O que representava o tabernáculo de Moisés [Estudo Completo]

O que representava o tabernáculo de Moisés? Quem construiu o tabernáculo de Moisés?

Esse é o primeiro estudo de uma série que iniciaremos aqui no blog – estudos sobre o tabernáculo de Moisés. Nesse estudo iremos dar uma boa introdução ao tabernáculo de Moisés e entender o que representava – ver os principais significados e para que servia – Um panorama completo sobre o tabernáculo. E bora acompanhar todos os estudos sobre o tabernáculo de Moisés, fechou? – Leia até o final 😉

INTRODUÇÃO

O tabernáculo de Moisés é um dos lugares mais sagrados da antiga aliança – todos que queriam se aproximar de Deus iam para lá. Muitas pessoas confundem o TABERNÁCULO DE MOISÉS com a TENDA DA CONGREGAÇÃO, você sabe a diferença? Nesse estudo veremos os principais fatos sobre o tabernáculo – o que significa – uma visão geral sobre o assunto – O que representava o tabernáculo de Moisés (estudo completo).

Deus usou 1 capitulo para falar da criação, aproximadamente 3 para falar sobre o êxodo do Egito e 13 só para falar sobre o tabernáculo, isto é – o assunto é muito importante.

INTERPRETANDO ÊXODO 25:8 – VERSÍCULO NO ORIGINAL

Para entendermos melhor sobre o que representava tabernáculo de Moisés e seus significados, precisamos entender o versículo direto no hebraico.
Vamos analisar em português e em hebraico.

Em português:

E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.

Vamos analisar agora em Hebraico e transliterado:

וְעָשׂוּ לִי מִקְדָּשׁ וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹכָם

Transliterado fica: Veasu li miqedash veshachanti betocham.

A melhor tradução seria:

E me farão um santuário, e habitarei DENTRO DELES.

Ali a palavra SHACHANTI vem do verbo “shachan” (habitar) e a palavra BETOCHAM, indica terceira pessoa no plural “DENTRO DELES“. Ai a melhor tradução seria “E Habitarei DENTRO DELES“.

O propósito maior do tabernáculo era para que Deus não habitasse apenas no MEIO DELES – mas sim DENTRO DO POVO.

Não vou fazer uma exegese bíblica com “o que quer dizer isso” nesse estudo, mas o que a bíblia realmente ensina é isso. Quando analisamos o texto em hebraico, fica mais claro o entendimento. Com base nessas informações de agora – os próximos tópicos vai ficar mais fácil entender.

O QUE REPRESENTAVA O TABERNÁCULO DE MOISÉS

O tabernáculo de Moisés representava um pequeno pedaço do céu na terra, segundo comentários rabínicos, Deus mandou construir o tabernáculo de uma forma didática para ensinar um pouco do céu através dos ritos e utensílios.

Em poucas palavras, vamos ver alguns significados do tabernáculo de Moisés:

  • Representa uma réplica do céu na terra;
  • Representa atributos de Deus por meio dos utensílios;
  • Representa morada de Deus – assim como é no céu = foi feito aqui na terra.

Enfim, são várias interpretações e especulações sobre o real significado do tabernáculo de Moisés, tudo que sabemos é que rabinos e estudiosos falam sobre o assunto – a bíblia não menciona com clareza sobre o real significado – o que realmente significa. Nesse pequeno post – a minha intenção foi te mostrar alguns comentários sobre o assunto.

Em resumo – o tabernáculo de Moisés representa de forma didática o céu, Deus queria mostrar ao seu povo como é o céu e o método que Ele usou foi o tabernáculo.

A RÉPLICA DO TABERNÁCULO

Ao norte de Israel em Timna – fizeram uma réplica do tabernáculo, claro – não com ouro, prata e bronze, mas o tamanho e os utensílios fizeram bem real. Veja a foto abaixo.

 

5 RAZÕES PORQUE O TABERNÁCULO FOI CRIADO

Outra pergunta muito comum é: Porque Deus mandou fazer o tabernáculo? – Vou listar cinco razões porque Deus mandou construir o tabernáculo

1 – Deus mandou construir o tabernáculo para fins didáticos, visto que através do seus ritos cerimonias, móveis e utensílios – Deus poderia ensinar as coisas espirituais, partindo do conhecido para o desconhecido, do visível ao invisível e do material para o espiritual.

2 – Deus mandou construir o tabernáculo para Israel ter uma prova FÍSICA (MATERIAL) da presença de Deus.
– Israel teria muitas lutas pela frente – com algo visível ficaria mais fácil eles saberem que Deus estava presente no meio deles.

3 – Por meio dos tipos e símbolos do tabernáculo, Deus anunciou ao seu povo a gloria que estava por vir. O povo de Israel estava prestes a ver a gloria de Cristo no tabernáculo.

4 – Por meio do tabernáculo Deus poderia ensinar a nação de israel sobre o conflito entre a santidade divina e a pecaminosidade do homem.

5 – Através do tabernáculo e dos sacrifícios, Deus ensinaria ao seu povo que o acesso a sua presença só seria possível por meio do sangue.

O QUE SIGNIFICA A TENDA EM HEBRAICO [ONDE DEUS SE REVELA]

Na antiga aliança, o tabernáculo é chamado de várias palavras (sinônimos), entre eles:

  • A tenda;
  • Santuário;
  • Tenda da congregação;
  • Morada de Deus.

Entre outros, então a “tenda” é representa o tabernáculo. A palavra tenda em hebraico é “OHEL” אֹהֶל.
A palavra “OHEL” em hebraico significa literalmente “ONDE DEUS SE REVELA“.

Sendo assim, o que era o tabernáculo? – Literalmente, o lugar onde Deus se revelava. Deus se revelava no tabernáculo.

CONCLUSÃO

Vimos que Deus mandou construir o tabernáculo com a intenção de habitar dentro do povo e ensina-los como é a dinâmica do céu. Vimos também que o tabernáculo era onde Deus se revelava ao seu povo e manifestava sua glória. Esse estudo veio com a intenção de te dar uma visão geral sobre o tabernáculo.

Post – O que representava o tabernáculo de Moisés [Estudo Completo]
Tags – o que representava o tabernáculo de moisés, estudo sobre o tabernáculo, tabernáculo, estudos sobre o tabernáculo, o que significa o tabernáculo.

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.