Os Tipos de Anjos Na Bíblia | Querubim – Serafim – Arcanjo e Mensageiros

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Neste estudo veremos mais sobre os anjos, quem são os anjos na bíblia, estudaremos cada uma das categorias dos anjos, este assunto é de extrema importância para os amantes da palavra de Deus.

INTRODUÇÃO – OS TIPOS DE ANJOS NA BÍBLIA | CATEGORIAS DE ANJOS

Sem dúvida, estudar sobre os anjos não é uma tarefa fácil, pois não existem muitas informações sobre o assunto na bíblia.
Nesse estudo veremos os principais anjos na bíblia e também e usaremos algumas fontes extras bíblicas para ajudar no entendimento.

QUEM SÃO OS ANJOS SERAFINS NA BÍBLIA

Os serafins rodeiam o trono de Deus e são criaturas fantásticas.
O nome serafim em hebraico é שְׂרָפִים e a transliteração é “Serafim” e do grego, séraph, que significam “abrasar, queimar, consumir“.

A raiz da palavra é שָׂרֹף (sarof) que significa: queimar, incendiar, cauterizar. Também foram chamados de ardentes ou de serpentes de fogo.

É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau.
Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus e tendo seis asas.

Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam – Isaías 6:2

O Pseudo-Dionísio diz que sua natureza ígnea espelha a exuberância de sua atividade perpétua e infatigável, e sua capacidade de inflamar os anjos inferiores no cumprimento dos desígnios divinos, purificando-os com seu fogo e iluminando suas inteligências, destruindo toda sombra.

Pseudo-Dionísio é um filosofo da idade média, escritor de centenas de estudos bíblicos, as fontes dos estudos ainda são mistérios, uma boa parte deles. Para saber mais, acesse aqui.

QUEM SÃO OS ANJOS QUERUBINS

O nome em Hebraico é כרוב – keruv ou karav – O plural כְּרֻבִים (Queruvim – Querubim), a raiz primitiva da palavra é karav, que pode significar “aquele que cultiva“.

Os querubins são seres misteriosos, descritos tanto no Cristianismo como em tradições mais antigas às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal.

Os povos da Mesopotâmia tinham o nome karabu e suas variantes para denominar seres fantásticos com forma de touro alado de face humana, e a palavra significa em algumas daquelas línguas “poderoso”, noutras “abençoado”.

No Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden – mais especificamente da ÁRVORE DA VIDA, expulsando Adão e Eva após o pecado original (Gênesis 3:23-24).

Aqui fica um grande mistério, os querubins estavam protegendo a árvore da vida e não o éden, como muitos pensam, olhe o versículo:

E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24

Na maioria das vezes, os querubins vai estar sempre ligado a PROTEÇÃO, aquele que protege.
Eles protegiam a árvore da vida, eles também são representados como “aqueles que protegem a santidade de Deus“.

Foi esculpido querubins frente a frente do outro com suas asas cobrindo o propiciatório (Êxodo 25:18-20; 37:7-10). Imagens de querubins também foram bordadas nas cortinas do Tabernáculo. Em seguida eles continuam sendo mencionados na Bíblia Sagrada sempre relacionados à glória, poder e santidade de Deus (cf. 2 Crônicas 3:7-14).

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

Ezequiel  capítulo 1 (leia) os descreve como guardiões do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces:

LEÃO – O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força;

TOURO – O touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono. Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono;

ÁGUIA – Como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável;

HOMEM –  Esta face fala da mente, razão, afeições, e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência (Ezequiel 10). Mas as imagens querubins que Moisés colocou sobre a Arca da Aliança tinham forma humana, embora com asas (Êxodo 25:10-21; Êxodo 37:7-9).

Os Querubins, para alguns teólogos, ocupam o topo da hierarquia, pois alguns não consideram os serafins como anjos , uma vez que a palavra hebraica para anjo é “malach – מַלְאָךְ” (mensageiro) e da mesma forma no grego, anjo é “angelus” (mensageiro) e estas figuras aladas que aparecem, na Bíblia, apenas em Isaías capítulo 6, onde exaltam a Deus mas não comunicam mensagens ao profeta.

São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam seu nome como “plenitude de sabedoria e ciência“. São representados muitas vezes como crianças pequenas dotadas de asas, chamados putti (meninos) em italiano. Têm o poder de conhecer e contemplar a Deus, e serem receptivos ao mais alto dom da luz e da verdade, à beleza e à sabedoria divinas em sua primeira manifestação. Estão cheio do amor divino e o derramam sobre os níveis abaixo deles.

Satanás é descrito como o querubim ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer ou Belial ou até mesmo Misael.
Em outro estudo falaremos apenas sobre Lúcifer (Satanás, capeta, capiroto, demônio, tranca rua, enfim).

QUEM SÃO OS ANJOS ARCANJOS

A gente costuma separar os mensageiros dos arcanjos, porém muitos interpretam que sejam ambos da mesma categoria, veremos a seguir algumas informações sobre o assunto.

O nome de arcanjo vem do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa “anjo principal” ou “chefe”, pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer “mensageiro”.

Este título é mencionado na NOVA ALIANÇA por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel (Gabriel, pode ser que seja um mensageiro e não um arcanjo).

Miguel é especificamente citado como “O” arcanjo, ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito.

Rafael descreve a si mesmo como “um dos sete que estão diante do Senhor” em Tobias 12:15, uma classe de seres mencionada também Apocalipse 1:4.

Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o “Livro de Enoque” fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Samuel, responsáveis pela vigilância universal durante o período dos nefilim, os “anjos caídos”.

Contudo em outras fontes apócrifas estes são por vezes chamados de querubins. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na festa de “Miguel e os outros Poderes Incorpóreos”.

Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina.

Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria (Segundo alguns teólogos interpretam). A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.

PRESTE MUITA ATENÇÃO: Miguel é o único a ser chamado de Arcanjo, e refere-se a Cristo (Daniel 10:13 e 21; Judas 9; Apocalipse 12:7). Sendo Cristo, é Deus em sua plenitude, não é um ser criado. O termo é um nome, ou título usado no sentido de um guerreiro valente contra os inimigos de Israel e poderes do mal. Cristo é o grande comandante das hostes celestiais (1 Pedro 3:22);

QUEM SÃO OS ANJOS MENSAGEIROS

A última categoria de anjo são os mensageiros, esta categoria muitas pessoas não consideram uma “categoria”, dizem que os arcanjos são a mesma coisa. Eu costumo separar.

Esta categoria de anjos que são os mensageiros, eles são responsáveis por levar as mensagens de Deus para o povo, existem vários exemplos de mensageiros na bíblia, desde a antiga aliança até a nova.

Por exemplo:

1 – Um anjo apareceu a Abraão para anunciar o nascimento de seu filho;
2 – Um anjo apareceu para mãe de Sansão anunciando um filho;
3 – Um anjo apareceu para mãe de João Batista (Isabel);
4 – Um anjo apareceu para mãe de Jesus (Maria) anunciando o Messias;
5 – Um anjo trouxe a mensagem do céu para Daniel.

Esses são alguns exemplos de Anjos Mensageiros, por este motivo eu acredito que haja esta categoria sim.
O anjo Gabriel se encaixa nesta categoria (pelo menos na minha linha de pensamento) – Conforme Daniel 9:21.

Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde.

A seguir veremos mais sobre os mitos e verdade sobre os anjos.

OS ANJOS MAUS – QUEM SÃO OS ANJOS MAUS

Nesse tópico veremos algumas características dos anjos maus, não existe apenas anjos bons, existem também os maus – é exatamente isso que veremos agora.

A Origem e a Natureza dos Anjos Maus

Os anjos maus é um grupo que foi criado por Deus, sendo eles originalmente perfeitos, como os anjos do céu, estado original – Judas 6; Ezequiel 28:14 e 15. Eles rebelaram-se contra a vontade de Deus, e, consequentemente, foram expulsos do céu – Apocalipse 12:7-9; Isaías 14:12-15.

As obras dos anjos maus

1 – A intenção dos anjos maus é se disfarçar com o intuito de nos enganar – 2 Coríntios 11:14 e 15;
2 – Lutam contra nós – 1 Pedro 5: 8; Efésios 6:11 e 12;
3 –  Enganam – 1 Timóteo 4:1 (ensinam erros).

Principados e Potestades

Tem também outras duas categorias, que são os principados e potestades, teremos novos estudos específico sobre os temas, veremos a seguir uma introdução.

Outros anjos: a Bíblia menciona a existência e a atuação de muitos outros anjos. Esses anjos estão organizados numa hierarquia, mas a Bíblia não fala muito sobre isto. O Novo Testamento inclusive usa a expressão “principados e potestades” para indicar as diferentes classes de anjos, tanto entre os anjos de Deus quanto entre os anjos caídos (cf. Efésios 3.10; 6:12; Colossenses 1.16; 2:13; 1 Pedro 3.22). 

Post – Os Tipos de Anjos Na Bíblia | Querubim – Serafim – Arcanjo e Mensageiros
Tags – os tipos de anjos na bíblia, hierarquia dos anjos, querubim, serafim, mensageiros, anjos, categorias de anjos
Post Relacionado – Quem São Os Anjos na Bíblia? Perguntas e Respostas Sobre Os Anjos

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação 0 / 5. Contagem de Votos 0

Seja o Primeiro Avaliar Esse Estudo

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *