Porque Uzá Morreu ao Tocar na Arca – Desvendado

Paz do Eterno Irmãos, tudo bem com você ?

INTRODUÇÃO

Nesse post vamos conversar sobre um assunto muito polêmico e cheio de mistérios grandiosos para enriquecer ainda mais nossa vida com Deus.
Ultimamente tenho visto muitas interpretações ‘equivocadas’ de vários assuntos relacionados as escrituras, confesso que isso me preocupa um pouco, rs..  No post hoje de quero meditar com você sobre uma passagem muito conhecida e pouco interpretada, quero mostrar um ponto de vista um pouco diferente sobre o ocorrido em II Samuel 6.

LEMBRANDO: É APENAS UMA TEORIA, A MAIS PLAUSÍVEL E FUNDAMENTADA, SEGUNDO O TALMUD E ESSA VERSÃO A MAIS VERDADEIRA, QUERO APENAS COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA.

Muitos já se perguntaram, PORQUE UZÁ MORREU AO TOCAR NA ARCA ? – Muitas são as teorias sobre esse assunto, como:

  • Estaria Uzá em pecado ?
  • Foi ignorância dele relar em algo tão Santo?
  • Ele esqueceu de observar os detalhes?

Nesse artigo vou falar sobre esses pontos.

Essas são apenas algumas teorias que muitos já ouviram sobre esse acontecimento, nesse artigo, vou comentar as três (3) teorias principais sobre o acontecido, são elas:

  1. Não obediência aos detalhes;
  2. Ele mereceu;
  3. Tocou em alta-tensão.

Essas são as três principais teorias sobre a morte de Uzá, vamos meditar em cada uma delas agora. PRESTE MUITA ATENÇÃO!

1 – NÃO OBEDIÊNCIA AOS DETALHES

Segundo esta teoria, a intenção de Davi e principalmente de Uzá até que foi boa, mas Deus não se importa com as nossas intenções ou com que há em nosso coração. Deus se importa muito mais com a nossa obediência aos detalhes.

Segundo defensores dessa teoria é que Uzá:

  • Esqueceu que não podia tocar na arca;
  • Esqueceu que a arca não podia ser carregada daquela forma;
  • Esqueceu que a arca jamais poderia cair.

Ele desprezou os detalhes que Deus deixou em Êxodo.

Mas, essa interpretação não deixa Deus numa situação melhor, isso só mostra que nosso Deus é um Deus ‘bitolado, inflexível’, e isto não é Verdade.

Vamos entender o ocorrido: Uzá estava com a intenção boa de proteger a arca, por não ter prestado atenção a um detalhe, será que Deus realmente puniria ele com a morte ?

Será que nosso Deus não valoriza a boa intenção do nosso coração e só requer de nós a prestação de atenção nos detalhes ?

NÃO É ISSO QUE OS PROFETAS PREGAVAM – Nosso Deus olha nossa boa intenção no coração sim, vejamos algumas passagens bíblicas.

Isaías 1:1-17 – Fica claro, não adianta um homem cumprir todas as leis de Deus mas em seu coração conter pecados, mentiras, injustiças, Deus não aceita obediência aos detalhes de quem está com coração sujo diante D’ele. Vale muito mais para Deus uma boa intenção com coração limpo do que se ‘atentar’ aos detalhes com coração impuro diante dele.

MUITO PREOCUPADO COM OS DETALHES, MAS ESQUECENDO DA INTENÇÃO DO CORAÇÃO  – ESSE NÃO É NOSSO DEUS.

Nosso Deus primeiro analisa e julga o coração do homem e se essa atitude e o coração for bom o ato se torna justo.

Mais referencias – Is 1:17; 58:3-7, Mt 23:27 <- Leitura indispensável.
Aqui fica EVIDENTE que essa primeira teoria não é valida, nosso Deus não é ‘inflexível‘.

2 – ELE MERECEU!

As pessoas que pregam essa teoria, defende que Uzá “não era lá tão puro“. Ele demonstrou orgulho e desprezo pelas regras de Deus, talvez por se considerar acima da lei de D’us, ele achou que D’us precisaria de uma ‘ajudinha‘ e poderia tocar na arca e não morrer.

Muitos infelizmente, montam até sermões falando que Uzá foi ‘prepotente e orgulhoso‘, onde se viu ele tocar na presença de Deus, tocar num lugar onde não estava preparado para tocar…

MAS, TEM UM PROBLEMA NESSA TEORIA, as pessoas na maioria das vezes, não leem o contexto todo e acabam se esquecendo que a ARCA FICOU 20 ANOS na casa de Abinadabe que é PAI de UZÁ1 Sm 7:1.2; ICr 13:1-7.

A arca ficou 20 anos na casa dele, será que ele não sabia que não podia tocar na nela ?
E outra, Uzá era SOBRINHO DO REI DAVI, Abinadabe era IRMÃO DE DAVI, sendo assim, Uzá era sobrinho de Davi – 1 Samuel 17:13.
Ele com certeza ouviu as historias da arca, historia dos filiisteus, ele sabia a gravidade de toca na arca de Deus sem ser um filho de Coate (descendente).

Se alguém que merecia ser punido ali era Davi e não Uzá. Vamos entender os motivos:

  • Davi não consulto nenhum profeta sobre isso (ir buscar a arca);
    • Não viu qual era a melhor forma de fazer isso (trazer a arca);
    • Ele não verificou a maneira correta de transportar a arca. Davi foi imprudente.

Como transportar a arca da Aliança:

A arca nunca poderia ser colocada num carro (isso é uma pratica dos filisteus), ela deveria ser transportada sobre os ombros dos homens da família de Coate (Êxodo 25:12-14; Número 4.15; Números 7:9), utilizando as varas determinadas.

Só os filhos de Coate poderiam tocar na arca, Davi sábia que Uzá não era filho de Coate e mesmo assim permitiu que ele carregasse a arca, a imprudência foi de Davi ou de Uzá ?
Uzá só obedeceu as ordens do rei!


Irmãos, tem algo oculto nessa historia que pode nos abençoar muito, mas, o que será ? Vamos continuar a leitura.


3 – TOCOU EM ALTA-TENSÃO

Essa teoria é a menos pior, porem, está muito longe de ser perfeita.

TOCOU EM ALTA-TENSÃO!” – Esta explicação atesta que havia algo intrínseco à arca que lhe atribuía poder e uma energia com potencial de estrago, como por exemplo, uma bomba atômica, a qual se descarregada sobre qualquer um que entrasse em contato com ela. Tocar a arca seria como tocar um fio de alta tensão. Como a tal, a eletricidade não julga intenções de quem a toca.

Por exemplo – A corrente elétrica, ela não importa se você tocou nela com uma boa intenção ou não, se tocou, já era 😉 – Alguns defendem que a arca estava desse jeito.

Essa teoria é um pouco mais aceita, pois, a bomba só ia explodir se caso alguém que não era filho de Coate relasse na arca – Se alguém que não é dos filhos de Coate tocassem na arca, ativaria ‘a bomba’.
Essa teoria é a menos pior, porem, não é ainda a verdadeira. VAMOS CONTINUAR A LEITURA.


Que Uzá estava errado todos já sabem, mas, o que FEZ ele a tocar na arca, a motivação que fez com que ele tocasse na arca é isso que me intriga e é sobre isso que vamos conversar agora.


O QUE REALMENTE ACONTECEU COM UZÁ

Agora eu quero propor o que realmente aconteceu com Uzá naquele dia.
Ao invés de falar que Uzá foi punido por ter feito a coisa ERRADA, porque não dizer que ele foi punido por ter feito a coisa certa ?

Talvez Uzá ao ver a arca preste a cair, decidiu SE SACRIFICAR para evitar que um mal ainda maior recaísse sobre o Rei Davi e também proteger toda sua família e as pessoas ali perto.

O que poderia acontecer naquele dia se a arca tivesse caído ?
Vamos analisar alguns acontecimentos.

1 Samuel 6:19.20

E o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande estrago entre o povo.
Então disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia subsistir perante este santo Senhor Deus? E a quem subirá de nós?

Nessa passagem mostra Deus causando grande estragos à uma nação por ter olhado dentro da arca D’ele.

Será que Uzá já não conhecia essa historia ? Não estaria Uzá evitando que isso acontecesse novamente com seu povo dessa vez ? – Se a arca caísse, possivelmente alguém olharia lá dentro e todos morreriam.

Em 1 Samuel Capítulo 5 vemos Deus vemos a MÃO DE DEUS SE AGRAVANDO SOBRE OS FILISTEUS por fazerem besteira com a arca (roubaram do povo de Israel a arca). Será que Uzá também não conhecia essa historia ?

UZÁ SABIA QUE ARCA NÃO PODIA CAIR, PORQUE SE CAÍSSE MUITOS OLHARIAM PARA DENTRO DA ARCA E CERTAMENTE MORRERIAM – UZÁ PROTEGEU A TODOS NAQUELE MOMENTO.

Quem sabe UZÁ não pensou: Vou me sacrificar para que minha família, amigos e o Rei tenha vida, irmãos, isso não te lembra ninguém não ?

Poderia o sacrifício de Uzá ter remido o pecado de outros ? – SIM, isso ocorre nas escrituras – Números 25:6-8,14.
O texto diz que quando Finéias filho de Eleazar, atravessou um príncipe israelita chamado Zinri, a vida desse príncipe israelita que fora oferecida, fez a praga sobre o acampamento dos israelitas cessar.

UZÁ se fez transgressor para o pecado dos outros não caírem sobre eles mesmo, isso não te lembra alguém ainda ?

UZÁ SE FEZ PECADOR PARA EXPIAR O PECADO DOS OUTROS

UZÁ FOI UM HERÓI QUE SALVOU MUITOS NAQUELE DIA, SE FEZ PECADOR PARA QUE O PECADO DOS OUTROS NÃO CAÍSSE SOBRE ELES MESMO.

CONCLUSÃO

Uzá se sacrificou para que toda sua família e amigos pudessem viver assim como Cristo se sacrificou para que pudéssemos ter vida. Uzá não foi um pecador, orgulhoso, prepotente como muitos pregam por aí, mas sim um herói como Cristo foi dando sua vida por amor ao próximo.
Quem ama uma causa, se sacrifica por ela” – Yeshua Hamashia (Jesus Cristo) nos amou e se fez maldito por nós (Gl 3:13) para que não fossemos entregue a morte.

Espero que tenham gostado desse estudo e que o Espírito do Eterno te encha de sabedoria e Graça.

Post – Porque Uzá Morreu ao Tocar na Arca – Desvendado.
Tags – Porque Uzá morreu ao Tocar na Arca, morreu ao tocar na arca de Deus, quem foi uzá, Estudos Bíblicos, Arca Da Aliança

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

17 comments

  1. Monica Da silva Barbosa disse:

    Gostei das 3 colocações
    De poder observa-las
    Do seu ponto de vista.
    É gostei de poder observar os comentários.
    Muito bom porque nos faz pensar.
    E tirar as nossas próprias conclusão .

  2. Paz, irmãos! Interessante a abordagem de colocar Uzá como alguém que se sacrificou pelo povo. Não é impossível de ter acontecido esta situação, mas eu confesso que fiquei imaginando a cena e achei dificil alguém ter este discernimento em fração de segundos, porque na verdade a ação de Uzá tocar a Arca pareceu mais um ato reflexo do que um movimento calculado.
    De qualquer forma, considerando que foi essa a motivação, o fato da Arca carregar a presença de Deus e este Shekinah possuir por si só uma carga elétrica altíssima não invalida sua teoria. Uzá pode ter sido morto sim, devido à altíssima tensão que glória do próprio Deus manifestado na Arca desprendia naturalmente através dela.
    Se analisarmos a passagem de Moisés na fenda da rocha em Êxodo 33, Deus alerta que é impossível alguém ver sua glória e permanecer vivo. Quanto mais tocá-la! (“E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”. Êxodo 33:20). Considerando que a Arca carregava a presença de Deus, sua glória estava manifestada ali. A santidade de Deus estava ali. E nós, homens contaminados pelo pecado, simplesmente seríamos fulminados em tocar algo puro e santo. Assim como o pecado não entra no Céu, é preciso o sangue de Jesus para nos cobrir e nos justificar, assim era o homem contaminado pelo pecado em relação à Arca.
    Portanto, as regras que o Senhor estabeleceu para o transporte e manuseio da Arca na verdade combinam mais como o caráter dEle como uma prova do seu amor e cuidado para com seu povo. Nosso Pai amoroso, revelado em Jesus, instrui a todos para que não toquem na Arca como um pai terreno avisa uma criança para não tocar numa tomada elétrica. São regras de proteção, não de opressão.
    A morte de Uzá deve ter sido terrível a ponto das Escrituras a descreverem como a manifestação da ira de Deus. Obviamente, conhecendo a essência do nosso Pai que é amor, não é possível crer que este mesmo Deus irou-se contra seu servo e sim, que o que a Bíblia tentou descrever foi a magnitude do impacto fulminante que Uzá, homem naturalmente contaminado pelo pecado, recebeu ao tocar em algo puro e santo.

    1. Maravilhoso comentário Ana, muito bem observado muitos pontos.
      Que Deus te abençoe… 😉

  3. amados no meu ponto de vista e perante a biblia percebemos no veso 7 do capitolo 6 de 2samuel que essa atitude de uza acendeu a ira de deus porriso que o senhor o fereiu di morte ato irregular de uza

    1. No original diz que a “ira do Senhor se acendeu EM UZá”, não CONTRA…

  4. amados no meu ponto de vista e perante a biblia percebemos no veso 7 do capitolo 6 de 2samuel que essa atitude de uza acendeu a ira de deus porriso que o senhor o fereiu di morte ato irregular de uza

  5. ADRIANA ANDRADE disse:

    Olá! Valeu sua intenção, mas é a menos provável por não ter fundamento bíblico.
    Uzá agiu por um impulso na melhor das intenções em salvar a arca. Mas, havia uma regra: Ele não pertencia à família que poderia tocar na arca. O princípio é o da obediência, independente das circunstâncias! Ele sabia disso, todo o povo sabia disso. Ao morrer, todos viram que a Lei de Deus continuava sendo a mesma. O que fundamentava a Lei de Deus era a obediência a fidelidade.
    Veja o que diz os profetas menores e você vai entender melhor.
    Leia sobre os sacrifícios de Caim, do rei Saul e Uzias o fogo estranho de Abiú e Nadabe. O que importa é obedecer!!!

    1. Ah, é uma das formas de interpretar…

  6. daniel zerson duzi disse:

    A PAZ eu acredito que o toque de uza foi mais no reflexo de ver algo caindo e tentar segurar me desculpe descordar referente comparar uza a JESUS na morte de uza a ira de DEUS acendeu contra ele diferente do SENHOR JESUS como um estudioso da palavra de DEUS porque os filisteus levaram a arca e nao morreram

    1. Tudo bem.. e um modo de interpretar também, só colocamos mais um meio de ver essa passagem.

  7. Luiz Roberto Mendes dos Santos disse:

    Gostei muito desse estudo ..bem interessante qe nos faz refletir sobre um acontecimento qe apesar de várias pessoas falar ou comentar sobre o relato de uzá de formas diferentes néh …mais temos que tirar nossas conclusões i estudarmos a bíblia pk o qe nos ensina verdadeiramente a palavra é o espírito santo de Deus néh … Mais parabéns amado gostei das suas conclusões nesse estudo … Referencias bíblica tem , Deus abençoe 👏👏

    1. Amém meu amado, fico muito feliz em ler um comentário desse, fica na Paz abençoado e volte sempre… 😉

  8. ñ concordo com essa comparação entre Uzá e Jesus …pois o texto relata q Uzá foi imprudente(Falta d cuidado)sabia tinha conciência da forma correta q s deveria carregar a arca e desobedeceu.msm o texto ñ relatando q foi ordem d Davi…ainda q fosse antes d sermos sibmissos a qualquer autoridade devemos submissao inconficional ao Senhor somente a arca ficou na casa d seu pao por 20 anos e nada aconteceu na casa d Obede Edom em 3 meses e foi ele e sua casa abençoada enta ñ é a intenção q define as coisas mas o cuidado e a forma como tratamos a presença vejo miitos erros em Uzá e p Cristo pelo q eu servo é perfeito por isso ñ cabe essa comparação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *