Lição 1 – Ezequiel, O Atalaia de Deus
Nesta Lição 1 – Ezequiel, o Atalaia de Deus, neste estudo conheceremos sobre a história do profeta Ezequiel e também sobre quem eram os atalaias na bíblia.
Ficha Técnica:
Revista – A Justiça Divina | A Preparação do povo de Deus para os Últimos Dias do livro de Ezequiel
Lição 1 – Ezequiel, O Atalaia de Deus (Subsídio, Lição dos Adultos)
Subsídio da EBD: Moisés Figueiredo (Estudo de Deus)
Categorias: Livro do Profeta Ezequiel
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Ezequiel, o Atalaia de Deus | Lição dos Adultos.
1 – SOBRE O LIVRO DE EZEQUIEL | ESTUDO SOBRE O LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL
O livro de Ezequiel é dividido em três partes:
– Primeira parte: 1-24; – Segunda parte: 25-32; – Terceira parte: 33-48
1.1 – PRIMEIRA PARTE
A primeira parte dos capítulos do livro do profeta Ezequiel foram entregues ao profeta antes da destruição da cidade de Jerusalém, do templo e ocupa os primeiros 24 capítulos do livro.
Nesta primeira etapa, ele tem uma visão no Rio Quebar, esta foi uma visão profética – Inclusive, ele ficou por 7 dias “maravilhado”, “parado” depois desta visão – Ez 3.15.
Os discursos dos primeiros 24 capítulos são predominante as ameaças e juízos – Ez 7.2-4 contra a prostituição e idolatria do povo – Ez 8.15. As mensagens também traziam um alerta sobre os falsos profetas, reis Judá e aos sacerdotes – Ez 7.26; 27; Ez 13.2-4; 22.26, 27, 31.
1.2 – SEGUNDA PARTE
Na primeira parte é pronunciado os juízos contra Judá e Israel, já na segunda parte, as mensagens são direcionadas às nações vizinhas, como: Amom, Moabe, Edom, Filístia, Tiro, Sidom e Egito – Ez 25-32. Isso é muito importante, pois mostra que Deus é um Deus de todos, não apenas de Israel e Judá – Êx 19.5; Sl 24.1; Ap 4.11.
1.3 – TERCEIRA PARTE
Já nesta terceira parte do livro, é falado sobre a queda de Jerusalém – Ez 33.21. Do capítulo 33 ao 39 é falado sobre o retorno dos judeus de todas as partes do mundo para terra de seus antepassados, incluindo a visão do vale de ossos secos.
São profecias sobre a restauração nacional, que se cumprem em Israel na atualidade, e sobre a regeneração espiritual de toda casa de Israel – Ez 36.25-27; 37.14; Zc 2.12.
As profecias dos capítulos 38 e 38 falam da invasão e derrota de Gogue e seu bando à terra Santa.
O livro de Ezequiel termina com a visão do novo templo e da redenção de Israel e toda humanidade como resposta à primeira visão – Ez 40-48.
2 – SOBRE O PROFETA EZEQUIEL
Eu fiz um estudo completo sobre o profeta Ezequiel < Acesse ali.
2.1 – IDENTIDADE
O nome Ezequiel em hebraico é: יְחֶזְקֵאל
A transliteração é: Yechezeqel.
E a tradução mais básica é: A força de Deus ou Deus fortalece.
Nos 48 capítulos de seu livro, pouco se sabe sobre ele, o livro é mais focado na MENSAGEM em si – do que no próprio profeta, porém
existem muitas informações dele (se olhando de forma mais detalhada), montei um estudo completo sobre isso.
Acesse aqui o estudo completo de Ezequiel.
Ele viveu entre os exilados na Babilônia – Ez 8.1; 20.1 e iniciou seu ministério ali no cativeiro quando completou 30 anos. Seu ofício durou aproximadamente 22 anos.
2.2 – PROCEDÊNCIA
Ezequiel era de Jerusalém e pertencia a família sacerdotal, filho de Buzi – Ez 1.3.
Ele foi levado para Babilônia na primeira leva de deportados em 597 a.C, quando Nabucodonosor invadiu Jerusalém. Alguns estudos dizem que foi na segunda leva.
Quando Nabucodonosor invadiu Jerusalém e levou Ezequiel, juntamente levou o profeta Daniel também – Dn 1.3-6.
Ezequiel exerceu seu ministério profético no meio do povo exilado, Daniel na corte de Nabucodonosor e Jeremias profetizou em Judá para o povo de Jerusalém (antes do cativeiro) – Jr 25.1; 26.1; 27.1.
3 – SOBRE O ATALAIA
Sobre os Atalaias, montei um estudos sobre quem eram os atalaias na bíblia < Acesse.
3.1 – ATALAIA
No texto de Ezequiel 33.2, que talvez seja o mais conhecido, a palavra ali usada em hebraica é: לְצֹפֶה
A transliteração é: LeTsofeh
E a tradução mais genérica seria: alguém que vigia um lugar (um olhador).
Deixei o real significado aqui neste estudo – Atalaia em hebraico
Atalaia são vigias colocados numa muralha ou torre para avisar os perigos que estão se aproximando. Eles tinham várias funções,
entre elas:
– proteger as cidades;
– proteger as vinhas;
– proteger os campos e pastagens.
3.2 – “O FIM DOS SETE DIAS” (v.16)
Quando Ezequiel disse sobre o fim dos sete dias – Ez 1.16, ele estava se referindo à primeira visão que inaugurou seu ministério profético, que ocupa todo o capítulo 1: a visão da glória de Deus – Ez 1.26-28.
Há uma mudança brusca do gênero literária apocalíptico nessa visão da carruagem para o estilo típico dos profetas, “veio a palavra do Senhor…”, ao introduzir o seu chamado para ser atalaia.
O fim dos sete dias deve ser o tempo que ele esperou para recuperar suas forças depois do impacto da visão da glória de Deus – Ez 1.28; 3.14
3.3 – A EXPRESSÃO “FILHO DO HOMEM” – v.17a
Deus não se dirige ao profeta pelo seu nome, mas como “filho do homem“, esta expressão aparece pelo menos 93 vezes, em hebraico aparecem como “ben’adam’.
Nenhum outro profeta recebe esse título.
Essa expressão é bem complexa e merece um estudo mais detalhado, mas em resumo é para “mostrar a fragilidade” do homem.
3.4 – O “ATALAIA SOBRE A CASA DE ISRAEL” – V 17b
Deus sabia que o povo que estava em exílio na babilônia continuariam na rebelião – Ez 3.7, assim Deus levantou Ezequiel como “atalaia” para profetizar “aos filhos de Israel” – Ez 2.3-7.
Ele não esperava resultado de sua pregação – Ez 3.11, seu propósito era advertir os filhos de Israel – para eles saberem que “hão de saber que esteve no meio deles um profeta” – Ez 2.5.
IV-SOBRE A RESPONSABILIDADE
4.1 – A RESPONSABILIDADE DO CRISTÃO – V18
São duas as responsabilidades principais do cristão: anunciar o Evangelho ao pecador e se cuidar para permanecer em Cristo até o fim.
Se o atalaia não avisar o ímpio sobre o seu mau caminho e o perigo em que ele se encontra, certamente, o ímpio vai perecer, e o mensageiro será cobrado diante de Deus (v.18; Ez 33.8).
Escreveu o apóstolo Paulo: “E ai de mim se não anunciar 0 evangelho” (1 Co 916). Também é dever do justo perseverar até o fim, porque,
se ele ceder, a sua justiça não será levada em conta (v. 20; Ez 33-13) conforme ensina o Novo Testamento (Mt 24.13; Jo 17.12; 2 Pe 2.20-22).
4.2 – A RESPONSABILIDADE DO ÍMPIO (VV.19,27)
Quando anunciamos o Evangelho e o pecador rejeita a salvação em Cristo, tal rejeição vai testificar contra ele mesmo naquele dia (At 18.6; 20.26,27).
Deus disse a Ezequiel: “Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir deixe” (v. 27). A expressão usada pelo Senhor Jesus: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça” (Mt 11.15), em passagens paralelas (Mc 7.16; Lc 14.35) e em Apocalipse 13.9, é uma fraseologia similar que vem de Ezequiel.
Isso significa que Deus é a fonte da profecia de Ezequiel e do Evangelho que pregamos (v.27a).
4.3 – A EXTENSÃO DA NOSSA RESPONSABILIDADE (V.20)
Quando o justo se desvia, precisa igualmente ser alertado. Esse mesmo princípio na fé cristã significa que temos responsabilidade diante de Deus por aquele irmão e aquela irmã que estão se esfriando na fé ou que se afastaram dos cultos, principalmente na época de isolamento social, e isso pode levá-los ao completo desvio.
É dever nosso cuidar um dos outros na igreja (1 Co 12.25).
A nossa preocupação não é somente com o pecador ignorante, mas também com as ovelhas que se desgarraram do rebanho (Lc 15.4-6).
Post – Lição 1 – Ezequiel, O Atalaia de Deus
Tags – o atalaia de Deus, quem é o profeta Ezequiel, subsídio da escola dominical, subsídio da ebd
Estudo Relacionado
0 Comentários