A Verdadeira História do Nascimento de Jesus | Tudo explicado
Neste artigo vamos estudar sobre o nascimento de Jesus, praticamente toda história é dividida em duas datas: Antes de Cristo e Depois de Cristo.
Muitas coisas que vou te contar agora podem até te assustar, mas você está pronto para conhecer a verdadeira história do nascimento de Jesus?
Peço que fique com a mente bem aberta agora, pois iremos mergulhar num oceano de revelações bíblicas.
1. A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NASCIMENTO DE JESUS
Jesus nasceu em Belém da Judéia nos dias do rei Herodes. A bíblia menciona que os magos (ou dependendo da tradução, “homens sábios” foram até Herodes perguntar do menino da profecia que nasceu.
1.1 Ponto importante sobre o nascimento de Jesus:
A bíblia não menciona quantos meses a criança tinha quando os magos vieram falar com Herodes, muitos pensam que Jesus tinha acabado de nascer, porém não é isso que a bíblia conta, veja Mateus 2.1.
Herodes ficou bem preocupado, pois não queria perder seu trono, ele convocou os anciãos, escribas da época para se informar sobre o menino. Aí eles disseram para Herodes de onde o menino nasceria, veja:
E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia, porque assim está escrito pelo profeta – Mt 2.5
Herodes falou para os “magos” falarem onde estava o menino, pois ele queria ir lá adorar o menino, porém eles também não sabiam.
Os magos, depois de saírem da presença de Herodes, viram a estrela e regozijaram-se – Mt 2.10.
Em Mateus 2.11, diz que os magos foram na CASA de Maria e José, não “num lugar humilde” e pequeno, como muitos pensam. Veja:
11 Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
Depois que os magos viram Jesus, eles tiveram um sonho e voltaram para casa por outro caminho, para não encontrar Herodes.
Jesus continuou em sua casa por um tempo, até que saiu o decreto de Herodes para matar todas as crianças do sexo masculino de até 2 anos. Isso nos mostra que Jesus tinha cerca de 2 anos quando os magos apareceram.
Em Mateus temos a história de Jesus já nascido, já no livro de Lucas conta a história “pré nascimento”. Temos que conciliar os textos bíblicos para não gerar confusão e pensar que há contradições.
2. QUEM ERAM OS MAGOS EM MATEUS?
Daniel, enquanto estava na babilônia, era “mestre dos magos“, este termo, tanto em hebraico, como também em grego, a melhor tradução é “sábio“, ou seja, eram pessoas que interpretavam sonhos, astros e tinham conhecimentos científicos.
Segundo uma tradição judaica do terceiro século, dizia que Daniel ensinou sobre o Messias. Um dos sinais que o Messias estaria vindo era sobre “os astros, uma estrela apareceria“. Desde então, os “sábios da babilônia” ficavam aguardando este sinal.
E temos também outra evidência que Balaque profetizou sobre a vinda do Messias através de uma estrela.
Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete – Números 24.17.
Daniel era o “mestre dos magos“:
Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores.” (Dn 5:11).
2.1 A CHEGADA DOS MAGOS NO PALÁCIO DE HERODES:
FICHA TÉCNICA
- Pronúncia grega = Ma GOS
- Tradução BKJ 1611 = homens sábios
- Usos em Mateus = 4
- Usos no NT = 6
- Passagem foco = Mt 2.1,7,16
No AT grego, magos ocorre somente em Daniel 2.2,10 e descreve um grupo de pessoas possuidoras de conhecimento de artes religiosas e mágicas babilônicas, a quem Nabucodonosor convocou para interpretar um sonho.
Em Mateus 2, magos se refere àqueles que possuem sabedoria mediante a investigação e a interpretação dos movimentos dos corpos celestes. Tanto é que na versão da bíblia King James 1611, o termo utilizado em Mateus é “homens sábios”.
Muitos até dizem que os estudos da astrologia nasceu na babilônia, por intermédio destes “magos”. Estas são figuras enigmáticas que aparecem em Mateus capítulo 2. Foram eles que deram a notícia para Herodes do nascimento do Messias.
3. O NASCIMENTO DE JESUS COM A VISÃO DE LUCAS
Em Lucas aprendemos que antes de Jesus nascer, José subiu para fazer o “censo” dos romanos (se apresentar ao novo governador para pagar impostos) – Lc 2.4.
José e sua esposa saíram da Galiléia (que ficava em Nazaré) e foram para Belém.
E chegando lá, como muitos já estavam lá também para se apresentar ao governador, não tinha lugar para eles ficarem, então alugaram uma estrebaria (tipo um mini cômodo, em geral ficavam os animais lá). E ali Maria fez uma manjedoura para cuidar de Jesus.
Muitos acreditam que os magos chegaram neste momento para adorar Jesus, porém como já vimos, não é isso.
ATENÇÃO: Está gostando do conteúdo até aqui?
Nós temos um material específico do NOVO TESTAMENTO (HADASHÁ), onde estudamos sobre todos os livros do novo testamento: datas, autores, estrutura e principais eventos de cada um dos livros.
SAIBA MAIS AQUI: https://escolakadima.com.br/hadasha
4. PORQUE JOSÉ LEVOU MARIA PARA FAZER O CENSO?
Agora a pergunta que não quer calar, José poderia ter saído de Nazaré para ir em Belém se apresentar ao governador sozinho, porque ele levou Maria, sendo que ela estava grávida?
Em Mateus é explicado isso. José não queria expor sua esposa, pois ela estava grávida, sendo que eles ainda nem eram “casados oficialmente”, estavam na segunda fase do casamento judaico (praticamente casados). Leia Mateus 1.19.
“Então José, seu marido, sendo um homem justo, não querendo fazer dela um exemplo público, estava disposto a deixá-la em secreto”.
5. JOSÉ ERA MAIS VELHO QUE MARIA
Segundo uma tradição rabínica do segundo século, José era muito mais velho que Maria. Possivelmente, Maria tinha entre 13-15 anos quando se casou com José.
José era casado com uma mulher, que acabou falecendo, e segundo a lei de Levirato, José se casaria com a mulher mais próxima da ex – esposa – no caso Maria.
E observando os textos bíblicos, isso faz todo sentido, justamente porque Jesus tinha outros irmãos, veja o texto:
54 e voltou para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. Ele ensinava na sinagoga, e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam: — De onde vêm a sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres? 55 Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? 56 Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso?
Com base neste texto, observamos que Jesus tinha pelo menos 6 irmãos: Tiago, José, Simão e Judas e outras irmãs (pelo menos duas, já que está no plural). Sendo então: 4 irmãos e 2 irmãs.
Estes filhos, irmãos de Jesus, não são filhos de Maria, mas sim filhos de José com a ex-esposa que faleceu. Isso é tão verdade, que quando Jesus antes de morrer, pede para João (o apóstolo) cuidar de sua mãe, e ele não pede para os seus irmãos, pois eles não eram filhos de Maria.
6. CONCLUSÃO
Neste artigo pudemos compreender melhor sobre algumas verdades sobre o nascimento de Jesus a partir da interpretação dos trechos bíblicos. Entendemos melhor a definição de magos em Mateus. Pudemos ler rapidamente sobre o motivo que levou José a levar Maria para fazer o censo, bem como compreender sobre os irmãos e irmãs de Jesus.
Tags: nascimento, Jesus, magos, censo, José, Maria.
Post: A Verdadeira História do Nascimento de Jesus | Tudo explicado
0 Comentários