Quem Era Moloque Na Bíblia? | Como Eram Os Culto a Moloque?

Neste estudo veremos sobre quem era Moloque citado na bíblia e conheceremos também sobre como eram os cultos a Moloque entre outros assuntos relacionados a ele.

INTRODUÇAO | QUEM FOI MOLOQUE NA BÍBLIA?

Antes da gente começar estudar os estudos sobre Moloque, preciso pontuar algumas coisas:

1 – Para cada região, Moloque era cultuado de uma forma, porém a essência do propósito a adoração ele eram iguais;
2 – Moloque aparece na bíblia, mas ele não era um deus bíblico;
3 – Moloque aparece diversas vezes na antiga aliança, desde Levítico até nos livros de Crônicas.

Tendo isso em vista, bora conhecer mais sobre quem foi Moloque na bíblia.

O QUE SIGNIFICA MOLOQUE EM HEBRAICO? NOME MOLOQUE EM HEBRAICO?

A palavra em hebraico para Moloque é: מֹּלֶךְ
A transliteração é: Molech
Forma de falar no português: Moloque
E a tradução mais ao pé da letra seria algo como: Algo como “dominador“.

Mas, vamos fazer uma exegese agora deste nome em hebraico pegando suas raízes, segundo o dicionário James Strong nas referências: 4427-4432

Estas três letras (מלך) em hebraico carregam muitos significados e combinações de palavras, vejamos algumas:

  • Rei, reinar, subir ao trono, se tornar um rei, governador
  • Domínio, rainha, adoração pagã, adoradores de ídolos

O nome Molech (Moloque) vem de Melech (que é REI), sendo assim dizemos que Moloque em hebraico traz a ideia de alguém que REINA, alguém que governa, alguém que reina para os ímpios.
Molech era exatamente isso, um “deus” que governava, reinava sobre os amonitas, Moloque significa em hebraico: Aquele que reina \ aquele que governa.

QUEM ERA MOLOQUE NA BÍBLIA? | QUEM FOI MOLOQUE?

Moloque era um dos deuses dos Amonitas e ele era adorado em vários lugares ali, inclusive na terra de Canaã.
Mas, o que faziam as crenças das pessoas serem tão forte neste deus falso? Já imaginou sacrificar o próprio filho?

Bom, vamos entender a mitologia por trás do deus Moloque…

… Os Amonitas acreditavam que o deus Moloque traria mais VITALIDADE (a vida seria prolongada) para o povo, mas para isso acontecer é necessário sacrificar seu primogênito.

A gente sabe que nos tempos bíblicos, as pessoas morriam muito mais e geralmente eram por doenças que na época não tinham como tratar, como lepra, varíola, etc, isso gerava uma preocupação grande na população, então qualquer “promessa” que eles poderiam prolongar suas vidas, eles cediam.

…O deus Moloque “prometia” prolongar a vida das pessoas e trazer prosperidade para as pessoas que sacrificassem seus primogênitos, por isso ele era tão adorado e reverenciado em seu tempo.

Imagina, um deus que traz PROSPERIDADE e VIDA PROLONGADA para uma nação – não parece uma promessa tentadora?

Como já vimos, a palavra Moloch (Moloque) está muito associada a palavra Melech (rei) em hebraico, isso já nos traz mais uma pista sobre ele, ele era um tido como um rei para os amonitas, claro – um rei espiritual (deus falso).

Segundo as pesquisas arqueológicas sobre Moloque, tudo indica que ele era adorado pelos Amorreus (Amonitas) por volta de 1900 a.C e esta adoração continuou até o final do cativeiro babilônico, quando voltaram do cativeiro – não há muitos indícios que continuaram adorando este deus falso.

APARÊNCIA DO DEUS MOLOQUE

A aparência de Moloque era de corpo humano com a cabeça de boi ou leão, e no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir sacrifícios.

Muitas pessoas o adoravam, porém com o fortalecimento do povo hebreu e de outros reinos, tais povos foram desaparecendo, deixando o costume dessa adoração. Segundo a crença bíblica contida no Velho Testamento, pelas ordens de Deus, dadas ao povo hebreu através de Moisés, era expressamente proibida a adoração a Moloque, bem como o sacrifício de crianças a ele, e tal prática seria severamente punida (Levítico 20:2–5).

COMO ERAM OS CULTOS A MOLOQUE? OS SACRIFÍCIOS A MOLOQUE

Agora começaremos entender mais sobre como eram os cultos a moloque e também os lugares ondem se faziam estes sacrifícios de crianças.

Segundo a tradição cristã e cabalística, eles não sacrificam apenas crianças a Moloque, mas também outras coisas, como veremos a seguir.
O culto a Moloque havia muitos atos sexuais, sacrifícios de crianças e prostituições.

Em geral, o sacerdote de Moloque tocava os tambores bem alto para os pais não ouvirem suas crianças chorando.
Segundo os achados arqueológicos sobre Moloque, tudo indica que em seu INTERIOR havia pelo menos sete armários e em cada armário eles colocavam algo, veja:

1 – Farinha
2 – Rolinhas (pássaros)
3 – Uma ovelha
4 – carneiro
5 – Bezerro
6 – Bife
7 – A CRIANÇA, a oferenda principal – em geral eram os primogênitos.

Então basicamente, haviam sete etapas antes de sacrificar a criança.
Depois nesta última etapa, a criança era jogada para dentro do armário de Moloque com FOGO QUENTE, era realmente uma cena triste.

Os sacerdotes precisavam realmente fazer muito barulho – senão os pais talvez não aguentariam e romperiam o ritual.

Aqui entra um “CONTRA-PONTO” importante, Moloque pedia para sacrificar o filho primogênito, já Deus pedia para ABENÇOAR o filho primogênito com as bênçãos, por um lado temos um deus cruel que pedia sacrifício – por outro, um Deus misericordioso que pedia que abençoasse. Um queria tirar a vida, o outro queria dar a vida! 😉

O deus Moloque também é chamado de “deus do aborto“.
Alguns teólogos chegam a dizer que Cosme e Damião são inspirados numa história – onde sua origem tem relação direta a Moloque.

O PROPOSITO DE SACRIFICAR A DEUS MOLOQUE

Como já vimos, o propósito deste ritual é para que eles vivem mais (a vida fosse prolongada) e a prosperidade chegassem ao povo.

ONDE ERAM FEITO OS SACRIFÍCIOS A MOLOQUE?

Agora veremos mais sobre o lugar onde eram feito os cultos a Moloque – lembrando que existiam muitos lugares, focaremos no principal que a bíblia da mais ênfase.

Os cultos a Moloque ocorriam em geral no VALE DO HINOM, este lugar recebia vários apelidos na época: VALE DOS GRITOS, VALE DA MORTE , VALE DA MATANÇA, entre outros.
Pois, eles sabiam que neste lugar ocorriam muitas coisas ruins, veja o versículo:

E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.
Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver outro lugar – Jeremias 7:31,32

Então o altar ficava em ALTO DE TOFETE e este lugar ficava em BEN-HIMOM.

MISTÉRIOS BÍBLICOS | O LUGAR DE TOFETE EM HEBRAICO

Agora entra uma cereja do bolo, a palavra TOFETE em hebraico (תֹּפֶת) significa: inferno; fogueira grande; lugar de sacrifícios.

O vale de Ben-Hinom ficava próximo a Jerusalém e se tornou um dos lugares principais onde crianças eram queimadas para Moloque.
Mais tarde, o rei Josias destruiu o santuário de Moloque em Ben-Hinom, que passou a ser usado como lugar para queimar lixo (2 Reis 23:10).

RASHI que foi um grande sábio de Israel, ele disse algo importante sobre este lugar, veja:

Rashi ja dizia: “O TOPETE PERTENCE A MOLOQUE, ELE ERA FEITO DE BRASAS E ELES ESQUENTAVAM A ESTÁTUA A PARTIR DE DUAS PARTES BAIXAS E ATÉ ATINGIR AS SUAS MÃOS ESPALMADAS, QUANDO ELAS ESTAVAM BEM QUENTES ELES PUNHAM A CRIANÇA EM SEUS BRAÇOS E ELA ERA QUEIMADA VIVA. ENQUANTO ELA GRITAVA VEMENTE DE DOR, OS SACERDOTES TOCAVAM OS TAMBORES QUE IMPEDIAM OS PAIS DE OUVIR OS GRITOS DE SEUS FILHOS E NADA DISSO MOVIA O SEU CORAÇÃO”.

Este local ficou conhecido também como “inferno” ou vale do geena.
INCLUSIVE – muitos estudos apontam que o próprio Judas se matou neste local, vale da morte.

A RELAÇÃO DO POVO DE ISRAEL COM MOLOQUE

Vamos entender agora a relação do povo de Israel com Moloque.

Deus deu ordem ao povo de Israel que assim que eles entrassem em Canaã (Terra Prometida) eles deveriam destruir todos os povos que estavam ali, inclusive seus respetivos deuses, porém não foi isso que aconteceu.

Leia Êxodo 3.8 (lá tem vários povos que habitavam na terra prometida).

Como o povo não destruiu os povos que estavam ali – muito menos os deuses estranhos das nações que estavam lá, Deus deu ordem ao povo de Israel para não fazer sacrifícios de crianças a Moloque e nem prestar adoração a este falso deus como as outras nações faziam, veja os versículos:

Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua descendência a Moloque, certamente morrerá; o povo da terra o apedrejará.
E eu porei a minha face contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua descendência a Moloque, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome.
E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os seus olhos daquele homem, quando der, da sua descendência a Moloque, para não o matar  – Levítico 20:2-4

E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor – Levítico 18:21

Embora Deus tivesse dado ordens para não sacrificar a Maloque, muitos israelitas ainda continuavam adorando Maloque. Eles construíram altares a Moloque e sacrificaram seus filhos a esse ídolo (Jeremias 32:35).

E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá – Jeremias 32:35

Como já vimos, o Rei Josias destruiu o santuário de Moloque e este local passou a ser usado para queimar lixo (2 Reis 23.10).
No entanto, o sacrifício de crianças a Moloque não foi completamente eliminado e essa foi uma das razões por que os judeus foram castigados com o exílio.

O Profeta Jeremias lança uma profecia contra o povo de Judá, leia Jeremias 7.30-33

Vários reis de Israel cederam a tentação de servir a Moloque, entre eles:

  • Rei Salomão – 1 Reis 11.7;
  • Rei Acaz – 2 Crônicas 28.3;
  • Rei Manassés – 2 Crônicas 33.6

Entre outros reis.

MOLOQUE ERA UM DEMÔNIO OU UM DEUS FALSO?

Agora entra outra questão – Moloque era um deus falso um um demônios?
Dentro das interpretações bíblicas, ele era um deus falso, claro que por trás de tudo isso tem um demônios, mas ele é considerado um deus pagão. E segundo alguns escritos cabalísticos, ele era também um demônios.

Post – Quem Era Moloque Na Bíblia? | Como Eram Os Culto a Moloque?
Tags – quem era moloque, quem foi moloque, moloque na bíblia, moloque em hebraico, deuses estranhos, falso deus
Estudo Relacionado

Quem é Abadom ou Apoliom Na Bíblia? Abadom Em Hebraico

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.