O que é o Leviatã Na Bíblia? | O que Significa Leviatã Em Hebraico
Neste estudo estudaremos sobre um dos seres mais enigmáticos da bíblia – exatamente, sobre os Leviatãs, existem muitas interpretações sobre este tema, peço que dobre sua atenção a partir de agora e bora estudar! 😉
INTRODUÇÃO – QUEM ERAM OS LEVIATÃS NA BÍBLIA?
Antes da gente começar estudar sobre as mitologias por trás deste ser místico, precisamos pontuar algumas coisas:
1 – é muito difícil saber com exatidão quem eram os leviatãs na bíblia;
2 – existem muitas interpretações sobre o tema, isso gera dúvidas e mais dúvidas;
3 – a intenção deste estudo vai te mostrar biblicamente o que parece ser mais coerente.;
4 – o livro de Jó foi um dos primeiros livros a ser escrito, então a história dos leviatãs é bem antiga.
Tendo em vista tudo isso, bora começar entender sobre o leviatã na bíblia.
O QUE SIGNIFICA LEVIATÃ EM HEBRAICO?
A palavra Leviatã em hebraico vai aparecer de várias formas na bíblia, as vezes com prefixos, sufixos, com preposição, artigo e conjunções, mas isso não muda a raiz dela, veremos agora a palavra leviatã em hebraico na forma que mais aparece.
Leviatã em hebraico é – לִוְיָתָן
E a transliteração é: Lev’Iatan | Leviatan
E a tradução a grosso modo é: baleia, crocodilo, serpente (como a bíblia traduziu este termo)
Mas, bora fazer uma exegese agora da palavra leviatã em hebraico, como sempre digo – toda palavra em hebraico tem uma raiz, segundo o dicionário James Strong, na referência 3882, a palavra leviatã em hebraico pode significar:
- um animal enrolado;
- uma serpente;
- crocodilo;
- grande monstro marinho
- SÍMBOLO DA BABILÔNIA – leviatã de lamentação.
A raiz desta palavra também pode ser: לות
Esta raiz também pode significar: perversidade; alguém \ algo perverso – Ref 3891.
Guarde todas estas informações, pois nos próximos tópicos começaremos fazer algumas interpretações bíblicas sobre o leviatã.
QUEM ERA O LEVIATÃ? UM POUCO DE CADA MITOLOGIA
Existem muitas interpretações sobre esta figura, em cada religião e região do mundo tratam o leviatã de uma forma diferente, e não é apenas na região e religião – conforme os anos vão se passando – nasce também novas interpretações sobre o tema.
Vamos ver como algumas religiões e regiões tratam o assunto dos leviatãs, veja:
- Para Igreja Católica: Durante a Idade Média era um demônio, representada pelos pecados capitais, especificamente a inveja;
- Para o povo Fenício: Monstro em forma de crocodilo;
- Para os Escocês (Escócia): Seria o próprio “monstro do lago ness”.
Existem algumas lendas judaicas que diz que Deus enviará Beemote para matar o Leviatã, será uma grande batalha, onde os dois morrerão, mas no final Beemote será vitorioso.
Em Isaías 27 o leviatã é descrito como: serpente marinha, longa, forte, tortuosa e veloz.
Para os navegantes europeus: Na idade média, eles acreditavam que eram grandes peixes que engoliam os marinheiros.
Ele é visto também como: dragão marinho, serpente, polvo e vários outros animais marinhos.
CONHECENDO O LEVIATÃ DA BÍBLIA | O QUE É O LEVIATÃ NA BÍBLIA
Agora já conhecemos um pouco sobre o que é o leviatã dentro de algumas culturas, bora entender sobre o leviatã da bíblia.
Ele aparece algumas vezes na bíblia e cada vez de uma forma “meio que diferente” em sua representação, vamos entender isso agora.
Na antiga aliança, a imagem do Leviatã é retratada pela primeira vez no livro de Jó, capítulo 41 e depois aparece também no livro de Isaías capítulo 27, como uma serpente marinha.
“Você consegue pescar com anzol o leviatã ou prender sua língua com uma corda?
Consegue fazer passar um cordão pelo seu nariz ou atravessar seu queixo com um gancho? – Jó 41.1-2
Ele também aparece em outras passagens bíblicas (além de Jó e Isaías), veja:
- Jó 3:8;
- Jó 41:1;
- Salmos 17:14;
- Salmos 104:26;
- duas vezes em Isaías 27:1.
O que representa o leviatã é algo bem complexo, mas em resumo na bíblia temos algumas representações pra ele, como:
O Leviatã é uma criatura formada por Deus, que representa força indomável e perigosa. Em algumas partes da Bíblia é usado para simbolizar as forças do mal e do caos, que lutam contra Deus (Isaías 27:1). O Leviatã, como o dragão, representa o diabo.
O profeta Ezequiel também utilizou o hebraico tanniym, que também pode ser traduzido como “monstro do mar” ou “crocodilo”, como referência simbólica ao Egito e seu Faraó (Ez 29:3-5). De forma muito semelhante, na profecia do profeta Isaías Leviatã também é aplicado como uma referência simbólica ao mal (Is 27:1).
A bíblia usa a figura do leviatã para representar: o diabo, Egito, babilônia, opositores da obra de Deus e inimigos de Israel.
Então quando for interpretar sobre o Leviatã, tenha em mente este pensamento.
VAMOS DESCARTAR ALGUMAS POSSIBILIDADES QUE PODE SER O LEVIATÃ
Um crocodilo – as escamas duras e os muitos dentes do crocodilo combinam com a descrição em Jó; alguns crocodilos são muito grandes. Por outro lado, o crocodilo não cospe fogo;
Monstro Lago Ness – Um lago na Escócia em que algumas pessoas afirmam terem visto uma criatura misteriosa. Sua descrição é algo como uma serpente ou réptil marinho, parecido com as criaturas pré-históricas. Os estudos científicos nunca comprovaram a existência desse monstro do lago Ness;
Um dinossauro – alguns dinossauros eram muito grandes e fortes, com couro duro. Mas não há evidência que dinossauros conviveram com seres humanos;
Um dragão – o dragão tem todas as características do Leviatã, mas é uma criatura mitológica; não há provas de sua existência. Se o Leviatã é um dragão, a descrição em Jó provavelmente é uma metáfora;
Um monstro marinho desconhecido – cientistas estão sempre a descobrir novas criaturas monstruosas que moram nas profundezas do mar. O Leviatã pode ser um animal raro, ainda desconhecido pela ciência
RESUMINDO O LEVIATÃ NA BÍBLIA (SINTELIZANDO DE FORMA SIMPLES)
Nos tempos que foi escrito a bíblia, o povo já conhecia o “folclore” do leviatã, era um animal marinho grande, forte e que homens não conseguiam dominar.
É como se Deus usasse a história do “saci perere“, “mula sem cabeça“, “curupira” e outros “contos” para exemplificar alguma situação em nossa vida, não existe saci perere, mas se der algum exemplo usando ele – a gente consegue entender.
Deus usou “a figura do leviatã” para falar para o povo que o inimigo era grande, e simplesmente o homem não conseguiria vencer.
Leviatã na bíblia representa: os inimigos de Deus, inimigos de Israel, Egito, Babilônia, etc.
Já o que era o leviatã, mais uma vez eu digo – apenas uma história na época de um monstro marinho, NÃO SABEMOS o que era este monstro – apenas sabemos que era um animal marinho, em resumo é isso.
Post – O que é o Leviatã Na Bíblia? | O que Significa Leviatã Em Hebraico
Tags – o que é o leviatã na bíblia, o que significa leviatã em hebraico, estudo dos deuses
Estudo Relacionado:
O que era a Marca de Caim? | Qual Propósito da Marca de Caim?
0 Comentários