFICO OU OFERTA DE PAZ (SHLAMIM) (LV 3.1-17)

A oferta pacífica era uma oferta de comunhão. Era a oferta de um animal, lembrando que tinha que ser voluntário, uma das coisas importante nessa oferta, era o sangue. O animal sacrifício em geral era – bode ou cordeiro, macho ou fêmea.

OBSERVAÇÃO – Essa era a única oferta que o OFERTANTE também poderia comer. Eles compartilhavam as refeições com os sacerdotes, as vezes com outras pessoas que também estavam ofertando, tipo um piquenique. Outra característica importante desse tipo de oferta, que o ofertante era PROIBIDO DE PEDIR, petições não eram permitidos.

Esse tipo de oferta é caracterizado por três partes ou categoria: Ação de graças, Voto e Oferenda movida diante do altar.

1 – AÇÃO DE GRAÇA =  ofertante oferecia bolos e coscorões ázimos amassados com azeite, os bolos, feito de flor de farinha, tinham de ser fritos (Lv 7.12-15).
A carne que acompanhava o sacrifício pacífico, devia ser consumida no mesmo dia (Lv 7.15).
Os produtos trazidos a Deus vinham acompanhado de sacrifícios de louvores.

2 – VOTO = Em momentos de angústia, o povo de Israel faziam votos com Senhor, prometendo ofertas pacíficas, como: Jacó (Gn 28.20) e Ana (1 Sm 1.11). Nesse caso, a comida poderia ser comida no mesmo dia ou no dia seguinte.

3 – OFERENDA MOVIDO DIANTE DO ALTAR = Na última etapa, o adorador entregava a oferta pacífica ao sacerdote, segundo o manual levítico, aspergia o sangue do sacrifício sobre o altar. Em seguida, queimavam a gordura do animal (Lv 7.30). O peito do animal era entregue a Arão e a seus Filhos, a última parte do sacrifício, o sacerdote movia a parte mais excelente da oferenda perante o altar – o peito e a coxa direita – que FICAVA COM SACERDOTE.

Uma simbologia é feita com Cristo, ele nos mantém em comunhão direta com Deus, e ELE É A NOSSA PAZ – Ef 2.14 e faz paz pelo sangue da sua cruz – Cl 1.20.

O QUE ERA O SACRIFÍCIO PELA CULPA (ASHAM) E A OFERTA PELO PECADO (CHATÁ) (LV 4.1-13)

Esse tipo de oferta é chamado em alguns lugares como – “oferta pela culpa“, outras vezes, pecado por ignorância, era obrigatório.
Um dos propósitos era a expiação de pecados quando a restituição fosse impossível.
Uma característica dessa oferta é – Só podia fazer essa oferta quando o ofertante não tinha pecado “deliberadamente”, mas por ignorância ou negligência. Ou quando a pessoa era contaminada (Lv 5.2,3).

Exemplos: Mulheres que davam a luz ou o doente de lepra (Lv 12; 14.1-32; Mc 1.44; Lc 2.22).

Como era o sacrifício por culpa ou pecado – Dependendo do tamanho do “pecado”, o ofensor determinava o tamanho (valor) da oferta. Quando o sacerdote pecava, a oferta era maior (V.3) e quando era também pecado da congregação, a oferta também era maior (v.13).

Quando era feito uma oferta pelo pecado, o sangue era aspergido no tabernáculo na frente do véu, colocado nos chifres do altar e derramado na sua base para representar a ocultação do pecado. Essa oferta era ofertada para fora do arraial, isso lembra Jesus que foi oferta para fora do Arraial.

O QUE ERA O SACRIFÍCIO PELOS PECADOS DE CULPA (LV 5.14-6.7)

Esse tipo de oferta era bem interessante também, eles ofereciam animais ou aves, seja o pecado intencionais ou não, e caso necessário, o ofensor podia fazer restituição.

Como eram os sacrifícios pelos pecados – Primeira coisa era o pecador reconhecer o seu erro e depois ele tinha que pagar sua dívida com a pessoa que ele ofendeu. Ele pagava o ofendido com acréscimo de um quinto.
Uma vez feito o pagamento, a divida ficava quitada e o ofertante recebia o pleno perdão.

Um paralelo que se faz, é que Cristo e a nossa oferta pelo pecado (Is 53.10).

OS 12 TIPOS DE OFERTAS NA BÍBLIA

A palavra de Deus menciona vários tipos de ofertas na bíblia, claro que algumas ficaram mais conhecidas que as outras, mas existem várias, segundo um tratado do Talmud, são em média 18, vou listar aqui pelo menos 11. Veja abaixo os tipos de ofertas na bíblia:

1 – Oferta de manjares – conceder, presente, repartir, oferta para Deus de cereais – Gn 4.3; Lv 2.1-16; 6.14-23;
2 – Oferta alçada de cereal (contribuição) 2 Cr 31.3; Ed 8.25; Ez 45.16 – Para erguer dinheiro (Ex 25.2), tornar mais conhecido alguma coisa;
3 – Oferta de consagração – Presentear com a ideia de garantia, entrega e consagração (Ex 28.38);
4 – Oferta queimada (holocausto) – Oferta feito com fogo (Ex 29.18). O animal era totalmente queimado e sacrificado;
5 – Oferta Movida – Pecado que era removido e atirado para longe, direto da mão de Deus (Ex 29.26);
6 – Oferta voluntaria – Sem pressão ou necessidade de algo, simplesmente voluntaria a Deus (Ex 35.29);
7 – Oferta pela culpa – Para limpar da culpa do pecado (Ex 29.36);
8 – Oferta de libação – Algo derramado, moldando um novo ser (Ex 29.41), esse tipo de oferta derramava-se o vinho (Lv 23.13);
9 – Oferta de perfume agradável – Deus se alegrou com cheiro suave e trouxe calma (Ex 29.41);
10 – Oferta das primícias – Primeiros frutos da colheita (Lv 2.14);
11 – Oferta pelo pecado – Era para cobrir, purificar, fazer expiação – reconciliar o homem a Deus (Lv 5.10).

CONCLUSÃO

Como vimos nesse artigo, nos tempos bíblicos existiam vários tipos de sacrifícios e ofertas, para cada tipo de pecado, um tipo de oferta como sacrifícios, vimos também que apenas uma pessoa podia intermediar esses sacrifícios que eram os cohen (sacerdotes), mas devido a vinda de Jesus a terra, esses sacrifícios não são mais necessários, hoje todos que aceitam o Salvador Jesus Cristo, tem o direito de oferecer a Deus sacrifícios e ofertas sem um intermediador humano.

Post – Os tipos de ofertas na bíblia e como eram os sacrifícios nos tempos bíblicos
Tags – como eram os holocaustos, holocaustos, arca da aliança, tabernáculo, oferta queimada, oferta de manjares, cereais, oferta pacifica, oferta de paz, sacrifício de culpa, oferta pelos pecados.

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.