O que é o Dízimo e o que significa a palavra dízimo em hebraico

Heey, você sabe o que é o dízimo e o que significa a palavra dízimo em hebraico? Várias perguntas relacionadas ao dízimos serão respondidas nesse estudo. Esse é o primeiro artigo de uma SÉRIE de vários estudos relacionados ao dízimos. Nessa categoria de estudo você irá encontrar muitas curiosidades e informações sobre ofertas e dízimos nos tempos bíblicos e atualmente também.

Neste primeiro estudo veremos o básico sobre os dízimos e ofertas. A intenção aqui é passar UMA VISÃO GERAL SOBRE DÍZIMOS, iremos aprofundar nos próximos post.

INTRODUÇÃO – O QUE É O DÍZIMO

Existem várias problemáticas relacionadas ao dízimo, como se devemos dar ou não, se dízimos é para os judeus ou gentios, etc. Esse é o primeiro estudo de uma SÉRIE enorme que faremos aqui no blog. Não esqueça de ver os estudos relacionados – pois todos tratam do mesmo assunto.

O QUE SIGNIFICA O DÍZIMO – O QUE É DÍZIMO EM HEBRAICO

Dízimo significa literalmente “décima parte“. Os judeus davam a décima parte de seu rendimento para Deus, seja em dinheiro ou frutos.
Como se você ganhasse 1000,00 reais  – ai você daria 100 reais em dízimo.

Existem várias palavras para falar sobre o dízimo, uma delas é מַעֲשֵׂר (Maaser) que está em Gênesis 14:20.
Na bíblia algumas vezes a palavra “dízimo” é  זֶרַע (Zera) que significa semente, grãos. É isso que você precisa entender. o tradutor colocou várias palavras como “dízimo”.

Já a palavra dízimo em grego é “dekate” e a tradução é “um ´decimo”. Por isso entregamos a décima parte dos rendimentos (no caso, os 10%).
Agora que sabemos o que significa a palavra dízimo tanto em hebraico como grego, fica mais fácil compreender o assunto.

O QUE ERA O DÍZIMO NOS TEMPOS BÍBLICOS

Nos tempos bíblicos, principalmente no antigo testamento, as pessoas viviam praticamente de agricultura. As transações eram feitas por trocas de produtos, por exemplo: Você tinha algo que me interessava e eu tinha algo que te interessava também, ai a gente trocava os produtos, era basicamente assim as transações da época, com base em trocas.

Por isso os dízimos eram dados em produtos agrícolas, como: ovelhas, farinhas e azeite (2 Crônicas 31:5). Em geral, quem não podia transportar os produtos para o templo podia vendê-los e entregar o dinheiro. Espero que você tenha entendido.

PARA QUE SERVIA OS DÍZIMOS – QUAL ERA A UTILIDADE DO DÍZIMO

Outra  pergunta comum é: Para que servia o dízimo?
O dízimo era uma ordenança para os judeus e servia para agradecer a Deus. A bíblia ensina que Deus é o dono do mundo (Jó 41:11), uma das formas de agradecer o Criador é através de dízimos.

Claro, o dízimo servia para muitas coisas, agradecer a Deus era apenas uma delas, outra finalidade do dízimo era para o sustento do templo | tabernáculo. Muitas vezes tanto o tabernáculo na época de Moisés como o templo na época de Salomão precisavam de reparos e os dízimos cobriam as despesas.

Os dízimos também serviam para sustentar os sacerdotes e levitas que não recebiam herança dos filhos de Israel (os filhos de Jacó). Os levitas e os sacerdotes eram servos de Deus e serviam no templo e tabernáculo ensinando a palavra de Deus e orientado o povo.

BIBLICAMENTE – ALGUNS MOTIVOS PORQUE ENTREGAMOS NOSSO DÍZIMOS

Aqui neste tópico quero expor algumas ideias porque entregamos os nossos dízimos, claro – existem vários motivos, esses são apenas alguns motivos porque entregamos nossos dízimos.

DEUS É O DONO DO UNIVERSO – SALMOS 24:1

Deus é o Dono de tudo (Colossenses 1:16). Todas as coisas pertencem a Ele, pois Ele é Criador e responsável pela manutenção da vida (Salmo 145:15, 16).

GRAÇAS A DEUS OBTEMOS NOSSOS BENS – DEUTERONÔMIO 8:17-18

Deus é quem nos dá forças e sabedoria para adquirirmos riquezas. Então, tudo o que possuímos pertence a Ele, por isso, somos seus mordomos.

PEDIDO DO SENHOR COMO ATO DE ADORAÇÃO – LEVÍTICO 27:30

Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor – Levítico 27:30

Mesmo sendo o Dono de tudo, Deus confiou ao homem o gerenciamento da terra e dos seus recursos (Gênesis 1:28; 2:15).

Os israelitas foram ensinados a adorar a Deus com o dízimo, ou seja, 10% de tudo o que se produzia. Abraão já tinha esse costume (Gênesis 14:18-20), que perdurou no Novo Testamento (Mateus 23:23; Hebreus 7:2).

Além dos dízimos, as ofertas também são mencionadas (Êxodo 36:3; Deuteronômio 16:17, 1 Coríntios 16:2). Enquanto o dízimo aponta nossa fidelidade a Deus, as ofertas revelam nossa gratidão (2 Coríntios 9:5).

HÁ UMA PROMESSA DO SENHOR PARA OS FIEIS – PROVÉRBIOS 3:9-10

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Se honrarmos a Deus e o colocarmos em primeiro lugar, contaremos sempre com o Seu auxílio e cuidado (Malaquias 3:10-12; Lucas 12:31).

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O DÍZIMO

Em poucas palavras, vamos ver o que a bíblia diz sobre o dízimo

“Também todos os dízimos da terra… pertencem ao Senhor. Esse dízimo será santo ao Senhor“ (Lv 27.30-32).

Vamos analisar outro versículo também.

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas” (Ml 3-8).

Em relação a esses versículos, concluímos que ser dizimista não é só uma questão de fidelidade e generosidade, mas também de honestidade.
Claro, nos próximos estudos sobre o dízimo faremos uma exegese mais completa sobre isso – se os cristãos podem dar dízimo ou não, onde devemos entregar o dízimos e várias outras perguntas.

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES SOBRE O DÍZIMO

Dízimo não se paga e nem se dá, mas sim – devolve. Não podemos dar algo que não nos pertence, nós apenas devolvemos.

Outra característica importante sobre o dízimo é: Como o dízimo deve ser devolvido?
Resposta: O dízimo necessita ser devolvido imediatamente após o recebimento de seus rendimentos;

O cristão fiel não acumula dízimo e nem atrasa no devolvimento.
O dízimo é chamado na bíblia de “primícia”, sendo assim – ele deve ser o primeiro a ser pago.

CONCLUSÃO MUITO IMPORTANTE

Esse foi apenas a primeira parte do nosso estudo sobre os dízimos, aqui tivemos uma VISÃO GERAL sobre o assunto, nos próximos estudos iremos aprofundar muito mais em relação a vários assuntos sobre o mesmo. Concluímos que o cristão fiel devolve seu dízimo de forma em agradecimento e gratidão a Deus.

Post – O que é o Dízimo e o que significa a palavra dízimo em hebraico
Tags – o que é dizimo, o que significa dízimo, dízimo em hebraico, dízimo, como é o dízimo, como tem que dar o dízimo,dízimo no antigo testamento, dízimo no novo testamento
Post Relacionado: Os tipos de ofertas nos tempos bíblicos

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. A Paz do Senhor irmão Moisés. EU louvo a Deus por sua vida meu amado irmão. Graças a Deus que existem homens como você; comprometidos com o Reino de Deus e dedicados ao estudo de Sua Palavra. Parabéns.

  2. Sinto muito mas vc como exegeta não está sendo nenhum pouco honesto com os textos supracitados, mas sabemos que há uma timidez em relação ao circulo que lhe rodeia, mas prefiro ficar com a verdade do que agradar a terceiros.

  3. Congregação Cristã do Brasil:

    Não comercializa a fé dos inocentes, dentro do templo e muito menos fora dele.Os pastores não ficam ricos explorando a palavra de Deus, e nem ostentam luxo e viagens para o exterior.
    A Doutrina bíblica é rigorosa, a simonia evangélica é proibida.Os versículos sobre o dinheiro, ainda tem validade e rege os músicos e a congregação.

    Senha: Misantropia

    Adilton Sampaio

  4. Olá,
    só uma observação.
    você disse: ´´Em geral, quem não podia transportar os produtos para o templo podia vendê-los e entregar o dinheiro.´´
    a primeira parte tudo bem, e acertada, mas se vemos em todas partes o dízimo nunca era entregue em dinheiro, tal vez esse versículo ajude Deuteronômio 14.22-29.

    Fora isso excelente material!!
    Parabéns, Deus abençoe!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.