Qual a diferença entre Israelitas e Israelenses? [ Atualizado ]

Você sabe qual a diferença entre Israelitas e Israelenses? Entenda de uma vez por todas essa diferença!
Aprenda também sobre quem eram os judeus e quem eram os israelitas. Neste estudo, você também vai descobrir quando e como se constituiu o país de Israel.

UM BREVE RELATO SOBRE A ORIGEM DE ISRAEL

Os Hebreus têm por patriarca Abraão, e os Judeus, Judá.

Mas qual a origem dos Israelitas? Quem é o seu patriarca?

Já ouviu falar sobre a luta de Jacó com um homem no Vale de Jaboque?

Neste contexto, Jacó estava indo se reencontrar com Esaú (Gênesis 32) e ele pede para que sua família vá à frente levando presentes para seu irmão e, ele fica só, atrás.

Neste momento, ele encontra um homem e lhe pede uma bênção. Contudo, este reluta em abençoá-lo. Então, eles passam a madrugada lutando e quando a alva surge, o Homem toca na sua coxa e lhe pergunta seu nome, ao que ele responde Jacó.

Então, através da palavra daquele Homem, seu nome é alterado para Israel, conforme texto bíblico a seguir:

Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. Gênesis 32:28

A partir de então, Jacó passa a ser chamado de Israel e reconhece aquele lugar como Peniel, pois ele viu o Senhor face a face.

QUEM ERAM OS ISRAELITAS?

Posto isto, agora podemos entender melhor quem são os israelitas:

Israelitas são todos os que descendem de Israel, que antes era chamado de Jacó e teve seu nome trocado em virtude do acontecimento acima narrado. Portanto, o patriarca dos Israelitas é Jacó, ou Israel.

Considerando isto, e partindo do princípio de que os Hebreus são os descentes de Abraão, podemos analisar da seguinte forma: Todo Israelita é também um Hebreu, mas nem todo Hebreu é um Israelita, uma vez que somente os descendentes de Jacó podem ser chamados de Israelitas.

Exemplo: Os descendentes de Esaú são Hebreus, mas não são considerados Israelitas.

Os Israelitas são, nada mais e nada menos, que as doze famosas tribos de Israel, e, por isso, é válido destacar quem são os filhos de Israel, para termos em mente, quem de fato são considerados Israelitas.

QUEM SÃO OS FILHOS DE JACÓ?

Então, vamos à lista subdivida pelas mães de cada um dos filhos de Jacó (Israel) baseado no texto bíblico de Gênesis 46:

Filhos de Lia (Ou Lea em algumas versões de Bíblia): Rubens, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom. Lia também deu à luz a uma mulher chamada Diná que é Israelita, mas sua descendência não é considerada como uma tribo separadamente.

Filhos de Zilpa (serva de Lia): Gade e Aser

Filhos de Raquel: José e Benjamim

Filhos de Bila (serva de Raquel): Dã e Naftali

Estes e seus descendentes são, portanto, os Israelitas à luz da Bíblia e da história deste povo.

QUEM SÃO OS ISRAELENSES? COMO FOI CONSTITUÍDO O PAÍS ISRAEL?

Basicamente, podemos considerar que Israelenses são os naturais de Israel.

Vamos ao contexto: No ano 70 d.C., aconteceu a chamada Diáspora judaica, ou seja, uma dispersão do povo judeu. Essa dispersão se manteve até 1948, quando judeus de toda parte do mundo retornaram à sua pátria, a Terra Santa, através de um movimento intitulado Sionismo.

Abordaremos com mais detalhes sobre os assuntos Diáspora e Sionismo em outro estudo, mas considere que o Sionismo é o retorno do povo de Israel à sua pátria natal.

Então, somente após este retorno do povo judeu e algumas vitórias em entraves contra o povo palestino que ocupava a Terra Santa, é que surge um pequeno país no continente Asiático cujo nome é Israel.

Em 14 de maio de 1948 Israel se torna oficialmente uma nação reconhecida pelo mundo e oficializada por um acordo junto à ONU.

Após este evento memorável, os judeus estão livres para ocupar a Terra de seus pais, a Terra que Deus lhes deu por herança!

Assim sendo, começaram a nascer pessoas neste novo país, e estas pessoas que nasceram em Israel são os Israelenses.

Outrossim é, pode haver pessoas que são naturalizadas à nação de Israel, e, por conseguinte, também passam a ser consideradas Israelenses.

MAS AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE ISRAELITAS E ISRAELENSES?

Israelitas são os descendentes de Jacó.

Israelenses são os nascidos ou naturalizados em Israel após sua constituição em 1948.

Sob esta base, podemos estabelecer os seguintes raciocínios:

  1. Um brasileiro pode ser um Israelita, isto é, pode ter nascido no Brasil, mas é descendente de Jacó;
  2. Um Israelense, não é nescessariamente um Israelita, uma vez que, pode ter nascido em Israel, mas não pertence à descendência de Jacó;
  3. Um Israelita pode ser também um Israelense, se ele for descendente de Jacó e também ter nascido em Israel.

Espero que tenha ficado clara a diferença entre os Israelitas e Israelenses.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários!

Título do post: Qual a diferença entre Israelitas e Israelenses?
Tags: Diferença entre Israelitas e Israelenses, Quem eram os Israelenses, Quem são os Israelitas.

Tags: | | |

Sobre o Autor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Interessante, leio todos os artigos daqui do blog, aprendo muito com cada postagem.
    Conteúdo muito rico e de valor, tenho desenvolvido muito meu conhecimento sobre o hebraico e cultura judaica através deste site.

  2. Nossa parabéns pela perfeita explicação, com essa leitura não fica nenhuma dúvida. Adorei e irei continuar acompanhando esses textos maravilhosos.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.