A Importância do Sal Na Bíblia | Para Que Servia o Sal Na Bíblia?

Neste estudo veremos a importância do sal nos tempos bíblicos e suas utilidades na bíblia.
Este estudo é muito importante para entender algumas passagens bíblicas que tem vínculo com sal.

1.2 – A IMPORTÂNCIA DO SAL | PARA QUE SERVIA O SAL NA BÍBLIA

QUAL ERA A UTILIDADE DO SAL NOS TEMPOS BÍBLICOS?

Vamos analisar agora a utilidade do sal nos tempos bíblicos, uma coisa já adianto – o sal era extremamente importante na bíblia, leia: Lv 2.13, Ez 43.24.

E todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal – Levítico 2:13.

1 – O SAL ERA UTILIZADO NOS SACRÍFICIOS:

O alimento que seria usado para sacrifício tinha que ser temperado com sal e todas as outras ofertas também.

Vamos analisar mais um versículo, veja:

E oferecê-los-ás perante a face do Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre eles, e oferecê-los-ão em holocausto ao Senhor – Ezequiel 43:24.

2 – O SAL ERA UTILIZADO PARA DAR BANHO EM RECÉM NASCIDOS

“No dia do teu nascimento, teu cordão umbilical não foi cortado; não te banharam com água para te purificar, não te untaram com sal,
nem te enfaixaram” – Ezequiel 16.4

Os recém nascidos tomavam o famoso “banho de salmoura”. Este era um costume bem comum em Israel e também em uma boa parte do oriente médio.

3 – O SAL COMO UM SÍMBOLO DE PARCERIA E AMIZADE

O sal também em Israel é usado com um símbolo que confirma uma amizade entre duas partes, isso vemos nos livros de Números e Crônicas.

Em Marcos 9.50 observamos o sal sendo usado como “um selante de uma paz – amizade de uma pessoa com outra”, veja o versículo: 

O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outrosMc 9.50

Os orientais tem o costume de selar um contrato de alguma parceria ou negócio dando uma pedra de sal.

4 – PORQUE OS JUDEUS PISAVAM NO SAL?

Agora entra uma curiosidade legal, porque os judeus pisavam no sal?  E porque Jesus disse em Mateus 5.13 que o sal que não presta não tem utilidade nenhuma, exceto para ser pisado?

Veja o versículo – Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens – Mateus 5:13

Quando os judeus recolhiam o sal do mar morto, uma boa parte era utilizado na medicina e a outra na alimentação, já a parte “estragada”, eles pegavam e guardavam no templo para ser usado no inverno.

Em alguns dias específicos durante o inverno, caia bastante neve e algumas vezes o frio fazia com que o piso “suasse – ficasse molhado“, isso deixava os pisos com perigo de deslizar e derrubar as pessoas que iam para o templo. 

Ai os judeus pegavam “aquele sal” que não prestava e jogava no chão para deixar com mais atrito e evitar que as pessoas caíssem.
O sal que não prestava para salgar, servia exatamente para isso SER JOGADO NO CHÃO e ser PISADO.

RESUMO SOBRE A UTILIDADE DO SAL NOS TEMPOS BÍBLICOS

– temperar alimento;
– remédio e conservante;
– fertilizar a terra arável;
– temperar o alimento do sacrifício;
– servir de oferta;
– dar banho no recém nascido (banho de salmoura);
– usado como ‘selante’ de um contrato;
– símbolo de paz e amizade;
– para ser pisado no inverno (gerando atrito no chão).

Post – A Importância do Sal Na Bíblia | Para Que Servia o Sal Na Bíblia?
Tags – a importância do sal na bíblia, tempos bíblicos, sal na bíblia
Estudo Relacionado:

Lição 2 – Sal da Terra e Luz do Mundo | Subsídio Completo

Tags: | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.