Lição 2 – Somos Cristãos | Subsídio Adulto CPAD
lição 2 somos cristãos
Revista – Em Defesa da Fé Cristã | Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência
Lição 2 – Somos Cristãos (Subsídio, Lição dos Adultos)
Subsídio da EBD – Moisés Figueiredo (Estudo de Deus)
Categorias – Em Defesa da Fé Cristã
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 2 | Somos Cristãos | Lição dos Adultos.
INTRODUÇÃO | O CONTEXTO DO LIVRO DE GÁLATAS
Algumas considerações importantes: É essencial é comparar o motivo da discórdia em gálatas com o assunto debatido no concílio de Atos 15 em Jerusalém.
Vários problemas Paulo tratou nesta carta, alguns deles foram:
- As obras das leis de Moisés, muitos “judaizantes” queriam impor isso (2.16-17; 3.2; 5.2);
- A circuncisão, muitos defendiam que eram para serem circuncidados (5.2; 6.12-12);
- Alguns diziam que para ser justificados perante Deus, era necessário guardar as leis.
Como a igreja estava bem no começo ainda, o povo era bem misturado, eles eram compostos por: judeus que seguiam as leis de Moisés, gentios que não conheciam nada e judeus que diziam que os novos convertidos precisavam guardar as leis de Deus (torah).
Pontos importantes: O livro de Gálatas talvez seja um dos primeiros livros do novo testamento, tudo indica que ele foi escrito antes do concílio em Jerusalém (Atos 15). Muitos assuntos que Paulo trata aqui, já foram resolvidos no concílio, como a circuncisão.
A seguir veremos algumas considerações importantes de Paulo sobre as questões das leis \ justificação \ e circuncisão.
1 – PREVENINDO-SE CONTRA A TENDÊNCIA JUDAIZANTE
1.1 – SUBINDO OUTRA VEZ PARA A JERUSALÉM | O QUE O APÓSTOLO PAULO FEZ DURANTE OS CATORZE ANOS DE AUSÊNCIA?
Depois de 14 anos que Paulo teve um encontro com Jesus, ele subiu novamente para Jerusalém. E dessa vez foi por revelação e indicação de Barnabé (At 11.27-30) para evangelizar e ensinar os irmãos (e também pela fome, conforme veremos no próximo tópico).
Remontando uma ordem cronológica, ficaria assim:
– Paulo se encontra com Cristo;
– Ele fica 14 anos em preparação e depois sobe para Jerusalém (por revelação).
E alguns pontos importantes:
1 – Ele ainda não tinha se separado de Barnabé. Isso indica que ele ainda não tinha feito sua primeira viagem missionária.”
2 – Existem vários debates sobre “o que Paulo ficou fazendo nestes 14 anos“, as duas teorias mais aceitas são:
1 – ele ficou estudando e se preparando para uma grande obra missionária;
2 – ele ficou em missões já, porém mais no anonimato.
1.2 – OBJETIVO DA REUNIÃO | A PRIMEIRA REUNIÃO EM JERUSALÉM | O ENCONTRO DOS APÓSTOLOS
Em Atos 11, os apóstolos e os irmãos da Judéia ouviram falar que os irmãos gentios também haviam recebido a palavra de Deus. E foi neste momento que Pedro teve uma visão e quando acordou, os três homens que estavam com ele que eram de Cesaréia, Deus mandou Pedro ir com eles. No meio do caminho, muitas pessoas foram salvas por Pedro e outros irmãos.
“At 11.21 – “A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.”
A notícia do que estava acontecendo nessa região foi tão grande, que chegou em Jerusalém, e os outros apóstolos enviaram Barnabé a Antioquia.
Chegando na região de Antioquia, Barnabé foi procurar Paulo na região de Tarso.
Depois eles ficaram em Antioquia por um ano inteiro, eles se reuniram com muitos irmãos e ensinaram a palavra de Deus. E assim acontece: Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.
28 Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano […] decidiram providenciar ajuda[…] E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.
1.3 – TITO E A CIRCUNCISÃO
Analisando o contexto, percebemos que os irmãos nesta igreja estavam querendo que os gentios (novos convertidos) fizessem a circuncisão, inclusive tinha vários falsos mestres infiltrados lá passando esta doutrina. Paulo usa o argumento que não precisa se circuncidar, inclusive chega até mencionar que Tito sendo grego, não ficou constrangido por não fazer a circuncisão.
“Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.”
Paulo ainda afirma que estes ensinamentos da circuncisão eram de falsos irmãos, que se intrometeram secretamente na liberdade que Jesus nos deu.
“E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão.” Gálatas 2:4
PAULO EXORTA PEDRO: Existia também essa confusão na cabeça dos irmãos sobre o tema, porque Pedro era a favor da circuncisão, e Paulo não. E interpretando o texto, dá a entender que Paulo tinha o consentimento de Tiago, Cefas e João (que eram colunas da igreja), para não praticarem a circuncisão.
Com base nisso, dá a entender que esta carta foi escrita ANTES de ATOS 15 (o concílio de Jerusalém), porque nesta reunião chegaram à conclusão que os gentios não precisavam fazer a circuncisão. O próprio Apóstolo Paulo confrontou Pedro sobre este ensinamento, veja:
“E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.” Gálatas 2:11.
E por último Paulo cita um dos versículos mais lindo do novo testamento:
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20
2 – A TENDÊNCIA JUDAIZANTE NO INÍCIO DA IGREJA
2.1 – O ESPANTO DO APÓSTOLO | EXPLICAÇÃO DE GÁLATÁS CAPÍTULO 1
PAULO ALERTA SOBRE OS FALSOS APÓSTOLOS: Ele diz que o evangelho é genuíno e mesmo que eles recebam outro evangelho, não é para ser aceito, veja:
Gl 1.8 – “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”
Paulo ficou indignado com a rapidez que os irmãos se desviaram da verdade, ele disse:
6 Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho. 7 que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
Além de ficar espantado, ele afirmou que devemos agradar a Deus e não aos homens.
10 Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” Gálatas 1:10
2.2 – QUEM ERAM OS JUDAIZANTES EM GÁLATAS (V.4)?
O termo judaizante vem do verbo grego “ioudaizo”, ‘viver como judeu, adotar costumes e ritos judaicos”, e aparece uma única vez no Novo Testamento (Gl 2.14). Eles eram os opositores de Paulo identificados também como “falsos irmãos” (v.4).
São reconhecidos no capítulo anterior (Gl 1.7) como os que se apresentavam como enviados por Jerusalém, a igreja mãe. Na verdade, esses homens saíram de jerusalém por sua própria conta.
Tiago negou formalmente as declarações deles, dizendo que não os havia enviado (At 15.24).
Eram legalistas dentre os judeus, e por isso chamados de judaizantes.
Esses judeus, convertidos ao Senhor Jesus ensinavam que os gentios deveriam observar a Lei de Moisés como condição para salvação (At 15.1).
2.3 – O CLIMA DE TENSÃO (VV 3-5) | O PRIMEIRO CONCÍLIO EM ATOS 15 (O QUE O GENTIO DEVE GUARDAR DAS LEIS?)
A igreja primitiva ficou na dúvida se os novos convertidos deveriam ou não circuncidar, veja:
“Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.” Atos 15:1
Paulo e Barnabé resolveram ir para Jerusalém consultar os outros apóstolos e anciãos acerca deste assunto. Pedro defendeu que o fardo era muito pesado para os gentios carregarem, isso é: eles não precisam circuncidar, veja:
At 15:10,11 – “10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 11[…] seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.”
As proibições que eles estipularam para os novos convertidos foram:
– Abster-se de sacrifícios a ídolos;
– Do sangue;
– Da carne sufocada;
– Da fornicação.
3 – A TENDÊNCIA JUDAIZANTE HOJE
3.1- O MESMO EVANGELHO (VV.7-9)
O Evangelho é um só, não há dois. O Evangelho de Pedro e o de Paulo, também chamado respectivamente de Evangelho da Circuncisão e da Incircuncisão, são meras formas de apresentação, pois o conteúdo é o mesmo.
Ambos receberam uma incumbência da parte de Deus, mas com audiências diferentes.
O compromisso de Paulo era com os gentios, ele foi constituído, por Deus, apóstolo e doutor dos gentios (1 Tm 2.7; 2 Tm 1.11) para pregar aos não judeus (Rm 11.13); o de Pedro era com os judeus, mas a mensagem é a mesma.
3.2- O PERIGO DA DOUTRINA JUDAIZANTE
Os apóstolos viam em tudo isso dois problemas sérios:
1 – ameaça à liberdade cristã.
2 – o perigo de o Cristianismo tornar uma mera seita judaica.
Os cristãos judaizantes alteravam o cerne do Evangelho, pois colocavam a Lei como complemento da obra que Jesus efetuou no Calvário.
Era, de fato, “outro evangelho“, por isso o apóstolo Paulo os amaldiçoou (Gl 1.8,9).
Na verdade, quem tem o Espírito Santo vive pelo Espírito.
Então, contra a tendência judaizante é preciso aprender a viver na dependência do Espírito e não da Lei, lutando contra os vícios da carne e buscando as virtudes do fruto do Espírito.
3.3- AS PRÁTICAS JUDAIZANTES ATUAIS
Algumas práticas judaizantes:
– a guarda do sábado;
– o uso do shofar, geralmente feito de chifre de carneiro;
– uso do talit (o manto ou xale usado nas orações);
– o uso do kippah.
a) Os judeus. Os judeus messiânicos, principalmente em Israel, seguem a tradição judaica. Isso acontece simplesmente para preservar a identidade cultural deles e tem amparo neotestamentário: “É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado” (1 Co 7.18a). Ou seja, na conversão a Cristo do judeu, ele não precisa mudar a sua tradição e cultura.
b) Os não judeus. Da mesma forma: “É alguém chamado, estando incircuncidado? Não se circuncide” (1 Co 7.18b).
Ou seja, ele não precisa se judaizar. É erro o não judeu adotar práticas judaicas na liturgia e no dia a dia para imitar o judaísmo.
Paulo conclui: “Cada um fique na vocação em que foi chamado” (1 Co 7.20).
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Interessante essa lição. Vivemos na dispensação da graça. Não necessitamos de rituais para nos achegar a Deus. Tudo se completa em Jesus Cristo, e n’Ele estamos.