Como eram as atividades domésticas nos tempos bíblicos

Paz do Senhor, tudo bem ?

As atividades domésticas mudaram muito desdo tempos bíblicos para os dias atuais, antigamente não tinha maquina de lavar roupa, louça, meios de comunicação eficiente, etc, no post de hoje vamos ver como era feito as atividades básicas domésticas.

INTRODUÇÃO

As atividades domésticas  nos tempos bíblicos era algo realmente trabalhoso, devido a grande falta de aparelhos, maquinas, etc, as tarefas mais simples como lavar roupa tornava-se totalmente trabalhosas e cansativas. Nesse post vamos falar sobre como era as atividades nos tempos bíblicos, alguns dos temas que serão abordados nesse post:

  • Horários de levantar;
  • Compras;
  • Moagem;
  • Assando o pão;
  • Refeição a noite e etc, etc…

HORÁRIO QUE ELES ACORDAVAM NOS TEMPOS BÍBLICOS

Qual horário que eles acordavam antigamente nos tempos bíblicos ? Resposta abaixo

A maioria das pessoas acordavam cedo, para aproveitar ao máximo a luz do dia e ter tempo para descansar no forte calor do meio do dia no verão.

  • Abraão levantou cedo para oferecer sacrifício, obedecendo à ordem de Deus (Gn 22.3);
  • Moisés levantou cedo para encontrar Deus no Monte Sinai (Ex 34.4);
  • Jó ofereceu adoração bem cedo, de manhã (Jó 1.5);
  • Jesus orou antes do sol nascer (Mc 1.35).

Embora fosse possível ficar na cama até mais tarde (Pv 26.14), era muito difícil, pois as casas eram pequenas, porque todos dormiam juntos na plataforma. Quem se levantasse perturbava os outros – esse ponto foi abordado por Jesus, quando Jesus estava contando a história do amigo que precisou de comida extra à meia-noite (Lc 11.7).

DESJEJUM

O desjejum era uma refeição informal, tomada algum tempo depois de levantar-se – um pedaço de pão com alguma coisa dentro, como azeitonas, queijos ou fruta seca.

Enquanto os homens e rapazes maiores saíam para o trabalho comendo no caminho, a mãe e as filhas faziam o serviço doméstico do dia, junto com os meninos novos demais para trabalhar e que ainda não podiam frequentar a escola (nos dias bíblicos).

O mais moço cuidava dos animais da família (como Davi fez, por exemplo em Sm 16.11), enquanto os outros se ocupavam com as tarefas da casa.

MOAGEM – O QUE É 

Você sabe que é moagem ? Resposta abaixo

Quando os homens desapareciam, o moinho era tirado de seu lugar na plataforma e colocado sobre um quadrado de tecido limpo. Eles eram feitos com duas pedras em forma de disco, com cerca de trinta a cinquenta centímetros de diâmetro.

A pedra inferior tinha um suporte vertical de madeira que passava pelo meio de um largo orifício da pedra superior, que normalmente era feito de basalto, uma pedra leve. Um cabo vertical era fixado na pedra de cima para permitir que fosse girada em torno do suporte de madeira ou eixo.

Grãos de cevado (para os pobres) ou de trigo iam sendo colocado no orifício do eixo, á medida que a pedra superior ia sendo girada. O grão era esmagado entre as duas pedras e caía em forma de farinha sobre o tecido.

A mulher podia moer sozinha, mas com o trabalho ficava mais fácil com uma companheira (Mt 24.41). Quando possível, eram usados escravos para esse trabalho, como Sansão descobriu ao ser preso (Jz 16.21) e como os judeus aprenderam no cativeiro (Lm 5.13).

O som produzido pela moagem do grão era familiar, Jeremias disse que a falta desse som seria uma marca do Juízo de Deus (Jr 25.10).

SUPRIMENTO DE ÁGUA

Os dois serviços fora de casa eram: buscar água e ir ao mercado local, eram feitos pelas meninas mais velhas. A água era colhida no poço ou na fonte, no início ou no fim do dia.

Eliezer, servo de Abraão, usou esse fato para buscar a orientação de Deus na escolha de uma esposa para Isaque (Gn 24.11-13). Ele também sabia que eram sempre as moças mais velhas, solteiras, que iam buscar água (Sm 9.11). A água era transportada em um jarro grande de cerâmica sobre o ombro (o método adotado por Rebeca, (Gn 24.15) ou apoiado no quadril.

A MULHER JUNTO AO POÇO

A mulher samaritano chegou na sexta hora do dia (meio dia), apesar do calor, por saber que não haveria outras mulheres no poço. Além do mais, em vista do seu estilo de vida, ela não desejava falar com as outras. A samaritana levava seu próprio cântaro de couro para tirar água do poço (v.7) – João 4.6

COMPRAS

Como eram feito as compras nos tempos bíblicos ? – Resposta abaixo

Quando não havia alimento nos depósitos da família, as pessoas tinham de se abastecer no mercado local. Essa era uma tarefa constante (diária), pois não se podia manter comida por mais de um dia naquele clima quente sem que acontecesse o processo de secar e salgar o alimento.

Essa prática se encontra por trás das palavras de Oração do Senhor – “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje…“, onde pedimos a ajuda de Deus para vivermos um dia de cada vez (Mt 6.11).

Como parte da visita aos fornecedores, algumas famílias se serviam do pão assado no forno comunitário. Oseias nos conta como os pães eram colocados no forno à noite e assavam lentamente, sendo retirados antes que o padeiro atiçasse novamente o fogo de manhã (Os 7.4-6).

Jeremias recebia todos os dias um pão da Rua dos Padeiros em Jerusalém, durante a sua prisão (Jr 37.21).

Enquanto alguém ia buscar a água e o alimento, a mãe e as outras filhas tinham muito a fazer. O chã da casa devia ser varrido cuidadosamente e tudo posto em ordem (Lc 11.25), especialmente se animais dormissem dentro de casa à noite, era também necessário tomar banho e limpar os objetos. O fogo tinha de ser atiçado até as brasas arderem para cozinhar as refeições.

A SESTA

A sesta era um tipo de lugar onde eles tiravam um ‘cochilo’, quando se aproximava o calor do dia, era hora para uma sesta longe do sol. Abraão sentou na porta da tenda para a sesta (Gn 18.1), Saul foi para uma caverna (1 Sm 24.3), e Isbosete ficou em sua casa (2 Sm 4.5)

REFEIÇÃO DA NOITE

Depois do descanso do meio-dia havia muitas atividades importantes. As refeições da noite tinha de ser preparadas para os homens quando eles voltavam do trabalho. Essa geralmente era de vegetais ou de um cozido de lentilhas (Gn 25.29, 34; Dn 1.12), que era retirado de uma vasilha comum, usando um pedaço de pão fino.

Em ocasiões especiais, como festa, sacrifícios, eram usados carnes no meio do cozido. Na páscoa a carne era assada. O sangue tinha de ser escorrido da carne e posteriormente foi proibido servir carne com laticínios (Lv 7.26). Havia também leis estritas sobre qual a carne que podia ou não ser comida (Lv 11). A refeição terminava com frutas frescas ou secas.

DUAS REFEIÇÕES BÁSICAS

Jesus disse literalmente – “Quando fizer um desjejum ou uma refeição noturna, não chame seus amigos...”. Ele estava se referindo às duas refeições básicas do dia. Lc 14.12.

HABILIDADES

Outra atividade importante era fiar e tecer para fazer roupas para a família e para vender. A mulher ideal em Provérbios 31 é descrita como alguém que procura lã e linho e trabalha diligentemente com as mãos (V.13).

Ela fia, tece e faz roupas (vv.19,21), fez tapetes e cobertas para a casa (v.22) e vende o excesso no mercado (v.24). Enquanto fazia esse tipo de trabalho, ela conversava com as outras mulheres e com os filhos.

LAVAGEM

Em alguma hora do dia, as pessoas precisavam tomar banho. Se Bate-Seba era um caso típico, isso tinha lugar no fim do dia (2 Sm 11.2). A casa pequena comum dificilmente tinha facilidades para o banho; só nas casas ricas era provida um aposento com uma banheira. O mais usado era um recipiente raso de cerâmica com um sulco no meio para os pés.

O banho completo era tomado numa fonte ou no rio. Até a filha do Faraó se banhava no rio (Ex 2.5). Eliseu parece ter-se referido a essa prática quando mandou Naamã tomar banho no rio (2 Rs 5.10). Uma vez terminada a refeição e a noite chegada, as pessoas iam dormir cedo, afim de se levantarem com o sol na manhã seguinte.

TRABALHO DA MULHER

Desde que era trabalho da mulher transportar a água, um homem fazendo o mesmo seria imediatamente notado. Portanto, Jesus usou esse meio para ajudar Pedro e João a encontrarem o aposento onde a última Ceia seria preparado (Lc 22.8-12; Mc 14.13).

Post – Como eram as atividades domésticas nos tempos bíblicos
Tasg – atividades domésticas nos tempos bíblicos, viver nos tempos bíblicos, refeições nos tempos bíblicos
Fonte – Novo Manual dos usos e costumes dos tempos bíblicos – Ralph Gower

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *