Como eram as cortinas do tabernáculo e o seu real significado [TUDO REVELADO]
No post de hoje vamos falar sobre as como eram as cortinas do tabernáculo e seus significados – a cortina que cobria o santo lugar – não a cortina que ficava envolta no pátio, fechou? – Vale uma OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE AQUI, esse post é mais INTERPRETATIVO do que aplicativo. Isto é – vamos trabalhar interpretando algumas características da cortina do tabernáculo – e não aplicando com os simbolismo, fechou? – Peço que fique comigo até o final.
INTRODUÇÃO
A cortina do tabernáculo e um dos itens mais recheado de simbolismo e informações – nesse post iremos conhecer algumas características desse item fenomenal, esse item era encontrado sempre “cobrindo” o santo lugar – ou o tabernáculo propriamente dito, veremos a seguir alguns simbolismos e características da cortina do tabernáculo.
COMO ERAM AS CORTINAS DO TABERNÁCULO
Nesse tópico vamos ver como era a cortina do tabernáculo – lembrando que esse estudo é referente a cortina que cobria o “tabernáculo”, não a cortina que ficava no PÁTIO, fechou?
Observe bem a foto ao lado (se quiser, pode clicar nela para ampliar) – temos a cortina do tabernáculo, ela era exatamente dessa forma.
Ela tinha cerca de 15 metros por 5, conforme Ex 26. Ela tinha 10 cortinas – cinco cada lado – e uma cortina maior de COURO (TEXUGO) tampando toda a tenda.
Então existia quatro camadas que cobria a tenda, essas quatro camadas estudaremos a seguir, mas vale lembrar que a última camada era a mais “feia” comparada as outras – quanto mais EXTERNO era a camada, mais feia ia ficando rs – isto é, menor valor, menor qualidade. A última camada que ficava para fora – ela servia para proteger do sol e da areia do deserto todos os utensílios que ficavam para dentro da tenda.
O “telhado” – que é a última camada, era feito de texugos ou animais marinhos, daqui a pouco veremos mais sobre isso.
O QUE REPRESENTAVA A CORTINA DO TABERNÁCULO
Bom, o que realmente representava a cortina do tabernáculo? – Peço que dobre sua atenção nesse tópico.
Então, para gente entender o que realmente significava as cortinas do tabernáculo, precisamos entender o contexto da época.
Era muito comum os REIS na época fazerem cortinas coloridas para por em seu palácio – em geral era usado exatamente essas quatro cores.
As cores dos palácios Egípcios e Sumérios eram exatamente dessas quatro cores, essas cores representam duas coisas: Pureza e Realeza, era exatamente por esse motivo que os palácios tinham essas cores.
Pense comigo rapidão: Quando tinha essas cores em algum palácio, eles sabiam que quem ia HABITAR dentro do lugar era quem? – ALGUÉM NOBRE, REAL, PURO – no caso um REI.
Agora imagine o contexto da época, naquele momento – quando Deus da a ordem para eles fazerem uma cortina com essas características, o que os irmãos na época imaginaram? – Exatamente, um rei, alguém da realeza – alguém poderoso vai habitar entre nós.
É exatamente disso que se trata as cores da cortina do tabernáculo.
O QUERUBIM ESTAMPADO NA CORTINA
Esse é outro fato interessante – Na primeira camada INTERNA (só podia ver de dentro da tenda) – tinha alguns querubins estampados lá (desenhado), ai a pergunta: Porque tinha querubins estampados lá?
A resposta é – Porque o querubim representa o “guarda” – aquele que guarda a santidade de Deus – Adão e Eva quando foram expulso do paraíso – Deus colocou os querubins lá para guardar a entrada – A figura do querubim é exatamente isso “aquele que guarda, protege“, por isso o querubim ficava do lado de dentro do tabernáculo – no sentido de ser aquele que guardava a santidade de Deus – ou da realeza.
QUAIS ERAM AS CORES E SEUS SIGNIFICADOS DA CORTINA DO TABERNÁCULO
Como vimos no tópico anterior, as cores tratava-se exatamente da realeza, os palácios tinham as cores do tabernáculo (da cortina), mas agora eu vou fazer um paralelo com a obra de Jesus – uma pequena aplicação, vamos lá, cada uma das cores uma representação:
Azul – representa o céu (segundo a sabedoria judaica, representa o conhecimento e a vida também);
Carmesim – representa o sangue do cordeiro que foi morto por nós – Jesus Cristo, o Salvador;
Púrpura– essa cor fala sobre reinado, representa o Reinado de Jesus como REI DOS JUDEUS e a da humanidade;
Branco – representava a santidade, pureza de Jesus.
O QUE REPRESENTAVA AS QUATRO CAMADAS DAS CORTINAS DO TABERNÁCULO
O que representava as quatro camadas da cortina do tabernáculo? – Vamos entender uma coisa antes de responder isso.
As camadas mais NOBRES ficavam internamente – a primeira camada era a melhor, depois a segunda, terceira e por último a quarta.
Mas, o que isso quer dizer? – Quanto mais próximo de Deus – melhor você precisa ser, quanto mais próximo de Deus era o material, melhor e de qualidade ele tinha que ser. – Assim devemos ser – quanto mais próximo de Deus – melhores pessoas nos tornamos e de mais qualidade, era exatamente disso que se tratava os mistérios das cortinas.
Vamos analisar as quatros cortinas agora, analise:
1 – A que ficava bem no interior, era a mais bela de todas. Era linho fino torcido, azul, púrpura e carmesim, com querubins bordados. A visão interna do tabernáculo lembrava o céu de gloria. – Quanto mais próximo de Deus – melhor é o material.
2 – A segunda cobertura era feito de onze peças tecidas de pelos de cabras brancas, sem ser tingidas. Ex 26.7.
3 – A terceira coberta era feito de peles de carneiro pintada de vermelho.
4 – E por último, sobre as três coberturas, tinha a cobertura rústica de peles de texugo – Ex 26.14.
CADA UMA DAS CAMADAS TINHA UM SIMBOLISMO
1 – apontava para o céu, os seres angelicais;
2 – apontava para a pureza do salvador;
3 – apontava para o sangue;
4 – apontava para humanidade do salvador.
CONCLUSÃO
Vimos nesse post que quanto mais próximo de Deus o pano – maior era sua qualidade e também que cada cor e camada da cortina do tabernáculo tinha um significado. As cores da cortina representava que naquela tenda – habitaria alguém da realeza, alguém de muita importância.
Post – Como eram as cortinas do tabernáculo e o seu real significado [TUDO REVELADO]
Tags – as cortinas do tabernáculo, tabernáculo, o que representava as cortinas do tabernáculo, estudos bíblicos.
0 Comentários