Lição 6 – A Sexualidade Humana | Subsídio da EBD – É pecado não querer filhos?

Nesta Aula 6 – A sexualidade humana estudaremos sobre sobre o casamento cristão e vários outros aspectos do sexo e da ideologia de gênero. As informações desta lição 6 são extremamente importantes para os dias atuais.

Revista – A Raça Humana Origem, Queda e Redenção
Lição – Lição 6 – A Sexualidade Humana – Subsídio da aula 6 da ebd.
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 6: A Sexualidade Humana.

I – DEUS CRIOU APENAS DOIS SEXOS | A SEXUALIDADE HUMANA

1.1 – Definição de sexo

O sexo pode ser definido, de acordo com o Dicionário Houaiss, como a “conformação física orgânica, celular, particular que permite distinguir o homem e a mulher, atribuindo-lhes um papel específico na reprodução”. O ser humano é identificado por seu sexo logo ao nascer (Gn 4.1; 30.21). 

– E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem – Gênesis 4:1
– E depois teve uma filha, e chamou-lhe Diná – Gênesis 30:21

Hoje, aliás, já se sabe o sexo da criança ainda em seu período de gestação. Logo, o sexo não é o resultado de uma engenharia social e política, como o querem os ideólogos do gênero. Ou se nasce homem, ou se nasce mulher. É o que mostra a Bíblia Sagrada. 

1.2 – Deus criou o sexo – Sexo é pecado entre o casal?

Quem criou o Sexo foi o próprio Deus, ao contrário do que muitos pensam, sexo não é pecado (entre o casal). O sexo foi um “presente de Deus” para a humanidade, nem os anjos se reproduzem, eles já foram criados na quantidade cerca por Deus (Sl 33:6) e eles também não se casam e nem se dão em casamento – Lc 20:36.

A bíblia menciona três propósitos para ter criado o sexo, são eles:

Intimidade – a Bíblia diz que quando duas pessoas fazem sexo eles ficam tão unidos que é como se fossem uma só pessoa!
Prazer – o sexo foi criado por Deus para ser uma atividade que dá prazer aos dois; sexo por prazer não é errado – Provérbios 5:18-19
Ter filhos – o resultado natural de fazer sexo é gerar filhos; os filhos são uma bênção do Senhor (atenção! Isso não significa que o cristão é obrigado a ter muitos filhos, nem a tentar engravidar todas as vezes que faz sexo!).

Lembrando que no terceiro tópico estudaremos mais sobre isso.

1.3 – Os dois sexos

Ao criar o ser humano, o Senhor os fez macho e fêmea (Gn 1.26,27). Por conseguinte, há somente dois sexos: o masculino e o feminino. Ainda que alguém exteriormente transmude-se, jamais perderá a essência do sexo com que nasceu. Fora da bíblia, atualmente no brasil existem várias definições e categorias, como:

Pansexualidade – Apenas gosta do sexo, independente do sexo (homem ou mulher)
Bissexualidade  – Sente atração por ambos os sexos (de forma igual)
Homossexualidade – Atração afetiva por pessoas do mesmo sexo
Transexualidade – Não se identifica com seu próprio gênero
Transgênero – Pessoas que se transveste – ou faz cirurgia para mudança

Independente de qual a pessoa seja, nós como Cristão temos que respeitar e amar essas pessoas, sempre incentivando elas buscarem a Deus e a transformação de vida.

II – OBJETIVOS DA SEXUALIDADE HUMANA

2.1 – Procriação

Como já dissemos, só existe um meio de a espécie humana propagar-se: através da união sexual entre um homem e uma mulher (Gn 4.1). Assim, casamentos serão consumados e seres humanos continuarão a nascer até a consumação dos séculos (Is 65.20). 

Todavia, chegará o momento em que a humanidade não mais necessitará procriar-se (Lc 20.34-36).

Tanto os que forem para o Céu, como os que forem para o lago de fogo, não mais propagarão a espécie; estará findada a nossa atividade sexual, porque o ser humano, agora, não será mais carne e sangue (1 Co 15.50). Os salvos teremos um corpo de glória; seremos semelhantes aos anjos. 

Observe o texto em hebraico de Gn 4:1.

A palavra “CONHECEU” em hebraico é “YADA”, na maioria das vezes a palavra para relação sexual vai ser “YADA- CONHECEU”.

UM GRANDE PROBLEMA OU DISCUSSÃO – É PECADO O CASAL NÃO QUERER TER FILHOS? Muitos casais preferem não ter filhos, os motivos são diversos, como:

– Gasta muito dinheiro
– Não quero estragar meu corpo
– É injusto eu por uma criança neste mundo perdido
– Simplesmente não quero.

Se uma pessoa decide não ter filhos pelos motivos egoístas, sem dúvida isso desagrada a Deus e sim, pode se tornar um pecado, mas se for por outros motivos pessoais, não tem como julgar.

EU quero saber dos irmãos, que vocês dizem sobre isso?
O princípio bíblico é que tenham filhos, pois crescei e multiplicai (Gn 1:18). 

2.2 – União conjugal

O sexo foi criado por Deus para ser desfrutado no contexto da vida matrimonial (Gn 2.24). O sexo, quando praticado antes e fora do casamento, afigura-se como ofensa e pecado perante o Criador. No casamento, porém, une o casal e perpetua os laços entre o homem e a sua esposa.

Sexo antes do casamento é pecado- Pois esta é a vontade de Deus: que vocês sejam santos e se abstenham de imoralidade sexual – 1 Ts 4:3

O casamento seja honroso entre todos, e o leito conjugal mantido puro,*a porque Deus julgará os que praticam imoralidade sexual* e os adúlteros – Hebreus 13:4.

Citei apenas 2 versículos que nos ensina isso, mas a bíblia está cheia de versículos falando sobre o mesmo assunto.

2.3 – A glória de Deus.

O sexo não é uma atividade meramente fisiológica ou recreativa. 

Na Bíblia, há um livro dedicado às belezas da vida conjugal (Ct 2.1-4). Aliás, a Igreja de Cristo é apresentada como a Noiva do Cordeiro (Ap 21.9; 22.17). Pode haver algo mais glorioso?

III – DISTORÇÕES DA SEXUALIDADE

Este tópico esta bem completinho na lição, no vídeo faremos apenas algumas observações,

3.1 – A fornicação

A fornicação é o relacionamento sexual antes do casamento (1 Tm 1.10).
Logo, quando um casal de namorados, ou de noivos, pratica o sexo, tanto o rapaz quanto a moça pecam contra o Senhor (Ef 5.5).

3.2 – O adultério

A fim de proteger a harmonia conjugal, o Senhor decretou: “Não adulterarás” (Êx 20.14).
Jesus, no Sermão da Montanha, condena não somente o ato em si, como a própria cobiça (Mt 5.27,28). Os adúlteros não terão parte nem guarida no Reino de Deus.

3.3 – homossexualismo

É o relacionamento sexual de pessoas do mesmo sexo. Na Bíblia Sagrada, é conhecido como o pecado de Sodoma e Gomorra (Dt 23.18; 1 Co 6.9,10; 1 Tm 1.10).
Essa abominação contraria o plano divino quanto ao casamento que, além de ser monogâmico e indissolúvel, é heterossexual (Gn 2.24).

3.4 – A ideologia de gênero

A chamada ideologia de gênero é mais uma tralha inventada pelos inimigos da família cristã. 

Alegando que o sexo é uma mera construção social, tal ensino instiga os pais a educar os filhos de maneira neutra, deixando aos meninos e às meninas a escolha de seu “sexo social ou ideológico”. 

A Bíblia, porém, é taxativa quanto a tal pensamento (Dt 22.5).

Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus – Deuteronômio 22:5

Post – Lição 6 – A Sexualidade Humana | Subsídio da EBD – É pecado não querer filhos?
Tags – Lição 6 ebd, subsídio da ebd aula 6, aula 6 – a sexualidade humana, escola bíblica dominical
Post Relacionado – Lição 1 – Adão, o Primeiro Homem | Quem Foi Adão e Como Foi a Criação

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Graça e paz meu amado,
    Quero louvar a Deus pela sua vida e família, que lição abençoada aprendi muito, que o Senhor continue usando VC meu irmão.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.