Quem foi Sara na Bíblia? Conheça a História de Sara, a esposa de Abraão
Você sabe quem foi Sara na Bíblia? Conheça o significado do seu nome em hebraico e toda a história de Sara desde a promessa de um filho até o nascimento de Isaque. Além disso, sabia que Sara era tão bela que Abraão temeu apresentá-la como mulher e por duas vezes disse que ela era sua irmã?
QUEM FOI SARA NA BÍBLIA? A NOTÁVEL BELEZA DA ESPOSA DE ABRAÃO
Sara, uma das mulheres mais conhecidas da bíblia por sua história de milagre ao gerar o filho da promessa, Isaque, era esposa de Abraão e também sua meia-irmã (Gênesis 20.12). Agora que entendemos de forma sucinta quem foi Sara, vamos analisar outros aspectos da história e trajetória desta ilustre mulher que ser tornou mãe de nações.
Além das passagens que veremos a seguir sobre Sara, um fato curioso é que Sara na bíblia é citada como exemplo de esposa pelo apóstolo Pedro em sua carta (I Pedro 3.6) quando orienta o modo como a mulher deveria se portar e se sujeitar ao marido.
Vimos ainda nas Escrituras Sagradas que ela era uma mulher muito formosa e atraente (Gênesis 12.11,14). De acordo com manuscritos do Mar Morto, achados em 1948, registram-se longos relatos que exprimiam a notável beleza de Sara (Soares, 2018).
FARAÓ TOMA SARA POR MULHER – IRMÃ DE ABRAÃO
Devido à beleza de Sara, ao descerem ao Egito, Abraão pede que ela se apresente como sua irmã e não como esposa, porque temeu que fosse morto pelos egípcios:
Aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti. Gênesis 12:11-13
De fato, Sara era meia irmã de Abraão, como já mencionado na introdução. Embora Abraão não estivesse mentindo acerca disso, ele fez mal em omitir a verdade sobre seu matrimônio com Sara.
Destaca-se que Sara era tão bela, que nesta ocasião ela tinha 65 anos e ainda assim sua aparência chamava a atenção por sua beleza não somente a Abraão, seu esposo, mas também aos egípcios. O tempo de vida naquela época era de aproximadamente de 120 anos, o que fazia de Sara uma senhora de meia-idade muito bonita.
Assim, ainda no decorrer do capítulo 12 de Gênesis, vê-se que, ao vislumbrarem a beleza de Sara os egípcios a tomam e a levam para casa de Faraó para que lhe esteja como mulher.
Mesmo com o erro de Abraão em omitir que eram casados, Deus fere com praga a Faraó e toda sua casa por causa de Sara.
Faraó manda então que os seus servos restituam Sara a Abraão e os acompanhem até que partam com tudo o que tinham.
ABIMELEQUE TOMA SARA POR MULHER – IRMÃ DE ABRAÃO
Não obstante, com um lapso temporal de aproximadamente 24 anos desde o incidente com Faraó, Abraão repete o mesmo erro e pede para que Sara diga novamente que é sua irmã. Nesta ocasião, Sara tinha cerca de 89 anos e eles estavam peregrinando nas terras de Gerar.
Pode-se, mais uma vez enfatizar a beleza de Sara, uma vez que, dizendo Abraão que esta era sua irmã, o rei de Gerar, Abimeleque, a tomou para si:
E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. Gênesis 20:2,3
Nesta ocasião, Deus revela em sonhos ao rei Abimeleque que Sara era esposa de Abraão. E, mais uma vez a história se repete, mesmo com o erro de Abraão, o Senhor pune Abimeleque e toda a sua casa por ter tomado a esposa de Abraão como mulher.
O rei Abimeleque contesta ao Senhor e diz que inocentemente a tomou por mulher, pois Abraão disse que era sua irmã, mas que não a tinha tocado. Então, o Eterno diz que não permitiu que Abimeleque a tivesse tocado e que isso lhe foi por livramento. Agora, o rei deveria restituí-la a Abrão e pedir para que Abraão orasse por ele para que vivesse. E assim o fez Abimeleque.
E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;
Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. Gênesis 20:17,18
Por causa deste episódio, Deus tinha cerrado a madre da mulher e das servas de Abimeleque.
Então, Abraão orou ao Senhor e, por isso, Abimeleque foi salvo e as mulheres de sua casa já não eram mais estéreis.
SIGNIFICADO DO NOME SARA
O nome Sara em hebraico é שָׂרָה que transliterado fica “SARAH” e significa “Princesa“.
Quando Deus relembra a promessa do filho, e diz que ao tempo determinado ela daria à luz um filho, Deus muda seu nome de Sarai para Sara, conforme o texto bíblico a seguir:
Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.
Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. Gênesis 17:15,16
Tanto Sarai quanto Sara possuem a mesma raiz etimológica, então, mesmo após ter seu nome mudado, o seu significado se manteve o mesmo, “princesa“.
SARA ERA ESTÉRIL
Embora, Abraão tivesse recebido de Deus a promessa de que seria pai de multidões (Gênesis 12.2,3; 18.10), Sara, sua mulher, era estéril.
E Sarai foi estéril, não tinha filhos. Gênesis 11:30
Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Gênesis 16:1a
Deus poderia ter prometido a Abraão várias outras coisas, mas prometeu-lhe uma descendência numerosa como as estrelas do céu e como a areia da praia. Note que a cura da esterilidade estava diretamente atrelada ao cumprimento da promessa ao passo que, em certo momento, o Senhor pergunta: Por que se riu Sara? Haveria alguma coisa difícil ao Senhor? (Gênesis 18.13,14).
A PROMESSA DE UM FILHO
A primeira vez que Deus prometeu um filho a Abraão, ele tinha 75 anos (Gênesis 12.4). Considerando que a diferença de idade entre Sara e Abraão eram de 10 anos (conforme Gênesis 17.17), é possível concluir que ela tinha 65 anos ao tempo desta promessa.
Nesta ocasião, Deus ordena que Abraão saia do meio da sua parentela e vá até a terra que Ele lhe mostraria. Então lhe promete que o tornaria pai de uma grande nação:
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Gênesis 12:2
Além disso, Deus, por várias vezes reforça sua promessa a Abraão e a sua descendência. Abaixo alguns versículos:
E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. Gênesis 13:16
E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. Gênesis 15:4,5
Assim, por várias vezes Deus relembrava-lhes de sua promessa e de que se tornariam pais de uma grande nação.
ISMAEL, O FILHO DE AGAR
Após cerca de 10 anos da promessa (Gênesis 16.16), Sara entende que não teria filhos e pede que Abraão se deite com Agar sua serva e lhe gere descendentes. A grosso modo, note que, ela tenta fazer uma ‘adaptação‘ para que a promessa do Eterno se cumprisse.
Antigamente, era comum quando uma mulher não pudesse gerar filhos, que ela desse ao esposo uma de suas servas para preservar sua descendência e ter filhos em seu lugar (Gênesis 16). Esse tipo de prática era amparado pelo conjunto de Leis do Concubinato (Silva, 2019).
Desta forma, Agar deu à luz Ismael o qual também foi abençoado por Deus, mas não era este o filho da Promessa abraâmica que o Criador tinha feito.
O NASCIMENTO DE ISAQUE, O FILHO DA PROMESSA
Passados 24 anos desde que o Senhor tinha dito a Abraão pela primeira vez que ele seria pai de uma grande nação, o Senhor lhe reafirma a promessa de Isaque com um tempo determinado para cumpri-la:
E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele. Gênesis 17:19
E, assim como o Senhor disse, aconteceu: 25 anos desde a primeira ‘profecia’ sobre a tão grande descendência de Abraão, ao tempo determinado, Sara que era estéril, deu à luz um filho. Com a idade avançada, ela teve dois supostos empecilhos que foram superados para que ela gerasse um filho: Esterilidade e velhice. Porém, nenhum destes pode barrar o cumprimento da promessa. E, aos 90 anos, contrariando a lógica humana, Sara tornou-se mãe de Isaque.
A MORTE DE SARA
E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara. Gênesis 23:1
A ‘mãe das nações’ é a única mulher na Bíblia que tem registrado quantos anos viveu até sua morte, 127 anos.
O capítulo 23 de Gênesis é totalmente dedicado a relatar sobre sua morte, o luto de Abraão e seu sepultamento, menção que era rara para mulheres nos tempos bíblicos.
CONCLUSÃO – A HISTÓRIA DE SARA
Por conta de sua história, Sara é citada na galeria dos heróis da Fé, porquanto creu no Deus que lhe fez a promessa, de forma que, através dela originou-se um povo tão numeroso:
Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Hebreus 11:11,12
Fato é que, para Sara a promessa podia parecer tardia, uma vez que o tempo de espera pela cumprimento da promessa foi longo e as condições já não eram apropriadas, mas ao tempo determinado, o Senhor cumpriu o que lhe prometera.
De acordo com o sábio Salomão: “Porque para todo propósito há tempo e modo“(Eclesiastes 8:6a). Na história de Sara, o tempo determinado foi aos 90 anos e o modo foi através de seu próprio ventre e não do ventre de Agar. Deus cumpriu sua Palavra, lhe abriu a madre e ela gerou Isaque, o filho da promessa.
APÊNDICE
Título: Quem foi Sara na Bíblia? Conheça a História de Sara, a esposa de Abraão
Tags: Sara, Quem foi Sara, História de Sara, Descendência, Abraão
Artigos Relacionados: Qual a história de Ana: Quem Foi Ana? (Mãe do Profeta Samuel) | Quem Foi Eva na Bíblia | Várias Curiosidades Sobre sua Criação | Quem são os cinco maridos da Mulher Samaritana [Esboços Para Pregação] | Por que as pessoas eram curadas ao tocar na orla de Jesus? – Revelado
Referências Bibliográficas:
SOARES, Matheus. Enciclopédia da Vida dos Personagens Bíblicos de A a Z: A vida dos Principais Personagens Bíblicos em Detalhes Como Você Nunca Viu Antes!. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Acadêmicas, 2018. 438-439 p. v. 1.
SILVA, Rodrigo P. Escavando a Verdade: A arqueologia e as incríveis histórias da Bíblia. 3. ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014. 78 p. v. 1.
[…] de Ana, Qual a história de Ana: Quem Foi Ana? (Mãe do Profeta Samuel) Post Relacionado – Quem foi Sara na Bíblia? Conheça a História de Sara, a esposa de Abraão | Visão geral dos livros de Samuel – Panorama […]
É muito bom poder contar com pessoas de grande sabedoria que revelam. A verdade sobre a Bíblia. Que Deus abençoe a todos.
[…] post Quem foi Sara na Bíblia? Conheça a História de Sara, a esposa de Abraão apareceu primeiro em Estudo de […]