O que é a Glória da Segunda Casa e o que Foi a Glória da Segunda Casa
Hey, você sabe o que foi a glória da segunda casa? Conhece o contexto histórico desta passagem? – O que significa a glória da segunda casa? Várias perguntas serão respondidas nesse estudo.
Esse estudo na verdade é um esboço para uma pregação.
O texto base se encontra em Ageu 2:9 – “A glória deste novo templo será maior do que a do antigo“, diz o Senhor dos Exércitos. “E neste lugar estabelecerei a paz“, declara o Senhor dos Exércitos.
INTRODUÇÃO – O QUE SIGNIFICA A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA
Uma das passagens mais utilizadas para ministrar sobre “coisas novas” é sobre a glória do segundo templo. Nesse estudo veremos o que significa e o que era a glória do segundo templo – e porque ela foi maior que do primeiro templo.
No final do artigo tem alguns links de outros estudos relacionados, como da vida do Ageu o que foi a diáspora judaica.1
O QUE FOI A GLÓRIA DA PRIMEIRA CASA – O QUE É A GLÓRIA DA PRIMEIRA CASA
Para gente entender a expressão “A glória desta última casa será maior do que a da primeira Ageu 2:9” precisamos entender melhor como foi a glória da primeira casa.
A glória da primeira casa foi muito grande, vários autores como Flávio Josefo diz que pessoas do mundo inteiro vinham até o primeiro templo (o Templo de Salomão) para conhecer.
O primeiro templo ficava localizado no monte Moriah, esse mesmo monte segundo a tradição judaica, ele é um lugar especial, pois Deus se revelava neste local. Esse mesmo lugar é onde Abraão foi oferecer seu filho Isaque (Gn 22).
O templo tinha 30 metros de comprimento, dez de largura e quinze de altura.
A bíblia diz em 1 Reis 6 que havia ouro por toda parte no templo, muitos utensílios foram criados com ouro e outros banhados a ouro.
Até os querubins eram revestido de ouro (1 Reis 6:26).
Dentro deste templo havia vários objetivos sagrados, inclusive a ARCA DA ALIANÇA, a arca da aliança representava a PRESENÇA DE DEUS no meio do seu povo, um dos objetos mais importantes do velho testamento.
A bíblia diz que na INAUGURAÇÃO DO TEMPLO a glória de Deus desceu sobre o templo
E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor.
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor. 1 Reis 8:11
Esses são apenas alguns pontos importantes da GLÓRIA DA PRIMEIRA CASA – O Primeiro templo, ali havia então em resumo:
- A manifestação constante da presença de Deus;
- Muito ouro e vários tipos de riquezas;
- Utensílios sagrados;
- A arca da aliança, segundo alguns exegetas, a arca era o maior triunfo do primeiro templo – a arca era literalmente a glória da primeira casa.
Em outro post, veremos mais sobre a construção do primeiro templo e outras características.
CONTEXTO HISTÓRICO DO LIVRO DE AGEU – O QUE FOI A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA
Bom, agora que conhecemos sobre a glória da primeira casa, precisamos entender o contexto do livro de Ageu.
O livro de Ageu foi escrito PÓS EXÍLIO, isto é – depois que voltaram do cativeiro babilônico.
O primeiro templo foi destruído por Nabucodonosor na primeira diáspora judaica o povo de Israel ficou cativo na babilônia por 70 anos. Depois de 70 anos eles retornam para Jerusalém, porém estavam SEM UM TEMPLO PARA ADORAR, é exatamente nesse contexto que eles resolvem CONSTRUIR O SEGUNDO TEMPLO.
Porém, muitos judeus estavam desanimados para construir um novo templo, eles começavam e depois paravam a construção, a história menciona que ficaram 16 anos SEM CONSTRUIR nada (construção totalmente parada).
A bíblia também menciona que durante esse período tinha muita fome e pobreza sobre a terra, pois eles tinha acabado de retornar para Israel, o profeta Ageu acreditava que tudo isso estava acontecendo com a terra – justamente porque não tinha um templo para adoração a Deus.
E nesse contexto que o profeta Ageu surge – profetizando e animando o povo a continuarem com a construção, ai entra a passagem que já conhecemos, a profecia de Ageu para o povo foi “A glória desta segunda casa, será muito maior que da primeira” – Ageu estava incentivando que a glória da primeira casa NÃO SE COMPARARIA com a glória deste segundo templo que eles estavam fazendo.
Para entender melhor o contexto desta passagem, leia o artigo sobre o profeta Ageu e o Contexto do livro de Ageu
O QUE É A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA (O QUE FOI) – A GLÓRIA DESTA ÚLTIMA CASA SERÁ MAIOR DO QUE A DA PRIMEIRA
Bom, agora que já entendemos o contexto histórico do livro de Ageu e também o que foi a glória da primeira casa (ou a glória do primeiro templo), vamos analisar o que essa profecia realmente quis dizer.
A profecia que a glória da SEGUNDA CASA seria maior que da primeira – trata-se exatamente do Messias. Após Herodes restaurar o templo, Jesus foi apresentado nesse mesmo templo – Lucas 2:25-32.
Ageu visualizou aquele que atrairia a riqueza e a adoração das nações (Ag 2:6-9). E na pessoa de Zorobabel, viu uma figura messiânica que governaria sobre os reinos, como rei (Ag 2:20-23).
A MENSAGEM POR TRÁS DA GLÓRIA DA SEGUNDA CASA
Imagina se você profetizasse que a glória do segundo templo seria maior que a primeira e não acontecesse absolutamente nada quando você inaugurasse o templo? Foi exatamente isso que aconteceu com Ageu.
Muitos anciões na inauguração ficaram esperando acontecer algo mágico como aconteceu no primeiro templo e adivinha? Nada aconteceu. Os anciões se decepcionaram e os jovens também, mas sera que o profeta Ageu não?
NA VERDADE – A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA FOI MAL INTERPRETADA POR ELES – A glória da segunda casa não tratava-se das manifestações de Deus como no primeiro templo – mas sim que o Salvador da Humanidade seria apresentado naquele local um dia.
QUAL É A MENSAGEM CENTRAL DESTA PASSAGEM
A mensagem central desta passagem é – As pessoas ficam esperando a “glória de Deus” se manifestar de uma forma, esperando algo mágico – quando na verdade a maior glória para nossas vidas é ter recebido o Salvador em nós.
A glória da segunda casa nos dias de hoje é – A NOSSA nova vida em Jesus.
A glória da primeira casa foi até boa (quando estávamos ‘no mundo’) – porém esta glória que vivemos em Cristo é MUITO MAIOR que da primeira.
Podemos afirmar: A glória da primeira casa é quando estávamos no mundo (foi até boa por um tempo, mas depois foi destruída), já a glória do segundo templo que É MAIOR que da primeira é a nossa nova vida em Cristo (Nascemos de novo).
CONCLUSÃO
Concluímos que a glória do segundo templo foi muito maior que da primeira e o real motivo disso tudo é – O salvador da Humanidade foi apresentado neste local – Jesus Cristo | Yeshua Hamashiach!
Muitas pessoas querem buscar algo novo fora de Cristo e esse infelizmente não é o melhor caminho, pois Jesus é o único caminho e a verdade e a vida.
Post – O que é a Glória do segundo templo e o que Foi a Glória da Segunda Casa
Tags – O que foi a glória do segundo templo, a glória da primeira casa, o que é a glória do segundo templo, livro de Ageu, esboços e pregações
Post Relacionado – Quem foi o Profeta Ageu
Post Relacionado – O que foi a diáspora judaica
Post Relacionado – O que foi o período interbíblico
Esses tipos de estudos cada vez nós aproxima de Deus
Uhul, vlw meu irmão…
Muito benção, Deus abençoe…
Não me surpreendeu, sei que teus posts sempre são completos.
Nunca espero menos do que vem, que o Eterno a cada dia, aumente tua capacidade de nos abençoar com teus estudos.
Opa, muito obrigado abençoado…
Estou gostando muito dos estudos, são simples, de fácil entendimento … Por favor, me mande sempre. Deus abençoe !
Uhull, fechou!!!
Muito bom..gostei👏👏👏
Uhull…
[…] Post – O que Jesus escreveu na terra? O grande Segredo Foi Revelado. Tags – o que Jesus escreveu na terra, o que Jesus escreveu na areia, O que Jesus escreveu no chão, a mulher adultera, Jesus julga a mulher adultera. Post Relacionado – O que é a Glória da Segunda Casa e o que Foi a Glória da Segunda Casa […]
[…] vai pregar sobre “a glória da segunda casa”, ai você pode fazer perguntas, como: O que era a gloria da segunda casa? O que foi a glória da PRIMEIRA CASA? O que tem de tão especial neste segundo […]
Querido e um excelente estudo vc está de parabéns. Só precisa entender que a gloria da segunda Casa diz respeito ao batismo no Espírito Santo que ocorreu em (atos 2.4) … quando os discípulos foram revestidos de poder do alto a gloria de Deus foi visivelmente manifestada… e em ( 1co: 3. 16 ) o apóstolo Paulo afirma que nos somos o novo templo do Senhor.. oi Seja a partir do que aconteceu no dia de pentecostes a gloria da segunda Casa passou a se manifestar em todos os servis de Jesus que alcançam o batismo com fogo…. a paz do Senhor
boa noite! é verdade meu amigo eu também entendo assim! meus parabéns