O que significa a expressão Adorar o Pai em espírito e em verdade – Estudo Completo
Hey, você sabe o que significa a expressão adorar o Pai em espírito e em verdade? Que monte era esse que a mulher samaritana estava se referindo? Várias perguntas serão respondidas nesse estudo, lembrando que o foco do estudo não é “na mulher samaritana” em si, mas sim no contexto histórico desta passagem de João 4 e também na expressão “adorar o pai em espírito e em verdade”
INTRODUÇÃO – EXPRESSÃO ADORAR O PAI EM ESPÍRITO EM VERDADE
Um dos assuntos mais pregado e estudado no livro de João sem dúvida é sobre a mulher Samaritana. Para entender as falas de Jesus nesse capítulo é necessário compreender o contexto. Nesse estudo veremos o contexto das falas de Jesus e o que significa a expressão Adorar o Pai em espírito em verdade. Acompanhe os próximos tópicos.
CONTEXTUALIZANDO A EXPRESSÃO: ADORAR O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Como já sabemos, os judeus não se comunicavam com os samaritanos, para entender melhor os motivos, basta clicar no artigo aqui do lado > Tudo sobre a Divisão de Reino – Reino sul e Reino Norte.
Os judeus e os samaritanos brigavam por vários motivos, um dos motivos é: Onde se deve adorar a Deus.
O judeus adoravam no templo em Jerusalém, já os samaritanos adoravam no monte que eles consideravam sagrado – João 4:19-21.
Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta
Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar“.
Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.
Sabemos que no velho testamento, Deus escolheu o templo de Jerusalém como único lugar para adoração – um dos motivos foi para
impedir que o povo de Israel misturasse adoração com outros deuses.
Sem contar que o templo era ORGANIZADO e era feito adoração diretamente com a instrução sacerdotal.
No templo os judeus aprendiam sobre adoração e ofereciam sacrifícios a Deus (Dt 12:4-7). A localização era importante sim, mas não era O MAIS IMPORTANTE.
Tanto os judeus como os samaritanos perderam o foco, ao invés de prestar a verdadeira adoração ambos estavam ligando apenas para o lugar e a cerimônia, no pensamento deles se estivessem cumprindo os rituais religiosos já estaria ótimo.
Um dos grandes motivos que o próprio Jesus disse – O pai busca os VERDADEIROS ADORADORES que adoram em espírito e em verdade…
CONTINUAÇÃO DO CONTEXTO DA PASSAGEM (MULHER SAMARITANA)
A adoração no reino do sul era concentrada no Templo de Jerusalém, construído segundo a ordem do próprio Deus.
Já adoração no reino do norte era concentrada na própria região de Samaria, especialmente na cidade de Betel.
Inclusive, foi nessa cidade que o rei Jeroboão I mandou erguer um dos dois bezerros de ouro que mandou construir em seu território para servir de objeto de adoração. O profeta Jeremias denunciou severamente essa prática (Jeremias 48:13).
Muito provavelmente ao dizer “nossos pais adoraram neste monte”, ela estava se referindo ao Monte Gerizim, e ao fato de que Abraão e Jacó tinham construído altares nas encostas desse monte em Siquém (Gênesis 12:7; 33:20). Apesar de ela ter ouvido durante toda a vida que Deus deveria ser adorado ali, os judeus afirmavam veementemente que Jerusalém era o único local legítimo para a adoração.
Vamos conhecer um pouco agora o monte Gerizim – o monte citado pela Mulher Samaritana.
ONDE ERA O MONTE GERIZIM (O MONTE CITADO PELA MULHER SAMARITANA)
O monte Gerizim é uma das mais altas montanhas da Cisjordânia, elevando-se a 881 metros acima do nível do mar. Situa-se na parte norte da Cisjordânia, ao sul do monte Ebal, do qual é separado por um vale estreito. Na saída ocidental deste vale, está a cidade bíblica de Siquém, atualmente Nablus. O monte Ebal chama-se atualmente Jebel et-Tor e é uma montanha parcialmente estéril.
Os montes Gerizim e Ebal não possuíam qualquer tipo de vegetação. O governo britânico, em 1920, reflorestou o norte do monte Gerizim.
Fonte: Winkipédia
MONTE GERIZIM NA BÍBLIA
O monte Gerizim era considerado sagrado pelos samaritanos. Quando os judeus regressaram do exílio, os samaritanos construíram aí um templo.
Neste monte aconteceu – A construção do altar de Abraão, mais tarde Jacó comprou a terra nesta região e praticou ali adoração também.
Jacó pagou pela escavação de um poço profundo ali perto do pé do Monte Gerizim.
A menção da adoração verdadeira em relação com o Gerizim e o Ebal talvez faça lembrar também que Josué trouxe Israel para este lugar, conforme Moisés orientara. Josué construiu um altar no Ebal. Aqui entra o contexto de “Eu e minha casa Serviremos ao Senhor” (Tema de outro estudo).
Agora que estamos em contextualizado, vamos entender a expressão: adorar em espírito e em verdade.
INTRODUÇÃO – O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos aqui – O que é adorar em espírito e em verdade?
Primeira coisa que devemos OBSERVAR, aqui é “espírito” e não Espírito, esse versículo é fortemente ligado ao “espírito” humano e não ao Espírito Santo.
Adorar a Jesus ou a Deus em espírito é ter a mente limpa, coração limpo e espírito voltado para coisas de Deus.
O nosso espírito só se conecta com Espírito de Deus se a alma estiver limpa. Essa adoração não é “limitada” a templos ou condições, essa verdadeira adoração é INDEPENDENTE das circunstâncias, situação – ela flui naturalmente no coração do verdadeiro adorador.
Para entender melhor ainda, vamos dividir em duas partes, observe os próximos tópicos.
Espírito: Parte imaterial do ser humano, alma;
Verdade: Propriedade de estar conforme com os fatos ou realidade.
O QUE É ADORAR EM ESPÍRITO
Aqui eu vou fazer DUAS INTERPRETAÇÃO – uma com CONTEXTO BÍBLICO mesmo o que queria dizer e outra com uma aplicação espiritual.
APLICAÇÃO ESPIRITUAL
A adoração em espírito é algo limpo – coração puro e sincero, quando sua alma está limpa ai o seu espírito consegue se conectar ao Espírito de Deus e fazer a verdadeira oração adoração a Deus.
Esse fato como já mencionamos, esta fortemente ligado a parte IMATERIAL do ser humano.
APLICAÇÃO CONTEXTUALIZADA O QUE REALMENTE JESUS ESTAVA DIZENDO
Quando Jesus disse em “espírito” ele estava dizendo que “NÃO É NECESSÁRIO adorar em Jerusalém como os judeus faziam e nem no monte como os Samaritanos também faziam.
O QUE É ADORAR EM VERDADE
Aqui eu vou fazer duas interpretações – uma no sentido bíblico mesmo – o contexto real que Jesus estava querendo dizer e outra com uma aplicação espiritual.
APLICAÇÃO ESPIRITUAL
Adoração em verdade é quando não há barreiras, literalmente uma adoração de fé e sem esperar algo em troca.
A palavra verdade em hebraico é “emet” que significa: começo, meio e fim, isto é, a verdadeira adoração deve ter um começo, meio e fim.
APLICAÇÃO CONTEXTUALIZADA O QUE REALMENTE JESUS ESTAVA DIZENDO
Adorar em “verdade” dentro do contexto ali da época tratava-se exatamente sobre a religião judaica, adorar em verdade estava fortemente ligado a “cerimônias religiosas”, como: oferecer sacrifícios no templo, ir as sinagogas orar a Deus, cumprir as leis como deveria.
Jesus estava dizendo exatamente sobre isso – quando disse sobre ADORAR EM VERDADE.
PORQUE JESUS FALOU SOBRE ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Mas ai fica outra pergunta – Porque Jesus falou sobre adorar em espírito em em verdade para mulher samaritana?
Agora que sabemos o que é adorar em espírito e também adorar em verdade, fica mais fácil compreender que Jesus estava dizendo para mulher samaritana.
Jesus estava dizendo exatamente para mulher samaritana que adoração não pode ser vinculada a “templo – localidade” e a adoração tem que ser verdadeira da alma – com coração limpo.
Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, senão eu os traria.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. – Salmos 51:16-17
Espero que agora você tenha entendido a expressão “adorar em espírito e em verdade” e porque Jesus disse essa frase para mulher Samaritana.
Post – O que significa a expressão Adorar o Pai em espírito e em verdade – Estudo Completo
Tags – mulher samaritana, expressão adorar o pai em espírito e em verdade, adorar em verdade, adoração, adorar em espírito
POSTS RELACIONADOS:
– Quem são os cinco maridos da mulher samaritana
– Tudo sobre a divisão de reinos em Israel
Boa tarde foi ótimo este estudo sobre adoração,me edificou bastante a minha vida espiritual obrigado
amém meu irmão…
Deus te abençoe, grandemente meu irmão ótimo , Parabéns!Deixa Deus te usar sempre.
amém irmão…
quero aqui agradecer a Deus por esse estudo obrigado há todos.
amém irmão…