Como eram os Vestuário nos tempos bíblicos

Paz do Senhor irmãos, tudo bem ?

Hoje vamos conversar sobre um assunto muito interessante e super importante para entendermos certas passagens bíblicas, nesse artigo vamos discutir sobre o uso e costumes dos tempos bíblicos, sendo mais especifico sobre – vestuário nos tempos bíblicos – que utilizavam na época, alguns dos assuntos abordaremos:

  • A Túnica
    • Túnica de José
  • O Manto
  • Casaco
  • Calçados
  • Chapéus
  • Limpeza das Roupas
  • Roupa das Mulheres

Vestuário

O guarda-roupa dos dos indivíduos daquela época eram bem diferente das que temos hoje, as roupas eram bem básicas.
Uma tanga que possivelmente era usado de baixo de uma túnica e também usava-se algo para cobrir a cabeça.
Calçados e casacos eram opcionais.

Naquela época as variações de roupas eram poucas, então eles tinham que ser criativos, eles combinavam as diferentes peças de roupas, cores, material e estilo, lembrando que as roupas da época eram adaptadas relativamente para climas quente.

Paulo usava uma túnica presa ao cinto, como uma metáfora para o estilo de vida do povo escolhido de Deus e todos compreendiam que ele falava do que era básico.

Quando eles utilizavam as roupas de baixo, era um saiote ou uma tanga. Pedro usava uma túnica, certa vez o Senhor chamou a Pedro, ele estava ‘nu’ e logo ele ‘cingiu-se‘ da túnica, isto é, colocou sua túnica – Jo 21:7
Jesus foi crucificado usando apenas uma tanga, pois os soldados já tinham rasgado sua túnica – Jo 19:23

A Túnica

A Túnica era de extrema importância naquela época, é uma peça de roupa essencial, como o ‘jeans’ para nós hoje, usava-se dois pedaços de de material para construir uma túnica, o primeiro pedaço era utilizado para fazer a parte de cima – da cintura para cima e o segundo pedaço era utilizado para fazer a parte de baixo – da cintura para baixo.

A Túnica tinha um corte em V para a pessoa por a cabeça, e dois cortes na lateral para por os braços ( ue, como uma camisa | camiseta mesmo ). Cabe uma observação aqui, as túnicas eram vendidas sem abertura da cabeça (o V), para mostrar que era nova, ai a pessoa fazia o V (abertura) do tamanho que quisesse.

O material utilizado para fazer uma túnica, em geral era – lã, linho ou até algodão, isso variava com as posses do usuário (dependia de quantos ele podia pagar).

Antes que eu me esqueça, tinha as túnicas feitas de pano de saco ou pelo de cabra, eram muito desconfortáveis por causarem irritações na pele, então eles só utilizavam esse tipo de túnica em épocas de luto ou arrependimento.

As túnicas das mulheres eram um pouco diferentes do que as dos homens, a túnica da mulher é maior, chega ao tornozelos e eram azuis e também tinham os bordados no decote em ‘V’ e em alguns casos esse bordado indicava a aldeia ou região do usuário (que a mulher pertencia), já a túnica do homem era colorida (na maioria das vezes) e curta.

Túnica do Homem Túnica da Mulher
Chegava nos joelhos Chegava nos tornozelos
era curto era comprido
era colorido era azul
não tinha bordado tinha bordado

O Casaco colorido de José

Como já dissemos – A túnica tradicional tinha manga curta.
José ganhou uma túnica feita de muitas peças. As peças adicionais da túnica de José possivelmente eram mangas cumpridas que atrapalhava quando havia serviço para fazer – (Quando as mulheres usavam mangas largas e longas, elas amarravam atrás do pescoço para que os braços ficassem livres para poderem trabalhar)  – Isso indicava que José não devia fazer trabalho pesado, ele era o herdeiro escolhido para governar a família – Gn 37.2

Trajes dos homens

Esses são as roupas que os homens usavam na época.
Da esquerda para a direita:

  •   1 – O trabalhador com a túnica enrolada no cinto.
  •   2 – Um homem usando manto de lá grosso sobre a túnica.
  •   3 – Um homem rico com manto franjado e colorido.

Vale lembrar que algumas túnicas eram bem parecidas, as mais ‘humildes‘, essas   túnicas tanto homem como mulher usavam e nem sempre elas eram coloridas ou   azul – Casos especiais.

As túnicas eram presas por um cinto de couro ou por um pano áspero e as vezes eles deixavam uma ‘abertura’, como se fosse um BOLSO no cinto, para eles guardarem as coisas – dinheiro ou qualquer outro pertence – Mc 6.8

E também era usavam as túnicas para guardar suas ferramentas, espada e armas – 1 Sm 25.13

Quando os homens precisavam de mais flexibilidade para trabalhar, correr ou qualquer outra coisa do gênero, eles levantavam a barra da sua túnica e amarrava ao cinto, isso era chamado de ‘CINGIR OS LOMBOS‘ e essa frase tornou-se popular, ela quer dizer – preparativo, preparação, esteja pronto.
Pedro recomenda que estejamos ‘cingidos’ de entendimento.

As mulheres também ‘cingia os lombos‘, isto é, prendiam a barra da túnica ao cinto, porem, no caso delas era para pegar coisas leveis, de um lugar para outro.
As pessoas quando iam dormir, em geral não tiravam suas túnicas, apenas tiravam os cintos, porem, alguns apenas ‘afrouxava‘ o cinto.

O Manto

O manto já era algo mais restrito devido ao seu valor, nem todos tinham o poder executivo para comprar, os mais humildes só comprovam o manto quando as circunstancia obrigava – em caso de FRIO, já os ricos quase sempre usavam.
Os mantos eram usado sobre as túnicas, como uma capa.

Existem dois tipos de manto como veremos a seguir:

1 – Sem manga e coberto de pelo de lã (para proteção contra o frio)
Os mantos eram feitos sob medidas na maioria das vezes, eles pegavam um material e colocava na pessoa para saber o tamanho – dos ombros para baixo, depois eles pegavam a numa QUANTIDADE grande e jogava sobre o material, deixando uma fenda nas laterais, onde ficaria os braços.

O manto era a única forma de proteção contra o frio (fora as fogueiras), tanto é que se uma pessoa deixasse o seu manto para ‘penhor’ – como empréstimo, antes que chegasse a noite a pessoa que pegou o manto da outra como empréstimo, teria que devolver para a pessoa, para ela não passar frio – friagem – Ex 22.25,27

2 – Com mangas largas e feito de seda (traje de gala)
O outro tipo de manto era como um vestido frouxo com mangas largas.
Esse estilo de manto era feito com seda e era um traje de gala, só os ricos usavam e eles não saiam de casa sem estar usando.

Os fariseus usavam franjas azuis na orla de seus mantos para mostrar que eles guardavam os mandamentos de DeusNúmeros 15.38,39
Em prática essa técnica foi condenada por Jesus – Mt 23:5
A mulher do fluxo de sangue, que tocou na orla de Jesus, possivelmente estava tentando tocar não na orla, mas, sim na ‘franja‘ de sua orla – Mt 9-20

Comparação entre os dois mantos

Manto casual Manto de gala
Mangas curtas Mangas largas
Feito de lã Feito de seda
Sob medida Mais frouxo
Guardar do frio Aparecer para as outras pessoas
É mais barato É mais caro
Os mais humildes também usavam Só fico usava

Vestidos típicos das pessoas nos tempos bíblicos


1 –
Pastor – Observe que ele esta mais vestidos que os outros
2 – Soldado
3 – Agricultor
4 – Mulher camponesa
5 – Criança rica
6 – Homem fico – Observe que a roupa dele e mais colorida
Cada um tem sua maneira de cobrir a cabeça.

Calçados

Os pobres estavam quase sempre descalços, mas, alguns usavam sandálias simples.
A sandália era feito com um pedaço do couro da vaca, eles cortavam esse pedaço do couro e faziam a sandália no formato de um pé e também pegavam uma tira cumprida e amarravam através da sola, entre o dedo maior e o segundo dedo do pé e amarravam ao redor do tornozelo – Lc 3:16Traduzindo, praticamente igual as sandálias que temos hoje em dia, a diferença usavam couro de vaca. Segue um exemplos de sandália dos tempos bíblicos – Especificamente no tempo de Jesus:

Chapéus

A maioria dos homens ricos da época usavam chapéu, se o chapéu fosse colorido mostrava que a pessoa tinha um poder executivo legal, já os humildes – os pobre, usavam chapéu em poucas situações, uma delas é – para se proteger do sol durante sua jornada de trabalho.

As mulheres pegavam um material (possivelmente um pano) e dobrava ele, depois colocavam esse material na cabeça e no pescoço e ombros, faziam isso para se proteger do sol. Esse material que estava sobre a cabeça da mulher era segurado por um cordão trançado, isto é, elas amarravam esse cordão na cabeça, para o material não cair. Muitos ainda fazem isso, em geral pessoas que trabalham dia todo no sol.

Um véu transparente era usado algumas vezes sobre a cabeça da mulher para que ela não mostrasse o seu rosto em publico. Só o marido podia ver a face da esposa. Rebeca ocultou o rosto antes de casar-se com IsaqueGn 24.65. Na cerimônia de casamento a mulher retirava o véu do rosto e colocava no ombro do esposo, declarando – O GOVERNO ESTÁ SOBRE OS SEUS OMBROS Is 9.6

Limpeza das Roupas

O processo de antigamente não e muito diferente do que de hoje não, claro, estou me referindo a lugares que não tem maquinas de lavar, tanquinho, etc. Antigamente eles pegavam as roupas sujas e colocavam nas ‘correntezas‘ das águas e esfregavam a roupa, assim a força da água ajudaria a limpar.

Outras mulheres pegavam as roupas sujas e esfregavam nas pedras com água e sabonete. Davi usou a idéia de lavar roupas para limpar o pecado Sl 51.2.
O sabão era feito de óleo de oliva ou de um álcali vegetal.

Vestuário Básico

Nem todos podiam comprar roupas naqueles tempos, o valor da roupa era muito alto. Os pobres tinham apenas uma muda de roupa.
Eles faziam uma coisa que ao meu ver é muito interessantetrocavam pessoas por sapatos Am 2.6, já imaginou a situação ?

O Povo ficou espantado quando João Batista chega dizendo para o povo – Dividir suas túnicas com aqueles que não tinham – Lc 3.11

As roupas tinham tanto valor naqueles tempos que rasgar uma delas significava – LUTOJó 1.20

Ornamentação

Além das roupas, eles usavam outros recursos também, como:

  • Maquiagem
  • Enfeites
  • Tratamento de cabelo

As mulheres do novo testamento valorizavam isso muito mais que a do antigo, tanto é que Pedro adverte elas a se ‘enfeitarem’ com um espírito manso e tranquilo – 1 Pe 3.3,4.

Os cosméticos eram feitos com carbonato verde de cobre – kohl ou com sulfeto negro de chumbo – galenaEz 23:40

Isaías descreve exatamente como era os ‘recursos’ de beleza de sua época, vale a pena a leitura  – Is 3,18-21. Eles usavam pedras preciosas em suas vestes, braços, etc, porem, é muito difícil identificar quais as pedras que utilizavam, pois, os nomes das pedras mudaram, eu digo, as variantes de palavras e bem diferente.
Eles usavam óleos como base de ‘pigmentação’ para pintar as unhas do pé e da mão.

Cobrindo a cabeça das mulheres

As mulheres de respeito da época sempre que iam sair de casa colocavam um véu transparente na cabeça para ninguém ver seu rosto, mas, as outras – prostitutas, elas saiam com a cabeça descoberta para atrair homens.

Paulo então escreve para a igreja – Se a mulher não quiser usar o véu para sair de casa, então que RASPE a cabeça (para não parecer as prostitutas), mas, e melhor que cubra a cabeça (já que não quer raspar, então cubra a cabeça).

Bom irmãos, espero que vocês tenham entendido sobres os vestuários dos tempos bíblicos e qualquer duvida, estou a disposição.
Usos e costumes nos tempos bíblicosVestuário nos tempos bíblicos (Roupas nos tempos bíblicos)
Tag – Roupas nos tempos bíblicos, como eram as roupas nos tempos de Jesus, vestuários nos tempos bíblicos

Post – Como eram os Vestuário nos tempos bíblicos
Tags – Como era as vestes nos tempos bíblicos, roupas nos tempos bíblicos, roupas na bíblia, vestes nos tempos da bíblia, casaco colorido de josé, tipos de roupas, mantos na bíblia, calçados, chapéus.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *