A verdadeira Criação do mundo e seus mistérios – Vida Fora da Terra

Paz do Senhor irmãos, tudo bem ?

Nesse pequeno post eu quero falar um pouco sobre a criação do mundo segundo a bíblia, existem várias linhas de pensamentos acerca desse assunto, vou demonstrar um pouco da vista cientifico bíblico sobre a criação.

De todas as linhas de pensamento sobre a criação, eu preferi adotar a do ponto de vista judaico criacionista.
Várias perguntas sobre a criação serão respondidas nesse artigo, uma delas é – Existe vida fora da terra? – O que são as comportas do céus ? – É possível vida em outros planetas? – Essas são algumas perguntas que serão respondidas nesse post, fique comigo até o fim.

INTRODUÇÃO

São tantas linhas de pensamento sobre a criação do mundo, como saber qual é a verdadeira e qual seguir ? – Existem centenas de teorias cientificas sobre a criação do mundo, mas como o próprio nome já diz – teorias, nada concreto, entre todas as teorias, qual é a mais plausível ? – Nesse pequeno estudo, demonstrarei o que a bíblia diz sobre a criação junto com a ciência, pois ciência e a bíblia andam juntos. Muitas perguntas sobre a criação da terra será respondida até o fim desse estudo.

SETE COISAS QUE JÁ EXISTIAM ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO

Antes de falar da criação, quero falar um pouco de algumas coisas que já existiam antes da criação do mundo.
Segundo o talmud, sete coisas já existiam antes da criação, são elas:

  • O Messias (Jesus);
  • A Palavra de Deus;
  • A misericórdia de Deus;
  • O trono de Deus
  • A Torá;
  • O Propiciatório – o perdão para o homem caído;
  • A arvore da vida.

Muitos pensam que Deus era um ‘solitário’, e nada existia antes da criação do mundo, mas é um pensamento equivocado, pois pelo menos esses sete itens já existia antes da criação do mundo. Não é o foco deste estudo falar sobre ‘Como era e o que existia antes da criação do mundo’, mas quem sabe numa próxima. ME COBREM – rsrs.

CRIAÇÃO EX—NIHILO E NÃO EX-NIHILO

Em hebraico existem duas palavras para ‘criar’, são elas:

Beriá – Criação ex-nihilo = criar do nada, verbo Beriá (criar) – Não pode ser feito por homem, apenas por Deus;

Assiá – Criação via formação (assiá), não ex-nihilo, onde ‘coisas’ são criadas a partir de algo, nunca é criado algo a partir do ‘NADA’.

Deus criou uma palavra só para Ele, onde Ele mesmo usou para criação. A criação do mundo foi feita com o palavra Bará (verbo beriá) que é uma criação a partir do nada.

3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez – João 1.3

A TERRA ERA SEM FORMA E VAZIA

Um pouco mais sobre a criação, será mesmo que a terra era sem forma e vazia ? – O que seria uma terra sem forma?
A palavra sem forma no hebraico é ‘Tohu Vavohu – por texto em hebraico’ – O Targum Onkelos (1900), traduziu tohu vavohu como “stsadia veracania“, que em aramaico é – inabitável e vazia (inóspita, sem vida), desolada. Isaías 45.18 – Traduz ‘tohu’ como desolado, desabitado.

Sendo assim, a terra não era SEM FORMA como a teologia ensina, mas sim inabitada.
Mas, o que mais me intriga é, porque a terra era inabitável? O que fazia a terra ser inabitável? – Se a terra inabitável é porque tinha algo impedindo que a vida sobrevivesse na terra. Leia o tópico abaixo. 😉

OS DOIS INIMIGOS DA TERRA

Como já mencionado, a terra não era SEM FORMA, mas sim inabitável, nesse tópico quero mostrar porque a terra era inabitável.

Quando Deus criou a terra, existia dois inimigos da vida que impedia que a vida sobrevivesse na terra, esses dois inimigos que faziam que a terra ficasse inóspita.

OS DOIS INIMIGOS DA VIDA, que fazia a terra inóspita são:

1 – CHOSHECH – Escuridão, atmosfera tóxica, denso vapor sem atmosfera. Na nossa bíblia foi traduzido o CHOSHECH como “Trevas“, mas não é isso. Primeiro motivo que fazia a terra ser inabitada é que ela era cercada de CHOSHECH, que e uma substancia tóxica.

Na nossa versão da bíblia, a escuridão não é ausência de luz. Em Is 45.7, Deus criou a escuridão, uma criação antes da luz.

Segundo Maimônides, a escuridão é como um fogo invisível ou vapores escuro de água, uma substância negra (radioativa), como aconteceu no Egito por três dias, pois acendiam as velas e não clareava.

22 E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
23 Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.22 E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
23 Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações. – Ex 10.22,23.

Então, ficou claro que a trevas não é ausência de luz, mas sim uma substância tóxica, que foi traduzido como trevas.

2 – TEHON – “Havia escuridão sobre a face do TEHON”, a palavra foi TEHON foi traduzido como profundeza, abismo, essa palavra aparece algumas vezes em Gn 7.

Em Gn 7.11 (dilúvio) romperam as fontes do grande Tehon (águas que vieram das profundezas da terra, águas quente misturada com lavras e gases tóxicos).  Na abertura do Mar Vermelho – Ex 15.5, “sobre as face do TEHON as ondas das profundezas paralisaram no fundo do mar”.

Esse é o SEGUNDO INIMIGO DA TERRA, águas quente misturada com lavras e gases tóxicos.

HÁ VIDA FORA DA TERRA

Não era possível ter vida na terra no começo, pois esses dois inimigos estavam na terra, Deus não tinha eliminado eles ainda.

A principal pergunta é: É possível ter vida em outros planetas ? A resposta é NÃO.

Um planeta sob a água numa atmosfera hostil (choshech) não poderia abrigar a vida. Como já mencionei, a terra tinha muita substancia tóxica, as águas eram quentes e radioativas, apenas água salgada, não teria como abrigar vida na terra e em outros planetas também não.

Gênesis começa dizendo que Deus criou a terra e depois Ele começa a trabalhar nos elementos – choshech e tehon (atmosfera tóxica e a escuridão primeva).

ADAPTANDO A TERRA PARA TER VIDA NELE

A terra já estava pronta e precisava ser adaptada para a vida, como temperatura, pressão, umidade, estações, etc, antes de Deus adaptar a terra, ele era um planeta qualquer.

Depois dele ter tirado esses dois elementos da terra, ele começou a criar a vida.

Deus tirou essas duas substancias da terra para que a vida pudesse habitar na terra, se você conseguir sem água, substancias tóxicas, radiações, temperaturas elevadas, etc, você consegue ter vida. Por isso que não é possível ter vida em outros planetas, porque neles ainda há tudo essas coisas, diferente da Terra que o próprio Deus removeu.

COMO ERA A TERRA ANTES

Havia água, mas não a parte seca da terra, hoje todos os planetas, inclusive marte, não tem essa divisão entre águas e a parte seca.

Saiu recentemente na revista Veja que marte tem água salgada, devido as rochas e sais minerais, segundo eles (veja), a composição de marte é ‘petorato‘, que é um sal altamente toxico. Os outros planetas não tem condição nenhuma de ter vida neles, pois são tóxicos, radioativos, e não tem a parte seca. A terra originalmente também era assim, até Deus começar fazer as separações entre águas e terras.

Marte é composto por elementos tóxicos, e a terra também era.

DEUS DEIXOU A TERRA HABITÁVEL – RAKIÁ DE DEUS

Tudo bem, como já vimos, a terra não era um lugar habitável, Deus teve que aniquilar esses dois elementos da terra para que a vida pudesse sobreviver aqui, mas Ele precisava ainda CRIAR O TERCEIRO ELEMENTO, que é a ‘RAKIA ‘הָרָקִיעַ ‘ na terra.

O Espirito Pairava (merachefet) = analisava, querendo criar o planeta.

Haja luz, pode ser traduzido como – haja ordem, tire o chosher e a tahon, e cria-se a RAKIÁ, que são as águas de cima e as águas de baixo, que traduziram como FIRMAMENTO, mas em hebraico e RAKIA, que é vapor da água.

RAKIA – TERCEIRO ELEMENTO PARA VIDA

Deus destruiu os dois elementos que impedia que a vida sobrevivesse na terra, e criou o terceiro elemento, chamado RAKIA (הָרָקִיעַ), que é vapor de água salgada, que gerava uma água doce. Observe a explicação abaixo.

Sem água doce a vida não sobreviveria, então Deus criou a Rakia – que é a vaporização da água salgada. O segredo para ter água doce é a vaporização da água salgada.

As águas de baixo evaporam e formam as águas de cima, as águas doce vem do céu.

A palavra céus na bíblia significa literalmente – FOGO + AGUA (HASHÅMAYM) – Por isso todos os planetas são formados por águas e fogo. Sendo assim, é obvio que vão achar água em marte e em outros planetas, a própria bíblia já falava isso.

Depois de ter feito isso, separados as águas doces com as águas salgadas, ele criou o homem. A ‘rakia’ de Deus é a água doce, em resumo. Ele fez as águas salgadas evaporarem e com isso criou-se a água doce.

SEPARAÇÃO ENTRE ÁGUAS DE CIMA E AS ÁGUAS DE BAIXO

No primeiro dia, no verso 5 de Gn 1, a palavra IOM (dia), não se refere a um dia período de 24 horas, pois o sol e a lua e a rotação terrestre ainda não existiam – Isso mostra que o dia não se trata de um período, mas sim de um espaço de tempo ou acontecimento.

Versículo 6 – haja firmamento (rakia) – literalmente – “teto superior ou expansão de águas ou as águas de cima.”
Deus disse – haja uma expansão (rakia) no meio das águas, haja separação entre águas de cima e
águas de baixo, os oceanos) – E Deus chamou a expansão de cima de céus, e foi a tarde e a manha o dia seguinte.

HASHÅMAYM é a palavra para céu, que é literalmente – Fogo + ÁGUA = Segundo o Rabino Chefets, Expansão de água transformada em vapor é a ‘rakia’ de Deus.

O QUE É O CANÓPIO – PORQUE AS PESSOAS VIVIAM MAIS NAQUELA ÉPOCA

Em Gn 1.6 fala sobre o canópio.

Canopio funcionava como uma grande bolha, formada de água envolvendo todo o planeta terra. A atmosfera protegida por essa camada superior de água, as estações praticamente não existiam, pois não tinha variação climática e nem de temperaturas, também não caia sobre a terra neve e nem chuva, o clima era o mesmo em todo o planeta.

Era por causa do Canópio que as pessoas viviam mais naquela época, pois o ar que elas respiravam era totalmente limpo, nada tóxico, eles plantavam e colhiam muito rápido, a comida era melhor, etc, porque o canópio ajudava o clima da terra. Tinha um ‘envolto de água’ na terra, fazendo que a terra fosse um lugar melhor para viver.

Quando a bíblia diz que as ‘comportas do céu‘ se abriram no dilúvio, se tratava exatamente disso, no dilúvio Deus abriu uma ‘brecha’ nessa bolha, e toda água que estava envolta da terra caiu sobre a terra. É exatamente isso as comportas do céu abertas, toda água que cercava a terra, estava sobre a terra, causando um dilúvio.

TRÊS LEIS IMPORTANTES SOBRE A CRIAÇÃO

Pelo menos três importantes leis devem ser consideradas na criação, são elas:

  1. A palavra sendo dirigida para algo e criando algo – Por isso devemos falar, quando falamos, criamos;
  2. A a lei da similaridades: o produto gerado pela palavra tem a mesmas característica do meio do qual ele veio, por isso somos imagem e semelhança do Criador;
  3. A coisa criada não pode viver sem o seu criador, não preciso nem comentar.

Por exemplo:

  • Gn 1.11 – terra > relva > sementes > frutos;
  • Gn 1.20 – água > cardumes *coletivo de peixes*;
  • Gn 1.24 – terra > seres viventes
  • Gn 1.26 – Deus – homem.

REALMENTE HÁ VIDA FORA DA TERRA

Embora eu já tenha respondido essa pergunta lá em cima, quero reforçar o conceito.

Segundo a revista Veja 2446-no.40 – out 2015 – marte, um planeta inóspito, eles deram alguns dados:

Mesmo se houver água em marte, não haveria vida, pois não há o “rakia.”, atmosfera propicia.

Tem um planeta chamado Kepler -452b que esta a 1400 anos-luz da terra, parece muito com a terra, mas ainda assim, não suportaria vida nele.

O cientista americano Thomas Negal, ateu, publico um livro chamado “Mind and Cosmos e afirma que a teoria naturalista da evolução é totalmente impossível, pois as milhares de especias de planetas e animais não poderiam nunca ter vindo de um mundo inanimado, pois tudo possui uma mente logica, um inteligente superior…
teologo ingles C.S. Lewis afirma que acredita haver vida em outros planetas, mas todas foram criadas por Deus.

CONCLUSÃO

Com base nos textos apresentados, fica claro que não é possível ter vida em outros planetas e toda criação foi criada e planejada por Deus. Os dois inimigos que impedia que a vida sobrevivesse na terra foram eliminados por Deus e Ele criou o terceiro Elemento que fez com que fosse possível habitar na terra, que é o Rakia, que é a vaporização das águas salgadas para criação da água doce. Fica claro que somos criatura de um Criador que pensou em tudo.

Post – A verdadeira Criação do mundo e seus mistérios – Vida Fora da Terra
Tags – Tem vida em outros planetas, é possível ter vida em outros planetas, como era a terra antes da criação da vida, inimigos da vida, o que a bíblia diz sobre a criação, ciência e a bíblia na criação, criação do mundo.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *