O que significa Teologia e Vale a pena estudar mesmo?

Hey, você já conheceu o ebook tsade? O guia completo com 150 páginas de ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica.
Esse material é completo, vários estudos e interpretações bíblicas... clique aqui para saber mais....

Shalom, você sabe o que significa teologia? o que é a teologia? vale a pena estudar teologia mesmo? Essas perguntas entre outras serão respondidas neste estudo.
Todos novos convertidos e até mesmo pessoas que frequentam igreja faz tempo, sempre se perguntam: O que é a Teologia – e vale a pena estudar teologia – Nesse pequeno estudo quero te mostrar como a teologia pode te ajudar – e responder essa grande questão – se vale a pena fazer teologia, PEÇO QUE FIQUE COMIGO ATÉ O FIM.

O QUE SIGNIFICA TEOLOGIA

Você já deve ter se perguntado qual o significado dessa palavra, teologia é composto por 2 expressões gregas: “Theós” (Deus) e Lógos (palavra, fala, expressão). Tanto Cristo, a Palavra Viva como a Bíblia, a Palavra Escrita são o Lógos de Deus.

Portanto teologia é uma Theo-logia, isto é, uma palavra, uma fala ou expressão sobre Deus ou melhor uma doutrina sobre Deus. É o estudo sobre a revelação de Deus que é a expressão dos Seus pensamentos e, logo é também, o estudo sobre seus atos, sua própria Pessoa. Teologia é o estudo sobre Deus, sua obra e sua revelação. Exatamente isso que o que significa teologia.

EM QUE A TEOLOGIA ME AJUDA? VALE A PENA FAZER TEOLOGIA?

Outra grande pergunta que se faz é: Em que a teologia me ajuda? E vale a pena fazer o curso de teologia?

A teologia é o desdobramento daquilo que conhecemos de Deus, portanto o seu conhecimento ajuda sobremaneira a conhecer mais sobre Deus e a sua palavra. Isso faz com que sejamos PREGADORES \ PROFESSORES \ diferenciados.

Muitos ignoram essa verdade e até afirmam que o estudo teológico não se faz necessário, porém qualquer um que se dedicar ao estudo/meditação livre da bíblia sagrada está fazendo teologia conscientemente ou não. Posto isso segue algumas razões porque você DEVE se dedicar ao estudo teológico:

  • Formação do caráter cristão: O desenvolvimento da vida do cristão depende do conhecimento da verdade de Deus (II Pe 1:2-8)
  •  Defesa do Cristianismo (apologia cristã):  Uma teologia bem fundamentada serve para combater heresias e os ataques a fé cristã preservando a pureza das verdades cristã (II Jo 9,10; Hb 13:9)
  • Propagação do Evangelho (ide imperativo): Onde não há uma base doutrinária segura não há possibilidades de militância cristã. Para se levar o ide imperativo da mensagem do evangelho é necessário inteireza, conhecimento e compreensão da mensagem que se é pregada.

COMO DEVEMOS ESTUDAR TEOLOGIA

Vamos analisar como devemos estudar teologia – ai fica mais fácil entender o que significa teologia.
Existe requisitos básicos para o estudo coerente e assertivo das escrituras sagradas:

1 – Devemos estudar teologia com oração

A palavra de Deus é discernida espiritualmente. Por isso devemos orar pedindo a Deus que ele nos revele as maravilhas da sua palavra (I Co 2:14; Sl 119:18). Entender a bíblia é uma virtude espiritual e essa capacidade somente Deus pode nos dar (Ef 1:17-19). A qualidade de nossa interpretação fala muito a respeito do nosso grau de espiritualidade, que se manifesta em uma vida casta com Deus em oração.

2 – Devemos estudar teologia compilando passagens bíblicas

O uso de uma boa concordância bíblica nos ajudará a procurar palavras chaves sobre determinados assunto. Resumir versículos relevantes e estudar passagens difíceis também ajuda.

3 – Recorra a boas bíblias de estudo e busque ajuda de mestres:

Deus estabeleceu mestre nas igrejas (I Co 12.28) isso significa que devemos ler livros, dicionários, bíblia de estudo de teólogos preparados. Compartilhar e receber conhecimento com os cristãos é também uma excelente maneira de conhecer mais sobre Deus.

A maioria das pessoas confundem o que é ser um teólogo de verdade com apenas estudante da bíblia, o estudante apenas lê sem uma direção focada, já o teólogo com objetivo bem firmado. Estudar a bíblia com foco que significa ser um teólogo .

Gostaria de ser um pregador diferenciado e pregar de forma impactante decorando os versículos e sem timidez? Clique aqui para aprender

DIVISÕES DA TEOLOGIA

Bom, agora que sabemos o que é ser um teólogo e sim, vale muito a pena estudar teologia, vamos analisar algumas características muito importante sobre a teologia, vamos analisar as matérias relacionadas a teologia, observe ai:

Teologia Natural: Estuda fatores que se referem a Deus na natureza e no universo;

Teologia Exegética: Estuda o texto sagrado através do conhecimento pleno das línguas originais, arqueologia bíblica, hermenêutica cristã e da teologia bíblica;

Teologia Moral: Visa refletir sobre os diversos aspectos morais analisando as bases e os critérios como o cristão deve agir na sociedade civil e reflete sobre temas globais como: sexualidade, ética, politica e globalização;

Teologia Histórica: Considera o desenvolvimento histórico da doutrina, mas também investiga as variações sectárias e heréticas da verdade. Ela abrange história bíblica, história da igreja, história das missões, história da doutrina e história do credo e confissões;

Teologia Sistemática: Talvez uma dos ramos mais importantes da teologia, se trata da sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja.

Os temas centrais que aparecem na teologia Sistemática são os seguintes:

  • Teontologia – Doutrina de Deus;
  • Cristologia – Doutrina de Cristo;
  • Pneumatologia – Doutrina do Espirito Santo;
  • Hamartiologia – Doutrina do Pecado;
  • Soteriologia – Doutrina da Salvação;
  • Antropologia – Doutrina do Homem;
  • Escatologia – Doutrina das Últimas Coisas;
  • Eclesiologia – Doutrina da igreja.

É NECESSÁRIO EU ESTUDAR TEOLOGIA? DEVO MESMO SER UM TEÓLOGO?

Agora que sabemos o que significa teologia e já sabemos que vale a pena ser um teólogo, vamos analisar mais alguns pontos:

Jesus falou da necessidade de ensinarmos os crentes a obedecer a tudo que ele ordenou (Mt 28.20).

Portanto essa ordem inclui o estudo sistemático e profundo de teologia e a correta interpretação do AT e NT. Cumprir esse mandamento de Jesus é ensinar aquilo que a Bíblia nos ensina hoje. 2 Timóteo 2:15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Aquele que quer ser um instrumento nas mãos de Deus precisa passar pelas provas, levar uma vida de santidade e conhecer a palavra de Deus, vivendo o que prega”.

A resposta é sim, se você deseja mesmo ser um pregador DIFERENCIADO e dominar bem a palavra de Deus – você deve estudar teologia.

Avalie Esse Estudo

Avalie Esse Estudo

Muito obrigado Pela Avaliação / 5. Contagem de Votos

HEY, VOCÊ GOSTARIA DE SER UM PREGADOR \ ESTUDANTE DA BÍBLIA TOTALMENTE DIFERENCIADO?

A maioria dos pregadores diferenciados e estudantes da bíblia que chamam atenção das pessoas enquanto fala são aquelas que tem um estudo diferenciado.
Você já conheceu alguém que enquanto fala todos querem ouvir?
O que essas pessoas tem que as outras não?
Essas pessoas tem muito conhecimento bíblico e sabem fazer uma EXCELENTE EXEGESE BÍBLICA.
Gostaria de aprender hebraico bíblico e cultura judaica e o principal, fazer uma excelente exegese bíblica?

CLIQUE AQUI PARA APRENDER HEBRAICO BÍBLICO E CULTURA JUDAICA

Tags: | | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Moisés Figueiredo, criador do portal Estudo de Deus e do Curso Tsade - Hebraico do Jeito Certo. Formado em Ciência da Computação e Tecnologia em Marketing, pós graduado em Gestão de Projetos e amante da bíblia sagrada e do hebraico bíblico.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *