Porque Deus endureceu o coração de Faraó


Paz amigos, tudo bem?

Nesses últimos dias tenho visto muitas pessoas falarem sobre isso, sendo assim resolvi escrever sobre, a famosa passagem que Deus endureceu o coração de Faraó, o que isso significa ? – Que Deus endureceu o coração de faraó, isso é verdade, mas devemos tomar isso como literal ou literário ?

As três principais perguntas acerca de Êxodo 4 até o capítulo 13 são:

  • Porque Deus endureceu o coração de Faraó
  • Realmente aconteceram as dez pragas do Egito
  • Porque faraó ficou tão teimoso com Deus

Esses são os três tópicos que iremos tratar nesse pequeno artigo.

Fique comigo até o fim desse conteúdo, garanto que você aprenderá algo legal sobre esse assunto.

INTRODUÇÃO

A bíblia realmente afirma que Deus endureceu o coração de Faraó, mas a pergunta principal acerca disto é: Devemos tomar isso como literal ou literário ? – Seria nós meros ‘fantoches’ na mão de Deus ? – Nesse pequeno post, eu vou responder essas perguntas e outras três principais acerca dessa passagem.

AS TRÊS PRINCIPAIS PERGUNTAS ACERCA DESSE ASSUNTO É:

1 – Porque Deus endureceu o coração de Faraó? (Se foi Deus que endureceu o coração de faraó , onde esta a culpa de faraó ?)

2 – As pragas do Egito aconteceram mesmo ?

3 – Porque faraó ficou tão teimoso ?

Essas são as três principais perguntas que rodeiam essa passagem bíblica (Êxodo 4 até o capítulo 13).

1 – PORQUE DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ

Porque Deus endureceu o coração de Faraó ? Se foi Deus que endureceu o coração de faraó, que culpa tem faraó de tudo isso? – Para entendermos melhor o que aconteceu naquele momento, precisamos entender  as EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DAQUELA ÉPOCA.

Existe um estudo na teologia que está começando a ganhar força nesses últimos dias, que o estudo das EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS BÍBLICAS.

Todas as línguas do mundo tem suas expressões idiomáticas, e traduzir essas expressões idiomáticas é complicado, pois o tradutor deve conhecer o costume daquele povo (idioma – língua).

Por exemplo, algumas expressões idiomáticas do brasil:

  • Ele vai comer na minha mão;
  • Como cães e gato;
  • Ta chovendo cães e gatos;
  • Estouro no norte;
  • Quem não tem cachorro caça com gato.

Esses são apenas alguns exemplos de expressões idiomáticas do brasil, existem milhares.

Imagina agora para um tradutor americano traduzir essas expressões para o inglês, a confusão que não iria dar ?
Vamos imaginar agora o tradutor americano traduzindo o seguinte diálogo entre o pai e a filha:

A menina que esta namorando e chega no pai e diz:  Estou namorando um gatinho, e logo quando esse gatinho “pisa na bola“, ele vira um cachorro, ai se ela descobre que ele não gosta de tomar banho, ai ele vira um porco.

Imagina a CONFUSÃO que é para o tradutor traduzir essa conversa entre o pai e a filha, está cheio de expressões idiomáticas do brasil, daria uma enorme dor de cabeça para o tradutor.

Traduzir uma expressão idiomática, você não pode ir ao “pé da letra.” – Magina você levar todas as expressões ao pé da letra?

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA BÍBLIA

A bíblia possui muitas expressões idiomáticas, o tradutor quando vai traduzir do hebraico para o português ou para qualquer outro idioma essas expressões, muitas vezes ele acaba se perdendo e colocando ao pé da letra. Essa passagem de faraó com coração endurecido é uma expressão idiomática.

ENTENDENDO ESSA PASSAGEM BÍBLICA

Para entender o que realmente aconteceu, vou dar um exemplo mais comum do nosso dia-a-dia.

Exemplo: Vamos imaginar que seu amigo aqui Moisés esteja MUITO GRIPADO e ele quer tomar sorvete, ai você diz para ele: HEI, não toma sorvete não, você vai piorar sua garganta, ai o Moisés diz: NÃO TEM PROBLEMA, vou tomar mesmo assim, ai você logo diz então: Ah, BELEZA, VAI LA E TOMA ENTÃO!

Você acabou dando uma ordem para o Moisés tomar sorvete então, isso é uma expressão idiomática, como se você tivesse dizendo: BELEZA, VOCÊ ME VENCEU PELO CANSAÇO.

SABE COMO EU FALARIA ISSO EM HEBRAICO ANTIGO ?
MOISÉS, eu vou fazer você toma sorvete então (expressão idiomática)

EXPLICANDO PORQUE DEUS DISSE QUE ENDURECERIA O CORAÇÃO DE FARAÓ

Por isso Deus disse: “eu endurecerei o coração de faraó“, ou seja, ele vai insistir tanto que eu vou deixar a teimosia dele correr solto.

ENTÃO NÃO FOI DEUS QUE ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ, ISTO É UMA EXPRESSÃO IDIOMÁTICA.

RESUMINDO: Vamos imaginar o caso do sorvete, faraó queria tomar o sorvete e Deus não queria que ele tomasse, então Deus diz: TUDO BEM FARAÓ, EU VOU FAZER VOCÊ TOMAR O SORVETE.

O CORAÇÃO DE FARAÓ esta duro, então Deus disse: Eu endurecerei o coração de Faraó, isto é, já que ele quer assim, assim seja então.

Para finalizar esse tópico, Deus não endureceu o coração de Faraó, o coração dele já estava duro, Deus apenas disse: tudo bem, já que seu coração esta duro, então deixa ele duro mesmo, vou retirar meu povo do mesmo jeito.
Espero que vocês tenham entendido o que significa – E Deus endureceu o coração de Faraó, se ficou alguma duvida, por favor, me envie mensagem. 😉

2 – AS PRAGAS DO EGITO REALMENTE ACONTECERAM

Outra coisa bem interessante acerca do livro de Êxodo é: Sera mesmo que as 10 pragas do Egito aconteceram ?  – Existem documentos que comprovam isso ? – A resposta é muito simples: SIM, ACONTECERAM e existem vários documentos que comprovam isso, vários documentários mesmo, etc…

Um dos muitos documentos que temos acerca desse acontecimento é um papiro escrito por um sacerdote da época de Moisés, chamado Ipuver.

Acima temos a foto de um papiro de Ipuver, ele era um sacerdote egípcio, ele escreveu esse papiro.
Hoje esse papiro esta na universidade Leiden na Holanda, ele é original e datá mais ou menos 1400 a.C a 1200 a.C, esse papiro esta escrito em ‘hieratíco’, ele traz muitas informações interessantes, esta escrito nele:

Oração de Upuver, sumo sacerdote ao deus horus (aquele deus em forma de falcão), Óh senhor deus horus, o que aconteceu com a terra do Egito, porque o gado esta morrendo no pasto e não há quem o recolha o nilo se tornou em sangue, nossos filhos estão morrendo de uma maneira misteriosa, as trevas cobrem a terra do Egito e nos nos tornamos reféns dos nossos próprios escravos

Só com esse papiro já fica evidente o acontecimento das pragas no Egito, das 10 pragas, pelo menos 5 a 6 podemos extrair desse papiro, lembrando é um documento OCULAR de alguém que viu e presenciou tudo e escreveu.

Respondendo então a pergunta: Aconteceu realmente as 10 pragas no Egito ? – A resposta é SIM, aconteceu as 10 pragas.

3 – PORQUE FARAÓ FICOU TÃO TEIMOSO

A última pergunta, porque faraó ficou tão teimoso ? – Para compreendermos melhor o motivo, precisamos voltar um pouco no famoso mundo das mitologias dos egipícios.

LEMBRANDO: TUDO QUE EU DISSER esta disponível no famoso livro – LIVRO DOS MORTOS DO EGITO, você pode comprar esse livro e tirar mais informação dele e entender melhor as mitologias deles.

UM POUCO DA MITOLOGIA EGÍPCIA

Os mais fluentes do Egito, como faraó, governador, etc, quando morriam, eles tinham o costume de “mumificar”, eles removiam o cérebro da pessoa e o coração, depois mumificavam a pessoa (o processo demorava em torno de dois meses).

As pessoas eram então ‘mumificadas’ e sem coração e cérebro, no lugar do coração da pessoa, eles colocavam um coração de pedra – um ‘escaravelho – um besouro de pedra.

O coração de faraó na bíblia é descrito como um coração duro, no hebraico (usando as expressões idiomáticas), o coração de faraó era um coração de pedra.

Mas, porque a bíblia descreve o coração de faraó de pedra ? – A resposta está no fascinante mundo das múmias.
Para entender melhor isso, precisamos compreender como eles viam o juízo final

OBS: ESSA É UMA FOTO DO ESCARAVELHO, quando alguém morria e a pessoa ia passar pelo processo de mumificação, era exatamente isso que eles colocavam no lugar do coração do cidadão.


PARA ENTENDERMOS PORQUE A BÍBLIA DESCREVE O CORAÇÃO DE FARAÓ COMO DE PEDRA,

A foto ao lado, mostra o deus Anubis, segundo o livro dos mortos do Egito, ele esta retirando o coração da múmia (o coração no caso era na maioria das vezes o escaravelho da foto a cima) para levar ao mundo dos mortos .

ENTENDENDO PORQUE FARAÓ FICOU TÃO TEIMOSO

Eles acreditavam que um certo deus faria o julgamento do coração, se o coração for bom (isto é, um coração de pedra), então eles conseguiriam ser salvos no dia do juízo final, caso o coração não fosse de pedra, então eles não iriam conseguir ser salvos. Por este motivo eles colocavam um coração de pedra no lugar do de verdade.

O faraó da bíblia, ele já tinha feito seu coração de pedra (feito de de pedra – um escaravelho), e ele acreditava que seria salvo com esse coração, por este motivo ele não mudou seu coração, vinha uma praga e ele não mudava, exatamente por este motivo, por já ter feito o seu coração de pedra (como se fosse um molde).

EM RESUMO: O faraó já tinha feito seu coração de pedra, por este motivo ele não mudava seus pensamentos em relação a libertar o povo, porque se ele mudasse o seus pensamentos, logo teria que fazer um novo coração.

OBSERVAÇÃO: A Mitologia dos Egipícios é muito longa e cheios de detalhes, se você quiser aprender mais sobre esse assunto, aconselho que compre o livro dos mortos do Egito.

CONCLUSÃO

Nesse pequeno estudo viemos que Deus não endurece o coração de ninguém, Deus esta sempre olhando para nossos corações e esperando que o melhor de nós, também vimos arqueologicamente que as 10 pragas do Egito realmente aconteceram, e por último, conseguimos entender porque faraó ficou tão teimoso em relação a libertar o povo de Israel, em todo momento Deus sempre esteve dando chances para faraó, devido ao seu coração duro o  seu povo sofreu, não sejamos como faraó, um coração de pedra, mas sim como Davi, um homem segundo o coração de Deus.

OBS: O conteúdo desse post é um pouco mais ‘histórico’ e difícil de entender, caso houver alguma duvida, peço por favor, que envie um comentário, responderei o mais rápido possível, que Deus te abençoe.

Post – Porque Deus endureceu o coração de Faraó
Tags – Porque Deus endureceu o coração de Faraó, Porque Faraó ficou tão teimoso ?, As 10 pragas do Egito realmente aconteceram?

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *