Evidências da Trindade no Antigo e Novo Testamento
Hoje vamos estudar sobre a trindade no antigo testamento e também conhecer esse conceito de trindade no novo testamento. Embora a palavra “trindade” não exista na bíblia, o conceito é bem fundamentado.
INTRODUÇÃO | A TRINDADE NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
A palavra trindade não existe na bíblia, porém o conceito é bem fundamentado, hoje veremos a trindade no antigo testamento e também no novo.
Se você quer aprender ainda mais sobre este assunto, no final deste artigo deixarei alguns estudos relacionados, vale muito a pena ver cada um deles.
A EVIDÊNCIA DA TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO
No antigo testamento temos várias evidências da “Trindade”, vejamos alguns versículos:
Gn 1.2 – E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Is 11.2 – E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Gn 1.26 – E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, […] sobre a terra.
Existe uma discussão sobre com quem Deus estava falando neste momento, alguns cabalísticos acreditam que sejam com os “anjos”, e outros dizem que foi um diálogo entre a trindade – Pai, Filho e Espírito Santo. Tudo indica que era com próprio Jesus este diálogo.
Gn 3.22 – Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
A EVIDÊNCIA DA TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO
A trindade bíblica é pregada pelos cristãos, consiste em um só Deus que subsiste eternamente em três Pessoas distintas. O novo testamento tem mais informações da trindade que do antigo, vejamos algumas referências bíblicas.
Mt 28.19 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
1 Co 12 – 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
1 – JESUS COMO DEUS
João 1:1-14 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
Colossenses 2:9 – “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”
Hebreus 1:3 – “Ele é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser.”
Filipenses 2:5-6 – “Jesus, existindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo a que devia apegar-se.”
2 – O ESPÍRITO SANTO COMO DEUS
Atos 5:3-4 – Ananias mentiu ao Espírito Santo, e Pedro declarou: “Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
1 Coríntios 3:16 – “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”
2 Coríntios 3:17 – “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”
3 – DEUS É PAI
João 17:3 – “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
Efésios 4:6 – “Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.”
Estudos relacionados:
- Quem é o Espírito Santo
- O que é a trindade | conceito de trindade na bíblia
- Lição 4 – DEUS É TRIÚNO
0 Comentários