Lição 2 – A Escolha entre a Porta Estreita e a Porta Larga | Subsídio Adulto

FICHA TÉCNICA

Revista – A Carreira que Nos Está Proposta | O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu
Lição 2 – A Escolha Entre a Porta Estreita e a Porta Larga (Subsídio, Lição dos Adultos)
Subsídio da EBD: Moisés Figueiredo (Estudo de Deus)
Categorias: A carreira que nos está proposta
Lembrando que este estudo é um subsídio da escola bíblica dominical – Lição 2 | A Escolha Entre a Porta Estreita e a Porta Larga | Lição dos Adultos.

1 – PORTAS E CAMINHOS

1.1 – A PORTA ESTREITA | O QUE SIGNIFICA PORTA EM HEBRAICO

A palavra “porta” aparece mais de 300 vezes na bíblia, tanto no antigo testamento, como no novo. A palavra porta aparece com vários significados, sentido LITERAL e simbólico.

A palavra para porta em hebraico é “שַׁעַר” – Sha’ar”, essa raiz tem vários significados, segundo o dicionário James Strong nas referências 8175 e 8176, temos:

| calcular | – pensar para escolher | – porteiro |

Basicamente, a porta no sentido “metafórico”, passa a ideia de decisão.
Vamos entender um pouco agora sobre a PORTA na bíblia (tanto física, como metafórica).

As portas nos tempos bíblicos eram extremamente importantes, pois era por meio delas que os inimigos entravam ou saiam. Repare bem que no mundo antigo, eles tinham grandes muros, porém a porta era bem pequena, e o motivo era justamente por questões militares. Se a porta fosse muito grande, facilitaria a entrada de inimigos, porém com ela menor, dificultava a entrada.

Neemias entendeu perfeitamente a importância de RECONSTRUIR os muros de Jerusalém e também as portas da cidade.

Nm 1.3 E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”.

Basicamente, em todos os capítulos de Neemias é citado a palavra porta, mostrando a importância de CUIDAR BEM.

ENTENDENDO A PORTA DAS OVELHAS

Em Jerusalém havia a porta das ovelhas, era uma das estradas da cidade, onde havia reservatórios de águas e os enfermos mergulhavam lá acreditando em suas propriedades curativas por causa do movimento que o anjo fazia nas águas. Jesus declarou que Ele é a porta das ovelhas e quem entra por esta porta, vai encontrar a cura.

A UTILIZAÇÃO DA PORTA NOS TEMPOS BÍBLICOS

Os juízes geralmente julgavam nas portas das cidades (Deuteronômio 16:18; 17:8; 21:19; 25:6-7, etc.). Nas portas, os profetas frequentemente entregavam suas mensagens (Provérbios 1:2; 8:3; Isaías 29:21; Jeremias 17:19-20; 26:10).

OS TIPOS DE PORTAS NA BÍBLIA

“Portas da justiça” – Salmo 118:19 = Por “portas da justiça”, provavelmente devemos interpretar como as do templo.

“Portas do inferno” –  Mateus 16:18 = São geralmente interpretadas como significando o poder de INIMIGO, mas provavelmente elas podem significar o poder da morte, denotando que a Igreja de Cristo nunca morrerá.

“A porta do passado”, Ez 46.9 = “Mas, quando vier o povo da terra perante o Senhor nas festas fixas, aquele que entrar pelo caminho da porta do norte, para adorar, sairá pelo caminho da porta do sul; e aquele que entrar pelo caminho da porta do sul, sairá pelo caminho da porta do norte. Não tornará pelo caminho da porta pela qual entrou, mas sairá seguindo para a sua frente.” 
“A porta estreita”, Lc 13.24 = “”Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”

“A porta da palavra”, Cl 4.3 = “Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso”
“A porta do nosso coração”, Sl 24.7-10 = “Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre. Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras. Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre. Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da glória!”

VERSÍCULOS SOBRE A PORTA NA BÍBLIA

Mt 7 – “13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”
Jo 10 – “9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”
Ap 3 – “20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”

1.2 – O CAMINHO APERTADO | O QUE SIGNIFICA CAMINHO EM HEBRAICO

A palavra CAMINHO na bíblia tem vários significados e serve tanto para caminho literal como metafórico, assim como a porta.
A palavra CAMINHO em hebraico é דֶּרֶךְ “derech”, essa palavra pode significar muitas coisas, entre elas:

– caminho no sentido literal | – caminho no sentido figurado | – jeito | maneira.

OBS: Guarda essa informação, será importante para entender os ensinamentos de Jesus.

A PALAVRA CAMINHO NA BÍBLIA APARECE ASSIM:

– Literal = “O anjo guardava o CAMINHO da árvore da vida”;
– Uma pessoa = Êx 33.13 –  “Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
– Metafórico = Jo 14.6 – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

REVELAÇÕES BÍBLICAS PARA SEU CRESCIMENTO

1 – Moisés em Ex 33 quando disse para Deus “rogo-te que me faças saber o teu caminho”, ali era uma revelação sobre O CAMINHO (Jesus), e ele confirma dizendo: Se ele souber sobre o CAMINHO, então ele vai conhecer o PAI (DEUS).

2 – Quando Jesus disse que Ele é o “CAMINHO”, ele estava se referindo ao “JEITO, MANEIRA“. Ele disse: Eu sou a maneira (jeito, padrão de comportamento) que vocês DEVEM ter, a verdade e a VIDA. Ninguém vai ao PAI SE NÃO seguir O JEITO | a maneira do FILHO.

OBS: São interpretações pessoais, vejo estes textos exatamente desta forma, você pode interpretar de outras maneiras também.

E por último, quando se fala em “caminho apertado“, isso faz menção a conduta, a maneira de viver. Em Mateus 7 quando fala sobre “o caminho apertado”, apontam para os que querem viver uma vida santificada.

1.3 – PORTA LARGA E CAMINHO ESPAÇOSO

A porta larga e o caminho espaçoso simbolizam uma vida sem compromisso com Cristo, segundo o padrão do Mundo.

Essa porta recebe muitas pessoas que expressam crenças e valores segundo a sua vã maneira de viver. 

Um caminho que tem seduzido muitos por meio da busca irrefreada do prazer e das idéias que negam a Bíblia como nossa única regra de fé e conduta.

Tratam-se, pois de uma porta e de um caminho em que entram pessoas que vivem segundo suas próprias idéias (Jz 21.25) e que não desejam ajustar-se aos ensinos das Escrituras Sagradas (Jo 7.38).

2 – PORQUE ENTRAR NA PORTA ESTREITA É DIFÍCIL

2.1 – UMA PORTA ABERTA, PORÉM DIFÍCIL

A porta larga e o caminho espaçoso simbolizam uma vida sem compromisso com Cristo, segundo o padrão do Mundo.

Essa porta recebe muitas pessoas que expressam crenças e valores segundo a sua vã maneira de viver.
Um caminho que tem seduzido muitos por meio da busca irrefreado do prazer e das ideias que negam a Bíblia como nossa única regra de fé e conduta.

Tratam-se, pois de uma porta e de um caminho em que entram pessoas que vivem segundo suas próprias ideias (Jz 21.25) e que não desejam ajustar-se aos ensinos das Escrituras Sagradas (Jo 7.38).

2.2 – AS OPORTUNIDADES DA PORTA LARGA SÃO ATRAENTES

Pv 14.12 “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.”

A porta larga aparentemente é MUITO ATRATIVA, tudo parece mais fácil e “bonito”, porém sabemos que não é. Existem muitos personagens na bíblia que se deixaram atrair pelas propostas do mundo e não obtiveram sucesso, vejamos alguns exemplos:

UM POUCO DA HISTÓRIA DE LÓ | AS CONSEQUENCIAS DO PECADO DE LÓ

Quando ele se separou do seu tio ABRAÃO, ele escolheu ir para “as campinas do jordão“, veja o versículo:

Gn 13.10 “Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes do Senhor destruir Sodoma e Gomorra.”

Sabemos que o final de Sodoma e Gomorra, a cidade “aparentemente maravilhosa”, não teve um final feliz.

E as consequências das escolhas que Ló fez, interferiu diretamente na vida dele.
– A sua mulher virou uma estátua e morreu;
– Suas filhas embriagaram ele e se deitaram com ele (incesto);
– A partir de sua descendência, nasceu duas nações amaldiçoadas (Moabitas e Amonitas)

UM POUCO DA HISTÓRIA DE SANSÃO | AS CONSEQUENCIAS DO PECADO DE SANSÃO

Ele resolveu se casar com uma mulher na região dos filisteus (Dalila).

Juízes 14.7 “Então foi conversar com a mulher de quem gostava.”

Sansão gostou dessa mulher, mesmo não podendo se casar com ela. A vida deste homem nos ensina muitas lições sobre relacionamentos, mesmo que você goste de alguém, ore a Deus para saber se a vontade de Dele.

As consequências das escolhas de Sansão implicaram em muitas coisas ruim também, como:

– O Espírito Santo se retirar dele;
– Ter o cabelo cortado (o voto de nazireu dele foi anulado);
– Foi humilhado pelos filisteus e desonrou sua família;
– Acabou morrendo.
A lista de personagens bíblicos que fizeram péssimas escolhas é enorme, mas em contrapartida, vejamos um exemplo de um homem que OUVIU A VOZ DE DEUS.

ISAQUE | EXEMPLO DE UM HOMEM SÁBIO = A terra passou por fome, ele queria ir para o Egito, porém o Senhor falou para ele:

Gn 26 – O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar.

E os próximos versículos diz: “6 Assim Isaque ficou em Gerar

E devido a obediência de Isaque, Deus prosperou ele em todas as áreas (casamento, financeiro, etc), veja:

12 Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. 13 O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. 14 Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam – Gn 26.

2.3 – AS RAZÕES DAS EXIGÊNCIAS

Diferentemente da porta larga e do caminho espaçoso, a porta estreita e o caminho apertado requerem uma transformação interior, uma decisão pessoal e uma disposição em seguir na contramão da maioria. 

Só começa a trilhar pelo caminho da porta estreita quem se reconhece em Cristo como um pecador (2 Co 12.9) e com disposição de viver uma vida dirigida por Ele como um novo começo (2 Co 5.17). 

A partir dessa jornada, o Evangelho nos faz caminhar em santidade, seguir os passos de Cristo e andar como Ele andou (1 Jo 2.6). Então, estaremos prontos para criar raízes e enfrentar os obstáculos de nossa jornada cristã (Lc 8.13,14).

3 – ENTRANDO PELA PORTA E CAMINHO PARA O CÉU

UM POUCO DA HISTÓRIA DE JOÃO BATISTA

Esse três últimos sub tópicos vai tratar um pouco da biografia de João Batista, como bônus vou deixar um resumo bem legal sobre a vida dele, aí você pode utilizar estes conhecimentos complementares para montar sua aula.

João Batista foi precursor do ministério de Jesus. Foi ele que “preparou o caminho” para a vinda do Messias. Para entender melhor sobre este personagem, leia Lucas capítulo 1.

As mensagens deste profeta eram focadas em:
– ética;
– denúncia profética;
– escatologia.

João Batista foi o último profeta da Lei, muitos pensam que foi
Malaquias, mas na verdade não.

Ele foi elogiado pelo próprio Jesus, veja: “Nascido de mulher, ninguém foi maior do que João Batista” – Lc 7.28

Ele também foi chamado de “Elias que haveria de vir” ou até mesmo “segundo Elias, enviado por Deus de acordo com uma antiga profecia – Ml 4.5; Mt 11.13-15.

Tudo em João lembrava Elias, como:
– Ambos viviam no deserto;
– Suas vestimentas (vestiam-se de pelo de camelos);
– severidade de sua mensagem;
– pessoas se reuniam para ouvi-los.

JOÃO BATISTA, O PREGADOR DO DESERTO

Muitas pessoas saiam da cidade e iam até o deserto para ouvir João Batista pregando, por isso ele é conhecido por “a voz que clama do deserto” – Lc 3.4. 

Embora João seja de linhagem sacerdotal, ele não exerceu seu ministério desta forma, pelo contrário, as mensagens dele, uma boa parte foi condenando os sacerdotes corruptos que estavam distantes de Deus. 

Enquanto os sacerdotes vivam em casas luxuosas e com uma vida social ativa na judéia, João vivia em uma caverna do deserto, sobrevivendo à base de gafanhotos e mel silvestre – M 3.4

O MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA

Ele começou seu ministério antes de Jesus, ele ficou muito conhecido na Judeia e Galileia, ao contrário de Jesus que ficava “se movendo em vários lugares”. Ele batizava em Betânia do outro lado do Jordão (Jo 1.28). Neste local que João morava e pregava, era uma comunidade dos essênios. Os essênios eram judeus que haviam rejeitado a corrupção de Jerusalém e do templo, eles viviam uma vida simples e isolada no deserto. Muitos dizem que João era essênio, porém não tem como afirmar.

Muitos acreditam que João começou seu ministério com trinta anos, assim como Jesus, ele apareceu pela primeira vez no deserto do Jordão. Acredita-se que ele iniciou seu ministério em um ano sabático, onde todos tinham disponibilidade para irem no deserto ouvir sua mensagem, em meados do ano 26 d.C.Ele pregava com muita autoridade e proclamava ao povo a mensagem de arrependimento – Lc 3.7-9.

RECADO IMPORTANTE (ESTUDO SOBRE O NOVO TESTAMENTO)

Acabamos de lançar o MANUAL DO NOVO TESTAMENTO, material mais completo que trata de assuntos polêmicos do N.T. Esse PDF é indispensável para você, todos os professores precisam deste material.

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR SUA VAGA

Tags: | | |

Sobre o Autor

moisesfp
moisesfp

Prazer, meu nome é Moisés Figueiredo. Sou apenas um nerd da tecnologia formado em ciência da computação, tecnologia em marketing e pós graduado em gestão de projetos, e claro - louco por hebraico bíblico e cultura judaica. Criador do curso mais vendido da internet de hebraico bíblico desde 2018, exatamente - Curso Tsade (https://cursotsade.com.br) Basicamente isso, o resto é história...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.