Quem foi Jó? O dia em que a Fazenda de Jó parou


Paz do Senhor irmãos, tudo bem ?

Nesse post eu quero falar um pouco sobre a o dia em que a fazenda de Jó parou, fazendo uma comparação entre ela (a fazenda) com a igreja do Senhor….

Há várias semelhanças entre a fazenda de Jó e a igreja do Deus vivo na atualidade, nesse pequeno artigo eu pretendo demonstrar de forma simplificada essas ‘semelhanças…’

INTRODUÇÃO

O foco desse post não é falar da vida desse homem tremendo que foi , mas sim de algumas coisas que Deus permitiu que satanás retirasse dele. O foco desse estudo é mostrar a semelhança entre as coisas que ‘satanás tirou de Jó’ e as coisas que satanás tem tirado da igreja. Faremos um ‘paralelo‘ entre a fazenda de Jó e a igreja da atualidade.

4 COISAS QUE JÓ PERDEU E A IGREJA TAMBÉM

Jó perdeu muitas coisas durante sua vida, mas iremos focar nesse estudo em apenas 4 coisas que Jó perdeu que é relatado no primeiro capítulo do livro de Jó.
Satanás foi estrategista e as primeiras coisas que ele tirou de Jó foi sua matéria prima, porque sem a matéria prima, Jó perderia tudo. Jó perdeu algumas coisas, como:

  • Bois;
  • Jumentas;
  • Ovelhas;
  • Camelos.

Vou listar agora QUATRO (4) coisas que Jó perdeu e sua igreja também fazendo um paralelo entre as perdas da FAZENDA DE JÓ e a IGREJA.

1 – Bois

Vamos entender um pouco sobre os ‘bois‘, qual era sua utilidade na época.

Os bois eram muito importantes para Israel. Os israelitas usavam os bois de muitas maneiras. Eles eram usados para arar as roças (TERRAS) e para debulhar.

Os lavradores tomavam dois bois e os colocavam lado a lado e depois usavam um pau forte chamado jugo para ligá-los. O jugo era cortado de tal maneira que alcançava os dois animais e pousava nos seus pescoços.

O arado era colocado no meio do jugo e pendia entre os dois animais. Quando os bois puxavam o arado, este amassava a terra dura quebrando-a e fazendo-a ficar mais macia para o fazendeiro poder produzir (plantar, colher, etc..)

EM RESUMO: os bois eram usados para lavrar a terra, para que o agricultor (fazendeiro) pudesse plantar, isto é, PRODUZIR.

Primeira “coisa” que satanás tirou de Jó foi sua capacidade de produzir, sem os ‘bois’ Jó não conseguiria lavrar a terra e produzir alimentos (grãos), etc.

PRIMEIRA CARACTERÍSTICA QUE A IGREJA PERDEU

A igreja tem perdido sua capacidade de produzir, a igreja que produzia muito para o Senhor hoje em dia não produz mais, porque o foco de muitas igrejas mudaram, antes produziam algo para Deus, hoje muitas preferem dar mais créditos a ‘partidos políticos‘ e outras coisas não relacionados a salvação de almas.

Será que satanás não tem direto de você a capacidade de produzir ? – Seu boi não foi levado também ? – Só uma pequena reflexão…

2 – Jumentas

O jumento é outro animal muito útil. Ele é algo semelhante a um cavalo pequeno. É um animal forte e obediente, mas às vezes, pode se tornar muito teimoso.

São fortes e quase nunca tropeçam. Podem andar por muitas horas sobre caminhos rochosos, duros e montanhosos.

São bons para montar e também para levar carga pesada. Os jumentos muitas vezes eram usados em Israel para puxar arados ou carroças e também eram usados para mover o moinho que trituravam as cereais.

EM RESUMO: os jumentos tem habilidade de andar em lugares ‘rochosos’, duros e montanhosos.

Segunda “coisa” que satanás tira de Jó é sua força bruta em produção, sem as ‘jumentas’ Jó não conseguiria ir em ‘certos lugares’ onde só a jumenta conseguiria. Jó perdeu sua capacidade de se desviar de certas coisas.

SEGUNDA CARACTERÍSTICA QUE A IGREJA PERDEU

Segunda ‘coisa’ que a igreja perdeu é sua ‘capacidade’ de se desviar do mal e andar em montanhas rochosas. A igreja perdeu sua capacidade de se desviar do mal, por exemplo: Quando um ‘irmão’ vier falar mal de outro, muitos não conseguem se desviar dessa montanha.

A igreja precisa ter essa habilidade de se desviar do mal e da corrupção.

Você como igreja, consegue se desviar do mal ou perdeu essa habilidade ? Você como igreja tem dado ouvidos a ‘ más conversações ‘ ou tem conseguido se desviar ? – Só uma pequena reflexão…

3 – Ovelhas

Um dos animais mais importantes nos tempos bíblicos, não irei detalhar tudo sobre esse animal nesse post, focaremos apenas nas principais características.

As ovelhas eram muito valiosas para o povo de Israel por causa de seus pêlos macios e ondulados. Cada ano o povo tirava esse pêlo, que chamamos de e fazia dela um tipo de linha. Com essa linha, eles faziam um tecido que servia bem para fazer roupas.

A carne da ovelha é boa para comer. Antigamente o povo de Israel matava uma ovelha ou cabra, assava, e comia nas festas especiais tais como casamentos.

Eles também escolhiam de vez em quando, uma ovelha sem qualquer defeito e matavam para sacrificá- la a Deus.

EM RESUMO: As ovelhas eram usadas para três coisas:

  • Fazer roupas;
  • Alimentação;
  • Sacrifica-las a Deus.

Terceira “coisa” que Satanás tirou de Jó as suas vestes; alimentos e sacrifícios a Deus. Sem as ovelhas, Jó não conseguiria fazer as roupas, se alimentar e principalmente oferecer sacrifícios a Deus.

TERCEIRA CARACTERÍSTICA QUE A IGREJA PERDEU

A igreja também perdeu essas três características, assim como a fazenda de Jó, são elas:

  • Vestes espirituais;
  • Alimentos;
  • Sacrifícios a Deus.

– Vestes espirituais

Assim como a FAZENDA DE JÓ perdeu as vestes físicas a igreja tem perdido suas vestes espirituais. A igreja de hoje já não ora tanto como a igreja do passado. Se pegarmos a igreja de uns 10 anos atras já fica nítido a diferença espiritual entre elas.

– Alimentos

O maior alimento que um filho de Deus pode ter é a Palavra Dele. Hoje muitas igrejas desprezam essa palavra, bastante lugares não há mais escolas bíblicas dominicais, cultos de ensino.

– Sacrifícios a Deus

Nós como filhos de Deus precisamos entregar a Deus aquilo que é Dele, como adoração, obediência.

EM RESUMO: A igreja do presente século (lembrando que a igreja que me refiro não é só o templo e sim nós) tem perdido muito o foco. Já não se vestem espiritualmente de uma forma adequada, não se alimentam e não oferecem sacrifícios a Deus.

4 – Camelos

Os camelos são muito altos e têm corcovas nas costas. Têm pernas e pescoço compridos e são muito mais altos do que os bois ou os cavalos.

São fortes e podem andar longa distância com cargas pesadas. Um bom camelo pode carregar 230 kilos ou mais e andar por muitos dias. Podem andar mais ou menos 5 quilômetros por hora. Por esta razão eles são os melhores animais para levarem carga pesada no deserto.

Duas características importantes dos camelos são: São altos e aguentam caminhar muito.

Quarta “coisa” que satanás tirou de Jó foi sua capacidade em olhar além dos horizontes e caminhar em longas distâncias.

QUARTA CARACTERÍSTICA QUE A IGREJA PERDEU

Quarta característica que a igreja perdeu foi: A capacidade de olhar além e de caminhar em longas distâncias.

Precisamos ver além daquilo que enxergamos, ver uma solução onde não há.
Nossa caminhada tem que ser contínua, a igreja tem perdido um pouco essa capacidade de caminhar em longas distancias.

Você se lembra quando começou ir para igreja? O tanto que você não orava, será que você tem perdido a capacidade de caminhar ? (orar) – Antes orava por horas, hoje em dia não aguenta mais caminhar (orar) nem por 1 hora.
Você ainda tem a esperança naquilo que não vê e não enxerga ? – Uma pequena reflexão…

RESUMO

Nesse pequeno artigo fizemos um ‘paralelo’ entre a fazenda de Jó e a Igreja, mostrando as perdas de Jó em sua fazenda e como a igreja também tem se perdido.

De forma resumida, vou listar os itens que Jó perdeu e para que servia cada uma delas.

Bois – Lavravam a terra para o fazendeiro conseguir plantar – PRODUÇÃO

Jumentas – Aguentavam mais peso e podiam ir em lugares onde outros não podiam  – CAPACIDADE DE SE DESVIAR DO MAL

Ovelhas – Servia para fornecer roupas, alimentos e sacrifícios – ROUPAS – ALIMENTOS E SACRÍFICOS

Camelos – Era alto e conseguia ver além dos horizontes e aguentava caminhar a longas distâncias – VER ALÉM DAS SITUAÇÕES E CAMINHAR MAIS COM DEUS.

PARALELO RESUMIDO COM A IGREJA

  • Bois
    • Produzir – A igreja precisa produzir mais para Deus
  • Jumentas 
    • Se desvia do mal – A igreja precisa aprender se desviar do mal – más conversações
  • Ovelhas
    • Vestes – Precisamos purificar nossas vestes espirituais e se vestir da justiça de Deus
    • Alimentos – Preicsamos nos alimentar mais da Palavra de Deus
    • Sacríficos a Deus – Sacríficios de amor, bondade, obediência a Deu
  • Camelos
    • Olhar além – Olhar além daquilo que enxergamos – Fé em Deus
    • Longa distancia – Precisamos melhorar nossa caminhada com Deus – ser mais constantes.

CONCLUSÃO

Assim como a fazenda de Jó parou por permissão de Deus, há muitas áreas em nossas vidas que as vezes dão uma parada, mas é tudo permissão daquele que tem todo o poder. Nesse pequeno artigo aprendemos os paralelos das perdas de Jó com as da igreja.

Post: Quem foi Jó? O dia em que a Fazenda de Jó parou
Tags: a fazenda de jó, animais da fazenda de jó, jó perdeu tudo, igreja e a fazenda de jó

MATERIAIS PARA SEU CRESCIMENTO

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *