Como montar uma pregação de Alto Impacto [Tudo Revelado]
Hey, você gostaria de aprender como montar uma pregação de alto impacto que todos fiquem horas e horas te ouvindo?
Nesse estudo veremos algumas técnicas para melhorar suas pregações, lembrando que esse é o primeiro artigo de uma série de vários que virão aqui no blog, fechou?
INTRODUÇÃO – O QUE É UMA PREGAÇÃO DE ALTO IMPACTO
Para entender o que é uma pregação de alto impacto, peço que acompanhe a leitura, quando me refiro a uma “pregação de alto impacto”, estou dizendo exatamente que a pregação tem começo, meio e fim.
A definição de uma pregação de alto impacto é: Quando ela atinge o publico alvo e as pessoas saem do culto edificados e com vontade de melhorar mais ainda.
A pregação de alto impacto é exatamente isso. Lembrando que esse post é o PRIMEIRO de uma SÉRIE sobre “como montar uma pregação” que faremos aqui. Vamos conhecer uns princípios básicos aqui sobre como montar uma pregação de alto impacto, fechou? Me acompanhe nos próximos tópicos.
COMO MONTAR UMA PREGAÇÃO DE ALTO IMPACTO
Bom, agora que já temos o conceito sobre o que é uma pregação de alto impacto, vamos ver alguns itens que são muito importante para montar uma boa pregação. Lembrando que esse é o primeiro estudo de uma série!
1 – VIDA COM DEUS
Primeiro passo para montar uma pregação de alto impacto é “vida com Deus“. Uma vida de oração vai te garantir mais segurança na hora de pregar a palavra de Deus. Quando você está confiante e com a certeza que foi Deus que te chamou e te deu a mensagem, sem dúvida você consegue pregar de forma mais confiante e impactante.
Então o primeiro passo para montar uma pregação de alto impacto é o PREPARO. Sem dúvida uma boa vida de oração vai ajudar nesse quesito.
2 – BOA INTRODUÇÃO
Outro ponto muito importante para montar uma boa pregação é fazer uma excelente INTRODUÇÃO. Ah, lembrando, teremos um post aqui no blog só para falar da introdução.
A introdução é uma das partes mais importantes da pregação, pois se ela for boa, o seu público vai te ouvir até o final da pregação, muitas pessoas ERRAM NA INTRODUÇÃO, ficam minutos e minutos FAZENDO AGRADECIMENTOS e a outra parte da introdução ficam fazendo piadinhas e gastam o tempo dos irmãos com coisas desnecessárias.
Aqui nessa primeira etapa que é a introdução, aqui é a hora que você deve dar seu melhor, pois se a introdução for boa, a galera vai te ouvir até o final da pregação. Se a introdução for bem ruim, dificilmente você vai conseguir prender atenção do seu público até o fim.
Claro, existem vários elementos de como montar uma boa introdução, vou passar algumas dicas rápidas aqui (lembrando que teremos um estudo apenas sobre isso futuramente aqui).
Você pode usar o elemento “pergunta” na introdução, por exemplo: Você vai pregar sobre Paulo, você poderia perguntar na introdução: Será mesmo que Paulo foi casado? Foi Paulo mesmo que escreveu a carta aos Romanos? E partir dai você entraria na mensagem – no corpo argumentativo.
3 – CULTURA | LINGUÍSTICO | HISTÓRICO
Esse é outro item muito importante e muitos pregadores ignoram totalmente, analisar a cultura, idioma e a história do local é muito importante. Vamos analisar os itens de forma separado.
CULTURA
Quando você for montar uma pregação, você deve analisar o contexto cultural da passagem bíblica, analisar o que estava acontecendo ali biblicamente e também analisar a parte cultural (fora da bíblia), por exemplo: Quem vê a passagem de Jesus cuspindo no chão não entende nada, mas quem estuda a cultura judaica entende perfeitamente esse ato.
LINGUÍSTICO
Outro ponto importante é: Entender o idioma que o livro foi escrito e qual é o idioma que o personagem estava falando naquele momento. Por exemplo: Jesus as vezes falava em grego, outras em aramaico e hebraico. Estudar isso é muito importante.
HISTÓRICO
Outro ponto importante para montar uma pregação de alto impacto é analisar a parte histórica da passagem em questão, por exemplo, você vai pregar sobre Apocalipse, é totalmente aceitável que você pesquise sobre a parte cultural da ilha de Patmos e sobre as igrejas da carta.
4 – UMA EXCELENTE FINALIZAÇÃO
A finalização é muito importante para montar uma pregação de alto impacto. Já vi muitos pregadores que fizeram uma excelente exegese bíblica, pregaram muito e no final NÃO FIZERAM UMA CONCLUSÃO, a conclusão deve levar o ouvinte tomar uma decisão.
Se você não faz um apelo no final, você não da oportunidade do seu ouvinte dar uma resposta para aquilo que foi pregado.
Então, faça uma boa finalização.
CONCLUSÃO
Vimos nesse estudo alguns pontos muito importantes que irá nos ajudar como montar uma pregação de alto impacto. Vimos que são muitos elementos que contribui para uma boa pregação.
Post – Como montar uma pregação de Alto Impacto [Tudo Revelado]
Tags – como montar uma pregação, pregação de alto impacto, pregação, introdução, pregador
Post Relacionado – 7 Erros que Pregadores Cometem e Devem Evitar [ALERTA]
Post Relacionado – Como interpretar a bíblia de forma diferenciada – MÉTODO PARDES
[…] exegese, exegese, hermenêutica, esboços, pregação, exegese e eisegese Post Relacionado – Como montar uma pregação de Alto Impacto [Tudo Revelado] Post Relacionado – 7 Erros que Pregadores Cometem e Devem Evitar […]
[…] Post – Como Fazer a Introdução de Uma Pregação – Elementos Importantes Tags – introdução a pregação, como montar uma introdução, elementos da introdução, introdução, tipos de introdução, introdução ao sermão Post Relacionado – Como montar uma pregação de Alto Impacto [Tudo Revelado] […]
[…] estudo veremos os tipos de introdução de uma Pregação, no post anterior falamos sobre como montar uma introdução de uma pregação, já neste veremos alguns tipos bem interessantes que você pode utilizar em sua […]
[…] Post – O que é o Bálsamo de Gileade – Estudo Sobre Gileade na Bíblia Tags – o que era o bálsamo de gileade, quem foi gileade na bíblia, o que significa gileade em hebraico, região de gileade na bíblia, o que era o bálsamo de gileade Post Relacionado – Como montar uma pregação de Alto Impacto [Tudo Revelado] […]