É Pecado Jurar? Podemos Jurar Em Nome de Deus?
Neste estudo veremos sobre o que a bíblia ensina sobre juramentos, por exemplo, é pecado jurar em nome de Deus? O que a bíblia ensina sobre este tema? É isso que vamos ver a partir de agora.
QUANDO SURGIU OS JURAMENTOS NA BÍBLIA
O juramento dentro da bíblia não era pecado, na antiga aliança mesmo vários homens de Deus juraram e fizeram outros jurarem também, bem antes da torah ser escrita (por Moisés em forma de Leis) – as pessoas já faziam voto, isso era algo muito “regional”. Por exemplo:
– O próprio Abraão exortou ao seu servo Eliezer que jurasse que não traria uma pagã para ser esposa de Isaque – Gn 24.1-9.
– Jacó jurou diante de Labão que cuidaria bem de suas filhas e netos e não transpassaria os termos de sua terra – Gn 31.53.
– José jurou para Jacó que seu corpo seria sepultado junto com de seus pais – Gn 47.28-31.
Sendo assim, fica muito claro para nós que o juramento era algo regional (questão de costume) e depois esses juramentos foram regularizados por Moisés em forma de Lei, vamos ver o versículo (um entre vários), veja:
a questão entre eles será resolvida prestando-se um juramento diante do Senhor de que um não lançou mão da propriedade do outro. O dono terá que aceitar isso e nenhuma restituição será exigida – Êxodo 22:11.
Neste caso específico, era um juramento envolvendo as leis de restituições.
NÃO PODIA JURAR FALSAMENTE
Embora a lei permitisse que fizessem juramentos, ela ensinava condenava o tipo de juramento falso em nome do Senhor, veja:
Não jurem falsamente pelo meu nome, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor – Levítico 19:12
Quando alguém pecava fazendo um juramento falso, a pessoa tinha que oferecer um sacrifício para expiação, veja:
E a sua expiação trará ao Senhor, pelo seu pecado que cometeu: uma fêmea de gado miúdo, uma cordeira, ou uma cabrinha pelo pecado;
assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado – Levítico 5:6
Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor – Levítico 19:11,12
E Deus também proibiu que “jurarem” pelos deuses falsos – (Js 23.7; Jr 12.16; A m 8.14).
EXPLICANDO SOBRE O TERCEIRO MANDAMENTO
O Terceiro mandamento diz:
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão – Êxodo 20:7
MAS, O QUE SIGNIFICA NÃO TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO?
Vou por o resumo do versículo em hebraico (se quiser ver inteiro, veja na bíblia hebraica), em hebraico ficou:
Texto em hebraico: לֹא תִשָּׂא אֶת- שֵׁם- יְהוָה אֱלֹהֶיךָ לַשָּׁוְא
A transliteração ficaria algo assim: Lo tisa Et Shem Adonai Eloheicha Lashave.
Esta palavra “shave” aparece algumas vezes na bíblia, no sentido de “fraude, engano, inutilidade, inútil, imprestável, falsidade, desonestidade, futilidade.
O cerne deste mandamento é proibir os juramentos falsos, pois o verdadeiro juramento fazia mediante a presença do Nome de Deus.
E QUAL ERA O PROPÓSITO DA LEI DO JURAMENTO?
O propósito do juramento antes era benéfico, ele servia para realmente reforçar a ideia que a pessoa estava dizendo a verdade e aquilo que a pessoa estava dizendo era tão verdade que colocavam o nome do Eterno como garantia – sendo Deus o juiz soberano julgando.
MAS O CRISTÃO PODE FAZER JURAMENTO? PODEMOS JURAR EM NOME DE DEUS?
A resposta é não, rs…
O cristão ou qualquer outra pessoa não pode jurar em nome de Deus e nem de nada, vamos ver alguns versículos.
“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caias em condenação” – Tiago 5:12.
Efésios 4:25 – “deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo”.
Os escribas e fariseus tinham uma estratégia, eles diziam que qualquer voto em juramento feito em nome de Deus precisavam ser cumpridos, já os votos que não juravam por Deus não tinha necessariamente a obrigação de ser cumprido.
E Jesus confronta este ensinamento hipócrita em Mt 23.16-18 (Leia).
Já os ensinamentos de Jesus eram totalmente diferente – Quem jurasse pelo céu teria que cumprir o juramento, pois ele foi feito por Deus – Gn 1.1 e a terra era escabelo de seus pés (Is 66.1) e Jerusalém a cidade do grande Deus – Sl 48.3.
Em Mateus 5 Jesus ensina que não é para jurar, pois a palavra do cristão deve ser “Sim sim, não não”.
Se uma pessoa necessita jurar por alguma coisa para garantir sua palavra, esta pessoa já perdeu totalmente sua moral e precisa rever seus conceitos como ser humano.
Estudo – É Pecado Jurar? Podemos Jurar Em Nome de Deus?
Tags – é pecado jurar em nome de Deus?, estudos bíblicos, jurar na bíblia
Estudo Relacionado
0 Comentários