O que vai acontecer no Juízo Final e qual será a sentença?

INTRODUÇÃO

Na aula de hoje vamos estudar sobre o juízo final, entender os acontecimento desse evento, muitos confundem o Tribunal de Cristo com o Juízo final, na aula de hoje vamos entender melhor essa diferença.

O Juízo final, segundo a palavra de Deus é o dia de prestação de contas, onde os ímpios estarão perante Deus e terão de responder por seus atos. O julgamento se dará diante do “trono branco” de Deus – Ap 20.11.

Deus ama a humanidade e deseja que todos sejam salvos, porem, aqueles que não aceitam o amor Dele, incrédulos, estes tem uma sentença que já foi declarada por seu Filho – “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus...” – Jo 3.18.

A bíblia ensina que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para todo aquele que Nele crê, não pereça, mas, tenha a VIDA ETERNA, porem, muitos não querem crer nesse Unigênito, mesmo Ele amando tanto a humanidade.

Ele se fez maldito por nós – Gl 3.13, para que tenhamos vida e vida com abundancia.
Quando não aceitamos essas verdades, existem algumas consequências, nessa aula estudaremos algumas delas.

1 – EVENTOS QUE ANTECEDEM AO JUÍZO FINAL

Vamos dividir esse tópico em dois:

  • A última revolta de Satanás
  • A prisão eterna de Satanás

1 – A última revolta de Satanás

Muitos podem perguntar, porque Satanás será solto, sendo que o milênio esta sendo um período glorioso para a humanidade, existem várias respostas para essa pergunta, vou listar alguns motivos para Satanás ser solto após o período milenial.

  1. Satanás será solto para provar os que nasceram durante o milênio e que ainda não tiveram oportunidade de ter sua fé provada, diante das tentações malignas – 1 Pe 1.7;
  2. Satanás será solto como um ‘último filtro‘ para o homem, aqueles que passarem por esse filtro serão honrados com a eternidade;
  3. Mostrar pela última vez que a natureza do homem é pecaminosa e que por si mesmo jamais alcançaria a salvação, mesmo sob as melhores condições – O milênio – Tiago 1.14 – Somos pecadores por natureza;
  4. Deus vai mostrar de uma vez por todas que Satanás e totalmente incorrigível, mesmo passando mil anos preso – Ap 20.7, quando solto, Ele irá tentar um plano maligno novamente contra seu Criador levando muitos a perdição.

Após o termino do milênio, satanás será solto novamente para atormentar as nações, seduzir, arquitetando uma nova revolta contra o Reino de Cristo, conforme esta em Ap 20.7.8.

“Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.”

Vamos forçar um pouco o texto agora, existem muitas teorias sobre que vou falar agora, vou falar a mais coerente com maior estabilidade bíblica.

Quem irá ser tentado por satanás quando ele for solto ? – Os ‘naturais‘, isto é, os nascido durante o milênio, povo de Israel e também os que sobreviveram durante o período da grande tribulação – Gentios.

Ai entra uma dúvida muito comum, mas, essas pessoas que sobreviveram da tribulação e Israel, estarão vivos ainda ? – Pois, se passou mil anos.Existem 2 linhas de pensamento sobre isso, segue:

  1. Sim, estarão vivos, pois, Jesus restaurará a terra e toda humanidade viva, aumentando a vida – Período de vida.
  2. Não, não estarão vivos os Israelitas e os sobreviventes da tribulação, apenas os filhos de Israel e os filhos dos gentios (os que sobreviveram a tribulação), serão tentando’s por Satanás.

2 – A prisão eterna de Satanás

Vou transcrever que esta na revista.

Pela segunda vez, Deus vai mandar seus mensageiros poderosos prender “o Dragão“, “a antiga serpente..” – Ap 20.2, que estava no “abismo” – Ap 20.3 e o “Diabo que os enganava, foi lançado no lago do fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre…” – Ap 20.10.

Só depois da última rebelião do maligno, e de sua prisão para sempre, é que será estabelecido o Juízo Final.

2 – O JUÍZO FINAL

Vamos dividir esse tópico em três:

  1. O que é e quando se dará?
  2. Quem será o Juiz
  3. Quem terá de prestar contas ao justo Juiz?

1 – O que é e quando se dará o Juízo Final?

O que é o Juízo Final ?  – É o juízo de Deus sobre os ímpios e suas impiedades, de todos os tempos e lugares. Segundo a bíblia, o Juízo Final (do Trono Branco) ocorrerá logo após a segunda prisão de Satanás, nos eventos finais após o Milênio – Ap 20.7,10. Depois de este ter enganado mais uma vez as nações – Ap 20.11.

2 – Quem será o Juiz ?

A revista esta bem completa sobre o assunto, vou transcrever aqui.

O Pai é o Supremo Juiz, porém Ele confio ao seu filho Jesus toda a autoridade no céu e na terra – Jo 5.22,27. Segundo o pastor Claudionor de Andrade, “para assisti-lo no Tribunal de Cristo, Jesus terá ao seu lado a igreja Glorificada…” – I Co 6.3.

Jesus, juntamente com sua igreja “há de julgar os vivos e os mortos na sua vinda e no seu Reino…” – 2 Tm 4.1b; Sl 9.8. Se alguém quer ser livre da condenação eterna, necessita aqui na Terra, nos dias em que vivemos – 1 Jo 2.1,2, se arrepender dos seus pecados e entregar-se a JESUS reconhecendo-o como SALVADOR e SENHOR, porque depois será impossível Sl 9.17.

Paulo afirma que Deus “ha de julgar o mundo, por meio de varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos…”At 17.31; Hb 12.23.
Por meio de Jesus será exercido o julgamento, pois Ele será o Supremo Juiz, assentado no Trono Branco, no Juízo Final – Jo 5.22,27; Ap 20.11.

Diante de Jesus todo joelho se dobrará! Queiram ou não, se prostarão diante dEle os ditadores, governantes, juízes, juristas, políticos, cientistas, militares de todas as patentes, milionários, em sua soberba, arrogância e prepotência, e também os pobres, analfabetos e miseráveis, se não tiverem aceitado a Cristo como Salvador.

Diz a Bíblia – “Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus…”Rm 14.11,12. Glória a Deus, pois atualmente já temos o privilégio de dobrar os nossos joelhos e adorar ao Senhor em espírito e em verdade.

3 – Quem terá de prestar contas ao justo Juiz?

Vejamos todos que serão julgados:

  1. Primeiro serão julgados todos os que, desde Caim, amam e praticam a iniquidade. Estes, se não se arrependerem de seus pecados, vão enfrentar o Juízo Divino;
  2. Todos os salvos que morreram durante o milênioDn 12.2 – Se morreram é porque desobedeceram.
  3. Os anjos caídos, que se rebelaram contra Deus, também terão de comparecer ao julgamento para receber o seu castigo – Jd 6;
  4. Todos falsos profetas, falsos obreiros e pseudopastores que afastaram as pessoas e as impediram de conhecer o Filho de Deus;
  5. Todos os governantes, magistrados, juízes e políticos que aprovaram leis contra os princípios divinos, leis que perverteram o direito dos pobres, dos órfãos e das viúvas.
  6. Vivos ou mortos, estes não escaparão do tribunal divino – ímpios e ateus.

3 – AS BASES DO JUÍZO FINAL

Vamos dividir esse tópico em dois:

  1. Livros serão abertos
  2. Qual a sentença

1 – Livros serão abertos

Vou transcrever algumas partes da revistas e acrescentar outras.

No dia do Juízo Final serão abertos vários livros. Mas, que livros são estes? – Estes livros são uma representação do julgamento divino. Segundo a Palavra de Deus, neles foram registradas todas as ações, boas e más, praticadas por todos os seres humanos desde o início do mundo até o dia do Julgamento – Ap 20.11.

Cada obra que fazemos Deus registra em um livro especifico, por exemplo, se pregarmos o evangelho, levarmos a palavra de Deus ao próximo, Deus registra essa obra no livro do Evangelho – Rm 2.16; Jo 12.48.

Cada obra que fizermos é registrado num livro especifico, no dia do Juízo Final, Deus abrirá todos os livros com as obras, e com base no que esta registrado nos livros, Ele julgará os ímpios. Da mesma maneira que no dia do Tribunal de Cristo, Jesus nos recompensará segundo as nossas obras que estiverem escrito nos respectivos livros.

Entenda, há uma diferença muito grande entre Tribunal de Cristo e o Juízo Final, vamos entender um pouco melhor essa diferença.

No Juízo Final – Os impios serão julgados e receberão o lago de fogo eterno;
No Julgamento de Cristo – Os salvos serão julgados para receber o galardão;

Juízo Final – Será depois do milênio;
Julgamento de Cristo – Antes do milênio;

Juízo Final – A recompensa não será nada boa, como mencionado à cima;
Julgamento de Cristo – Receberemos coroas, segundo nossas obras.

O julgamento de Deus terá como base os registros divinos que estão contidos ali. Ninguém poderá dizer que foi julgado de maneira injusta, pois tudo estará registrado com precisão.

É importante ressaltar que não seremos salvos pelas nossas obras, pois a salvação é pela fé, não por obras, como muitos pensam.Mas, as nossas obras evidenciam nossa conversão, aqueles que aceitaram o amor de Cristo e nasceram de novo, devem dar frutos diferentes da vida antiga – 2 Co 5.17.

A bíblia ensina que há vários livros, vou citar alguns aqui, segue:

  1. Livro da consciência (Rm 2.15;9.1);
  2. Livro da natureza (Jó 12.7-9; Rm 1.20; Sl 19.1-4);
  3. O livro da Lei (Rm 2.12);
  4. O livro do Evangelho (Rm 2.16; Jo 12.48);
  5.  O livro da memória (Lc 16.25);
  6. O livro dos atos humanos (Ap 20.12; Mc 12.36; Ml 3.16);
  7. O livro da vida (Ap 20.12; Sl 69.28; Dn 12.1; Fp 4.3) – Acredita-se que todos os que não tiverem seu nome escrito nele, será lançado no lago de fogo.

Em resumo, todas as nossas obras são registradas nesses livros, sejam obras boas ou más, se formos para o céu – morrermos em Cristo, segundo as obras escritas nesses livros, receberemos nossos galardões, se morrermos sem Cristo, seremos julgados no Juízo Final, segundo nossas obras registradas nesses livros.

2 – Qual a sentença

Vou transcrever o conteúdo da revista.

A Palavra de Deus afirma que todos que não estiverem escrito no livro da Vida, serão lançados no lago de fogo e passaram pela segunda morte. Estes estarão para sempre separados de Deus, nunca mais terão outra chance de ficar do lado do mestre Jesus. O destino de quem não aceitou a fé pela graça salvadora, é algo muito terrível, pois, o juízo de Deus é algo brutal no Juízo Final.

A igreja tem como função levar esse evangelho salvadoro para a humanidade, pois, sabemos que o fim é chegado, a missão da igreja é tirar as pessoas do inferno para que não passem pelo Juízo Divino.

Irmãos, espero que tenham entendido e qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários.

Post – O que vai acontecer no Juízo Final e qual será a sentença?
Tags – O que vai acontecer no Juízo Final, Qual será a sentença no Juízo Final, Quem vai passar pelo Juízo Final, A igreja vai passar pelo Juízo Final, Qual a diferença entre o Tribunal de Cristo e o Juízo Final, Quem será o Juiz no dia do Juízo Final.

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *