O que Jesus escreveu na terra? O grande Segredo Foi Revelado

Um dos assuntos mais polêmicos e controverso da bíblia é sobre: O que Jesus escreveu na terra? Jesus escreveu o seu nome na areia naquele dia? O que Jesus teria escrito no chão? Existem muitas interpretações sobre este assunto, vamos analisar hoje o que pode ter sido.

INTRODUÇÃO – O QUE JESUS ESCREVEU NO CHÃO NAQUELE DIA

Passaram mais de 2000 anos e ainda continua a grande curiosidade: O que Jesus escreveu no chão aquele dia? A bíblia registra poucos momentos que Jesus escreveu, para ser mais específico apenas nesta passagem, e a grande pergunta o que é: O que ele escreveu na terra naquele dia?

Sempre houve não só crentes, mas também escritores e artistas agnósticos, que não se conformaram com o fato de os apóstolos não terem nos transmitido as únicas palavras escritas pelo profeta de Nazaré.

O escritor argentino Jorge Luiz Borges, já quase cego, afirmou numa conferência em Veneza, perto do Natal: Nenhum personagem ao longo da historia foi tema de tantos escritos como Jesus, sobre quem mal sabemos se realmente existiu”. Existem bibliotecas inteiras a respeito dele, afirmou o poeta dos espelhos.

Bibliotecas e mais bibliotecas sobre a vida de Jesus e nenhum REGISTRO falando o que ele teria escrito no chão naquele dia.

JESUS ESCREVEU NO CHÃO? AREIA? OU TERRA?

Bom, antes da gente ir para o contexto histórico, vamos ficar na mesma página.
Algumas versões diz:

  • Jesus escreveu no chão | areia | terra

E isso é o que menos importa, se foi no chão, areia ou terra. Agora já estamos prontos para avançar no estudo, fique comigo nos próximos tópicos.

HIPÓTESES SOBRE O QUE JESUS ESCREVEU NA TERRA (AS QUE MENOS FAZEM SENTIDO)

Já ouvi muitas pessoas pregando sobre isso e cada um com uma hipóteses diferente, eu selecionei algumas aqui para te apresentar. Claro, não estou JULGANDO nem nada no gênero, só estou dizendo que não tem base bíblica, fechou? Vamos analisar algumas dessas interpretações sobre isso.

  • 1 – Jesus escreveu UMA NOVA HISTÓRIA para aquela mulher;
  • 2 – Jesus escreveu “está perdoada vá e não peque mais”;
  • 3 – Jesus escreveu o pecado de todos ali.

Faz sentido alguma dessas pra você? Enfim, são muitas teorias mesmo sobre isso, mas sem nenhuma base bíblica, vamos analisar daqui a pouco algumas teorias com base na bíblia.

CONTEXTO DA PASSAGEM BÍBLICA EM QUESTÃO (O QUE ACONTECEU NAQUELE DIA)

Leia João capítulo 8 inteiro, vai facilitar muito no entendimento, não vou por todos os versículos, apenas os principais e falar do contexto do versículo.

A bíblia menciona que os escribas e fariseus pegaram uma MULHER EM ADULTÉRIO (NO ATO) e levaram essa mulher até Jesus e disseram:

E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? João 8:5

Ai entra nossa passagem bíblica, depois que levaram a mulher para Jesus, a bíblia menciona que Jesus escreveu na terra, e o tema aqui hoje é para saber o que Jesus escreveu na terra naquele dia, observe o versículo:

Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. João 8:6

Acontece uma coisa muito interessante depois que Jesus escreveu no chão, a bíblia menciona que eles ficaram “PESADOS DE CONSCIÊNCIA“, observe o versículo a seguir:

Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. João 8:9 (Versão ACF)

Vamos analisar agora três fatos importantes sobre essa passagem bíblica, observe o próximo tópico.

TRÊS FATOS IMPORTANTES SOBRE PARA ENTENDERMOS O QUE JESUS ESCREVEU NO CHÃO

Para finalizar esse contexto e a gente entender que  ele escreveu, então temos 3 pontos importantes de inicio:

  • 1 – Os fariseus e escribas trouxeram a mulher para Jesus julgar a causa;
  • 2 – Jesus escreveu na terra ou areia;
  • 3 – Depois de Jesus ter escrito no chão, os escribas e fariseus se sentiram de “consciência pesada”.

A partir de agora, iremos conseguir entender melhor esse mistério.

ERROS QUE OS ESCRIBAS E FARISEUS COMETERAM

Alguns fatos que aconteceu nesta passagem que precisamos entender, vários erros foi cometido, observe:

Primeiro erro: Os fariseus e escriba estavam errados em levar a mulher para Jesus, pois Jesus não fazia parte do sinédrio, ele não era “juiz” e não tinha autoridade como tal;

Segundo erro: Só levaram a mulher para ser condenada e não levaram o homem;

Terceiro erro: Queriam julgar a mulher sem um TRIBUNAL JUSTO, nos tempos bíblicos era necessário que tivesse uma “audiência” para tratar o caso, ninguém podia ser condenado sem antes uma defesa perante a lei.

QUARTO ERRO – Dentro da mishnah e das leis oral da época, para alguém ser condenado precisaria de um julgamento justo, isto é: testemunhas, plano de defesa e alguém do órgão da justiça.

A mishnah também diz que são 23 juízes para dar uma sentença e caso não tenha os 23 juízes era necessário no minimo de 13.
Lembrando que na época era necessário a diferença de 2 pelo menos pra ser condenado.


CONTEXTO HISTÓRICO DE JOÃO 8 – AGORA VAI FICAR MAIS FÁCIL, ESTAMOS CHEGANDO

Em João 7 diz que Jesus no último dia da festa dos tabernáculos ele faz uma declaração:

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:37,38

Algumas versões diz que ele E A FONTE DE ÁGUAS VIVAS.

A festa dos tabernáculos sabemos que dura 7 dias e o OITAVO DIA é chamado de DIA DA CONVOCAÇÃO (Shemini atzeret), neste dia de convocação TODOS iam para o templo em Jerusalém (Lv 23:36), foi exatamente neste dia que aconteceu o ATO DE ADULTÉRIO.

Então aqui fica uma observação: O acontecimento foi depois da festa dos tabernáculos, um dia muito importante chamado “dia das convocações”, era para todos estarem no templo, inclusive os escribas e fariseus que estavam acusando a mulher.

ENTENDENDO PORQUE JESUS ESCREVEU NO CHÃO AGORA

Nesse dia não podia trabalhar e segundo a mishnah em 7:2, você não pode “ESCREVER” em papel e na Mishnah 12:5 fala que é LÍCITO escrever no chão.

Se Jesus estivesse escrevendo no papel ou parede, ele estaria quebrando a tradição ORAL, porém a mishnah autoriza escrever no chão.
Aqui quebramos o grande MISTÉRIO porque Jesus escreveu no chão.

PONTOS IMPORTANTES PARA ENTENDER O QUE JESUS ESCREVEU

Bom, agora que entendemos o contexto, fica mais fácil compreender esta passagem bíblica.
Um resumo enorme do que aconteceu: O dia do adultério era um dia EXTREMAMENTE IMPORTANTE EM ISRAEL, era para ser um dia de paz e alegria.

Jesus fez essas três declarações que são bem importantes:

  • Ele é a fonte de águas viva  – João 7.37 = Ele falou que era a fonte de águas vivas no dia ANTERIOR ao adultério;
  • Quem vê Ele também vê o Pai – João 14:7;
  • Quem rejeita ele também Rejeita o Pai – 1 João 2:23 .

O QUE JESUS ESCREVEU NA TERRA NAQUELE DIA

Bom, vamos lá agora. Como já mencionei, existem várias interpretações sobre o que Jesus escreveu na terra naquele dia, a mais provável teologicamente é que Ele Escreveu Jeremias 17:13, observe o texto a seguir:

Ó Senhor, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas. Jeremias 17:13

O texto diz que TODOS que deixarem a Deus, focarem em si mesmo, serão envergonhados com NOME ESCRITO NO CHÃO.

Sabemos que os escribas e fariseus eram HIPÓCRITAS (Mt 23:13) e eles valorizam apenas a si mesmo e já não ligavam mais para as coisas de Deus, eles queriam pegar Jesus em uma pegadinha, tanto é que levaram a mulher para JESUS JULGAR, sendo que JESUS NÃO É JUIZ e não fazia parte do sinédrio.

HOMENS PERVERSOS que ignoram as leis de Deus e as leis dos homens, então Jesus escreve exatamente Jeremias 17:13 na terra, isto é – UMA PALAVRA FORTE PARA ELES, Jesus chamou falou para eles com esse texto que eles “abandonaram o Senhor” e rejeitaram a FONTE DE ÁGUAS VIVAS (como ele mesmo se declarou no capítulo anterior).

OS ESCRIBAS E FARISEUS SE SENTIRAM COM A CONSCIÊNCIA PESADA

Como já mencionamos, no versículo de João 8:9 eles saíram”com a consciência pesada” e foram saindo um a um, desde o mais velho ate os mais novos.

Este é o motivo que a consciência deles ficaram pesadas, pois o texto diz daqueles que abandonaram ao Senhor e rejeitaram a FONTE DE ÁGUA VIVA.

ESSA É A EXPLICAÇÃO MAIS COERENTE COM OS TEXTOS BÍBLICOS E A TEOLOGIA. Existem muitas interpretações, mas eu ainda prefiro ficar com essa.

CULTURA SEMITA – O QUE SIGNIFICA ESCREVER O NOME NO CHÃO?

Bom, dentro da cultura semita, escrever o nome no chão significa “o oposto de escrever o nome da pessoa no livro da vida“.
É uma grande “ofensa” escrever o nome de alguém no chão, é como se você dissesse – “você não é salvo”.

Uma tradução do grego mais aprofundada diz que “escreveu” ou verbo escrever ali empregada no texto é no sentido de “escrever com ar de acusação“. Jesus não apenas escreveu no chão, mas escreveu com TOM de acusação.

OUTRAS POSSIBILIDADES DO QUE JESUS ESCREVEU NA TERRA – O QUE JESUS ESCREVEU NO CHÃO

1 – JESUS ESCREVEU O NOME DELES
2 – PRECEITOS DA TORAH QUE ESTAVAM SENDO QUEBRADOS
3 – JEREMIAS 17:13 (QUE EU MAIS ACREDITO)
4 – PECADO DAQUELES HOMENS

CONCLUSÃO

Concluímos que não sabemos exatamente o que Jesus escreveu no chão naquele dia, mas com algumas dicas históricas e contextual conseguimos deduzir que pode ser que seja a passagem de Jeremias 17:13. Existem várias interpretações sobre o texto, neste pequeno estudo apresentamos algumas das interpretações.

Post – O que Jesus escreveu na terra? O grande Segredo Foi Revelado.
Tags – o que Jesus escreveu na terra, o que Jesus escreveu na areia, O que Jesus escreveu no chão, a mulher adultera, Jesus julga a mulher adultera.
Post Relacionado – O que é a Glória da Segunda Casa e o que Foi a Glória da Segunda Casa

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Meu Irmão Moisés Muito Boa Noite e Shalom Para o Amado!Mil perdões pela demora em respondê-lo! Entretanto gostaria de reforçar que estou ainda me organizando para adquirir esses estudos extraordinariamente profundos e ao mesmo tempo agradecer ao Altíssimo pela sua vida em compartilhar essas preciosidades que me deixam maravilhado!

  2. Irmão Moisés Muito Boa Tarde e Shalom da parte do Altíssimo! Ainda não adquiri esses extraordinários estudos em virtude do momento financeiro!Mas certamente logo que possível farei a aquisição dessa plataforma!

  3. Eles levaram pra Jesus julgar pq queria condenar Jesus se Ele fosse pela lei de Moisés iram condenar sem a jurisprudência Romana dar a sentença e se ele não condenase podiam o prende lo por violação da lei de Moisés , logo então acharam que Jesus não teria saída . Caíram do cavalo

  4. exelente estudo , preciso de ter entendimento , ajuda , sobre daniel ,desde jeremias ,zacarias ate apocalipse ( tudo sobre daniel )

  5. Olá
    À paz do senhor Moisés
    Eu agradeço esse estudo vai me ajudar muito a passar essa palavra pra algumas pessoas é um estudo muito maravilhoso muito muito obrigado
    E que Deus abençoe grandementte a sua vida.

  6. Excelente Estudo. Não consigo fazer nenhuma correlação específica com a desobediência e deportação do povo hebreu para a Babilônia em Jr 17.13 com uma passagem específica entre Jesus, uma mulher pecadora e os Fariseus de Jo 8.

  7. Acredito que escrever no chão era a única forma lícita de Jesus passar sua mensagem naquele momento porem ter seu nome escrito no chão talvez fosse uma ofensa bem grande naquela época e provavelmente a teoria que parece fazer mais sentido é quê aquele dia haviam muitas pessoas naquele lugar e um certo grupo foi até Jesus na intenção de testa-lo
    Então Jesus escreveu o nome deles de um por um e por isso foram se retirando da mesma maneira com a consciência pesada, o quê leva a imaginar que a surpresa deles (foi Jesus saber o nome de cada um deles que estavam ali lhe testando naquele momento. )

  8. O que Jesus escreveu na terra, está em Jeremias 17:13. O ocorrido com a mulher adúltera foi logo após ele ter se declarado a fonte das aguas vivas. Por tanto eles escreveu os nomes dos fariseus na terra, não só porque queriam fazê-lo pecar contra a lei, mas também porque deixaram a fonte da aguas vivas.

  9. so pode ter sido uma lei.
    tipo
    tudi e licito
    a mulher adulterar e eles matarem
    porem nem tudo convem.
    cada um paga por seus erros individualmente no mundo espiritual a mulher pelo adulterio e eles por assassinos.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.