Aula 4 – Resguardando-se dos sentimentos ruins | Subsídio

Nesta Aula 4 – Resguardando-se dos sentimentos ruins, estudaremos sobre Mateus 5 e 6 – Entenderemos sobre o que é Antinomismo, se o cristão deve guardar as leis de Deus ou não, etc – é uma das aulas mais completas deste trimestre.

Ficha Técnica:

Revista – Os Valores do Reino de Deus | A Relevância do Sermão do Monte Para a Igreja de Cristo
Lição 4 – Resguardando-se dos sentimentos ruins (Subsídio, Lição dos Adultos)
Subsídio da EBD: Moisés Figueiredo (Estudo de Deus)
Categorias: Os Valores do Reino de Deus
Lembrando
que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Resguardando-se dos sentimentos ruins | Lição dos Adultos.

1 – O EVANGELHO NÃO É ANTINOMISTA

1.1 – O QUE É ANTINOMISMO?

Criamos um estudo específico SÓ para falar deste tópico, lá deixei tudo mais completo, porém vou deixar apenas um comentário aqui.
O material completo deste primeiro tópico você encontra aqui – O que é antinomismo e o cristão deve guardar as leis < Acesse.

A própria palavra já em grego nos mostra sua definição, temos a junção de duas palavras:

– Anti: que quer dizer “contra”;
– nomos: que quer dizer “lei”.

Basicamente a junção destas duas palavras temos algo: que diz respeito a tudo que é contrário à lei, normas e regras.

Dentro da teologia tradicional, o antinomismo é a doutrina que pauta no princípio que o cristão precisa apenas de fé e não precisa seguir
as normas de conduta estabelecidas pelos mandamentos, preceitos, estatutos, ordenanças e leis.

Podemos resumir antinomismo como uma doutrina que prega tudo contra a lei e dentro deste grupo tem vários outros “subgrupos“, entre eles:

1 – Acreditam que a lei não teve sua origem em Deus, por isso não é necessário obedecer;
2 – Acreditam que a lei é uma ofensa ao evangelho, em geral os cristãos pensam desta forma;
3 – Acreditam que as leis nunca deveriam ter existido.

Independente de qual seja a linha de pensamento, antinomismo já é algo errado e profundamente herege.

1.2 – A LEI E O EVANGELHO

Nos evangelhos vemos Jesus ensinando sobre as leis de Deus do jeito certo, muitas pessoas pensam que quando Jesus dizia “ouvistes que foi dito: – blabla” – e depois em seguida ele dizia: Eu, porém vos digo – blabla – isso era Jesus SUBSCREVENDO as palavras do Pai – porém não é isso.

Quando Jesus dizia: ouvistes que foi dito – ele estava dizendo, vocês já conhecem a lei, porém NÃO ENTENDERAM NADA.

Aí em seguida Ele (Jesus) dizia: Eu, porém vos digo – ….
O que Jesus estava dizendo é – vocês não entenderam, porém agora eu vos explico – e explicava.

A gente vê muito isso em Mateus capítulo 5 – leia inteiro, porém vou deixar alguns exemplos aqui para vocês.

1 – NÃO MATARÁS
Jesus repetindo a lei
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo – Mateus 5:21

Jesus ensinando aplicação da lei
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão:
Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno – Mateus 5:22.

2 – ENSINANDO SOBRE O ADULTÉRIO
Jesus repetindo a lei
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério – Mateus 5:27

Jesus ensinando aplicação da lei
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela – Mateus 5:28

3 – ENSINO SOBRE JURAMENTO
Jesus repetindo a lei

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor – Mateus 5:33

Jesus ensinando aplicação da lei
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo
céu, porque é o trono de Deus – Mateus 5:34

4 – OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE
Jesus repetindo a lei
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente – Mateus 5:38

Jesus ensinando aplicação da lei
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra – Mateus 5:39

5 – AMANDO SEU INIMIGO
Jesus repetindo a lei
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo – Mateus 5:43

Jesus ensinando aplicação da lei
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus – Mateus 5:44

1.3 – LEGALISMO X ANTINOMISMO

O legalismo é uma atitude que se concentra na observância e prática rigorosa das leis como elemento determinante para uma comunidade alcançar o favor de Deus.

Já por outro lado, o antinomismo rejeita todo tipo de normas morais, deixando a pessoa livre para pecar.

Em resumo, tanto o legalismo (fanatismo religioso) como também o antinomismo que é a descrença, ambos são horríveis e devem ser abandonado – nós como cristãos, devemos nos “apegar a bíblia”
e não para esses ensinamentos.

2 – A CÓLERA É O PRIMEIRO ATO PARA O HOMICÍDIO

2.1 – JESUS E O SEXTO MANDAMENTO

Jesus não anulou o sexto mandamento (não matarás) – Êx 20.13; Dt 5.17) – Contudo, ele interpretou de forma mais elevada e profunda, pois Ele explica que a ira ou cólera contra um irmão é um tipo de homicídio no coração, como afirma João 

– “qualquer um que aborrece seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna” – 1 Jo 3.15

Não por acaso que o verbo “ irar ”no grego, em Mateus 5.22, é orgizo, que significa – provocar, – incitar a ira, – estar zangado, – estar enfurecido. Portanto, o sexto mandamento não envolve apenas um a sanção penal, mas elementos mais profundos como palavras, em oções, insultos e outras ações que se antecipam ao homicídio.

2.2 – A CÓLERA NO CONTEXTO BÍBLICO

Tanto o salmista como o apóstolo Paulo escreveram que um servo de Deus pode irar-se, mas não deve pecar – Sl 4.4; Ef 4.26.

A ira é uma emoção humana, todos estão sujeitos a ela.
Por isso vemos na bíblia pessoas santas e profetas se irando contra o pecado e as atitudes erradas – Os 4.1-3.

O próprio Jesus manifestou sua ira contra os que faziam do templo um “covil de ladrões” – Jo 2.13-17.
Entretanto, a orientação é que ela não domine sobre nós | Ef 4.26; Hb 12.15

2.3 – O VALOR DA PESSOA HUMANA

Faremos um estudo muito mais profundo sobre isso depois, mas por hora vamos ver este tópico.

Em Mt 5.21,22 – Jesus enfatizou o valor de uma vida humana, por isso Ele não permite que alguém chame outra pessoa de RACA, que significa inútil, cabeça oca e vazia, isso é uma ofensa grave.

“Louco” em grego e “môros” que significa ímpio, incrédulo, é uma conduta moralmente desprezível.

E repare, quem manifestava dessa forma, o fim era tornar-se réu do Sinédrio e receber uma condenação para o fogo do inferno, grego – Geena.

3 – A OFERTA DO ALTAR E A DESAVENÇA

3.1 – A OFERTA DO ALTAR

Em Mt 5.23-24, Jesus ensina os discípulos que cada um deve examinar a si mesmo e não oferecer sacrifício a Deus com coração cheio de rancor. Afinal, dizer amar a Deus, mas odiar o irmão é cair na mentira – 1 Jo 4.20.

Para o judeu, ofertar era um ato sagrado e tal atitude fazia-o reconhecer a bondade de Deus para com ele (Gn 4.3,5; Ê x 25.2; Lv 1.2 ; SI 66.13).

Nesse sentido, o Senhor Jesus valorizava esse ato.
Entretanto, não adiantava reconhecer a bondade de Deus, mas não se reconciliar com o irmão.

3.2 – EVITANDO A DESAVENÇA

1 – OUÇA ANTES DE FALAR
Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha. (Provérbios 18:13)

2 – RESPONDA COM CALMA
A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. (Provérbios 15:1)

3 – IGNORAR O INSULTO
O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto. (Provérbios 12:16)

4 – TRATAR COM RESPEITO
O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. (Provérbios 11:12)

Post – Aula 4 – Resguardando-se dos sentimentos ruins | Subsídio
Tags – antinomismo, o cristão deve guardar as leis, escola bíblica dominical, subsídio da lição 4
Estudo Relacionado:

A Importância do Sal Na Bíblia | Para Que Servia o Sal Na Bíblia?

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.