O Joio e o Trigo – Quais São as Diferenças? | Parábolas de Jesus
Nesse estudo veremos sobre a parábola do joio e do trigo e entender as principais diferenças entre eles.
1. PASSAGEM BÍBLICA O TRIGO E O JOIO |(MT 13.24-30,36-43)
24 Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. 26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. 27 “Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’ 28 ” ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’ 29 “Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ “. MATEUS 13.24-30
36 Então ele deixou a multidão e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio no campo“. 37 Ele respondeu: “Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. 38 O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno, 39 e o inimigo que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos. 40 “Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era. 41 O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal. 42 Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça”. MATEUS 13.36-43
2. ESTRUTURA DA PARÁBOLA
- Jesus disse uma parábola, comparando o Reino dos céus como um homem que semeou uma boa semente em seu campo;
- Mas quando todos estavam dormindo, veio o inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi;
- Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu;
- Os servos do dono do campo foram até ele e disseram: “O senhor não semeou uma boa semente em seu campo? Então de onde veio o joio?”;
- Um inimigo fez isso, respondeu o dono do campo;
- Os servos perguntaram: O senhor não quer que tiremos o joio do meio do trigo?
- O dono disse: não, porque ao tirar o joio, vocês poderão tirar como trigo também, deixem que cresçam juntos até a colheita;
- Então direi aos “encarregados da colheita”, Juntem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado, depois juntem o trigo e guardem em meu celeiro.
- Os discípulos não entenderam muito bem a parábola, e quando foram embora, eles pediram para Jesus explicar a parábola, veja a explicação:
- Jesus explicou: Aquele que semeou a boa semente é o FILHO DO HOMEM;
- O campo é o mundo;
- E a boa semente são os filhos do Reino;
- O joio são os filhos do maligno;
- O inimigo que semeia é o diabo;
- O tempo da colheita é o fim dessa era;
- Os encarregados da colheita são os anjos;
- Assim com o joio é colhido e queimado no fogo, assim acontecerá no fim dessa era;
- O filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu reino tudo o que faz tropeçar e todos que praticam o mal;
- Os que praticam o mal, serão lançados na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes;
- Já os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai, aqueles que tem ouvidos, ouça.
3. ENTENDENDO O JOIO NA BÍBLIA
3.1 Nome Científico
O joio referido na Bíblia é provavelmente a planta conhecida como Lolium temulentum, também chamada de cizânia ou erva-daninha.
3.2 Aparência
Durante a fase inicial de crescimento, o joio é quase indistinguível do trigo, pois suas folhas e espigas são muito semelhantes. Somente quando amadurece, as diferenças se tornam evidentes: o trigo produz grãos nutritivos, enquanto o joio produz grãos pretos ou cinzentos, muitas vezes tóxicos.
3.3 Toxicidade
O joio contém alcaloides que podem ser venenosos se ingeridos em grandes quantidades, causando tontura, náusea e outros sintomas. Isso o torna uma planta indesejável nas colheitas de trigo.
3.4 Representação do Mal
Na parábola de Jesus, o joio simboliza os filhos do Maligno, ou seja, aqueles que pertencem ao diabo. Eles são semeados entre os filhos do Reino (o trigo) para causar confusão e maldade.
3.5 Separação Final
A parábola enfatiza que, embora o joio cresça junto com o trigo, no final dos tempos, haverá uma separação definitiva, onde o joio será recolhido e queimado, simbolizando o julgamento e a punição dos ímpios.
4. ENTENDENDO O TRIGO NA BÍBLIA
4.1 Nome Científico
O trigo mais comumente cultivado na região do Oriente Médio durante os tempos bíblicos era o Triticum aestivum (trigo comum) e Triticum durum (trigo duro).
4.2 Crescimento e Colheita
O trigo é uma planta anual que cresce melhor em climas temperados. A semeadura ocorria no outono e a colheita na primavera ou no início do verão.
4.3 Espigas e Grãos
A planta do trigo produz espigas que contêm numerosos grãos. Esses grãos são moídos para produzir farinha, que é utilizada para fazer pão, um alimento básico na dieta da região.
4.4 Símbolo de Sustento e Vida
O trigo é frequentemente usado na Bíblia como símbolo de sustento, vida e bênção divina. Jesus se referiu a si mesmo como o “pão da vida” (João 6:35), associando-se ao trigo e ao pão como fonte espiritual de nutrição.
4.5 Parábolas de Jesus
Em várias parábolas, Jesus usou o trigo para ilustrar lições espirituais, como na Parábola do Trigo e do Joio (Mateus 13:24-30) e na Parábola do Semeador (Mateus 13:3-9). O trigo representa os filhos do Reino de Deus, aqueles que ouvem e respondem à Palavra de Deus.
4.6 Oferta de Cereais
No sistema sacrificial do Antigo Testamento, ofertas de cereais, que incluíam trigo, eram apresentadas a Deus como símbolo de gratidão e reconhecimento das bênçãos divinas (Levítico 2).
5. INTERPRETANDO A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
Agora vamos fazer uma interpretação e alguns comentários sobre essa parábola, embora JESUS mesmo JÁ TENHA INTERPRETADO ela inteira.
5.1 O que semeou a boa semente é o filho do homem
Muitos pensam que quem semeou a semente foi Deus, porém Jesus mesmo disse que ELE MESMO já semeou a semente. Ele é chamado de FILHO DO HOMEM NA BÍBLIA.
Em Ezequiel temos várias profecias messiânicas do “filho do homem“, e também em Daniel 7:14 e por último, temos isso bem ilustrado na visão de Estevão.
“Eis que vejo os céus abertos; e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus” (Atos 7:56).
E sem contar que no próprio evangelho de Mateus é dito isso muitas vezes – Mateus 16:27; 17:9; 24:27-44; 25:31; 26:64.
Mas, porque FILHO DO HOMEM?
São muitos motivos, mas um deles é para que cumprisse as profecias sobre Ele. E ele também é chamado assim para mostrar seu lado humano, ele era Deus e também humano (aqui cabe muitos debates, mas não entraremos nisso).
E para mim, o motivo maior disso é que a bíblia faz questão de MOSTRAR A EVOLUÇÃO DELE. Ele veio à terra como filho do homem, morreu como um cordeiro e por último, ressuscitou como um LEÃO. Temos Jesus evoluindo durante seu ministério Humano –> Cordeiro –> E por último, LEÃO!
Ele é chamado de LEÃO DA tribo de JUDÁ, justamente por causa das características, o leão defende o grupo, e Jesus protege seu povo.
5.2 O campo é o mundo
Jesus semeou a boa semente no mundo, isso é, propagou o evangelho, porém o campo que recebe a semente, é o MUNDO.
5.3 A boa semente são os filhos de Deus
Através de Jesus que nos reconciliou com Deus, agora temos o direito de sermos chamados de Filhos de Deus.
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. – João 1:12-13
Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. – 1 João 3:1
5.4 O Joio são os filhos do maligno
Se por um lado, todos que aceitam e confessam Jesus são filhos de Deus, temos os que rejeitam isso, se tornam filhos do maligno. Por exemplo, os mentirosos são chamados de Filhos do Diabo = João 8.44.
Agora com essas definições, a parábola está começando ficar mais clara ainda.
5.5 O inimigo que semeia é o diabo
O inimigo é o que semeia a semente do mal no coração do homem. Existem obras que são da CARNE e obras que são do maligno. Muitas pessoas confundem as obras da carne com a manifestação do inimigo.
Vamos diferenciar isso agora, vamos conhecer as obras da CARNE.
Gálatas 5.19-21 – 19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Para controlar essas obras de carne, é necessário muita oração e jejum.
Já as obras do inimigo são um pouco diferentes, embora interfira também nas da carne. Por exemplo: Incentivar alguém matar outra pessoa, isso é obra do inimigo, não da carne. Outro exemplo, a opressão espiritual sobre a vida de alguém, causando uma depressão ou crises de ansiedade, essas coisas não são obras da carne, mas prejudicam o ser humano.
E para finalizar, último exemplo, muitas vezes o inimigo atua em esferas políticas e também em induzir o ser humano ao erro, não são coisas carnais, mas influenciam diretamente na vida humana.
É isso que você precisa sempre se lembrar, as obras da carne são diferentes das obras do inimigo.
5.6 A colheita é o fim dessa era
Isso está falando do arrebatamento (na visão pré tribulacionista ou pós). Haverá um tempo em que os justos irão morar com Deus, e os ímpios sofrerão com o castigo eterno.
5.7 Os encarregados da colheita são os anjos
Isso é bem ilustrado também na “parábola do Rico e o Lázaro”. Lázaro depois da sua morte, foi conduzido por um anjo ao SEIO DE ABRAÃO, dentro da teologia tradicional, acreditamos que quando um justo morre, ele é conduzido ao céu por um anjo.
Já o ímpio, ele simplesmente é transportado ao lugar de sofrimento, conforme Lucas 16.
Como Jesus disse, os salvos serão conduzidos por um anjo ao lugar “do encontro”, já os ímpios (joio) serão colhidos e queimados no fogo, tudo isso acontecerá no fim dessa era (falando do juízo final).
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6. EXPLICANDO A PARÁBOLA | O TRIGO E O JOIO
Agora que já identificamos todos os elementos da parábola, fica mais tranquilo para interpretá-la.
O filho do homem que é Jesus, ele semeou a boa semente (somos nós, igreja, servos), somos trigo. E no mesmo campo, que é o mundo, o inimigo (diabo), semeou também sua semente, que são os filhos das trevas (todos que negam a Jesus).
Enquanto tem pessoas boas neste mundo, também há pessoas malignas. Ambos crescem juntos (vivem), porém no dia da grande colheita, os justos serão levados por anjos ao céu, já os ímpios serão lançados no lago de fogo e enxofre (inferno).
7. LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM ESSA PARÁBOLA
Essa parábola nos ensina muitas lições espirituais.
7.1 Paciência e Tolerância
Lição: A parábola ensina a importância de ser paciente e tolerante. O dono do campo instrui seus servos a deixar o trigo e o joio crescerem juntos até a colheita, em vez de tentar arrancar o joio imediatamente.
Aplicação: Na vida, convivemos com pessoas e situações que podem parecer negativas ou prejudiciais. Em vez de reagir impulsivamente, devemos ser pacientes e confiar que Deus, em seu tempo, fará a separação entre o bem e o mal. Esta lição incentiva a prática da paciência e a busca pela sabedoria divina ao lidar com desafios e conflitos.
7.2 Discernimento Espiritual
Lição: O joio e o trigo são quase indistinguíveis até que amadureçam. Isso simboliza a dificuldade de discernir entre o verdadeiro e o falso no mundo espiritual.
Aplicação: Devemos buscar discernimento espiritual através da oração, estudo da Bíblia e orientação do Espírito Santo para distinguir entre verdadeiros seguidores de Cristo e aqueles que apenas aparentam ser. Isso nos ajuda a evitar julgamentos precipitados e a ser mais vigilantes em nossa caminhada de fé.
7.3 O Julgamento Final Pertence a Deus
Lição: A parábola enfatiza que o julgamento final cabe a Deus. Os servos não são responsáveis por arrancar o joio; isso é tarefa dos ceifeiros no tempo da colheita.
Aplicação: Não devemos assumir o papel de juiz sobre os outros. Nosso papel é viver de acordo com os ensinamentos de Cristo e confiar que Deus trará justiça no Seu tempo. Essa lição nos lembra de focar em nossa própria espiritualidade e deixar o julgamento final nas mãos de Deus.
7.4 Crescimento Conjunto do Bem e do Mal
Lição: O bem e o mal coexistem no mundo até o fim dos tempos. Isso é ilustrado pelo trigo e pelo joio crescendo juntos no mesmo campo.
Aplicação: Devemos estar conscientes da presença do mal no mundo e em nossas vidas, mas sem perder a esperança ou o foco em fazer o bem. Isso nos motiva a perseverar na fé e a continuar fazendo boas obras, mesmo quando confrontados com a injustiça e o mal.
7.5 A Importância da Perseverança na Fé
Lição: O trigo representa os filhos do Reino que, apesar das adversidades, continuam crescendo até a colheita final.
Aplicação: Somos chamados a perseverar na fé, mantendo nossa integridade e compromisso com Cristo, mesmo em meio a dificuldades e tentações. Esta lição nos incentiva a manter nossa fé forte e a continuar nosso crescimento espiritual, confiando que seremos recompensados no final.
8. CONCLUSÃO
A maior lição que essa parábola nos ensina (pelo menos para mim), é que devemos aprender a CONVIVER com pessoas boas e ruins, embora estamos neste mundo, não pertencemos a ele. Dentro da igreja tem os 2 tipos de pessoas (joio e trigo) e (ovelhas e lobos), todos estão juntos, é muito difícil saber quem é quem, mas Deus sabe de todas as coisas e na grande colheita, ele irá separar.
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