Quem eram os escribas e quais eram suas funções nos tempos bíblicos

Paz, tudo bem?

Nesse pequeno post eu quero mostrar como eram os escribas na bíblia – nos tempos bíblicos, os escribas eram seres muito útil e responsável por diversas tarefas que serão apresentadas nesse post. Fique comigo até o fim e aproveite o máximo desse conteúdo. 😉

INTRODUÇÃO

Os escribas na bíblia eram muito importantes, principalmente nas questões relacionadas ao ensino da lei de Moisés. A bíblia mostra vários seres interessantes, como: sacerdotes, levitas, profetas, mas no posto de hoje, eu quero falar dos escribas.

QUEM ERAM OS ESCRIBAS NOS TEMPOS BÍBLICOS

Os escribas na bíblia eram um grupo de pessoa que estudava com muito zelo as leis de Moisés e tinha como função ensina-las ao povo. Os escribas não era um grupo único, qualquer pessoa que estudasse e resolvesse se dedicar as leis podiam ser escriba.

No hebraica so·fér, que deriva duma raiz que significa “contar”, é traduzida “secretário”, “escriba”, “copista”;

Você já deve ter visto várias vezes na bíblia a palavra “escriba“, como no texto:

“Esta é a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, o escriba das palavras, dos mandamentos e dos estatutos do SENHOR sobre Israel…” (Esdras 7. 11)“.

E outro texto, como esse:

“Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores” (Mateus 8. 19).

Esdras é descrito como ‘escriba versado na lei de Moisés’ (Ed 7.6) – e proclamavam os escribas os seus direitos, dizendo: ‘Somos sábios, e a lei do Senhor está conosco’ (Jr 8.8).

OS ESCRIBAS NO ANTIGO TESTAMENTO

Poucos naquela época sabiam escrever, os escribas se destacavam por este motivo.

A função dos escribas no antigo testamento eram bastante amplos, algumas de suas funções eram:

  •  – tesouraria do estado (2 Sm 8:17; 1Rs 4:3; 2 Rs 12:10; 18:18);
  •  – ajudar o rei com conselhos;
  •  – instruir o povo acerca da lei de Moisés;
  •  – eles eram uma especie de jornalista, escreviam tudo que acontecia em suas CRONICAS.

Os livros de Crônicas foi escrito por um escriba (vários escribas), segundo a tradição, pois eles escrevia “pequenos pedaços da história” e futuramente esses pequenos pedaços passaram a ser chamados de Crônicas.

Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente, 1 Crônicas 29:29

O escriba chefe, por exemplo, era um dos principais conselheiros do rei. As vezes ele era o camarada que escrevia as cartas – (Ed 4:8), outras vezes ele é o camaradinha que é responsável por transcrever as escrituras, como foi o caso de Baruque (Jr 36:26,32).

OS ESCRIBAS NO NOVO TESTAMENTO

Já no novo testamento os escribas eram chamados de Doutores da Lei e Mestres.
Apos o desaparecimento do templo de Jerusalém no ano 70 e dos sacerdotes, eles ficaram ainda mais fluentes.

Com passar do tempo, eles foram ficando cada vez mais importante na comunidade, eles criaram leis que eram seguidas no ‘paralelo as leis de Moisés‘, a bíblia menciona essas ‘leis deles’ como “tradição dos anciãos” – alguns acreditavam que era a própria vontade de Deus essas tais leis. Veja um exemplo:

Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem” (Mateus 15. 2)

Lavar as mãos era uma lei da ‘tradição‘ dos escribas, não há nenhuma lei na bíblia que menciona isso. Mas essa lei é até hoje valida para o povo judeu.

Nos tempos do novo testamento as tradições dos escribas eram muito forte, Jesus chegou a ir contra eles, pois já estavam ‘distorcendo‘ as leis de Moisés com suas próprias leis. As leis deles estava fortemente posta como cultura judaica, nesse versículo Jesus questiona isso:

“Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus (…) Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23. 2, 4)

Os escribas deveriam ministrar seu ensino de forma gratuita, porém em muitos casos provavelmente tais ensinos eram transmitidos mediante pagamento e inclusive eles tiravam vantagem da posição de honra que ocupavam diante do povo (Mt 10:10; Mc 12:40; Lc 20:47; cf. 1Co 9:3-18).

QUAL ERA A FUNÇÃO DOS ESCRIBAS NOS TEMPOS BÍBLICOS

Nos tempos bíblicos os escribas eram seres muito importante, sua função era diversas, entre elas:

  • – Escrever sobre acontecimentos do dia a dia;
  • – politica;
  • – documentos;
  • – correspondência pessoal, etc…

Praticamente tudo que acontecia na época era registrado pelos escribas, eram como um ‘jornalista’ nos dias de hoje. Eles eram especialista da lei, principalmente no antigo testamento.

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS ESCRIBAS NA BÍBLIA

Interpretar as leis de Moisés e resolver problemas difíceis usando da lei – não eram juízes, mas ajudavam a discernir o que era certo ou errado, com base nas leis.
Eles eram uma especie de doutor, teólogo, mestre e professor.

O escriba também escrevia cartas para as pessoas e era reconhecido pelo tinteiro preso em seu cinto (Ez 9.2). Esses homens eram comparados aos primeiros profetas e chamados de “homens da grande sinagoga…”

ESCRIBAS QUE SE DESTACARAM NOS TEMPOS BÍBLICOS

Alguns escribas ficaram famosos, como Hillel e Sammai (pouco antes de Cristo), foram ambos líderes de tendências opostas na interpretação da lei, liberal o primeiro e rigoroso o segundo.

Gamaliel, discípulo de Hillel, foi mestre de Paulo (cf. Atos 22,3), tendo existido também outros escribas simpatizantes com os cristãos. (cf. Atos 5,34).

CURIOSIDADES

Alguns dos escribas diferiam em suas interpretações da lei. A escola de Hillel tendia a adotar a interpretação leniente da mesma (a mulher podia receber carta de divórcio por causa de uma falta menor, por exemplo), mas a escola de Shammai seguia uma linha mais estreita. Os ensinos dos escribas eram incluídos em grandes coleções e eventualmente escritos na Mishná.

Post – Quem eram os escribas e quais eram suas funções nos tempos bíblicos
Tags – quem eram os escribas na bíblia, escribas nos tempos bíblicos, escribas no antigo testamento, escribas no novo testamento, função dos escribas na bíblia, quem são os escribas, tudo sobre os escribas.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *