Quem foi Melquisedeque e o que é a ordem de Melquisedeque

Paz do Senhor irmãos, tudo bem ?

No post de hoje eu quero falar sobre um assunto muito polêmico e mal interpretado que é: Quem foi Melquisedeque e o que é a ordem de Melquisedeque.

INTRODUÇÃO

Um dos personagens mais enigmático de toda a bíblia é sem duvida esse Melquisedeque, muitas religiões foram criadas a partir das passagens bíblicas relacionadas a ele (Melquisedeque), a bíblia diz que até Abraão deu todo o dízimo para ele, sendo que o menor entrega o dízimo para o maior, quem é este tão grande que até Abraão deu o dizimo ?

A “Ordem de Melquisedeque” não é nenhum tipo de sociedade secreta ou mistica, como: Rosa Cruz; Maçonaria ou os Templários, não é nenhuma organização privada e preservada desda antiguidade como muitos dizem.

Existem várias linhas de interpretação sobre esse assunto, nesse post eu quero DESTACAR a mais plausível e a que mais bate com a teologia bíblica. Essa linha de pensamento que iremos focar nesse estudo é uma linha de pensamento judaica, é uma interpretação rabínica.

UMA BREVE HISTORIA

Para entendermos melhor quem foi esse Melquisedeque de Gn 14:18, precisamos voltar ao tempo. Vou resumir a historia da criação e dos primeiros acontecimentos.

No principio Deus criou os céus a terra e logo em seguida Ele cria o HOMEM e colocou esse homem (Adão) num paraíso (Éden). Deus criou duas arvores nesse paraíso, a arvore da vida e a arvore do conhecimento do bem e do mal.

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. – Gênesis 2:9

Deus deu ordem para que não comesse da arvore do conhecimento bem e do mal, mas não disse nada DE NÃO COMER da arvore da vida.

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. – Gênesis 2:17

Para entendermos quem foi Melquisedeque precisamos entender porque Deus não deixou eles comerem da arvore do conhecimento do bem e do mal, mas deixou que comesse da arvore da vida.

SETE (7) ‘COISAS’ QUE EXISTIAM ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO

Segundo o Talmud (Pessachim 54a), sete coisas existiam antes da criação do mundo, são elas:

  1. A Torá;
  2. O arrependimento;
  3. O jardim do Éden;
  4. Gehinom (Inferno);
  5. O Trono da Glória;
  6. O Templo;
  7. O nome do Messias – Yeshua – Fp 2.9.

Essas são as sete coisas que sempre existiram, a arvore da vida é uma delas, mas o que é a arvore da vida ? Muitos teólogos montam teorias e mais teorias sobre isso, a bíblia é muito clara sobre o que é a arvore da vida, Salomão diz que é a arvore da vida:

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. – Provérbios 3:1

É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm. – Provérbios 3:18

As LEIS DE DEUS (TORA) foi materializada na ARVORE DA VIDA, portanto a ARVORE DA VIDA é as leis de Deus. Em Provérbios 3.18 no original está:עֵץ- חַיִּים (ETS CHAYYM) que é a mesma palavra usada em Gn 2 quando descreve a arvore da vida.

CONTINUANDO A HISTORIA

Agora que já sabemos que desdo começo a palavra de Deus sempre esteve no jardim materializada na arvore da vida, sabemos então que eles conheciam as leis de Deus.

A bíblia afirma que depois que CAIM matou ABEL, a terra toda estava corrompida, logo em seguida nasce um homem chamado SETE, e esse homem chamado SETE começou invocar o nome do SENHOR.

E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor. – Gn 4.26.

Sete começou INVOCAR O NOME DO SENHOR, invocar o nome do Senhor é trazer a JUSTIÇA DE DEUS pra terra, zelar para que suas leis fossem cumpridas. Em resumo, Sete agora começou a ensinar e levar as leis de Deus para as pessoas.

SETE: O PRIMEIRO MELQUISEDEQUE

 A Ordem de Melquisedeque é uma ‘ordem dada por Deus‘ para pessoas especificas para levarem as leis de Deus para as pessoas da terra. MELQUISEDEQUE É UM TITULO que significa – REI DE JUSTIÇA, Melquisedeque não é uma pessoa e sim um titulo.

A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; – Hebreus 7:2

A ordem de Melquisedeque era levar as leis de Deus para as pessoas, a primeira pessoa a fazer parte dessa ordem chamada Melquisedeque foi SETE, filho de Adão.

Como já mencionei, SETE COMEÇOU INVOCAR O NOME DO SENHOR e invocar o nome do Senhor é trazer as justiças de Deus para a terra – Gn 4.26.

Vamos analisar os seguintes pontos, Paulo fala que ele só conheceu o pecado porque ele conhecia a lei, se não tinha lei na época de Noé, como o povo estava corrompido ? SE NÃO HÁ LEI, NÃO HÁ CORRUPÇÃO. Sete foi o responsável por ensinar a NOÉ e as demais pessoas as leis de Deus e os ensinamento da lei.

AS LEIS SEMPRE EXISTIRAM

As leis sempre existiram, como já mencionei, o povo só estava CORRUPTO porque eles conheciam as leis, não tem como ter corrupção se não houver leis.

Sete era responsável por ensinar as leis de Deus ao povo. NOÉ guardava as leis de Deus e também sabia exatamente o que era ANIMAIS PUROS E IMPUROS, ele só sabia que era animais puros e impuros porque foi ensinado a ele, Sete ensinou. 😉

De todos os animais limpos [puros] tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos [puros], dois, o macho e sua fêmea. – Gênesis 7:2

Deus fala para Isaque que seu pai Abraão guardou as leis Dele.

Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. – Gênesis 26:5

Com base nesses textos fica evidente que o povo de Gênesis conheciam as leis de Deus, mesmo antes de Moisés recebe-las. Sete foi primeiro dessa ordem de mensageiros de Deus a ensinar o povo as leis.

Esse povo que conhecia as leis de Deus só conheciam porque os chamados para Ordem de Melquisedeque ensinava.

SEM: O SEGUNDO MELQUISEDEQUE

A bíblia fala que NOÉ teve três filhos, são eles: Sem, Cam e Jafé, o filho mais VELHO naqueles dias e nos países orientais eram muito valorizados e era sempre eles que recebiam as bençãos do pai.

Depois do diluvio o povo começa a popular a terra e um certo dia Noé fica embriagado e nu.

E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. – Gênesis 9:21

Depois de Noé ter se embebedado o seu filho SEM vai la e COBRE A AS VERGONHAS de seu pai e por este motivo Noé Abençoa ele. SEM foi abençoado por dois motivos, por ter coberto as vergonha do pai e por ser o filho mais velho.

E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. – Gênesis 9:26

Bendito seja o Senhor Deus de SEM, isto é, agora SEM é responsável por levar a palavra de Deus para o povo. Só é bendito quem bendiz, Sem bendizia o nome do Senhor, por esta razão ele era bendito.

SEM agora é responsável por LEVAR AS LEIS DE DEUS ao povo, ele entrou na ordem de Melquisedeque, que era a ordem responsável por levar a justiça de Deus para o povo.

JUSTIFICANDO A DESCENDÊNCIA

A bíblia fala que Melquisedeque não tinha descendência.

“Sem pai, sem mãe, sem descendência, não tendo nem começo nem fim de dias… o qual recebeu o ofício do sacerdócio” – Hebreus 7:3

Como harmonizar isso ? – Simples, como Melquisedeque é um titulo, logo não teria como mesmo ter descendência e ascendência.

O ENCONTRO DE MELQUISEDEQUE COM ABRÃO

Em Gn 14 narra a historia de uma guerra de quatro reis contra cinco e nessa guerra o sobrinho de Abrão é capturado como “despojo”, logo em seguida Abraão descobre e vai ao encontro do seu sobrinho para resgata-lo junto a 318 homens (Gn 14.14). Depois deles terem resgatado a Ló, no caminho de volta para casa aconteceu algo inusitado, o encontro de Abrão com Melquisedeque.

De uma forma totalmente inesperada e meio ‘mágica’ acontece esse encontrou entre os dois, não foi planejado nem agendado. No meio de uma guerra tremenda, tudo mundo desesperado, acontece um dos eventos mais importante de toda a bíblia que é esse encontro. Vamos ler o texto.

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. – Gênesis 14:18-20

Agora que sabemos o que era a ordem de Melquisedeque fica mais claro essa passagem. Melquisedeque era mensageiro de Deus para ensinar as leis. Fica muito claro nesse texto que Abrão conhecia essa pessoa, tanto é que o próprio Melquisedeque levou para Abraão PÃO E VINHO.

MAS, QUEM ERA ESSE MELQUISEDEQUE QUE ENCONTROU ABRÃO?

Esse Melquisedeque que encontrou Abrão no caminho era SEM (Filho de Noé), o segundo homem dessa ordem de melquisedeque’s.

Dentro da cronologia bíblica, SEM teria vivido mais de 600 anos (Gn 11:10-11) que é o suficiente para ter conhecido Abrão, Isaque e possivelmente até Jacó. Dentro dessa cronologia de mais de 600 anos, ele viveu o suficiente para ver até a 12ª geração.

Com base nessas informações (lembrando que são teorias), é possível afirmar que SEM era esse Melquisedeque que encontrou Abrão no caminho.

O QUE SIGNIFICOU ESSE ENCONTRO – ABRÃO E MELQUISEDEQUE

Que Abrão encontrou Melquisedeque já sabemos, mas o que significou esse encontro ? –  Esse é um dos maiores mistérios bíblico do antigo testamento.

A bíblia diz que Melquisedeque trouxe para Abrão PÃO E VINHO, mas o que isso quer dizer?
Nos países orientais e na tradição da época o PÃO e VINHO era usado para dar boas vindas e ritual de iniciação. A bíblia diz em Ex 18 que o sogro de Moisés se converteu ao Deus de Israel, os sacerdotes e os anciões deram PÃO e VINHO para JETRO para comemorar (boas vindas).

Melquisedeque trouxe para Abrão PÃO e VINHO para o ritual de ‘iniciação‘, agora Abrão seria o terceiro homem dessa ordem de Melquisedeque, esse encontro foi para chamar Abrão para fazer parte dessa ordem. Abrão foi o último dessa ordem de Melquisedeque.

O chamado de Abrão é diferente do chamado dos Melquisedeque anteriores, porque agora ele não seria mais benção para terra onde ele estava, mas sim para toda as famílias da terra.

Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra – Gênesis 18:18

Os Melquisedeques anteriores eram responsáveis por ensinar o povo de Deus as leis Eterna, sendo mais especifico na cidade de Salém, já o chamado de Abrão foi para ser benção para todas as nações.

SOMOS IGREJA HOJE e abençoados por Deus por causa desse acontecimento, nesse encontro Deus deu a Abrão a chamada de ser benção para todas as nações. Por causa desse encontro somos abençoado todos os dias, essa benção não é mais só para o povo da cidade de Salém, mas para todos os moradores da terra.

Essa passagem bíblica é mais importante do que imaginamos, nesse encontro foi firmado a promessa das bençãos para nossas vidas.

A ORDEM DE JESUS É SUPERIOR A DE MELQUISEDEQUE

Para finalizarmos nosso estudo, precisamos entender o sacerdócio de Jesus que é superior a ordem de Melquisedeque.

A ordem de Melquisedeque é superior a ordem sacerdotal dos levitas da tribo de Levi. As pessoas que eram chamadas para serem sacerdotes segundo a ordem de Melquisedeque era superior as do levitas.

A bíblia afirma em vários textos que Jesus recebeu uma ordem que é SUPERIOR a ordem de MelquisedequeHebreus 5.6; 5.10; Salmos 110. Mas porque superior ? – Já vamos entender isso.

Como Jesus poderia ser sumo sacerdote sendo que ele era da tribo de Judá ?
Como Jesus não sendo da tribo de Levi entra no Santo dos Santos e faz expiação por nós ? (Hebreus 9.12)
Como Jesus não sendo da tribo de Levi purificava as pessoas se fazendo impuro por elas? (Nm 19)
Como Jesus não sendo da tribo de Levi se fez maldito por nós ? (Gl 3.13)

Sabe porque Jesus fez tudo que só os levitas podiam fazer ? PORQUE ELE RECEBEU UMA ORDEM QUE É SUPERIOR A DE MELQUISEDEQUE, isto é, o sacerdócio de Cristo não esta relacionado a tribos, mas sim uma ordem dada direto de Deus. Por este motivo Jesus fazia tudo que só os levitas podiam fazer.

JESUS DA TRIBO DE JUDÁ

Para finalizar esse estudo, uma pergunta muito frequente, porque Jesus nasceu na tribo de Judá e não na tribo de Levi ?

Deus fez uma promessa para Davi que da descendência dele o trono não afastaria.

Tu não edificarás casa para minha habitação . . . o Senhor te edificaria uma casa.  Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. . . . O confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre” (1 Crônicas 17:4-14).

Vou listar dois motivos porque Jesus nasceu na tribo de Judá e não na de Levi.

1 – Jesus como é REI de Israel (Mc 15.32), se é rei tem que ser da tribo de Judá, promessa de Deus para Davi, como já mencionei.
2 – Os levitas são benção para Israel, eles trabalham em favor de Israel, se Jesus nascesse na tribo de Levi, Ele teria que ser benção para Israel, apenas para Israel, este é um dos motivos que ele não e da tribo de Levi e sim de Judá, que é benção para todas as famílias da terra.

CONCLUSÃO

Vimos nesse estudo que desdo começo Deus sempre chamou pessoas para levarem a sua palavra. Deus nos chamou para sermos sacerdotes Dele, não mais segundo a ordem de Melquisedeque, mas agora segundo a ordem de Cristo Jesus (Ap 1:5-6). Que Deus nos ensine a sermos sacerdotes capacitados para levar as boas novas e manifestar a justiça Dele na terra.

Post – Quem foi Melquisedeque e o que é a ordem de Melquisedeque.
Tags – O que é a ordem segundo Melquisedeque, quem foi Melquisedeque, Melquisedeque, Jesus Sumo sacerdote, Jesus ordem superior a de Melquisedeque, Melquisedeque quem foi,quem foi Melquisedeque, o que é a ordem segundo Melquisedeque, sete coisas existiam antes da criação.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

5 comments

  1. Sem nasceu quando Noé tinha 500 anos. Noé nasceu em 2.948aC, logo Sem nasceu em 2.448aC. Como Sem viveu 600 anos, ele morreu em 1.848aC. Abraão nasceu em 1.812aC, então ele não foi contemporâneo de Sem. Provavelmente esse Melquisedeque é alguém que assumiu o posto após Sem.

  2. Como Sem pode ser o Melquisedeque, se o pai de Sem e conhecido( Noé). E Melquisedeque não tinha genealogía!!!.??

    1. Melquisedeque é um título, por isso ele não tinha GENEALOGIA, não tem como um “título” ter genealogia. Leia novamente o artigo com esse conceito em mente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *